segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014


A qual ramificação do Judaísmo você pertence?

Resposta:

Primeiramente obrigado por nos confiar suas dúvidas, e para mim é um prazer responder Todas as perguntas que implicam etiquetas ou títulos não é muito adequado responder de maneira tão superficial, pois o Judaísmo Messiânico na realidade foi um titulo que foi posto do final do século 19 e ao principio do século 20, quando alguns judeus europeus de alguma maneira começaram a examinar algumas escritos e começaram a crer no Messias, e começaram a criar uma raiz dentro do judaísmo cujo o ideal é que chegasse a ser aceitado dentro do judaísmo tradicional. 

Então para poder se diferenciar do judaísmo tradicional que não aceitava Yeshua (Jesus), este grupo de lideres dentro do judaísmo que criam em Yeshua (Jesus), decidiram colocar a etiqueta a seu judaísmo de Judaísmo Messiânico. E desta maneira se formou esta raiz que atualmente já há uma aliança de judeus Messiânicos dentro de Israel. Porém desde a minha perspectiva, desde a minha humilde opinião isto foi uma pedra de tropeço para o restante do judaísmo, porque no momento em que se colocou uma etiqueta deJudaísmo Messiânicoautomaticamente foi como manifestar que estamos crendo no Jesus do cristianismo, foi uma coisa desnecessária porque se analisamos o judaísmo de 2.000 anos atrás, o judaísmos dos apóstolos que eram judeus, pois eles mesmos não colocaram este titulo de “Judeus messiânicoseles seguiram se considerando parte do judaísmo, seguiram sendo parte da comunidade judaica, eles não usaram este titulo. Os judeus daquela época que creram em Yeshua (Jesus) como Messias, eles mesmos não se auto colocaram nenhum titulo, porque já havia muitas perseguições e promover mais não valia apena.

Então é um pouco desnecessário colocar ao judaísmo o nome de Messiânico, porque o Judaísmo de antemão já é Messiânico, não precisamos dizer Judaísmo Messiânico porque o Judaísmo de entrada é uma fé cuja a finalidade é a chegada do Messias Filho de David. Não se faz necessária colocar um apelido a mais no Judaísmo.

Eu particularmente não me etiqueto de Judeu Messiânico como algo extra, simplesmente reconheço que com ser judeu automaticamente creio nas palavras dos profetas de que o Messias virá, que o Messias Filho de David vai reinar sobre as 12 Tribos de Israel e isto é mais que suficiente. Se eu me coloco uma etiqueta de Judeu Messiânico, automaticamente a conversa se encerraria cada vez que eu quisesse falar com um judeu tradicional no qual tenho amigos aqui em Curitiba no momento que eu me titulo como Judeu Messiânico.

Isto é um pouco como o que se dá entre os católicos e os protestantes, que quando um protestante trata de falar com um católico e de entrada se apresenta dizendo "sou cristão evangélico", automaticamente o católico já se coloca na defensiva, porque o católico ver os evangélicos traidor porque o evangélico saiu da igreja mãe do cristianismo. Então é algo assim dentro do contexto judeu.

Atenciosamente Yashar....

Um comentário: