quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Apocalipse 01 - A Revelação de Yeshua Parte 01



APOCALIPSE  1 – A REVELAÇÃO DE YESHUA
PRIMEIRA PARTE



Neste capitulo vamos detalhar mais um pouco que nos outros capítulos, porque neste 1° capitulo vamos tratar de muitos términos que vai nos ajudar a entender todo restante do livro. E neste capitulo vamos a base de todas as palavras chave que os profetas usam repetidamente e que se usa aqui repetidamente em Apocalipse, hoje vamos começar um seminário deste livro verso por verso. E vamos titular o Capitulo 1° como A Revelação de Yeshua (Jesus) 

E eu sei que a muitas pessoas lhe incomoda um pouco utilizar os nomes traduzidos, de escutar o nome Jesus, já preferimos o nome original em hebraico Yeshua. Porém por amor e por consideração  a milhões de cristãos que tem séculos de pré juízos  acerca dos judeus, e eu já passei por ocasiões em que depois de dar todo um seminário de varias horas, de estar falando de Yeshua, da Toráh, e as pessoas se aproximaram de mim e me disseram: Que impressionante, que curioso, que profundo este estudo, porém quem é este Yeshua.

Então imagine o sentir de alguém que está tratando de entender algo, porém o personagem central de quem você está falando se chama Yeshua e a pessoa esta pensando em sua mente: Quem é este Yeshua? Ou seja, isto é um tormento mental. Então para evitar este tormento eu particularmente diante de uma audiência cristã não menciono frequentemente o nome Yeshua, e hoje vamos tocar um pouco acerca do nome. Porque até aqui não adiante eu dar este estudo em hebraico, usar términos puramente hebreus e te deixe enfeitada, e você não entenda nada. Então isto de nada serve, então o importante é que fique perfeitamente claro.

Então neste primeiro capitulo de Apocalipse é aonde vamos ver a revelação de Yeshua, e recordam de um personagem Bíblico que se manteve oculto, que se manteve longe dos seus irmãos como um estrangeiro, longe do seu país e se transformou em um governante muito importante, e dele dependia o alimento das nações daquela época. E assim este personagem esteve disfarçado de egípcio, seus irmãos chegavam e não lhe reconheciam, eles se falavam por meio de tradutores e seus irmãos nem imaginavam quem era ele.

Quem era este personagem? José Sonhador , e o meu desejo neste seminário é que, tiremos todo este disfarce que a séculos lhe colocaram assim como a Yosef, e que hoje Yeshua se revele a seus irmãos e se tire todo este disfarce, toda estes enfeites e já não lhe fale através de tradutores e lhes fale diretamente e eles lhes digam: Uau Ele é nosso irmão, jamais nós imaginávamos que este Yeshua fosse. Espero que isto seja o fruto deste estudo.

A versão que nós vamos estar usando é a versão de João Ferreira de Almeida, e se usamos esta tradição é porque se queremos que esta mensagem chegue pelo menos aos um milhão dos dois milhões de cristãos no mundo. E desses dois milhões de cristãos, um milhão são católicos e um milhão são protestantes. E desses dois grupos quem mais enfatiza em versões da Bíblia e daí surgiu a “Reforma Protestante” debaixo do lema “só as Escrituras” é o mundo evangélico, e deste contexto a maioria dos que estão nas Raízes Hebreia da Fé são assim.

Então vindo de um contexto protestante, qual será a Bíblia que mais se usa? A Bíblia João Ferreira de Almeida. Então faremos o que fez David que quando lhe pediu uma arma lhe disseram que não tinham nada mais que a espada de Golias, e David disse que com a mesma espada do inimigo vamos dar ao inimigo. E isto não estou querendo dizer que o cristianismo seja o inimigo qual viemos daí, porém que o sistema doutrinal que se tem feito através das diferentes traduções, que é o que hoje vamos descobrir através de Apocalipses.

Introdução:

Apocalipses tem sido ao logo da historia um livro enigmático  que desperta muita curiosidade, e incluso em certas ocasiões causa muito temor pelo conteúdo profético acerca dos últimos tempos. Porém para o que crer e tem compreendido a profundidade do amor eterno do Deus de Abraão, Isaque e Jacó para seu povo Israel e para qualquer pessoa dentre os estrangeiros que queiram ser enxertado neste povo, e que conheça as Sagradas Escrituras hebreia e o testemunho da historia.

Então o livro de Apocalipses longe de produzir temor ou ansiedade, deveria produzir a mais grande expectativa e esperança do feliz futuro para humanidade no desenlace da historia. O livro de Apocalipses foi escrito através de poesia e infinidade de símbolos alegóricos, e antes de tudo por precaução, já que João havia sido exilado como rebelde ao Imperador romano Domiciano. E porque será que o imperador romano  Domiciano havia exilado ao apostolo João? Será que ele exilou João por ser cristão, ou o exilou por João ser judeu? Com quem Roma esteve em guerra?

O historiador judeu Josefo escreveu um livro, e ele como cronista e historiador daquela época escreveu um livro que está em vários volumes, e o livro se chama: As guerras dos cristãos? Não se chama as Guerras dos Judeus. Então se vocês analisam a historia e me chamou muito a atenção que em Roma em uma ocasião, um guia turísticos em Roma ao falar do coliseu aonde se comia os que eram lançados La dentro, e nos foi ensinado que eram os cristãos que eram jogados no coliseu aos leões, porém o guia turístico disse que não eram os cristãos que eram jogados ao leões, eram os judeus. E lógico eram judeus que criam no Messias, porém dava no mesmo se eles criam no Messias ou em qualquer outra coisa, o tema era que foram os judeus jogados ao leões. Então esta foi a luta que teve Roma com  fé Judaica porque? Porque eram os únicos que não se submetiam ao império romano. Então ao estudar as raízes hebreia do Novo Testamento, vai começar a suceder que o teatro romano vai se desfazer.

Então João havia sido exilado  como rebelde pelo imperador Domiciano porque João promovia a fé hebreia, que anunciava que seu Rei era um descendente de David e não este império cheio de idolatria. E este escrito desde livro era para levar esperança a milhares de judeus e conversos a fé dos judeus, porque o conceito do Messias Filho de David de onde vem? A quem foi dada todas essas promessa? Ao povo hebreu. Então este livro foi escrito para dar esperança aqueles que tinham crido em Yeshua como Messias, e que eles deveriam ter a certeza de que Deus cedo ou tarde traria justiça a este império que estava oprimindo ao povo hebreu seria castigado, e que todas as promessas sobre a dinastia de David se cumpriria.

Porém João com cautela escreveu este texto, porque ele não seria louco delatar o império romano, então com cautela ele escreveu este texto para garantir que somente os entendidos compreenderiam, e quem era os entendidos? Porque João escreve esta carta cheia de símbolos e alegoria para o que? Para assegurar-se que somente os entendidos compreenderam este escrito. E os romanos e os povos que não tinham entendimento das Escrituras ficassem sem entender. A expressão que as pessoas ficam depois de estudar o livro de Apocalipses é: O que é isto de selos, dos seus cabelos branco como a neve, que seus pés como de bronze, sete espíritos? Do que esta falando este livro, porque não nos falou em Português, porque João não escreveu de uma maneira mais simples sem tanto simbolismo?

Bom João não era nada besta, porque supostamente ele era guiado e preservado pelo Espírito Santo para que não termine de mata-lo ai na Ilha de Patmos. Então João escreve este texto somente para aqueles que estava familiarizados com as profecias que foi dada ao povo de Israel chamado de Antigo Testamento, que naquela época não era qualquer um que tinha acesso as Escrituras hebreias, porque se os romanos quisesse ter acesso a Toráh eles não iriam a livra Deus é amor, Luz e vida, eles tinham que ir as comunidades judias para poder ter acesso as Escrituras.

Então, consequentemente somente o povo de Yisrael poderia entender, e os inimigos romanos nem se quer se inteiraram de que João estava anunciando sua caída, porque disto se trata o livro de Apocalipses, o anuncio da caída do sistema que destruiu o Templo na época de Yeshua, que perseguia ao povo judeu e que lhes mandou ao exílio. Este é essência, o desenlace de todos escritos dos profetas. Então,  único modo de compreender de maneira simples este maravilhoso escrito e nos encher de esperança, é conhecendo as palavras que previamente havia sido transmitidas pelos profetas hebreus a qual faremos panoramicamente deste estudo verso por verso.

Então hoje vamos saber em cada texto difícil, em cada frase difícil que tem sua explicação nos escritos prévios dos profetas, e uma vez que você conheça os escritos prévio dos profetas, então será muito fácil de entender aqui. Porque as Escrituras não foi dada para os místicos, porque se existe um mandamento que é justamente para ensinar as Escrituras aos filhos, então as Escrituras foi dada de maneira que até as crianças podem entender.

Então este primeiro capitulo de Apocalipses narra o cumprimento da profecia de Daniel, e vamos estudar verso por verso e vamos vendo o cumprimento, e este primeiro capitulo em particular narra o cumprimento ds profecia de Daniel capitulo 7, quando a identidade daquele semelhante a um Filho do Homem (Ben Adam) que vai ter um propósito muito importante, cujo o reino e o domínio é eterno é dado a conhecer a toda humanidade, para que todos os povos, nações e línguas lhes sirvam. Assim que, prepara-te, aperte o cinto para este glorioso momento que é o clímax da historia.

Por isto eu disse que este livro vai nos trazer muito gozo porque, porque se não nos despegamos e vemos as coisas que Deus vê, e vemos o panorama eterno das coisas, se nós não nos desapegarmos da terra. Porque se nós estamos aqui com os pés nesta terra e estamos vendo o que está acontecendo no Brasil, na Espanha, no México, em Israel no mundo inteiro, será que temos razões para nos levantar cada manha para sairmos a trabalhar e continuar com esta vida? Será que vale apena seguir vivendo se os nossos olhos estão somente sobre as coisas que estão passando aqui nos acontecimento terrenal?

Por isto que esta carta foi escrita, e lembre-se que João está exilado em uma ilha a fazer trabalhos árduos, e muitos como João estão sendo perseguidos, estão tendo seus familiares assassinados. Então como você se sentiria ante toda esta perseguição, toda esta matança, todos estão perdendo familiares, lhe tiraram de casa, tiraram tuas propriedades, então neste momento o que você necessita neste momento? Necessita da revelação do Rei dos reis, você precisa ter a certeza e a segurança de que Ele não se esqueceu de ti, de que Ele está no controle, e que todas essas adversidades e coisas que você está vendo são temporários. Assim que este é o propósito.

Então em Daniel capitulo 7 verso 13 e 14 está isto que acabamos de dizer, a revelação do Filho do homem, e Daniel que foi levado exilado a Babilônia desde sua juventude e passou quase toda sua vida ai. E ai Daniel teve varias visões nas quais ele na qual ele viu a restauração do seu povo, ele viu a salvação e como Deus vai fazer para trazer o povo judeu a sua terra. E em Daniel capitulo 7:13-14 Daniel escreve o seguinte:

E Daniel neste capitulo 7 está vendo os impérios que tem subjulgado ao povo de Yisrael, Daniel os vê em forma de bestas que estão tratando de acabar com o povo de Yisrael, e depois desta quarta besta terrível Daniel vê esta cena celestial. Neste contexto da quarta besta terrível que cronologicamente já sabemos  que se refere ao império Romano aparece este sinal

Daniel 7:13 - Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

O que você sentiria  ao receber estas palavras entre as piores circunstancias? Como reage teu espírito a escutar estas palavras?

"E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído"

O que se passa dentro de você? Porque se não passa nada dentro de ti bom vamos orar no dia de hoje para que passe algo dentro de você. Agora vamos a Apocalipses capitulo 1 verso primeiro.

Apocalipse 1:1 - Revelação de Yeshua o Messias, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo.

