sábado, 1 de fevereiro de 2014

Leis Divinas para solteiros


Leis estabelecida por D-us para os jovens solteiros





Assim como em muitas Bíblias, no inicio de cada capítulo tem um titulo, e o titulo desde capitulo na versão EDIÇÃO REVISTA E CORRIGIDA É “Respostas e Perguntas acerca do casamento”.

E este será um tema atual ou não? E todo tema deste capítulo gira em torno do matrimônio, porém aqui nestes dois versículos vamos estudar a preparação para o matrimônio.

A vida de solteiro.
O Noivado.
O Matrimônio
O Divorcio.

E se houvesse a possibilidade de divorcio, por qual causa se poderia levar a cabo um divorcio. E se houvesse um divorcio o que seguiria depois? A vida continua? É licito voltar a se casar? Em quais condições? Ou seja, que todos esses temas vai ser tratado neste capitulo.
Porém nos dois primeiros versículo, vamos saber as leis que Deus estabeleceu para aqueles que estão em pacto com Ele, para aqueles que são seu povo, e por suposto que cada um dessas deles tem a intenção de ser para toda humanidade. Porém existe pessoas no mundo que não lhes interessa Deus, não lhes interessa por sua palavra e nem crêem que exista Deus o que vamos fazer.

Porém essas leis são para aqueles que tomaram um decisão de temer ao Eterno, de servi-lo, de fazer sua vontade e de cumprir seus mandamentos. Estão para estes são essas leis.

1 Coríntios 7:1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
1 Coríntios 7:2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. 



 Para começar, aonde está esta cidade de Corintos ? na Grécia , e esta cidade na época do apostolo Paulo, era uma cidade marítima, era uma cidade aonde se passava muitas mercadorias, aonde trafegavam muitas pessoas. Então, imagine uma cidade de muitas mercadorias, de muito transito, de muitos marinheiros, como podemos imaginar como seria o ambiente desta cidade? Era uma cidade tipo Las Vegas, que muitos dizem ser a cidade do pecado. Então nesta comunidade, a economia era muito ativa, e ai se estabelece esta congregação, um grupo de crentes de origem gentio, quer dizer, não judeus, estão assistindo nas sinagogas a comunidade judaica daquela época, e porque? Porque naquela época, o lugar aonde se ensinavam as Sagradas Escrituras, aonde se uma pessoa quisesse conhecer do Deus de Yisrael, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, aonde iam? Porque não existia a livraria cristã Luz e Vida, não existia a Igreja Santo Paulo, então, se naquela época você quisesse conhecer algo do Deus de Yisrael, tinham que ir a uma comunidade judaica, ou seja, a uma sinagoga.

E quando era uma leitura publica das Sagradas Escrituras? Todo o dia de Shabbat. E podemos ver nos evangelhos, aonde Yeshua em cada dia de Repouso, como era seu costume, sempre ia a Sinagoga e ai se fazia a leitura publica  do Rolo da Toráh, ou seja, da Lei que Deus deu a Moisés, também era lido os Profetas, e esta era a maneira de aprender da palavra de HaShem. Então, obviamente que nas sinagogas se reuniam judeus, porém haviam pessoas com curiosidade que eram gregos, e pessoas de diferente nações que viviam ai, que por seus interesses também assistiam nas sinagogas, e começavam a aprender. A este tipo de crentes, eram os que quando Paulo chegava a uma sinagoga e começava a dizer a estes gentios, que eles eram bem vindos ao Pacto, vocês também podem receber de todas as promessas, porque vocês também são e porque? Porque Paulo entendeu um mistério, um mistério de que esses gentios, que iam as sinagogas, e estavam interessados no Deus de Yisrael, por alguma causa eles estavam interessados no Deus de Yisrael.

Ou seja, algo esses gentios tinham, essas pessoas não judias para se comover, para se apaixonar, para ter fome de aprender  das Escrituras dadas ao povo judeu, algo eles tinham. E o que seria, que estes gentios portavam dentro de si, para estar inquietos e não estarem satisfeitos como as filosofias gregas, com o paganismo, com a idolatria. Então, o que seria que estes gregos tinham em especial, que lhe fariam estar famintos pela Palavra dada ao povo de Yisrael? Que eram as Ovelhas Perdidas da Casa de Yisrael, ou seja, Paulo compreendeu isto, Paulo compreendeu que estes gentios, na realidade não eram gentios, ou seja, não são pessoas que não tem nada a ver com o povo de Yisrael, senão que eles são as ovelhas perdidas da Casa de Yisrael, são as Tribos que foram dispersas e misturadas entre as nações, que estavam decidindo voltar.

Ou mais bem, não estão decidindo, senão como está prometido, que o Espírito de Deus trariam eles de volta, o Pastor de Yisrael os trariam de volta como Ele prometeu. E  a missão de Paulo é ir em sinagoga a sinagoga, de lugar em lugar aonde havia cidades aonde não tinham sinagogas, porque o requisito para começar uma sinagoga, era que no mínimo tivesse 10 homens maiores de idade, então com 10 homens se podia começar com uma sinagoga, porém havia lugares aonde não tinham 10 homens, haviam mais mulheres, e neste caso eles se ajuntavam em um lugar ao ar livre, e tem um registro no livro de Atos, aonde tem uma mulher que vendia púrpura, que vendia telas, que disse que eles se reuniam para orar em um rio, e ai se juntavam para invocar o Nome do Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Então, esta era a estratégia de Paulo, ir em cada sinagoga, aonde havia gentios, e como a ele foi revelado que estes gentios não eram gentios, quer dizer, originalmente eles descendia das 10 Tribos perdidas de Yisrael, e que sua missão era de ir ensinar a eles. O problema, era que em muitas sinagogas este mistérios não haviam entendido, e os rabinos, os lideres das sinagogas, não viam a estes suposto gentios com bons olhos, e porque? Porque imagine famílias que vinham dos seus costumes e de toda cultura grega, com seus adolescentes, e os judeus a seus filhos sempre estiveram ensinando desde de criança a Toráh, e de repente a sinagoga começa a se encher de famílias com seus filhos jovens, que trazem costumes, ideias gregas, e eles como pais não querendo que seus filhos se assimilassem, não se casassem com estrangeiros, porque está proibido pela Toráh que o povo de Yisrael se case com estrangeiros.

Então, qual seria a atitude dos pais judeus com seus filhos, quando começavam a ver que na sinagoga, essas pessoas de cultura grega, com suas praticas gregas, com seus amoletos e etc. e isto sucede ainda hoje, assim como aconteceu com Paulo que entendeu que estes gentios tinham algo incomum, assim também muitos rabinos atualmente estão entendendo, que estas pessoas que se aproximam da fé hebreia, é porque algo esses gentios tem, porque não é normal que esta pessoa tem este fogo, esta paixão, a pessoa escuta musicas hebreia, escuta sobre o idioma, escuta noticias de Yisrael.

Então, Paulo recebia estas pessoas, a estes gentios gregos, porém, coloque-se a pensar, as ideias que estas pessoas traziam acerca do matrimonio, e o império romano fora da Bíblia, fora das leis da Bíblia a 2 mil anos, o império grego, quais seriam os conceitos, as ideias dessas culturas acerca do matrimonio? Sabe o que os gregos diziam acerca da relação do homem com a mulher? Os gregos diziam que os homens tinham que ter no mínimo, três mulheres, uma mulher para criar os filhos. Uma mulher para o prazer, e uma mulher como confidente, para dialogar.

Também, qual foi o colapso do império romano? Foi por causa da super imoralidade que existia, questões de homossexualidade, pegar uma mulher atrás de outra. E isto estava e está longe da cultura hebreia acerca do matrimonio, e o conceito ocidental que é o nosso, acerca do matrimonio, de onde vem? Como se chama a cultura ocidental? Judeu cristã, e o que quer dizer? Que os conceitos que nós trazemos acerca do matrimonio, são conceitos das Escrituras. Por exemplo o Islãm, como funcionam o conceito de matrimonio para os árabes? O Alcorão diz que Maomé, se casou com uma menina mais ou menos de 5 anos, e se você pesquisar no YouTube, verás que no mundo árabe, se faz bodas de homens com meninas de 4-5-6 anos, se casando com homens de 30, 40 anos, e fazendo tudo que implica um matrimonio, fundamentado em sua religião.

 E você sabe o que isto é para o Eterno? E não é somente uma menina, são várias meninas. E imagine a índia também, esses países orientais, como funcionam a questão do matrimonio, que leis existem para as mulheres nesses países? As leis são, que as mulheres são somente um objeto. Então, é precisamente as leis divinas, as leis que foram dada ao povo de Yisrael, que dão tanto ao homem quanto a mulher, a dignidade ao matrimonio e o status, que nunca antes em outra cultura se tinha. E estas é uma das razões pelas quais o Eterno, Ele tira os cananeus da terra de Canaã, e da esta terra ao povo de Yisrael e porque? Porque causa da imoralidade, que predominavam nestas nações. Havia tanta imoralidade, abuso de menores, os pais abusando dos filhos, uma coisa impressionante, que o Eterno pensou, sabe que mais, se Eu não faço algo, este povo tem um auto potencial de se auto destruir-se, porque uma sociedade não pode se sustentar, com tanto ato de imoralidade.

Então, o Eterno tem que purificar o ambiente, estabelece seu povo ai, dar leis a seu povo, para que a sociedade seja preservada. Então, nós temos aqui o apostolo Paulo, instruindo a pessoas desse nível, quem vem de um contexto de total imoralidade, aonde o matrimonio não é uma instituição  ordenada por Deus, aonde a religião daquela época estava misturada com a sexualidade, de prostituição. Por exemplo:  nos templos de Afrodita, templos de Diana, nesses templos, se ofereciam mulheres sacerdotisas, e como se sustentava estes templos? De prostituição, as mulheres com essas sacerdotisas, os rituais a esses deuses eram rituais de fertilidades, que tinham que ver com a fornicação.

Então, estamos falando desses gentios, que conhecem perfeitamente este contexto e vem deste contexto, e aqui está um rabino judeu chamado Paulo, que vai ensinar as coisas de como é para aqueles que querem fazer parte do povo de Deus.  E interessante para agente ver o nível de imoralidade, no capitulo 4 ao 6, está se falando de um jovem que estava tendo uma relação com sua madrasta, e os demais faziam vista grossa. Então, neste contexto de divisão, de imoralidade, então aqui no capítulo 7, Paulo vai colocar as coisas em ordem, ele vai ensinar como se leva a cabo, uma relação entre um homem e uma mulher, e Paulo começa respondendo uma carta, que esta comunidade escreveu a Paulo acerca de perguntas sobre o matrimonio.

1 Coríntios 7:1  Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;

Tudo isto que vamos estar estudando neste capitulo, tem que ser complementado com os capítulos 5 e 19 de Mateus, e Marcos 10. E porque o apostolo Paulo disse que: bom seria que o homem não tocasse em mulher?

Porque isto não é usual, não é costume no judaísmo, ou seja isto não se ensina pelo contrário, no judaísmo se promove que o homem se casa, e de onde surge o tema do celibato sacerdotal que os padres fazem? De onde os católicos pegam textos para fundamentar o celibato? Deste capítulo 7 de I Coríntios, porém, vamos saber qual é o problema de estudar a Bíblia tematicamente, ou de estudar um verso só, porque nos Salmos disse que a Suma da Tua palavra é a verdade, ou seja, a pessoa não pode criar doutrina e maneiras de viver, baseado em um só versículo, é muito perigoso que uma pessoa tome decisões somente em base a um versículo da Bíblia, tem que seguir lendo e entender o porque Paulo disse: bom seria que o homem não tocasse em mulher tem que entender o contexto, porque é a normal que um rabino, que se dedica a ensinar a Toráh diga que Bom é o homem não tocar em mulher.
Ou seja, é uma contradição direta, porque para o que o Eterno criou Eva, se não é bom que o homem toque em mulher? Se fosse assim, então Ele não criaria a Eva, porém o que o Eterno disse? Bom é que o homem não esteja só. E se o Eterno disse que não é bom, que o homem esteja sozinho, então, que autoridade tem o apostolo Paulo, para dizer que o bom é o homem estar sozinho? Como Paulo pode contradizer o que disse a Toráh? Não pode.

Então, porque será que Paulo disse isto: bom seria que o homem não tocasse em mulher? Vamos saber no versículo 26 deste mesmo capitulo

1 Coríntios 7:26 Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim.
1 Coríntios 7:27 Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher.
1 Coríntios 7:28 Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.
1 Coríntios 7:29 Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;
1 Coríntios 7:30 E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem;
1 Coríntios 7:30 E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.

Se da conta porque Paulo disse, que era bom que o homem não tocasse em mulher, porque ele disse isto? Porque o tempo se abrevia; (Verso 29) e ao que está se referindo Paulo, com isto de o tempo se abrevia? O que Paulo pensava, que era eminente em seus dias? O juízo final, a redenção, que o Messias já vinham e tudo iria se acabar. Agora, como será possível, que um rabino do nível de Paulo, um expert nos profetas, um erudito nas Escrituras, como será possível que ele se equivocou a este nível, em saber que faltava pelo menos 2 mil anos? Como será possível?

Ou é falso o que fala as profecias acerca do juízo, está como um conto de fadas, porém o que se passou ai? A minha convicção é que Deus deliberadamente é que Deus deixou o tema da profecia e da redenção final, em um nível que ninguém pode dizer com uma absoluta certeza, que é em tal dada, e nem tampouco pode dizer que falta pouco ou muito. Ou seja, o apostolo Paulo não tinha maneira de saber, o que estava passando no outro lado do mundo, ele se baseava no que ele lia das Escrituras, porém  em base ao que ele lia, o que ele estudava, em base ao que ele via com o império Romano, os rumores de guerra, tudo que estava se passando neste tempo, a eminência de guerra, a destruição do Templo em Jerusalém.
Então, em base a isto, Paulo tinha elementos e base para dizer, sabe quem mais, Já vem, nos tempos de Paulo havia uma grande perseguição por parte do império romano, para acabar com os judeus, porque como morreu o apostolo Paulo? Quem matou a Paulo? Paulo morreu nos tempos do imperador Nero, que mandou decapitar a Paulo, a crucificar a Pedro. 

Então, eles foram mártires judeus nas mãos de Roma. Então ele ao ver as guerras e ver Roma a ponto de destruir o Templo, os judeus, então Paulo se imaginava que a redenção já vinha.
Porém, nós podemos ver imagens de foguetes que estão caindo ai, estamos vendo e ouvindo pessoas dizerem: Tem que se apagar do mapa, ao povo judeu, tem que excluir do mundo, a nação de Yisrael

E será que nós temos mais razões, para crermos que o fim já vem, ou pelo menos as mesmas razões que tinham o apostolo Paulo? De pensar que isto já é eminente. Nós temos elementos quais Paulo não tinha, por exemplo, a profecia de Daniel, aonde diz que a ciência se aumentará, que o conhecimento se aumentará como nunca, que haverá viagens de um planeta a outro, e isto era um sonho, uma loucura pensar na época de Paulo, porém, nós podemos pegar um avião, e estar do outro lado do mundo em poucas horas.

Então, estamos em um tempo, que seria ilógico pensar que ainda vai tardar muito, pois até os incrédulos estão anunciando que é eminente um colapso na economia mundial. E neste contexto de que é eminente, e Paulo está pensando é eminente, então ele diz: sabe que mais, o tempo é curto, já vai acontecer tudo.

E o que o Messias disse com respeito as mulheres grávidas neste tempo de angustia?

Quando venha a Tribulação, o que ele disse a estas mulheres que estejam grávidas neste momento, as que estejam criando seus bebes? Ele disse: Ai das que estão grávidas.  E qual foi a ordem que o Eterno deu a Jeremias, quando foi anunciado que os babilônicos já vinham para destruir a nação de Judá? O que foi dito a Jeremias? Não se case, não crie filhos neste lugar, porque todos vão morrer de terríveis enfermidades. Foi uma ordem muito direta, e muito especifica a Jeremias.

Então, se eu ou você, tivéssemos a certeza que deve Paulo, que daqui a alguns anos, tudo isto aconteça, será que nós estaríamos fazendo plano para o futuro? Será que Paulo tinham paixão, de andar de um lugar a outro, viajando, escrevendo, e com esta energia, se ele soubesse que faltava 2 mil anos? Por suposto que não. Então, agora sim, podemos interpretar este texto, em função da expectativa de Paulo, de que o juízo era eminente, e por isto ele disse:

1 Coríntios 7:1  Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;

E porque?  Porque o tempo é curto, porque já é eminente, e era contra os costumes se Paulo era membro do Sanhedrin daquela época, e baseado no que disse em Atos capítulo 8:1, aonde diz que Paulo consentiu na morte de Estevão, e se Paulo consentiu, ou votou a favor para a morte de Estevão, então, quer dizer que ele era membro do Sanhedrin, do conselho rabínico da sua época, e se ele era membro deste conselho, então era requisito estar casado, porque nenhum homem podia ser membro deste conselho sem estar casado e porque? Porque tinha que estar aconselhando a matrimonio. Então era um requisito, e por isto Paulo tinha que estar casado.

Porém, existe muitas tradições a respeito, que dizem que a esposa de Paulo deixou ele, quando ele decidiu seguir este caminho, quando ele decidiu seguir o caminho do Messias e ai sua esposa o deixou. E outros comentaristas dizem que não, que Paulo ficou viúvo, e por isto ele decidiu viver assim. Porém, não se sabe exatamente o que aconteceu com a esposa de Paulo, o que sabemos é que Paulo tinha que ser casado.

No judaísmo se considera que uma pessoa depois dos 20 anos que não se casa, é como se esta pessoa está pecando, não está aproveitando sua juventude para cumprir um dos mandamentos mais sublime, que o ser humano pode cumprir, e qual foi um dos primeiros mandamentos, que o ser humano recebeu? Crescei-vos e multiplicai-vos. Assim, que se nós não estamos cumprindo este mandamento, é lógico que estamos transgredindo atentando contra a vida, e por isto que se considera a uma pessoa que não se casa, e por consequência não tem filhos, é comparado como um assassino e porque? Porque está cortando a vida.

Então tem que se entender em todo o contexto, o porque Paulo disse que o homem ficassem sem tocar em mulher, porém Paulo entende o mesmo que está se passando atualmente porque?  


1 Coríntios 7:2  Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

E a palavra em grego Prostituição é a palavra  πορνείας porneias.  Por causa do bombardeio que havia neste cidade de Corinto, porque aonde a pessoa andava, encontrava toda classe de imoralidade. Então Paulo disse: Por causa da prostituição, de tantas tentações, melhor é que vocês se casem.

E aonde será que as coisas estão mais pior, na época dos Coríntios, ou atualmente? Atualmente, porque hoje em dia no celular, as crianças podem ter acesso a coisas, que neste época de Paulo, se mantinha escondidas. Porém na realidade, eu creio que as coisas sempre tem sido iguais na área de imoralidade, porém qual é a diferença entre esta época de Paulo, e a época atual que vivemos? A diferença é a possibilidade de acesso para ver, porque hoje para ver imoralidade, nunca existiu uma possibilidade como no nosso tempo.

Então, o que Paulo está dizendo, é que a causa de tudo isto é a causa de tanta imoralidade, por causa de tanta fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

E prostituição tem a ver com toda classe de perversão sexual, com toda classe de imoralidade, de toda classe de praticas contrarias as purezas sexuais, quais falam o livro de Levítico, então o que Paulo está aconselhando é, tudo relacionado com isto, o melhor é cada um ter sua esposa, seu marido, para que já seja saciado esta necessidade legitima que Deus criou, e tem que sacia-la. E tem algumas pessoas que dizem, há porque Deus colocou em nós essas químicas, esses hormônios,  e depois nos proíbem de fazê-las? A resposta simples, é, para que quando estes hormônios comecem a se manifestar, é um sinal que a pessoa deve se preparar para o matrimonio, porém, vivemos em um sistema, que nos freia isto e dizem, não, não, primeiro vive a vida, primeiro desfruta a vida, primeiro você conhece, e conhece, e conhece, e depois dos 40 anos ai sim, você se casa.

Bom, isto é ir de contra a natureza, e por isto é que estamos hoje como estamos, por isto tantas gravidez indesejável e porque? Porque está indo de contra o desígnio Divino. Porque o sistema esta sempre contra, do desígnio original de Deus? Qual seria a idade que tinha a Miriam  a famosa virgem Maria, aonde vemos José e Miriam que são um grande modelo a seguir, e esta Miriam de quem nasceu Yeshua, qual idade teria ela, quando  se comprometeu em matrimonio com José? Ela não tinha mais que 15 anos, já praticamente aos 16 anos já estavam casados.

Ai já se iniciava a vida de reprodução, jovens aonde podiam ter muitos filhos, e nós que tivemos filhos um pouco mais tarde, sabemos que cuidar de filhos, a uma hora da manhã, aonde não podemos cala-lo, e o bebe chora, e chora, e chora, já não temos a energia, porque o conceito de casamento na nossa cultura, é baseado em filosofia mundana. Eu e minha esposa, esperamos depois de estarmos casados, uns 3 a 4 anos, para termos o nosso filho, porque? Porque tínhamos essa filosofia grego romana de, não vamos desfrutar a vida, vamos aproveitar. Porém, se requer muita energia para criar filhos.
Então, o sistema está desenhado para que não ensinar a verdade e porque? Porque cada  vez o sistema, e colocam mais complicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário