sexta-feira, 14 de junho de 2013

O que realmente significa o término Elohim ?



Vamos examinar uma das palavra sumamente controversial que a palavra Elohim אֱלוֹהִים que é normalmente traduzida ao português como "Deus", porém vamos saber o que significa em Paleo Hebraico o conceito Elohim, e o que significa a palavra "Deus" dependendo a quem perguntamos, a qual cultura perguntamos, porque para cada cultura o conceito de "Deus" é muito diferente e que muitos destes conceitos é que, Elohim mal traduzido como "Deus" é um panteísta, quer dizer, que Elohim e a criação são os mesmos. Existe o conceito politeísta que creem que Elohim é muitos deuses, que existe um deus para tudo, e incluso os antigos gregos tinha um deus para cada dia da semana, tinha um deus para absolutamente tudo, e por isto quando o apostolo Paulo chegou em Atenas e andou pela cidade viu que tinha deuses para tudo, deus da chuva, deus do folgo, deus dos peixes e etc. e de repente ele viu um altar que tinha nesta cidade que tinha um letreiro que dizia "altar ao deus não conhecido" (Atos 17:23). Porém porque colocaram um "altar ao deus desconhecido?" Porque os gregos tinham a ideia de que como existia muitos deuses então deveriam dar honra a todos os deus, porém o que passa se as pessoas dissessem; os gregos não conhecemos a um não se vai enojar os deuses e podem nos castigar. Então, este conceitos que os deuses estão irados é um conceito do politeísmo, então diziam: Para este deus que não conhecemos e para que os deuses não nos castigue, vamos levantar um altar ao deus desconhecido, ou seja ao que não conhecemos. Então Paulo se agarra deste altar, desta figura para dizer: Deste deus que vocês não conhecem é o que eu venho vós anunciar, o Poderoso que fez os céus e a terra, este "Deus" que vocês louvam, exaltam como uma figura este "Deus" não se adora com figuras porque este Poderoso estar por cima da matéria, e a parti do momento em que uma pessoa faz uma figura ao Eterno estão limitando o Criador, estão fazendo Ele de finito quando o Eterno é Infinito, YHWH é ilimitado.

Assim que o conceito de Elohim (Poderoso) é tão amplo que tem causado durante séculos a mente do ser humano. Porém se vamos a simplicidade do que expressa o Hebraico antigo, e como YHWH quer que sejamos para entende-lo? Como disse Yahshua que teríamos que voltar para entrar no reino dos céus e entender? Que temos que ser como crianças, temos que entender a YHWH como crianças e não com todo este conceito abstrato, porque trate de explicar a uma criança que o Criador é uma trindade e vê se ela vai entender, claro que não. Então, deste conceito de Elohim é aonde se há justificado por exemplo o conceito da Trindade que é uma doutrina como a do Panteísmo (O panteísmo "do grego pan = tudo + théos = Deus" é uma doutrina filosófica que defende que tudo é Deus, considerando a Natureza e o Universo divinos.) como o politeísmo são doutrinas pagãs, são doutrinas de pessoas que não tem a revelação do Poderoso de Abraão, Isaque e Jacó .


Então vamos saber qual significado da palavra Elohim אֱלוֹהִים no Hebraico antigo. A raíz da palavra Elohim vem de duas letras Alef (אe a letra (לLamed que se pronuncia como El אֱל, e El no Paleo Hebraico a letra Alef é a cabeça de Touro que significa, principal, força. A letra Lamedera uma especie de um cajado de um pastor, e para que serve o cajado que trazem os pastores? Para guiar as ovelhas, para puxar a alguma ovelha que caia em um buraco e etc. Então o cajado representa a direção de um pastor. E a cabeça de Touro representa a força, a fortalezaEntão na realidade a palavra El(אֱלsignifica (Força de direção), isto é o que significa a palavra El em seu conceito e em sua essência. Cajado de pastor e cabeça de touro que juntas essas palavras significa força, poder, autoridade. Esta é a implicação da palavra El. Então se El implica isto como líder, como autoridade, então porque colocar essas três letras que implica pluralidade? Porque em Hebraico se alguém quer colocar uma palavra singular em plural se coloca a letra (י) Yod e a letra (מ) já se torna um plural. Se a pessoa por exemplo quer dizer a palavra (בן) Ben "filho" e querer dizer filhos (בני) Benei ou (בנים) Banim. Então assim como no português colocamos o (S) no Hebraico se coloca a letra (י) Yod e a letra (מ). Então baseado nisto muitas pessoas dizem implica pluralidade, quer dizer, que não implica que só há um "Deus" mais que é um "Deus" em três pessoas, e todos esses conceitos surgem em deduzir que a palavra Elohim é um plural, porém é um pouco forçado, porque se alguém vai dizer que isto é plural então porque três necessariamente? Porque não dois? Porque não quatro? Porque não cinco? Porque não se pode ser Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, Deus Irmão, Deus Primo, Deus Tio? Porque três necessariamente? Então esta doutrina da Trindade é muito forçada.

Porém se vamos a simplicidade que implica estas três letras que se colocam juntas da palavra El que é a palavra (הִים) him, porque elas estão representadas em símbolos o Titulo Elohim no Hebraico antigo, porque a doutrina da Trindade é desacreditada já que conjunção do verbo que antecede o titulo Elohim que é a palavra (bará) é singular. Então, a regra no hebraico quanto á palavra que são plurais, e não somente Elohim que em hebraico é uma palavra plural, por exemplo, em hebraico para dizer rosto se diz (panim) em plural e mesmo implicando a uma só pessoa, então como pode alguém ter vários rostos? Em essência sim nós temos varias caras, as vezes temos cara de enojado, as vezes temos cara de triste, então em base a toda pluralidade que há em nossas expressões e por isto tem a ver com (Panim). Água em hebraico é (Mayim) e não se diz (águas) Porém (Mayim) é para implicar a algo muito vasto, algo que não se pode medir.  A regra gramatical em hebraico para determinar se uma palavra é plural é quando se conjuga um verbo, porque na hora que se conjuga a um verbo então já sabe  se a palavra é plural ou singular, e a palavra (ברא) Bará está em singular, então si diz: Bará Elohim, porém se Elohim fosse plural se diria (barim Elohim) ou seja, criaram como se nesta palavra Elohim existisse várias pessoas que é um conceito que é contrário ao principio de fé que se deu ao povo de Yisrael, porque no que se diferenciou o povo de Yisrael das demais nações? Era que as demais nações tinham vários deuses, porém quando foi dito a Yisrael era seu princípio de fé Shema Yisrael (Escuta Yisrael) e esta é a declaração que faz todo hebreu todos os dias ao acordar e ao dormir. Shemá Yisrael YHWH Eloheinu YHWH Echad. E a palavra Echad implica Um, não são três nem quatro nem cinco e nem 10 é Um só. Quando perguntaram ao  Messias qual era o maior mandamento e Ele fez esta declaração, Escuta Yisrael YHWH é nosso Poderoso YHWH é Um, e amarás a teu proximo como a ti mesmo. Assim que o próprio Mashiach disse que seu Pai é Um.

Então, a conjugação é muito importante para saber se uma palavra é singular ou plural, e se fizemos um analise pictográficos do Paleo Hebraico vamos descobrir três letras que se colocam juntas da palavra El e que são as letras (הִים) He, Yod e o Mem, e o que significa? A letra (ה) He no Paleo Hebreu é um simbolo de um boneco com as mãos levantadascomo alguém que tem uma surpresa, fica admirado, então o interessante é que nos admira e nos surpreende a algo específico, e é muito difícil de entender porque se coloca a letra He (ה)  em algumas palavras e as vezes não, por exemplo, as vezes temos que dizer Yahshua HaMashiach, ou as vezes dizer Yahshua Mashiach. Então surge a confusão, porque as vezes se coloca o a letra He e as vezes não coloca e por mais que nos explique é difícil de entender, porém a expressão de exaltação implica algo específico que nos está nos surpreendendo. Assim que a letra He (ה)  implica o significado de admiração diante de uma grande visão, também implica folego que é o que se perde diante de algo que acontece muito importante ou grandioso e apessoa fica sem folego. Então a letra He (ה)  no conceito de (אל) El é alguém que fica sem folego e o que implica isto? A outra letra é a letra (י) Yod que em seu original o Yod antigo se chamava Yad que representa uma mãoe implica a mão e o antebraço da mão, e isto tem a ver com uma obra ou com fazer ou com lançar algo.
                                                                                                        
E por ultimo vem a letra Mem (ם), e a letra Mem no Hebraico Antigo é como uma gota de águae este é a letra que se escreve o conceito de água (Mayim). O Mem para os hebreus antigos representava o misterioso das águas do mar Mediterrâneo, e este mar está na parte Oeste de Yisrael e ao Leste estava todos os demais territórios, porém quando um hebreu antigo via o mar Mediterrâneo ao horizonte e representava o mar para eles algo misterioso, algo grandioso, algo desconhecido. Então, implicava abundância, algo de profundidade, algo mais além do entendimento e incluso se uma pessoa pergunta em hebraico "o que" se utiliza a palavra (םה) "Ma" como uma surpresa. Então Elohim significa literalmente Líder forte, Admirável por isto, Fazedor profundo, Inescrutável assim como o mar, aonde o homem não consegue examinar a profundidade do mar. Inescrutável que significa mais além do nosso entendimento, então vemos tudo que implica a palavra Elohim, se dá conta de todas as controversas que tem surgido disto, e quando vamos ao significado mais básico nos damos conta de que é tão simples das complicações que o ser humano tem criado.

Yashar Ben....

Nenhum comentário:

Postar um comentário