E começamos com a palavra que da o titulo ao livro, que se conhece nas traduções em português como "Apocalipse" que é uma palavra grega que no léxico grego é a palavra de numero 0602 que literalmente significa isto "Revelação", porém se você fica somente com isto com Revelação, bom podemos ter certas ideias de revelação, poderíamos dizer que está seria uma palavra comercial de Revelação, uma palavra simples. Porém hoje nós vamos mais alem, vamos analisar esta palavra "Revelação" em seu contexto hebreu e vamos descobrir que com somente entender esta palavra, com somente entender as letras hebreias da palavra "Revelação", já vai nos esclarecer muitíssimo do propósito de Yeshua.

Automaticamente quando vamos ao hebraico não necessitamos da tradução do grego, porque é muito difícil tratar de entender conceitos hebreus com outras linguagens, ou seja, é muito complicado porque como podemos traduzir certos conceitos locais do português para por exemplo ao espanhol. Assim está o idioma hebreu, cheios de ditos, de frases, de conceitos e muito dessas linguagens e conceitos e mesmo no hebraico atual e moderno foram extraídos das Escrituras.

Vocês sabiam que o hebraico atual este hebraico moderno foi restaurado como língua, porque o hebraico se usavam mais na liturgia, nas questões religiosas, porém houve um judeu que imigrou da Rússia e que ele começou outra vez a extrair o hebreu das Escrituras para estabelecer o hebraico como o idioma que agora se fala em Yisrael. Então o hebraico está cheio de frases e de todo fundamente que se baseia as Escrituras, ou seja, que daí praticamente se construiu o idioma.
Então aqui é importante com que saibamos somente esta palavra "Revelação" e vamos ver como vai se esclarecer muitíssimo do propósito e da missão de Yeshua. Então nisto consiste voltar as Veredas Antigas, dês-traduzimos o grego, o Novo Testamento por ai está em grego, então vamos dês-traduzi-lo, vamos tratar de ver o que existe por trás de cada termino grego que se utilizou e vamos encontrar ai verdadeiras perolas.

E porque? Porque se você esta tratando de forma e é o triste, porque nos institutos Bíblicos e teológicos cristãos em que baseiam toda suas doutrinas e teologia? Do Novo Testamento, quando você escuta os grandes mestres do Novo Testamento, eles dizem: Não, esta palavra em GREGO disse assim e a o término fica igual porque? Porque não é um conceito hebreu, porque os conceitos hebreus é muito mais simples e muito mais concreto.

Então vamos dês-traduzindo e esta é a única maneira de entendermos Apocalipse como o entenderam os apóstolos, já que eles não eram gregos, os apóstolos não eram filósofos gregos eles eram judeus e entendiam a terminologia hebreia, porém porque se fez ao grego? Será que foi uma coisa errada ter a Bíblia traduzida ao Grego? Quando o Antigo Testamento foi traduzido ao Grego no que se chama a versão da Septuaginta, de acordo a historia os rabinos  quando se deram a conhecer que se havia traduzido a Tanach ao Grego foi luto nacional, porque eles diziam: Agora os gentios vão ler nossas Escrituras e vão manipular e vai ser um desastre de interpretação.
Porque o que primeiro faz um rabino quando alguém quer começar a estudar a Bíblia, o primeiro que os rabinos dizem é que tem que aprender o Alef Bet, ou seja, começa aprendendo pelo ABC e porque? Porque incluso no judaísmo  não se consideram Kosher, apropriado estudar uma tradução e muito menos uma tradução cristã e porque? Porque uma tradução cristã está praticamente distorcida do original hebreu.

Porque na hora de fazer uma tradução, o conhecimento que você tenha deste tema vai afetar tua tradução. Quer dizer, se você não tem muito conhecimento de um tema e pode ser que você saiba o idioma, porém se você não tem muito conhecimento do tema que estais traduzindo, pode ser que você diga coisas que não tem nada haver, porque existe muitíssimos términos que não se pode traduzir, porque a linguagem está intimamente ligada a cultura, então se você não conhece a cultura fica difícil.

Então vamos a simplicidade do que significa esta frase "A Revelação de Yeshua HaMashiach" em hebraico é    

הַמָּשִׁיחַ יֵשׁוּעַ הִתְגַּלּוּת   Hitgalut leYeshua
 Hitgalut leYashua HaMashiach asher natan-lo haElohim lehareot et avadaiv et asher leYHWH bimeheran vehu hodia bechalecho beyad-maleacho leavedo leYochanan.

E o que significa isto? Significa que todas as letras e palavras, todos os verbos em hebraico tem uma raiz que se chama em hebraico "Shoresh" em singular de três letras, e você conhecendo a raiz de cada palavra, praticamente você já entende em que consiste esta palavra. Quando você começa a aprender o hebraico no começo não se entende muito do que está se dizendo e sobre tudo quando você ler, porém se quando você ler e se você conhece a raiz praticamente já se sabe do que está se falando.

E não somente a raiz de três letras, se acrescenta sufixos ou prefixos, ou seja, se agrega certas terminação, ou ao principio da palavra se agrega outra letrinha, e isto já muda o tempo gramatical com uma letra que se acrescenta ao principio ou uma letra que se acrescenta ao final, já muda a conjugação, o tempo passado, presente e futuro. Porém o importante é conhecer a "Shoresh" a raiz.

E a raiz desta palavra התגלות "Hitgalut" (Revelação) sãos as letras: Kimel (ג) Lamed (ל) e a letra He (ה). Que é a palavra Kalah  Estas são as letras hebreias que são a raiz da palavra "Hitgalut" e o que significam? Muito simples

Significa expor, descobrir, desvendar, revelar e incluso exilar, porém o que tem haver exilar com desvendar? Porém esta relacionada porque tem haver com deixar algo de certo ou desabituado e daí vem a relação com desvendar. Ou seja, se você de despoja uma terra de todos seus habitantes a terra fica desnuda.

Então isto é muito interessante, porque vamos saber algumas passagem aonde se utilizam esta raiz e é muito interessante. E este é uma das maneira para poder entender o significado de uma palavra, é ver esta palavra em qual parte das Escrituras aparece, para que você saiba como se traduz, e ai desta maneira você entende melhor. Porque nem sempre a mesma palavra se traduz da mesma maneira, há vezes que depende do contexto, se utiliza alguns dos significados qual acabamos de ver que é, expor, nudez,  desvendar, descobrir, revelar e exiliar.

Isaías 40:3  Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Isaías 40:4  Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.

Isaías 40:5  E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse.

Este manifestará no verso 5, ai estar esta raiz Ve'nig.lah (וְנִגְלָ֖ה)

Isaías 53:1  Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?

E esta palavra manifestou é a palavra Nig'latah (נִגְלָֽתָה) que tem a mesma raiz da palavra Hitgalut.

Isaías 56:1  Assim diz o SENHOR: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar.

Aqui para manifestar este é a palavra lehig'galot. (לְהִגָּלֹֽות). E vem a raiz que são justamente as letras Kimel (ג) Lamed (ל) e a letra He (ה)é a palavra (גָּלָהGalah que tem haver com Exilar, descobrir e etc.

Agora porque eu estou citando a vocês estas passagem? Porque veja que significativo é que apareça esta raiz nestas passagem. E qual é o contexto de Isaias capitulo 40? “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” a quem Isaías esta falando? A quem Isaías esta dizendo para preparar o caminho? Ao povo de Yisrael.

Isaías 53:1 “Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?”

Do que fala Isaías 53? Do Servo do Senhor que morrerá pelos pecados do povo, e quem é este povo? Pois o povo de Yisrael.

Isaías 56:1 “Assim diz o SENHOR: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar

Aqui também nos fala dos tempos de restauração.

Jeremias 33:6-7 disse:
Jeremias 33:6  Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.

A quem Jeremias está dizendo “.uresatim vegileiti ateret Shalom ve'emet.  Vahashivoti et shevut Yehudah ve'et shevut Yisrael uvenitim kevarishonah ” (e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade E removerei o cativeiro de Judá e o cativeiro de Israel, e os edificarei como ao princípio.) Jeremias 33:7

Se dão conta aonde esta palavra manifesta aonde estar? Então quando João utiliza esta palavra Revelação, e se você esta treinado, se você estudou afundo as Escrituras, imediatamente você a conecta com todas as passagem aonde estar, porém se você está tradando de buscar Apocalipse em Grego, você não vai encontra essas coisas, nem que tenha todas essas relações. 

Vamos ver outra passagem aonde aparece esta mesma raiz, porém com outra ideia de exílio.

Ezequiel 39:28  Então saberão que eu sou o Senhor seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre os gentios, e os ajuntarei para voltarem a sua terra, e não mais deixarei lá nenhum deles.

Behag-loty (בְּהַגְלוֹתִי) quem com haver com Galah, e dai vem a palavra Galut (disperso). Então, a palavra Revelação com o que está relacionada? Com o cativeiro e com o fim do cativeiro. Então qual é a raiz da palavra Hitgalut (Revelação)? (ג) Lamed  (ל)  e a letra He (ה) é a palavra (גָּלָהGalah.

E vejam que interessante, porque esta mesma raiz (ג) Lamed  (ל)  e a letra He (ה) estão relacionadas com a palavra Galut, Gueulá, que significa dispersão e exílio. Gálatia ou Galáxia é uma região da atual Turquia aonde foram exiladas as 10 Tribos do Norte de Yisrael depois de irem a Assíria. Então para entender a relação do exílio de Yisrael e a carta de Paulo aos Gálatas, que é importantíssimo, e já que eu estou lhe dando com estudantes e não com curiosos, vou deixar de tarefa a vocês estudarem a Carta de Paulo aos Gálatas, porque a Carta aos Gálatas não é como a teologia crista tem ensinando, que os judaizantes estão perdidos, segam sendo gentios, continua comendo teu porquinho porque não passa nada, estamos debaixo da graça.
Nada haver. Então vocês vão saber que incluso o termino Galáxia está relacionada com esta mesma palavra Galut, Gueula, os que estão expatriados na Turquia. Então é interessante a relação entre as palavras Revelação e exílio, ambas se combinam para nos dar a entender o mistério da missão profética do Messias Filho de David, que tem que seguir o mesmo processo do seu pai David antes de tomar o Reino das 12 Tribos.

Se você analisa a historia do Rei David, como foi a historia de David antes de tomar o Reino? Desde que David foi ungido como Rei até que tomou o Reino, o que David teve que passar, o que David teve que fazer quando foi ungido por Samuel e quando efetivamente ele toma os reinos de Yisrael, como foi sua vida? Muito dura, perseguição, teve que andar fora de Yisrael, teve que andar no exílio, teve que se refugiar em Moab, teve que fazer aliança com os filisteus, teve que se fazer de bobo ai com os filisteus. (I Samuel 27:1-28:2)

Veja que interessante, David teve que fazer aliança com os filisteus, e se você analisar a religião dos filisteus, você se surpreenderá com a relação que há entre este religião e o Vaticano. Quem mudou o nome de Jerusalém para dar honra aos Filisteus? Os romanos e David teve um tempo que esteve com eles, e queria ir a batalha com eles e eles começaram a desconfiar se era sim ou não.

E o que esta passando agora com seu filho? Com quem o Filho de David está aliado? Com os filisteus, com Roma, ai está metido ai em Roma, e anda ai no exílio até quando? Até que Ele venha para governar. Assim que o Messias tem que seguir o mesmo processo, e isto é algo incrível. De modo é o mesmo que ele vai fazer a tomar o Trono depois de andar correndo nas diversas nações, e Ele seria revelado em conexão com o exílio de Yisrael. Então Yeshua tem que cumprir as profecias acerca do Filho de David, que deve restaurar a Dinastia do seu pai e retornar a Yisrael do seu Exílio e dispersão de todas as nações.
Então o livro de Apocalipse deve ser a descrição profética dos sedentos quando Yeshua o Filho de David cumpra a dita missão. 

O estudos das Sagradas Escrituras conhecendo os significado das letras hebreias, pode mostrar outro aspectos que numa tradução não é possível. Por exemplo: Uma ligeira mudança de uma letra nesta raiz (ג) Lamed  (ל)  e a letra He (ה) é a palavra (גָּלָהGalah. Uma só letra que mude, poderia nos dar resultados muito interessante relacionados com a missão do Messias, por exemplo:

 Gilgal, que é o lugar aonde Josué circuncidou os Yisraelitas, que estiveram andando em círculos no deserto, dando voltas até que Josué os circuncida para entrar a terra prometida, e quem quer entrar na terra prometida? Tem que deixar de andar dando círculos.

Também esta relacionada com a palavra:

 ➙ Galil ou Galiléia, que vem de duas letras comum, e ai foi o lugar aonde habitou Yeshua, e literalmente Galileia ou Galil significa Rodear, fazer círculos, por isto se diz Galileia dos Gentios, e quem vivia ai na Galileia? As 10 Tribos do Norte que aonde andariam?  Dando volta em todas as nações.
Também está relacionada com a palavra que é a palavra:

➙  Gaal, Goel que significa (Redenção), Restauração a posição original, e a palavra Goel é o parente próximo Boaz que Redime a Rute a moabita, a estrangeira. Se dão conta todas as implicações.

Então podemos ver com isto todas as implicações da frase “A Revelação de Yeshua” que te passa de noite se você não conhece o original. Então somente conhecendo o contexto e o significado dos conceitos hebreus, nós entenderemos seu propósito eterno, como Redentor ou Restaurador dos que foram exilados e andam dando voltas ao redor da terra.

Isaías 11:1  Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
Isaías 11:2  E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Isaías 11:3  E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
Isaías 11:4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
Isaías 11:5  E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
Isaías 11:6  E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
Isaías 11:7  A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
Isaías 11:8  E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
Isaías 11:9  Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
Isaías 11:10  E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.
Isaías 11:11  E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.

No Brasil, em Catalão, no México, na Espanha, na Argentina, e etc.

Isaías 11:12  E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.
Isaías 11:13  E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim.
Isaías 11:14  Antes voarão sobre os ombros dos filisteus ao ocidente; juntos despojarão aos do oriente; em Edom e Moabe porão as suas mãos, e os filhos de Amom lhes obedecerão.

Edom é um símbolo do que agora atualmente é Roma. E Edom é Esaú, e os rabinos ensinam que há conexão em Esaú  Yeshua e o cristianismo porque? Porque Esaú se escreve com as letras  Ayin  (ע) Shin (ש) e a letra Vav. עֵשָׂו 

 E o Nome Yeshua se escreve exatamente com as mesmas letras  (ישוע) a diferença é que ao Nome do Messias se agrega um Yod (י). Ou seja, que o Nome Yeshua e Esaú estão relacionados. Cada detalhe este impressionante porque? Porque em Esaú todo este império existe uma mescla, porém há que resgata-los e fazê-los voltar a sua origem  


Isaías 11:15  E o Senhor destruirá totalmente a língua do mar do Egito, e moverá a sua mão contra o rio com a força do seu vento e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete correntes e fará que por ele passem com sapatos secos.
Isaías 11:16  E haverá caminho plano para o remanescente do seu povo, que for deixado da Assíria, como sucedeu a Israel no dia em que subiu da terra do Egito.

Isaías 12:1  E dirás naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas.

Então prende este cântico, porque é este cântico que vamos cantar quando venha a redenção.

Isaías 12:2  (Hineh Elohim Yeshuati) Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.
Isaías 12:3  E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação.
Isaías 12:4  E direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome.
Isaías 12:5  Cantai ao Senhor, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra.
Isaías 12:6  Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.


E vemos que a palavra Salvação aqui se repete e se repete, e a palavra salvação são as letras. Yod (יְ) Shin (שׁ) Vav (וּ) Ayin (עָ) e a letra He (ישועה) . E a raiz desta palavra Salvação é a letra Yod (יְ) Shin (שׁ) e Ayin (עָ) que é o verbo Yasha que literalmente significam Salvar. 



Então o que vemos em todo este significado desta raiz que literalmente significa Salvar, Outorga a essência da existência. Ou seja, ser livrado de uma ameaça de existência. Outorgar existência vigorosa e abundante, que nos parece tudo que representa Ele? Com isto agora podemos entender porque Yeshua disse: O ladrão não veio senão para roubar, para matar e destruir, porém eu vim para que tenham vida e vida com abundancia.

Agora sabemos quem é o ladrão. O Messias está dizendo que Ele vai restaurar tudo que nos roubaram, e olha que nós estamos em um lugar profético aonde se nos roubaram muito, e neste lugar está se revelando sua salvação, neste continente que se ameaçou nossa existência, Ele está nos devolvendo a nossa essência.
E por ultimo desta revelação de Yeshua, porque estamos nada mais que analisando a palavra Revelação, acabamos de analisar o Nome Yeshua, já vimos o que significa, e agora nos falta a palavra Mashiach ou Messias como se traduz normalmente. Porém Messias não tem muito sentido para nós na atualidade, a menos que entendamos a cerimônia antiga que se realizava em Yeshua para ungir.

A palavra Messias significa Ungido que vem da antiga cerimônia para a eleição de um rei ou sacerdote de Yisrael. Os sacerdotes e os reis eram ungidos. David era um pastor que andava buscando salvar as ovelhas dos leões, dos lobos, ai neste idade ele foi ungido como rei de Yisrael. Assim o que representava o derramar o azeite?

O azeite representava a sabedoria, o Espírito de Deus que se derramava na cabeça, e representava que a partir deste momento a autoridade, o poder, a sabedoria do Criador do Universo, do Deus de Abraão Isaque e Jacó repousava sobre esta pessoa. Assim que quando dizemos: Yeshua HaMashiach, ok Ele é quem vai nos restaurar tudo que nos roubaram, e que Ele é o Ungido, Ele é Rei, é Sacerdote descendente de David como Rei, para estabelecer a dinastia de David, e Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melk Zedek.

Em conclusão, as palavras “Revelação de Yeshua HaMashiach” poderíamos concluir com seu sentido original da seguinte maneira: A manifestação final do Retorno do exílio ao redor da terra, feita pelo Redentor (Goel), o parente próximo, o Ungido como Rei e Sacerdote de Yisrael descendente de David. Agora vem a pergunta obrigatória:

Exílio, exílio, exílio, porém quem são os exilados? A resposta é muito simples, porque se estamos falando do rei David e da sua dinastia, então sobre quem David governou..? Então o que tem que restaurar a dinastia de David? Porém se algum teólogo começar a dizer: Não, não, estamos no Novo Testamento ok. Então vamos ao Novo Testamento para vermos quem são esses exilados.
Vamos como o suposto 1° papa Pedro. Vamos a 1° Pedro e supostamente Pedro segundo a Tradição Pedro é quem fundou a religião católica, que seus restos mortais estão supostamente estão ai no vaticano, e curiosamente se somos de ler o Novo Testamento disse que Pedro foi enviado a circuncisão, ou seja, que Pedro foi enviado ao judeu 

Gálatas 2.8  Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios  

Então o que Pedro tem haver de estar em Roma? Já o apostolo Paulo foi enviado ao da incircuncisão, ou seja aos dispersos de Yisrael que estavam entre os gentios. Porém Pedro não, todo este teatro das religiões está preste a acabar, e nós já temos a felicidade de estar estudando isto no dia de hoje, e já pensou estar falando deste assunto por exemplo na Espanha a 500 anos atrás?

Então quem são os exilados?

1 Pedro 1:1  Pedro, apóstolo de Yeshua, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;
1 Pedro 1:2  Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Aqui está falando dos dispersos, e quem foram dispersos entre as nações? Se agente for a historia quem foram dispersos da sua terra e levados ao exílio? Pois foi o povo de Yisrael, e que foram elegidos desde antes para obedecer? Outra vez o povo de Yisrael e como para obedecer? O que tem que obedecer? Veremos mais adiante.

Assim que uma vez vamos a Tiago capitulo 1:1

Tiago 1:1  Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.

Então se ainda restar duvidas de quem são os exilados na dispersão, aqui em Tiago 1:1 está a prova que as 12 Tribos estão na dispersão, e mesmo que um remanescente de Judá regressou da Babilônia, reconstruiu o Templo ai na época da Judeia, foi um remanescente muito pequeno, porque a grande maioria dos judeus não regressaram da Babilônia, muitos ficaram na Babilônia e muitos já se foram a muitos outros lugares e foram formando comunidades judias praticamente em todo mundo antigo.

E uma das comunidades mais importante que se formou naquela época foi na Espanha, em Sefarade se formou uma das comunidades mais importantes da dispersão. Vamos agora a Mateus 15:22 ao 24 para que entendamos quem são os dispersos, para que entendamos a missão de Yeshua e comprovar com suas próprias palavras para quem ele foi enviado.

Mateus 15:22  E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.

Esta mulher cananéia esta identificando a Yeshua como descendente de David e ela esta dizendo para ele a socorrer a sua filha que estava endemoniada, e esta é a razão pela qual Yeshua não lhes responde, porque o que tem que fazer uma Cananéia clamando benefícios do Filho de David? Esta é a razão pela qual Yeshua não lhe responde, não é que ele esta desprezando esta mulher, não porque Deus não faz acepção de pessoas, o problema aqui é que esta mulher está clamando a dinastia de David se ela não tem nada haver com a dinastia de David, porém se você quer ser pode ser, então te humilha-te e reconhece que tu não eis.

E isto é muito interessante porque? Porque quantas pessoas que por um lado dizem: Não eu não sou, não tenho nada haver com este povo porém eu recebo as promessas, porém como pode ser? Ou é ou não é porque as promessas foram dadas para Yisrael, por isto Paulo disse as Efésios: “Vocês estavam sem promessasvocês estavam sem pacto, sem fé e sem Deus no mundo”. Então nem se quer façam livrinhos de promessas porque você esta sem promessa, se eis gentio e segues dizendo que é gentio e ainda tem o orgulho de ser gentio, então você esta sem promessa.

Então uma de dois, ou deixa de se orgulhar do passado, da tua linhagem e deixa de te gloriar-te disto, que possa ser que tenha, porém se realmente queres receber as promessas pois tem que fazer o mesmo que fez Abraão, porque já pensou se Abraão continuasse dizendo: Sim Senhor eu quero tuas promessas, porém da minha terra eu não saiu, eu fico aqui mesmo em Ur dos Caldeus, eu sigo sendo babilônio, não me fales nada de judeus e nem de Yisrael, porém me dar das tuas promessas? Haveria sido um absurdo não. Então em que consistiu ? Deixa tua terra e tua parentela e vem a esta terra que eu vou te dar, e farei de ti uma grande nação, e te abençoarei, porém Abraão teve que fazer algo.

O que haveria passado se Rute disse: Não, não, eu sigo sendo gentia, eu fico aqui mesmo em Moabe e faço meu livrinho de promessas? Então estais bem Rute, vai com teus deuses, não passa nada. Então é o que está se passando com esta cananéia  que está clamando ao Filho de David, e quantas mulheres como esta estão dizendo por este mundo: “Sim, sim Filho de David” quanto milhões de pessoas há como esta mulher Cananéia?
Há você quer se subter a meu Reino, queres fazer parte? Então tem que chegar um momento de reconhecer que tu necessitas. Então Yeshua não lhe respondeu palavras. Verso 23

Mateus 15:23  Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
Mateus 15:24 E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

E esta palavra perdida se você buscar nos originais, também está relacionada com a palavra Prostituição. Eu não fui enviado senão as ovelhas de prostituição da Casa de Israel. Que são as 10 Tribos do Norte que foram ao exílio, que se fizeram idolatras, que adotaram outra religião e Yeshua lhes está dizendo: Eu fui enviado a eles.

Outra passagem para ficar totalmente como testemunha nas Escrituras para sabermos quem são os exilados a quem Yeshua foi enviado. João 11: 49 em diante

João 11:49  E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
João 11:50  Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
João 11:51  Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Yeshua devia morrer pela nação.

Qual nação era neste momento? A nação Judaica, 

João 11:52  E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.

Quem eram os filhos de Deus que estavam dispersos? Pois as 10 Tribos do Norte.
João 11:53  Desde aquele dia, pois, consultavam-se para o matarem.
João 11:54  Yeshua, pois, já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a terra junto do deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali ficou com os seus discípulos.

A quem Efraim representa? As 10 Tribos do Norte

João 11:55  E estava próxima a páscoa dos judeus, e muitos daquela região subiram a Jerusalém antes da páscoa para se purificarem.

Veja qual relação tem o deserto (Efraim) com a páscoa? Pois o primeiro êxodo, e porque aqui estava próxima a páscoa? Porque se vai a Efraim, porque o que está profeticamente mostrando? Que isto tem haver com o segundo êxodo (Jeremias 16). De maneira quando Yeshua toma a copa e brinda neste ceia da páscoa, Ele está inaugurando o segundo êxodo, o Novo Pacto, Ele está dando entrada ao retorno das ovelhas perdidas da casa de Yisrael.

João 10:14  Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
João 10:15  Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
João 10:16  Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

E isto Yeshua está dizendo aos judeu, e dizendo que Ele também tem outras ovelhas que não deste aprisco as quais vai atraí-las, e quem são esses?

Atos 15:15  E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
Atos 15:16  Depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo.
Atos 15:17  Para que o restante dos homens busque ao Senhor,e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado,diz o Senhor, que faz todas estas coisas,
Atos 15:18  Conhecidas sào a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.

E em quais circunstancias Tiago disse isto aqui “reedificarei o tabernáculo de Davi”? Isto que está passando agora é o cumprimento de Amós capitulo 8 e 9 que Ele vai reedificar o tabernáculo caído de David. Quem disse isto e em qual circunstancia? Porque Tiago citou esta profecia para Yisrael usando aqui para esses gentios?

O que Tiago viu nestes gentios para relaciona-los com a profecia de Amós? O que estava vendo Tiago e os demais que estavam ai neste concílio junto com ele? O que está acontecendo ai em Atos 15? Qual é o tema de atos 15? O famoso concilio de Jerusalém, e porque foi este famoso concilio de Jerusalém, qual assunto se tratou ai no concilio de Jerusalém?

O que fazemos com esses Brasileiros, argentinos, Mexicanos que estão querendo unir-se a nós? O que fazemos com toda esta multidão que querem vim fazer parte do nosso povo, o que fazemos com eles? Vocês imaginam o crescimento explosivo, por um lado Judá está sendo oprimido pelos Romanos, e de repente veem que está havendo um crescimento explosivo nas sinagogas, e cada vez mais judeus e judeus, o que será que vai dizer o imperador? Então os apóstolos disseram: O que fazemos fazer com essas pessoas?

Porque se eles forem aos judeus vai se torna outro grande problema, uma serie de implicações, porém a maneira que os apóstolos entendem e principalmente Tiago é: Isto que está acontecendo é exatamente o que disse o profeta Amós, porém temos que conhecer o que disse Amós. O Profeta Amós disse que depois que o Eterno dispersasse ao povo de Yisrael, nos últimos tempos ao trariam de volta, que Ele levantaria o tabernáculo caído de David, isto é o que disse Amós.

Então isto quer dizer que, Tiago ao ver estes gentios ele não está pensando que são gentios, não estava pensando que eram brasileiros, americanos, mexicanos, argentinos e etc. Tiago está pensando e vendo que esta multidão são hebreus e por isto estão voltando.
Voltamos a Apocalipse 1:1 a Revelação de Yeshua HaMashiach.  Ok a nível de revisão, o que significa a palavra Revelação? Implica desposar-se, exilar e restaurar.

O que implica o Nome Yeshua? Salvação e salvação é restaurar o que se havia nos tirado, e fazer voltar da ameaça da existência

Apocalipse 1:1  Revelação de Yeshua o Messias, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

E aqui esta frase que disse aqui “a qual Deus lhe deu” e o que implica isto que Deus lhe deu? Isto quer dizer que Yeshua não nasceu sabendo de tudo, ele não nasceu já sabendo que ele era o Messias e entendendo tudo que implica ser Messias, porém Deus lhe deu esta revelação e vamos saber de qual maneira o Eterno lhe deu, porque Ele não nasceu sabendo de tudo, ele foi feito semelhante a nós em tudo, ele teve que estudar para aprender e descobrir-se a se mesmo nas Escrituras.

Você imagina o que será isto? Você imagina que assim com nossos filhos Yeshua estudava as Escrituras, o que será havido para Yeshua lendo os profetas, e será que ele estudava 1° Timóteo, Gálatas, Romanos, Filemon? Não, imagine Yeshua estudando o Antigo Testamento e escutando todos os dias de repouso nas sinagogas?

Imagine se nós já nos emocionamos ao saber que nós somos parte deste povo, que nós já estávamos nos planos Divino? E imagine você estudando como Ele e descubra que Ele é o Messias? Que ele é o autor que vai levar a cabo esta redenção? E como podemos saber que Yeshua descobriu assim?

Hebreus 2:17  Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.

 Ou seja, o Messias tinha que ser semelhante me tudo.
Também tem outra passagem que é mais contundente a respeito aonde depois da festa da Páscoa procuravam a Yeshua e não o encontravam, e veja que curioso que eles andam buscando a ele por três dias e não o encontram.

Lucas 2:46  E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.

  Ou seja, Yeshua estava no meio dos exper na lei de Moisés, e será que Yeshua disse: Vocês não tem nada para mim ensinar? E o que ele estava fazendo ai? Escutando a eles com 12 anos de idade, Yeshua estava ouvindo-os e perguntando-lhes. E para o que será que Yeshua estava perguntando aos doutores da lei se ele é o Messias, se ele sabe tudo? Não ele teve que aprender, teve que ser semelhante em tudo, teve que estudar, teve que aprender, teve que escutar a palavra, porque? Porque a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus.

Ok, então disse que Yeshua estava ouvindo a fazendo perguntas. Porém no verso 47 aparece algo curioso

Lucas 2:47  E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.

 Então aqui está um pouco estranho, porque por um lado diz que Yeshua estava fazendo perguntas, e por outro lado diz que os doutores se maravilhavam da suas respostas, porque será? Se você não conhecer como funciona o estudo no judaísmo, você não vai entender isto. No judaísmo o estudo não é um sermão, um sermão e o que eu digo tem que ser assim e ninguém pode falar, ninguém pode perguntar nada, não é assim.

É ok! Eu estou falando, estou comentando isto das Escrituras, porém se abre um tempo para que possa fazer perguntas. Então se Yeshua lhes fazia perguntas, como será que respondia estes doutores da Lei, esses rabinos a um menino de 12 anos? Será que eles lhe davam a resposta? Não, eles não respondiam, eles respondiam fazendo outra pergunta.

Então Yeshua está fazendo perguntas e os rabinos lhe fazem outra pergunta, então o Messias começa a responder a eles, e ao responder é quando eles se surpreendem, se maravilhavam do conhecimento e inteligência do Messias, da sua capacidade de captar tudo.  Então os pais de Yeshua lhe encontra ai conversando com os doutores da Lei, disse o Verso 48

Lucas 2:48  E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
Lucas 2:49  E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?

Uau que resposta, porque quais são os negócios do Eterno? Ouvir sua palavra e perguntar. Isto são os negócios do teu Pai. Se você não escuta e não pergunta, você nunca vai aprender. Assim que, se toda tua infância e toda tua juventude por nascer numa cultura distante a isto, se você tem estado em um contexto no qual te tem criticado fazer tantas perguntas, então agora você já entende porque sois diferente. Se até este momento não se sentiram satisfeito as perguntas que tu fazes, é sinal que você está em boa companhia.

Se tem dito a você em toda tua vida: Olha deixe de perguntar, não faça mais perguntas, você está me deixando nervoso. É necessário fazer perguntas para aprender. Então o que disse Yeshua a seus pais?

Lucas 2:49  E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?
Lucas 2:50  E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
Lucas 2:51  E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.
Lucas 2:52 E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

Se Yeshua crescia em sabedoria, isto quer dizer que Ele não a tinha automaticamente, senão que ele foi adquirindo conforme crescia e estudava.
 A vida é um continuo aprendizagem, e se Yeshua necessitou crescer em sabedoria, se ele precisou aprender, se ele precisou escutar, se ele precisou fazer perguntas, então haverá um homem suficientemente preparado, com suficientes títulos teológicos para dizer:

Eu não preciso perguntar nada, a mim não me fale de teologia porque eu já sei de tudo. Que arrogância tão absurda. A revelação de Yeshua é para aquele que tem a atitude de servo, uma atitude humilde, é para aqueles que se faz como uma criança e não deixa de perguntar. A revelação de Yashua não é para aqueles que creem já saber de tudo. 

Mateus 11:25  Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

Um principio de sabedoria judaico disse o seguinte:

➙ Quem é sábio? É aquele que aprende de todas as pessoas

E eles até colocam um exemplo do ladrão, de que há que aprender do ladrão certas coisas. Eles dizem:

➙ O ladrão é muito perseverante, e mesmo que falhe e falhe ele volta de novo, e voltar a tentar novamente até poder entrar

Então há que aprender certas dentre todas as pessoas porque delas se pode tirar alguma coisa de bom.

Sigamos o exemplo de Paulo que disse:

1 Coríntios 9:19  Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
Ou seja, uma atitude de humildade de saber que vai aprender de qualquer pessoa




Apocalipse 1:1  Revelação de Yeshua o Messias, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

E aqui disse na parte final do verso: que brevemente devem acontecer.
Esta frase na perspectiva Divina é diferente a nossa, porque disse que brevemente devem acontecer e já se passaram dois mil anos e ainda não aconteceu?

1° Na perspectiva Divina é diferente a nossa, e desde a perspectiva de Deus, a redenção da humanidade se precipitou a partir de Yeshua o qual marca os dias vindouros

Hebreus 1:1  Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
Hebreus 1:2  A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Então segundo aqui os últimos dias começam a partir de Yeshua. Assim que isto marca os dias finais. Por outro lado quando diz: brevemente devem acontecerÉ uma vez que inicie o processo final da redenção aonde vamos estudar a partir do capitulo 4 aonde tudo acontecerá rapidamente. Porque se nós analisarmos a historia da humanidade, aonde se tem dado aos avanços mais rápidos de toda historia da humanidade? Quando começo o avanço exageradamente, que já não alcançamos?

Dos últimos 50 anos praticamente. Se nós observarmos a relação do estabelecimento do estado de Yisrael e o avanço exagerado da tecnologia e a ciência assim como Daniel disse, pois são nessas ultimas décadas. De 100 anos para trás nos daremos conta que na época dos nossos bisavôs, não é tão diferente a época de Abraão enquanto a economia, a agricultura. Porém de 100 anos para cá e existe gerações vivendo atualmente que ainda não tinha eletricidade, não tinha acesso a tecnologia, e de repente eu vejo por exemplo a minha mãe, ela em Recife e eu em Curitiba, e o fato de para ela estarmos nos vendo e falando através da tecnologia isto é uma loucura, porque em sua época nem telefone existia.

Assim que, a isto se refere, porque uma vez que se inicie o processo da redenção que está totalmente relacionada com o retorno do exílio de Yisrael, então as coisas brevemente devem acontecer. Assim devemos estar muito na expectativa porque agora nós temos o potencial de que, tudo que estar dito ai, as pragas, as destruição que vem, estar possível de cumprir-se toda destruição e de tudo que se fala em Apocalipse.

Este revelação o Eterno deu a Yeshua, Yeshua entrega a um anjo e o anjo da a João. E com isto concorda as palavras de Paulo a Timóteo

1 Timóteo 2:5  Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Yeshua o Messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário