sábado, 1 de fevereiro de 2014

1 Coríntios 7:3-40 - Leis Divinas para o Matrimônio e o Divorcio








Pai te agradecemos por tuas instruções, por tua palavra. Porque Eterno, a quem iremos, se somente Tu tens palavras de vida eterna. Quem poderá instruir-nos, quem poderá nos ajudar a decidir o que é melhor, o que é bom. E quem melhor que Tu, que criaste a vida, que criaste todas as coisas, quem melhor que tu, pode nos instruir-nos acerca das prioridades, acerca da maneira de vivermos. Quem melhor que Tu Eterno Adonai.

Adonai, seguindo as filosofias deste mundo, temos vividos bastantes desilusões, frustrações , tanto sofrimento do qual já estamos cansados, e o único que temos colhido é, o que semeamos, é o que foi plantado em ignorância, em rebelião aos teus mandamentos.

Te pedimos Pai, que sejamos uma geração que reverta o dano, que a causado os princípios desde mundo, que cortemos qualquer tipo de maldição, qualquer tipo de repercussão, de consequência a causa da nossa ignorância, da ignorância dos nossos pais, da falsa informação que recebemos, e que, a partir de agora, que a partir dos nossos filhos, se restaure o modelo da tua Sagrada Escrituras, que se restaure as coisas como Tu pensaste desde o principio, desde de quem criaste a Adão e Eva, desde que, Tu estabelecestes essas leis santas, puras para ter sociedades aonde Tua paz abunde, aonde não há dor, aonde não tenha mais sofrimento, aonde não haja crianças abandonadas, aonde não tenha a dor que causa a separação, o rancor, o divorcio, a infidelidade, o adultério.

Sociedades que sejam purificadas por tua palavra, isto te pedimos Pai pelos matrimônios, por aqueles que em algum momento da sua vida, se casaram cheios de ilusões, cheios de sonhos, e que o tempo lhes tem causado dor, que estão em uma fase de desilusão, que Tu dê a essas pessoas Pai, teus princípios, tuas leis, que ao colocá-las em praticas, possam ser restaurados os lares, te pedimos no Nome de Yeshua Amém....




1 Coríntios 7:1  Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
1 Coríntios 7:2  Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. 
1 Coríntios 7:3  O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.

A palavra benevolência, se refere a pagar o dever conjugal. Porém, ao que se refere isto do dever conjugal? O que significa isto, de o marido e a mulher, pagarem o devido dever conjugal? No versículo 4 vai explicar um pouco melhor, porém isto também tem a ver com o compromisso que se leva a cabo. Lembrando que, Paulo está ensinando desde um contexto judeu, e dentro do contexto judeu, tem um dever, há um pacto de compromisso que se leva ao cabo na hora de se casar, que é a famosa Ketubah.

E a Ketubah, é um documento escrito, que se firma com duas testemunhas, e neste caso, são os deveres que se compromete os maridos neste caso. E vamos ver uma copia deste Ketubah, aonde jovem faz uma declaração de compromisso com sua futura esposa. Este era o documento que José entregou a Miriam, na hora de se casar com ela.

No dia______  da semana, o _________ dia do mês ______ No ano  2012______ desde a criação do mundo, a era segundo a qual computamos aqui na cidade de ______________ que ________ Filho_________ disse a esta (virgem) _________ filha de ____________ Seja minha esposa segundo a lei de Moisés e Yisrael, eu trabalharei, te honrarei, te alimentarei, te manterei de acordo ao costume dos homens que conhecem e temem ao Deus de Yisrael, que cuida, honram, apoiam e mantêm suas esposas fielmente. Cumprirei minhas obrigações econômicas para contigo, segundo a Lei de Deus, assim como a comida, vestimenta, necessidades vitais e deveres conjugais.

Ao qual o marido está se submetendo, a não se negar, a não se privar. E a senhora ________esta (virgem) consentiu e veio a ser sua esposa. Trazendo da casa dos seus pais, prata, ouro, valores, roupas, tudo isto_____O noivo de forma espontânea, se compromete diante de Deus e das testemunhas presentes, firmar este documento, a entregar todos seus bens a sua esposa, e lhe faz a seguinte promessa de caratês incondicional e eterna. Que Deus castigue o não cumprimento, das condições e responsabilidade do presente pacto escrito. Alem do mais, o esposo se compromete a indenizar a esposa, com a quantidade de  ______, que seja suficiente, para que a esposa possa viver sem nenhum problema, pelo resto de sua vida.

Que Deus castigue o não cumprimento, das condições e responsabilidade do presente pacto escrito. Alem do mais, o esposo se compromete a indenizar a esposa, com a quantidade de  ______ que seja suficiente, para que a esposa possa viver sem nenhum problema, pelo resto de sua vida.


O Noivo diz em voz alta:

Haré at mekudeshet li betabaat zo kedát Moshé veyIsraela.

"Seja minha esposa segundo a lei de Moises e Yisrael"

Assim era o documento de bodas daquela época. Imagine se atualmente, o contrato de bodas que se lava a cabo, fosse assim.

"Seja minha esposa segundo a lei de Moises e Yisrael"

Haveria os problemas que temos? Lógico que não.

Seja minha esposa segundo a lei de Moises e Yisrael, eu trabalharei, te honrarei, te alimentarei, te manterei de acordo ao costume dos homens que conhecem e temem ao Deus de Yisrael, que cuida, honram, apoiam e mantêm suas esposas fielmente.

Comentários: Ou seja, isto é um valor com garantia, é o mesmo que comprar uma Mercedes Bens

Cumprirei minhas obrigações econômicas para contigo, segundo a Lei de Deus, assim como a comida, vestimenta, necessidades vitais e deveres conjugais.

Comentários: E aqui se menciona as mesmas palavras que Paulo, mencionam em 1° Coríntios 7. Ou seja, está falando de dinheiro, de comida, de vestimentas, e está falando de deveres conjugais. E estes deveres conjugais, se refere a intimidades sexuais, ao qual o marido está se submetendo, a não se negar, a não se privar.

E a senhora ________esta (virgem) consentiu e veio a ser sua esposa. Trazendo da casa dos seus pais, prata, ouro, valores, roupas, tudo isto______O noivo de forma espontânea, se compromete diante de Deus e das testemunhas presentes, firmar este documento, a entregar todos seus bens a sua esposa, e lhe faz a seguinte promessa de caratês incondicional e eterna.

Comentários: E aqui vem uma promessa, aonde o noivo se compromete, e se coloca como uma garantia em caso de que ele não cumpra, aonde se coloca uma quantia em dinheiro.

Que Deus castigue o não cumprimento, das condições e responsabilidade do presente pacto escrito. Alem do mais, o esposo se compromete a indenizar a esposa, com a quantidade de  ______, que seja suficiente, para que a esposa possa viver sem nenhum problema, pelo resto de sua vida.

Comentário: E este documento depois de firmado, quem guardava era a sogra do noivo, e se o marido não cumprisse aquilo que ele firmou neste documento, ela poderia ir diante dos juízes de Yisrael, e acusar o genro. Então isto era o contrato matrimonial, e uma vez que se firmava este contrato, praticamente estavam casados, e agora sim, o esposo ia preparar a morada, preparar lugar para depois tomar sua esposa, para leva-la a casa do seu pai, porque? Porque geralmente se usava sociedades patriarcais, nas quais o patriarca da família, tinha propriedades, tinham terrenos grandes, e quando os filhos iam se casando, então o pai dava um pedaço do terreno, e o esposo deixava o pai e a mãe e saia de sua casa, porém viviam como numa espécie de vilas, de comunidades, e daí continuavam a preservação dos bens da família.

Então, o noivo uma vez que se casava, uma vez que já se desposava, então ele dizia a sua esposa, vou preparar lugar para você, e se eu for, voltarei outra vez e de tomarei para mi mesmo, para te levar a casa do meu pai. E na casa do meu pai há muitas moradas. Então eu vou preparar lugar para você e volto por ti. Este período de tempo, era mais ou menos de um ano, que o noivo levava para fazer tudo isto, enquanto a esposa estava fazendo o que? Ela começava a se preparar, a preparar seu vestido, se embelezando, aprendendo os últimos detalhes da mãe, das tias, todo mundo lhe instruindo, e ela tinha que estar pronta porque? Porque o esposo podia chegar em qualquer momento, não avisava exatamente a dada em que ele iria chegar.

Então, de repente o esposo chegava com os amigos em qualquer momento, sem avisar a esposa, e normalmente chegava a meia noite, e por que? Porque o esposo chegava por sua mulher, já quando na casa do seu pai, já havia arrumado os preparativos para o banquete de bodas. E neste período em que o filho estava preparando sua casa, e naquela época não tinha o conceito de, aqui vamos pintar de verde, vamos colocar a TV de plasma aqui, não, não tinham estes conceitos, era preparado uma morada simples, no campo e ai viviam. E se agente voltasse ao modelo antigo escritural, de o que precisamos para viver, ou seja, em términos práticos, o que precisamos para viver? Por isto que hoje em dia, os jovens veem isto tão distante, (ah daqui que eu chegue a ter a casa, os moveis e etc. isto vai demorar uns 10 anos) porém, se pensarmos de uma maneira simples, pensar no que preciso para viver? E ai a pessoa vai eliminando coisas que são supérfluas, coisas que não tem sentido.

Então, o jovem estava ai construindo a casa, e que classe de casa se construía neste época? Eram casas bem simples, sem todas as complicações que agora existe, e o pai desse jovem ficava observando a construção, e quando o pai dizia a seu filho, que a casa estava pronta, então ele mandava seu filho ir buscar a sua esposa. E por isto disse as Escrituras sobre a volta do Messias, que o dia e a hora ninguém sabe. Então, o pai era quem tinha que dizer ao filho quando ele estava pronto, para buscar sua esposa. E neste período que o filho estava construindo a casa, o pai estava mandando presentes a esposa do seu filho, e isto tem a ver com os famosos dons do Espírito Santo, enquanto estamos aqui em espera do Messias, estamos recebendo os dons espirituais, e para o que? Para nos preparar-nos, para que possamos estar prontos para o dia das Bodas.

Então, a maneira que o esposo chegava, para buscar sua esposa, chegava em um momento emocionante, a meia noite, na escuridão, ele chegava com um chifre de Carneiro, e quando ele estava se aproximando aonde estava a esposa, ele tocava o shofar, tu tu tu tu tu tu tu, e a esposa tinha que estar pronta, e quando ela escutava, era uma festa só, uau ele já chegou, e começava uma emoção impressionante. Ai o esposo a pegava, começa os bailes, ele levava ela nos braços a casa do seu pai. E quando chegavam, a festa já estava organizada, a casa já estava preparada, e em quantos todos estavam se divertindo com a festa, o casal entrava na sua casa para consumar o matrimonio, tendo sua primeira cena intima. E uma vez que se consumava, eles saiam e iam se alegrar com os convidados na festa, que eram festas que duravam uma semana. E ai tem aquele contexto de João 2 que se acabou o vinho, das bodas de Caná e a festa continuava. Então, este era o contexto das Bodas na antiguidade.

A pergunta é: O que nos impede, de restaurar as coisas como eram? Porque não podemos fazer as coisas, como se faziam naquela época? Porque não podemos fazer as coisas, como se fazia nos tempos Bíblicos? Tem algo que nos impeça? Não, não tem nada que nos impeça, então, podemos voltar a este modelo original. Então, neste contexto de um período de um ano antes que se consumasse o matrimonio, ai neste período se achou a Miriam que estava grávida, e por isto que, quando o anjo lhe aparece a ela, e a diz que ela vai ter um filho, e ai ela fica em choque e ela diz, como é possível se eu nunca conhece varão, ou seja, nunca tive relações, e o anjo lhe diz que vai ser um ato sobrenatural, porque o que dela iria nascer, seria chamado Filho de Deus. Então José quando a ver que ela estava grávida, e ouve ela dizer que está grávida do Espírito Santo, imagine a cara de José, porém José não acreditou nela, porém diz a Bíblia que ele a amava, e como ele a amava, decidiu deixa-la em secreto, ou seja, decidiu se divorciar dela, ele tinha que lhe dar um documento de divorcio, e deixa-la ir embora e porque? Porque se a sociedade soubesse que ela estava grávida neste período de tempo, ela era apedrejada, porém José a amava, não queria que nada lhe passasse, então decidiu deixar Miriam em secreto. Então, este era o contexto das bodas.
Então, vamos voltar a 1° Coríntios 7:3

1 Coríntios 7:3  O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.

E já entendemos o que é que significa o marido pagar a devida benevolência a sua esposa. E aqui Paulo amplia no versículo 4

1 Coríntios 7:4  A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

Em outras palavras, o corpo tanto do marido, como da esposa, em um momento em que entraram num pacto matrimonial, pois ambos se entregaram, ou seja cada um pertence ao outro. E aqui entra uma pergunta, que é comum nesses temas, e alguém pode pensar, Bom se o teu corpo me pertence, então deixa-me usá-lo, porque é meu corpo, então, me deixa usar como eu bem quiser.

Então aqui pode sair a pergunta: Até que grau você pode não tem que dizer nada, e que o teu conjugue use teu corpo, que é dele como queira, e fazer o que queira com teu corpo, que já não é teu corpo somente, é dele também, então, até aonde? Bom, se estamos falando que ambos estão debaixo de um julgo, de instruções divinas, se estamos falando que, ambos estão dentro de leis especificas do matrimonio, tem um capitulo no livro de Levítico, que é o capitulo 18, e ai junto com este capitulo 18 de Levítico, estão todas as leis que se encontre na Toráh, desde de Gênesis a Deuteronômio, todas aquelas leis que você encontre ai, são as leis debaixo as quais, você tem autoridade sobre o corpo do seu esposo.

Quer dizer, nenhum pode usar o corpo do seu conjugue, para coisas proibidas pela mesma lei divina, não vamos falar explicitamente de cada coisa, porém, tanto a lei como o mesmo testemunho da tua consciência, e na consciência do teu conjugue, te vai dizer até que grau em matéria de que se permite e se proíbem em uma relação de intimidade, e isto é algo que, tanto as leis da Toráh, como tua consciência, e não somente tua consciência, senão a consciência do teu conjugue, o pode determinar. Porque temos duas opções, bom, na minha consciência eu não tenho nenhum problema, fazer isto, porém o conjugue diz: Eu sim, eu tenho problemas neste sentido, então, ai é aonde entra o amor, entra a compreensão, entra o rompe com o egoísmo, com seu próprio pensamento. E quando um já pensa neste sentido, então já se pode levar a cabo uma livre de egoísmo, livre de pensar em si mesmo, sempre pensando no bem estar do outro.

Então, quando disse aqui em 1 Coríntios 7:4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido.

Bom, não é dando passe livre ao outro, é considerando que o outro é crente, é compassivo, tem temor do Eterno, e tudo que se faça, vai ser feito baseado nessas leis, nesta consciência e em um desejo genuíno de amar, de prazer com o parceiro em todos os sentidos. Então, quando seguimos a regra do amor e do ver primeiro pelo bem estar do outro, isto vai automaticamente determinar o que se permite, e o que não se permite. E creio que este principio abarca todas as coisas. Na carta aos hebreus 13:4 disse:

Hebreus 13:4  Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.

E veja que interessante, porque disse: Venerado seja entre todos os matrimônio e o leito sem mácula. Ou seja é algo bom, e no livro de Cantares nos fala de muito romance, e incluso de muito erotismo este livro de Cantares de Salomão. Porém, por outro lado, este texto aqui de Hebreus nos disse que, o leito nupcial seja sem questões de fornicações, de prostituição, ou seja, coisas proibidas pela mesma Escritura, e coisas que são imitações de praticas mundanas. Ou seja, por um lado a Bíblia fala de erotismo, e fala de romance, também vai de contra praticas meramente cananeias, de um sentimento de consciência de pureza e de santidade, que Deus tem colocado em cada um de nós. Então, isto é um nível que cada conjugue tem que orar, tem que se comunicar, e quando existe um compromisso de amor, isto pode marcar os limites em um acordo de amor.

E o verso 5 é muito importante, porque aqui vai entrar leis das quais éramos totalmente ignorantes, nós que viemos de um contexto não hebreu.

1 Coríntios 7:5  Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

E aqui quando diz: "Não vos priveis um ao outro" ao que se refere? As relações de intimidade sexuais. Então pensando que aqui estamos entre adultos, um dos temas de maior rompimento nos matrimônios, um dos temas por onde começa os gritos, o sentir rancor, ressentimentos, é o tema da incompatibilidade de impulso, de desejo, de intimidade. Ai é aonde começa os problemas, e sobre tudo a uma certa idade, quando vem a idade de cambio hormonais, tanto a mulher quanto ao homem, começa a ter este tipo de problemas. E esta é uma das principais causas, e não é que seja a principal causa do desencanto, de ressentimentos e de divorcio, e porque? Porque é muito difícil manter os dois no mesmo nível de desejo, no mesmo nível de atração, é muito difícil, e sobre tudo quando estar ai os filhos, as adversidades, o trabalho e tantas outras coisas, é difícil manter sempre um mesmo desejo.

A pergunta é: Você acredita que isto o Eterno não sabe? Você sabe que Deus previu de antemãos, que nem sempre o casal vão estar querendo estar juntos, e que há mudanças no corpo, que já não é o mesmo que o da etapa da lua de mel? Você acredita que Deus já tinha previsto isto? E o que o Eterno estabeleceu para prevenção, de todos esses conflitos de compatibilidade no desejo? De qual maneira, o Eterno regulou isto, para se assegurar de que, nem sempre vai haver um desejo mutuo no conjugue. Então, quais seriam as leis estabelecidas neste contexto?

Bom, Paulo aqui ele está citando algo, adicional a essas leis que Deus já previu de antemão, e quais são essas leis? São as leis que se encontram em Levítico capitulo 15, versículos 19 ao 31, que vamos ler agora, e não importa o quanto você ame a seu conjugue, não importa o quanto anos vocês passem enamorados, e etc., porque a verdade é, que tem momentos que preferimos que estivéssemos sozinhos, e o problema é não conhecer que a Toráh está vigente, e que Deus já proveu uma maneira amorosa, de nos dar este espaço que cada um de nós necessitamos.

Levítico 15:19  Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.

E quando diz aqui, que será imundo até a tarde, é no sentido que a pessoa não estará apta para entrar no Templo, porque naquela época para uma pessoa entrar no Templo, tinha que seguir certas regras, certas leis de pureza de rituais para poder entrar, e aqui é um momento em que, se a pessoa tocasse numa mulher nos seus dias de menstruação de Nidá, ela não poderia entrar ao Templo neste momento, até que chegasse o período de purificação. Então, a mulher quando começa a menstruação, ela estaria por sete dias separada, e o sinal para se apartar em cada mês, era quando aparecesse o fluxo de sangue, e a partir desde momento ela se apartava por sete dias.

 Levítico 15:20  E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo.

E aqui está outra vez falando de impurezas de rituais

Levítico 15:22  E qualquer que tocar alguma coisa, sobre o que ela se tiver assentado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.

Agora esta impureza saia, uma vez que a pessoa se banhasse com água, então esta impureza saia. E é difícil estabelecer de maneira exata, os significados dessas leis, porque a Bíblia não nós dá mais informações. Então, o único que podemos deduzir, é que por alguma razão, e eu imagino que tinha a ver com a santidade do Templo, e santidade está relacionado com higiene, a santidade desde a perspectiva hebreia, também tem a ver com limpeza, com higiene, uma pessoa santa, consagrada a Deus também implica, que a pessoa seja muito limpa, porque a limpeza está relacionada com a santidade.
Então, o Templo por ter tantas pessoas que assistiam ai, tinham que estarem em um estado de limpeza, de higiene como se fosse um hospital, porque imagine você ai dentro do Templo 2 milhões de pessoas reunidas, e se estão sujos, se trazem algum tipo de enfermidade, então imagine o que se passava com todo acampamento, com todo esse povo lá dentro. Então, como o Templo era um lugar publico, tinha que se manter um super higiene, uma super pureza para evitar possível contaminação de todo o povo. E cientificamente, está comprovado que a mulher nos seus dias de período de menstruação, está mais exposta a ter um tipo de infecção. Então, longe de ser uma questão de se apartar porque tenha algo mal, é ao contrario, é para protegê-la, para evitar alguma coisa que possa se contagiar, então se preservava ai por sete dias.

Levítico 15:23  Se também tocar alguma coisa que estiver sobre a cama ou sobre aquilo em que ela se assentou, será imundo até à tarde.
Levítico 15:24  E se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será imunda.

Ou seja, se houvesse um contato com a mulher e especificamente com o sangue, esta pessoa também estará se purificando por sete dias. E devemos lembrar, que as condições naquela época, não era as condições atuais de limpeza, viviam em deserto, então, o Eterno tinha que cuidar e preservar o povo. E a partir do versículo 25, é como que vai tratar de um tema muito especifico, em um caso especial, que é a mulher, que segue com seu fluxo de sangue por muitos dias, fora do tempo do seu costume. Ou seja, no primeiro caso quando uma mulher tem o seu período, normalmente dura de três a cinco dias, e as Escrituras está contemplando sete dias como o máximo, e em um caso de uma mulher saudável, é até sete dias que pode durar o período, se depois dos sete dias parou a regra, o fluxo, então simplesmente se levava a cabo um banho ritual, simplesmente se purificavam por uma questão de higiene, e depois disso já podiam se apresentar no Templo, já podia voltar a ter relações com o esposo. Porém, a partir do versículo 25, se agrega um caso em especial.

Levítico 15:25  Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação

Ou seja, ela teria que estar separada, e ai está o caso da mulher do fluxo de sangue, que tocou no manto de Yeshua, e isto é algo grave e porque? Porque alem de não pode entrar no Templo, não podia ter intimidade com seu esposo, e neste caso quando passa mais de sete dia, tem uma provisão especial se todo o tempo do seu fluxo dura oito, nove ou dez dias, ela estará apartada

Levítico 15:26  Toda a cama, sobre que se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será imunda, conforme a imundícia da sua separação.
Levítico 15:27  E qualquer que a tocar será imundo; portanto lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.
Levítico 15:28  Porém quando for limpa do seu fluxo, então se contarão sete dias, e depois será limpa.
Levítico 15:29  E ao oitavo dia tomará duas rolas, ou dois pombinhos, e os trará ao sacerdote, à porta da tenda da congregação.
Levítico 15:30  Então o sacerdote oferecerá um para expiação do pecado, e o outro para holocausto; e o sacerdote fará por ela expiação do fluxo da sua imundícia perante o SENHOR.

Ou seja, aqui se tomava uma oferta em especial e porque? Por alguma causa ela está tendo uma enfermidade, ou algo irregular que está fazendo com que a mulher tenha esse fluxo fora do normal. Então, o versículo 28 que nós lemos, vou contar como faz a tradição ortodoxa, os rabinos para evitar a possibilidade de transgredir este mandamento, eles calcularam da seguinte maneira. Eles calcularam que não importa quantos dias dure os dias de fluxo da mulher, que geralmente são cinco dias, e uma vez que o fluxo para, eles estabeleceram uma lei qual se aplica o versículo 28, ou seja o versículo 28 se aplica a todos os casos. Quer dizer, mesmo que seja um período regular da menstruação, de todos os modos se aplica o versículo 28 que disse:

Levítico 15:28  Porém quando for limpa do seu fluxo, então se contarão sete dias, e depois será limpa.

Ou seja, se toma os dias da regra, mais sete dias a parte, que já será ao redor de 12 dias. Então, dentro da tradição judaica, dentro do judaísmo ortodoxo, se guardam pelo menos 12 dias de separação da mulher, baseados neste versículo 28, aonde eles agregam a primeira parte. Ou seja, o judaísmo ortodoxo ensina isto como um cerco de proteção, para evitar a possibilidade de transgredir este mandamento. Ou seja, se metem no contexto do versículo 28 a uma mulher aonde seu fluxo é normal. Porém, se lermos o texto de maneira natural como que estar falando de dois casos indistintos, porque, por um lado está falando da mulher com um período regular, e logo está falando de uma mulher com um período irregular, aonde seu período de fluxo dura mais tempo que o normal.

Também, existe setores dentro do judaísmo Caraita, que dizem que não, que são apenas sete dias. Porém, o meu entendimento do texto, se agente seguir o texto tal como ele segue, de maneira natural, pois vemos de maneira clara, pelo menos isto é o que eu entendo, que o versículo 25 nos fala de um caso especial.

Levítico 15:25  Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação....

Ou seja, neste caso especial, todo tempo que dure a mulher o seu fluxo de sangue, ela tem que se manter apartada. E depois, dos seu sete dias, agora sim, ela pode ser reincorporada, e porque? Porque dentro do meu entendimento, se a mulher teve algum tipo de problema, algum tipo de enfermidade, por suposto que se requer um tempo de recuperação, por suposto que houve algo ai, algum tipo de infecção, ou seja, algo aconteceu que requer um tipo de mais separação. Porém no caso de uma mulher normal, sã que tem uma regra normal, o termino de separação, são sete dias.

Essas leis se conhece, como as leis de pureza familiar, e no que ajudar em uma relação matrimonial, o fato de que a mulher tenha um tempo a parte, um tempo para se separar-se, e um tempo em que, o contato entre o casal, não seja necessariamente neste contexto, não seja para não ter uma relação diferente, uma relação não baseada em costumes de contato físico, senão em entender os assuntos emocionais, assuntos espirituais. Então podemos ver que o Eterno já proveu de antemão, leis para o que? Para que o homem e a esposa tenham seu espaço. Porque há muitas mudanças hormonais na mulher durante este tempo, e Deus em sua soberania criou isto, para que cada um tivesse seu espaço a si mesmo. 

E nos matrimônios ortodoxos, nesses dias se utilizam baseado no que fala o texto sobre a cama aonde a mulher está num estado de impureza, então eles utilizam nesses dias, que eles dormem em camas diferentes. Também tem outro texto, que já, já vamos saber agora, e vamos saber qual é a consequência, de transgredir este mandamento, estamos falando de algo serio, e muito serio a perspectiva Divina, porque alguém poderia dizer: E o que acontece, se nesses dias eu não cumpro esta lei, e estamos falando de pessoas que estão em pacto com Deus, de pessoas que voluntariamente se submeteram a essas leis, e o que acontece se alguém transgride esta lei, nesses tempos do costume da mulher, aonde se tem relações com a mulher.

Levítico 20:18  E, quando um homem se deitar com uma mulher no tempo da sua enfermidade, e descobrir a sua nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão extirpados do meio do seu povo.

Ou seja, este é um pecado de karet, ou seja é um dos pecados de morte, é um pecado de expulsão da congregação de Yisrael. Estamos falando de algo muito serio, e porque haverá uma consequência tão grave, a uma situação assim, quer dizer, que Deus tem muita seriedade em que, o esposo e a esposa em um tempo se separe, existe algo de caráter divino, que Deus quer prevenir para prover ao matrimônio, uma regra que um tempo durante o mês, ambos tenha um tempo para ficar cada um em seu lugar, ou seja, a parte. E até a mesma natureza, a reação no corpo, no temperamento, nas emoções de uma mulher, neste período muda. Então, se neste momento há uma separação, é um momento para renovar, e para uma vez mais, para restaurar o desejo de ambos, neste momento a mulher requer de outro tipo de intimidade, requer de carinho, requer de atenção, e os homens que temos a tendência, de sempre estar pensando nisto, também é um tempo para que, nós homens se aproximemos da mulher de outra maneira.

E estes sete dias de separação, vai produzir um desejo, e uma vez que passe esses dias, o desejo é renovado, então não é uma rotina de, sempre a mesma coisa, sempre a mesma coisa, porque há tempos na relação, tempos de separação, tempos de unidade, há tempos que a mesma pausa que se toma, vai motivar a relação para depois voltarem a estar unidos. Agora, tem alguma pessoas dentro do judaísmo ortodoxo, que de plano domem em habitações diferente, ou pelo menos em cama diferentes, em camas separadas durante esses sete dias. Então, se a gente lermos de maneira natural este versículo 18, porque nós poderíamos interpreta-lo como disse:

" E, quando um homem se deitar com uma mulher no tempo da sua enfermidade "

ou seja, só o fato de dormir, já poderíamos interpretar que, dormir juntos já está mal, porém o verso continua dizendo

"E, quando um homem se deitar com uma mulher no tempo da sua enfermidade, e descobrir a sua nudez"

Ou seja, são as duas coisas juntas. Então, se alguém tem problemas, e diz: sabe que mais, o melhor para não me complicar, eu nem vou dormir com minha esposa, isto está bem, e porque? Porque tudo que se faz para proteger, para preservar, está bem. Porém, o contexto é dormir para fazer algo especifico, ou seja, dormir para descobrir a fonte do sangue da mulher, ou seja, se nesses dias, se a fonte do sangue da mulher é descoberto, ou seja, se tem contato com a fonte de sangue, e obviamente é para algo, então este é o pecado especifico de karet, de morte, ou seja, se castiga com uma separação do povo de Yisrael. Então na realidade do texto, a transgressão é descobrir a fonte do sangue da mulher, em outras palavras, é ter relações, tocar incluso a fonte do sangue, também está transgredindo. Porém se alguém diz: Bom, para evitar a possibilidade, melhor é nos separar durante esses dias, e isto é algo que tem que se fazer de mutuo acordo, e não há nenhum problema.

 Agora, o que passa quando chega o tempo, aonde já não tem mais a regra, aonde não tem mais o fluxo de sangue? Nesses caso o que se aplica? Vamos voltar a 1 Coríntios 7, aonde contempla essa possibilidade, que adicionalmente, ou mesmo que não tenha parado o costume, ou seja, já teve os dias da separação da mulher, que Deus já proveu  para renovar o desejo, o entusiasmo, teu anelo de estar com o marido, e adicionalmente a isto.

1 Coríntios 7:5  Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

E aqui entra o mutuo consentimento. Ou seja, a parte dos sete dias a mulher diz: sabe que mais, eu quero ter um tempo sozinha, não quero estar pensando nessas coisas, e somente a uma causa para poder fazer essas coisas, e aqui está " para vos aplicardes ao jejum e à oração" esta é a única razão pela qual, um membro do conjugue pode dizer: Olha fulano, eu quero passar uns dias de jejum, de oração, de buscar a Deus, quero me focar completamente a isto. Porém, qual é o requisito para fazer isto?

"Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo"

Assim que, já temos uma lei para a separação, nesses dias de separação já está estipulado pelo Eterno, e ai não há volta. Porém, se adicionalmente a isto, um dos dois quer ter um tempo a mais para si, tem que ser de mutuo acordo, de mutuo consentimento, então se pode fazer. E no caso que já passou o período da regra, ai também podem tomar uma decisão de mutuo acordo e dizer: olha vamos tomar alguns dias ao mês, de juntos orar, de se focar no Eterno, na Palavra, em um tempo espiritual, e isto são decisões que ambos tomarão, e também pode ser abençoados por Deus ai, sempre que seja de mutuo acordo.

Porém "depois ajuntai-vos outra vez" ou seja, tem que ser um tempo marcado, não dizer, vamos fazer um acordo, vamos tomar um tempo indefinido, não isto não pode, o que pode é um acordo de tantos dias de jejum, de oração, e e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência"

Ou seja, ai é aonde pode entrar as tentações. Então, que nos parece a provisão de Deus para quebrar com a rotina, para romper com a monotonia, para voltar a acender a chama da intimidade, do desejo, para ter também um tempo a parte cada um de nós, que nos parece essas leis divinas? O que podemos acredita, se houvesse sucedido, ou que sucederia se todos os matrimônio, seguisse essas leis? Será que os casamentos, cairiam em todos os males que vemos continuamente? Por suposto que não. Então, assim que Deus já proveu os princípios, os mandamentos.

1 Coríntios 7:6  Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. 

Ou seja, Paulo está dizendo que não podemos acrescentar a Toráh, e ao que está se referindo, quando ele diz que isto não é mandamento? Ou seja, isto não foi o Eterno quem disse, porém eu digo por permissão, ao que está se referindo? Que tomem um tempo adicional ao tempo de separação de Deus, ou seja, se decidem ter um tempo extra, que seja de mutuo consentimento, isto não é mandamento, ou seja, vocês decidem.

Então uma vez em que resolvemos este assunto, a nível de intimidade, te garanto que esta área na vida matrimonial está bem, então vamos passar por alto todas as ofensas, ou seja, quando nós já temos o inverso neste área especifica com nosso conjugue, quando estamos com algum enjoou, com algo que não estamos contentos neste área, te garanto que qualquer coisa que faça nosso pareia, vai cair gordíssimo, ou seja, não se vê com os mesmos olhos, já vai estar assim como, não se aproxime de mim, porque já se trás um ressentimento nessa área muito sensível, muito importante. E por outro lado, se esta área na sua vida está bem, não importa o que faça, porque tudo vai se passar, ou seja, vai se ter outra atitude com o conjugue. Podemos nos dar conta com o conjugue, trás problemas nesta área, isto é super evidente, daí parte todos os demais problemas, porém, se seguimos as leis divinas neste área, se sanamos este parte intima, te garanto que esta área, será a pauta para que os demais, se componha. E, o único que temos que reconhecer é que, todos os problemas que trazemos no matrimônio, e sabemos que Deus aborrece o repudio, Deus aborrece o divorcio.

Então, quando você escute e estude essas leis divinas, e nossa relação se amargou de grande maneira, foi por não seguir leis, ou seja, não há desculpas, é culpa de ambos, porque é um pecado de ignorância, fomos ignorantes, não sabíamos isto, te garanto que os casais querem se separar por uma pasta de dente, está não é a razão pela qual um quer se divorciar do outro, e garanto que ninguém quer se divorciar, porque ele não está comprando as coisas suficiente que se quer, e porque, muitos no noivado, ou seja, muitos jovens que não conhecem o Deus de Yisrael, nem nada da Toráh, estão assim, como vivendo em dividir sua vida, porque nada lhe importa, porque estão vivendo o tempo de sua vida, porque neste área, está o que um sente pelo outro. Então, na parte da intimidade, é aonde se exercita, é aonde começa a raiz da amargura e de muitos problemas maiores, aonde estar a maior santidade, e Deus preserva esta área como uma das áreas mais importantes, ou é a área mais importante na área de intimidade, porque daí é aonde se deriva todas as coisas.

Então, se você começa a reconhecer que, foi na parte da intimidade aonde começaram os problemas, e esses problemas de intimidades, foram por transgredir uma lei divina por ignorância, então, o que podemos fazer para restaurar as coisas, para que se tenha esperança, que o matrimônio continue a diante? Que ambos reconheçam que por ignorância, transgrediram uma lei básica e fundamental para vivencia de um matrimônio, e que estão dispostos a tentar uma vez mais, porém que agora da maneira de Deus, ou seja, que deem a oportunidade ao Eterno, de que aplicando suas leis, as coisas podem mudar, e garanto que o Eterno é capaz de mudar as coisas, uma vez que se começa a tomar suas leis como algo serio, que vai determinar a relação de esposo e esposa.

Agora, o que se passa se eu me dei conta, que esta raiz não é o problema e eu quero fazer, e o que se passa se minha mulher não queira fazer? É o que segue adiante do capitulo 7 de I Coríntios

1 Coríntios 7:7  Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
1 Coríntios 7:8  Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.

E já falamos que Paulo, ou sua esposa o deixou, por causa do caminho do Messias qual ele decidiu seguir, ou ele ficou viúvo. Então Paulo está dizendo aos solteiros, e as viúvas, e por isto é muito possível a condição da qual ele está, os solteiros, e esta palavra poderia também ser traduzida como, os que estão divorciados, que se divorciaram por algum motivo, ou as viúvas, que Paulo diz, que seria bom que eles ficasse como eu. Ou seja, é um dos dois, ou Paulo era divorciado, ou ele era viúvo, então ele diz, que os solteiros e as viúvas, ficassem como ele, sem voltar a se casar.

1 Coríntios 7:9  Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.

Ou seja, qual é a condição para evitar o matrimônio. Ou seja, se você decide esperar e não se casar, qual é a condição? Que tenha o dom de se conter. E esta palavra "conter-se", se agente vai ao original grego, esta palavra se refere ao domínio próprio, ou seja, que não sente uma necessidade sem controle neste tema, ou seja, que se sente sem nenhum problema sem nenhum pareia.

"1 Coríntios 7:9  Porque é melhor casar do que abrasar-se."

Ou seja, tem que estar servindo a Deus com alegria, e se todo o tempo a pessoa tem fome, é difícil servir, se todo o tempo a pessoa está pensando nisto, é uma pessoa solteira que começa a servir ao Eterno, tem a sua mente só focada naquilo, vai ser muito difícil. E Salomão disse um provérbio muito interessante:

Provérbios 18:22  Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR.

E aqui não disse, o que encontra uma boa esposa, acha o bem. Disse esposa e não importa como seja, o que tem uma esposa, acha o bem. Ou seja, não é bom esteja sozinho, e Yeshua também falou sobre isto, deste tema de ficar sem se casar, e em Mateus capitulo 19, ele falou de qual é a causa do divorcio, e aqui vamos começar a tocar o tema da causa do divorcio

Mateus 19:9  Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

A palavra "repudiar" é a palavra divorcio. Então, existe uma causa do divorcio, que o Messias autoriza que é, o adultério, ou a fornicação que em grego é a palavra Porneia, porém em hebraico, é a mesma palavra que se utiliza em Levítico 18, em Deuteronômio 24 acerca da causa do divorcio, porque naquela época existia muita controvérsia com respeito ao divorcio, ou seja, qual era a causa legitima de alguém se divorciar, e em Deuteronômio capitulo 24 disse:

Deuteronômio 24:1 Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
Deuteronômio 24:2  Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem,

E aqui a causa do divorcio é se o esposo ver na mulher alguma coisa indecente, e esta palavra "indecente " em hebraico é עֶרְוַ֣ת  ervat que foi uma palavra controvérsia entre os rabinos, para saber com o que se refere a palavra "indecente". Então,nos tempos de Yeshua havia duas posturas doutrinais, entre os dois rabinos mais influentes na época de Yeshua, um rabino chamado Hillel, e um rabino chamado Shamay. E este rabino Shamay, ele interpretava a palavra "indecente" em relação aonde aparecia esta mesma palavra em outro lugar nas Escrituras, que é em Levítico capitulo 18. E no capitulo 18 de Levítico se repete muito uma palavra, que é traduzida como "nudez" por exemplo:

Levítico 18:6  Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez.

A palavra "nudez " aqui é a mesma palavra que vemos em Deuteronômio 24 que usa a palavra "indecente " que é a palavra עֶרְוַ֣ת  ervat . Então, o que este rabino Shamay fez foi, ok a coisa indecente tem a ver com pecados do tipo sexuais. Em outras palavras, a causa do divorcio é, exclusivamente por um pecado sexual, então nesses casos, é liberado que, tanto o homem lhe de uma carta de divorcio a sua mulher, que foi infiel, ou que está em algum tipo de pecado sexual, pode entregar a ela uma carta de divorcio. E, no caso da mulher, ela não pode dar uma carta de divorcio ao marido, porém ela tinha que solicitar que seu marido lhe desse uma carta de divorcio. E se tinha os elementos escriturais para provar que seu marido também foi infiel, a mulher podia ir com os juízes de Yisrael e dizer a eles, olha meu marido foi infiel, ele esta fazendo isto, e eles como juízes de Yisrael, tinham a autoridade de falar com o esposo, e mandar ele dar uma carta de divorcio a sua esposa, porque ele transgrediu. Então, assim era interpretado por este rabino chamado Shamay, da época de Yeshua, um pecado do tipo sexual.

Porém, o outro rabino chamado Hillel, ele ampliava mais o conceito de indecente, e ele ampliava tanto, que ele chegou a dizer que, indecente era qualquer coisa que a mulher desagradasse ao marido, ou seja, qualquer coisa, e isto está documentado no Talmud. E Hillel ele colocou até exemplos: se a esposa colocou a cara feia para a sogra, o esposa podia dar a ela uma carta de divorcio, e se autorizava. Se a comida ficasse salgada, o esposo podia dar carta de divorcio a mulher.

Então, abarcou um monte de possibilidade. Então por qual medida, você acredita que a maioria iriam atrás? Hillel, ele foi mais flexível, Shamay foi mais estrito, e atualmente, as pessoas vai mais a um advogado, e ai se resolve tudo. Então, havia controvérsia, muita flexibilidade nesses sentidos, e chegam com o Messias e lhe perguntam, Mestre o que Você diz a respeito? De qual lado mestre estais? E o Messias, de qual lado se coloca? Yeshua se coloca do lado de Shamay, ou seja, Yeshua da a razão a Shamay, e existe casos em que Yeshua não dar razão a Shamay, a casos que ele dar razão a Hillel, em temas de conversões de gentios por exemplo, Yeshua dar razão a Hillel. Então, qual é a causa do divorcio? Um pecado do tipo sexual, e isto é o que disse Yeshua, já estamos falando do que disse Yeshua, e quem é nosso máximo legislador? Nosso máximo Juiz? Em outras palavras, a única causa que podemos nos divorciar, é um pecado de tipo sexual.

Porém, pecado do tipo sexual, também estar relacionado com outro pecado, qual Paulo vai mencionar em 1 Coríntios 7. A infidelidade sexual nas Escrituras, também estar relacionada com outro tipo de pecado, e qual será? Que outro tipo de pecado, o Eterno também ver como uma infidelidade sexual? A idolatria, o apostatar, o se separar da fé e ir adorar a deuses, a ídolos, isto é equivalente a infidelidade sexual. Por tanto, esta é outra causa do divorcio, e já, já vamos saber em qual caso se aplica, ou seja, não é automaticamente, porque, o que será que se passou com os de Coríntios, entre todos esses gentios, aonde as esposas, ou os esposos não queriam vir a fé, o que será que eles buscavam?

(Ah agora sim, eu vou ficar com a irmã, e esta vai me seguir em tudo que eu faço) e isto foi um problema que começou a se causar neste tempo, e por isto aqui, Paulo tem que legislar, ok, apostasia também , porém existe outros requesitos para que se aplique a possibilidade do divorcio a uma pessoa incrédula.

E aqui estamos falando do dom de se conter, e aqui fazem uma pergunta a Yeshua, e Yeshua disse que somente era licito pela fornicação, pelo adultério, e a resposta dos discípulos ao verem que Yeshua o Rei de Yisrael, está tomando a postura mais difícil, e qual foi a reação dos discípulos?

Mateus 19:10  Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.

Isto está assim muito forte, já colocou muito difícil, porque se eu não posso me divorcia da minha mulher por qualquer motivo, isto está muito radical, então, para que se casar. E o que responde o Messias?

Mateus 19:11  Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.

Ou seja, nem todos são capaz de ficar solteiro, nem todos são capaz de ficar sem se casar, más somente aqueles a quem foi concedido. Porque?

Mateus 19:12  Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

E quem são os eunucos? É alguém que não tem desejo sexual, e por qual causa não tem desejo sexuais? Porque já nasceram assim, é uma questão genética.

Também tinha eunucos, que eram castrados pelos homens.

Ou seja, naquela época, o que se fazia com os homens, para que eles não tivessem desejo, porque eles tinham que servir na corte das rainhas, nos harém dos reis, aonde os reis tinham um monte de mulheres, então, para proteger a essas mulheres, eles colocavam homens aonde eles castravam esses homens, para que eles não tivessem nenhum tipo de desejo. Então, isto se fazia naquela época.

Também, tinham aqueles que se faziam eunucos.

Ou seja, eles simplesmente decidiam viver como eunucos, e porque? Por causa do Reino dos Céus. Quem pode receber isto, receba-o.

Isto disse Yeshua, que tem alguns que, por causa do reino dos céus, e é o caso de Paulo, decide ficar assim e porque? Porque ele recebeu este dom, e por isto o faz, por isto o Messias disse, que quem pode receber isto, receba-o, que é exatamente o que está ensinando Paulo, aqui no versículo 9

1 Coríntios 7:9  Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.

Então, isto muda totalmente, o paradigma dos jovens, os jovens não tem o dom de conter-se, melhor é se casar, que está se abrasando-se

1 Coríntios 7:10  Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte (divorcie) do marido.

E em base ao que, Paulo está dizendo isto? Dos ensinamentos de Yeshua, que lemos no capitulo 19 de Mateus, que somente por causa de adultério, ou seja, não tem outra causa de divorcio. E aqui, esta palavra " aparte" no léxico grego é a palavra  χωρίζω chorizo, que tem a ver com dividir, e incluso literalmente com divorciar, e segue o verso 10 dizendo:

1 Coríntios 7:11  Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

E aqui, vamos responder algo, que pode surgir a pergunta a respeito, porque se Yeshua disse que a fornicação ou o pecado sexual, é a causa do divorcio, então a pergunta é: Porque então Yeshua está dizendo isto? Se conforme a Toráh, a fornicação, o pecado de tipo sexual, então de qual maneira se castiga, de acordo com a Toráh? Lógico que com a morte, então, porque Yeshua está dizendo que, não é morte, e sim a carta de divorcio? Porque se o Eterno disse ao adultero, a adultera morrerá  irreversivelmente, quer dizer, tem que morrer, e o Messias em Mateus 19, disse que o divorcio é suficiente?
Qual é o algo, que triunfa sobre o juízo? A misericórdia triunfa sobre o juízo. E, o que passaria se o Eterno, já de plano aplicasse a Lei assim a todos, e agora sim, todos tem que fazer o que disse a lei, então, o que passaria? Pois todo seríamos exterminados. Então, Yeshua disse que , a causa do divorcio, foi por causa da dureza do coração do homem, e porque foi implementada a carta de divorcio para começar? Ou seja, não teria nem porque haver divórcio, ou seja, se Deus criou o homem e a mulher, deixará seu pai e sua mãe, e serão uma só carne, e etc. ou seja, não teria porque haver divórcios. Então, porque foi implementado a carta de divorcio? A causa do que Yeshua disse? Por causa da dureza do coração.

Ou seja, Deus teve que regular, o que estava se voltando facilmente, e também teve que regular outra coisa. Ou seja, Ele teve que regular que, se Ele coloca uma lei que disse, pena capital ao que comete um pecado deste nível, então, qual era o potencial, o que poderia passar com os juízes? Porque, as vezes poderia acontecer que, algum esposo por querer se divorciar da sua esposa, poderia chegar aos juízes de Yisrael e suborná-lo, e inventar que sua esposa estava sendo infiel, já que era o único meio de divorcio, ou uma maneira de se livrar da mulher. Então, o que passaria, se começassem a subornar aos juízes, inventado e acusando a pessoas inocentes, o que aconteceria?

Porque, quais são o problema de implementar a pena capital? Pois, porque pode haver corrupção, pode haver subornos, e podem matar a um monte de pessoas, que são inocentes. Então, devido a dureza de coração, teve que ser implementado a carta de divorcio, porque senão, vai matar a todo mundo. E alguém pode perguntar: Bom, se o Messias veio cumprir toda a lei, então aqui ele estaria transgredindo a Toráh? Bom, existe leis que não é que contradiga a outra lei, senão que, a superam, ou seja, a fim de contas, qual é o propósito final da Toráh? O propósito final da Toráh é, preservar a vida, é que as pessoas tem vida. Então, ai é aonde é importante entender, o Espírito da Toráh, porque o Espírito da Toráh, é preservar a vida. Então, se eu aplico a letra da lei e digo, esta pessoa tem que morrer, então, já não se pode mais preservar a vida, já não tem possibilidade de que tenha mais vidas, depois disto se acabou tudo.

E temos exemplos nas Escrituras, aonde o próprio Eterno fez algo, para superar a morte que produziu a transgressão da lei, e será que temos exemplos que, no caso especifico do divorcio por adultério, aonde o Eterno tinha a opção de matar, porém Ele foi mais alem, quem foi? Gomer, agora, porque o Eterno fez isto? Porque o Eterno não pagou como manda a lei? Isto também não implica que, Ele deixou de cumprir a Lei e porque? Porque a Lei disse que há pecado produz a morte, ou seja, que o transgressor tem que morrer, que tem que se pagar um preço, e qual é o salário do pecado? A morte. Então o Eterno disse: Ok, não vou deixar de cumprir a lei, não vou deixar de ser justo, não vou deixar de castigar o pecado, porém o que eu vou fazer é, ao invés de castigar o pecado nela, e mata-la e se acabou, já não há esperança, já não há possibilidade de vida, então, o Eterno tomou o assunto do pecado em suas mãos. Ele envia Seu Filho, e Seu Filho morre no lugar da esposa adultera (Yisrael), e uma vez que ele morre por ela, uma vez que ele paga o delito de adultério, então qual será a resposta da mulher, uma vez que se intera que ela merecia morrer, e que no lugar de morrer, foi lhe dada outra oportunidade, e não é considerada adultera, é considerada uma virgem diante dos olhos do Eterno.

Então, qual será a reação da mulher? Será que ela vai dizer: ai que bom, outra vez vou voltar a seguir o que eu estava fazendo? Não, é tal sua gratidão, ou seja, com quem vai dar mais vontade a Gomer de estar, com seus amantes que, somente lhe usaram e que se deu conta que, eles só queriam a usa-la, ou estar com Oséias, que vai e lhe redime, que lhe compra e lhe diz: Já não voltes a se separar de mim, minha esposa, fica aqui comigo. Com quem vai lhe dar vontade a mulher de estar, com seus amantes, ou com seu esposo, que foi lhe resgatar, e que poderia ter lhe matado, poderia ter denunciado ela, e ela ser apedrejada, porém ele disse a ela, eu te amo tanto, que te quero do meu lado pelo resto da minha vida.

Então, o Eterno nos da um exemplo, de que a misericórdia triunfa sobre o juízo, e se a finalidade da lei é preservar a vida, pois a que era adultera depois que se lhe da outra oportunidade, então ela vai começar a cumprir a lei, que é o propósito da lei, que se siga cumprindo a lei. Ou seja, isto é algo que se permite nas leis, você vai uma concessão com um fim de, não destruir a lei, senão de preservar a lei, então, por causa da dureza do coração, porque esses podem estar se matando, porque outros vão estar inventando pecados para estar matando, então foi feita uma concessão legal, que Moisés faz que é a carta de divorcio. Então, a carta de divorcio foi uma implementação legal, para que não se matassem uns aos outros, e para manter a possibilidade.
Agora, o dar a carta de divorcio pode gerar outro problema, porque alguém se pensava em denunciar a sua esposa, porque eles pensavam que suas esposas poderiam ser mortas, agora, com uma carta de divorcio, então é muito fácil que a mulher possa voltar. Porém, de qual maneira se soluciona para evitar qualquer maneira de voltar facilmente através da carta de divorcio, então, qual é o freio que o Eterno coloca através de Moisés, para não dar carta de divorcio por dar-se, então, qual é o frio que o Eterno coloca? Vamos saber o que disse Deuteronômio, porque é ai que se estipula

Deuteronômio 24:1  Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
Deuteronômio 24:2  Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem,
Deuteronômio 24:3  E este também a desprezar, e lhe fizer carta de repúdio, e lha der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer,
Deuteronômio 24:4  Então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o SENHOR; assim não farás pecar a terra que o SENHOR teu Deus te dá por herança

Então, este é o freio colocado pelo Eterno através de Moisés, o freio é para o homem numa hora de raiva, de magoa, uma hora de cabeça quente, ah vai embora daqui, então, o frio é o saber que se ele está dando a carta de divorcio, automaticamente porque, uma carta de divorcio implica que a pessoa se pode voltar a casar, ou seja, não há nenhum problema e porque? Porque as vezes tem este nível de culpabilidade, ai e agora, eu me divorciei, será que eu posso casar novamente? Claro que sim, porque é para isto a carta de divorcio, para isto é o divorcio, ou seja, o divorcio é como a carta de libertação, agora sim eu posso me casar com quem eu quiser.

Porém, qual era o problema de emitir uma carta de divorcio? Que uma vez que a carta é imitida, se a outra pessoa vai se casar com outro, adeus porque não se pode mais voltar, o homem a toma-la por mulher outra vez, ou vice versa. Então, se tem que pensar muito, porque mesmo que a mulher se vá com outro, ou fique viúva da sua segunda relação, mesmo assim não pode voltar para o primeiro marido, só podem voltar novamente, se  no caso a mulher se separar e neste período em que ela ficou sem ninguém, ai sim ainda pode voltar e reconstruir o matrimonio. Então, o marido tem que pensar muito, porque no momento em que se dá a carta de divorcio, praticamente ele estar perdendo para sempre a sua esposa. Então, esta é a clausula que o Eterno colocou, para que não começassem a soltar cartas de divorcio sem mais nem menos. Então, esta lei é implementada para que também, não haja mortes a torta e a direita.

A carta de divorcio ou o divorcio em si, é para prevenir um mal maior, porque o que se fazem atualmente, que está totalmente mal? E estamos falando de pessoas incrédulas, então, nas pessoas incrédulas eles dizem: sabe que mais, vamos dar um tempo, eu já não estamos nos suportando mais, então vamos nos separar por um tempo, e vamos ver no que vai dar. Então, ao estarem separados, e comumente isto acontece, então vão ter relações com outra pessoa, e depois outra vez, se voltam a se juntarem, e muitas vezes tem consequências deste tempo em que estiveram separados.

Porém, Biblicamente falando, a união de uma pessoa com outra, isto já constitui um matrimônio. Ou seja, a questão da cerimônia, das testemunhas e etc., tudo isto é simplesmente para formalizar algo que antes naquela época, estava nas Escrituras. Então, nos tempos Bíblicos quando dos jovens tinham relações, então tinham que se casar, tinha que se pagar uma indenização, porque não fez as coisas de maneira correta, porém tinham que se casarem, porém já tinham se constituído em uma só carne. Porém, se há uma separação atualmente, se dão um tempo, e normalmente o esposo sai com outras mulheres, e ter relações com alguém mais, é como se estivesse se consumando outro matrimônio, pois é já como um adultério.
Então, precisamente por isto que as Escrituras não contemplam, não existe a possibilidade nas Escrituras de separação, ou seja, o pior que se pode fazer um casal é se separar, ai sim a pessoa está em sérios problemas, neste caso, estão se expondo a que aconteça um mal maior. Então, o que se tem que fazer? Não se separar, ou a pessoa se divorcia legalmente para que as coisas saiam bem, ou decidem-se se reconciliar-se e regular a situação, porém estar, nem se divorciam e nem regulam sua situação. Então, estão vivendo uma vida miserável, uma vida infernal, porque existe pessoas que vivem, anos e anos assim de uma miséria, e nem se regulam e nem se divorciam, e isto é uma tragédia, a pessoa tem que tomar uma decisão, ou se divorcia ou se regula, não pode estar em cima do muro, porque os anos estão indo embora e ai a pessoa, vai perder muita paz, vai perder muitas oportunidades de servir ao Eterno por esta condição que está se vivendo.

Está ficando claro o assunto? Ok vamos voltar a I Coríntios 7:10

1 Coríntios 7:10  Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
1 Coríntios 7:11  Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

E porque se divorciarem fique sem se casar? Porque é a única maneira em que ambos se reconciliem-se, é melhor que haja uma reflexão, porque é a única oportunidade que haja um retorno depois, porque uma vez que se casa, já não há maneira de regressar. E o que se passar, se a pessoa pensa que o problema é a pessoa, com que ela se casou e se divorcia, se vai com outro esperando e iludida, ah agora sim, com esta pessoa eu vou dar certo. Já quando se vai com outra pessoa, com esta ideia, esta pessoa sim vai me compreender, está pessoa sim, vai me dar o que eu necessito, se a pessoa vai com este paradigma a outra relação, o que será que vai acontecer? Vai se passar o mesmo, a pessoa vai se dar conta que, o problema não é a pessoa, porque o que vai passar se: ah este também é igual, se divorcia e já parte para terceira opção, uma quarta opção, e chaga um monto em que vai dizer: Ah todos são iguais, e efetivamente, todos são iguais, porém, o matrimônio é um compromisso, o matrimônio é um pacto, é um compromisso de amor incondicional.

Então, se a pessoa se separa, ela já sabe que ela vai ficar sem se casar, e porque? Porque o divorcio não é como comumente se ensina, ou se chega a pensar que o divorcio é a solução, porque tem pessoas que estão vivendo condições tão terríveis, que pensam que quando firmam o papel do divorcio, ah já se acabaram todos meus problemas, e o que cremos que acontece? Tem filhos, tem que seguir vendo aos filhos, os filhos tem que seguir vendo ao pai ou a mãe, e pode ser que, de quem a pessoa se divorciou e muito provável que ela vai se casar com outra pessoa, e os filhos também agora vão ter que conviver com outra pessoa. Então, na realidade a pessoa não diminuiu os problemas, ela ou ele aumentou os problemas, agora foi colocado no problema mais pessoas, e agora os filhos vão ter que mediar com mais situações, já vão viver situações do tipo econômico, e quando se uni a outra pessoa, a outra pessoa também trás consigo seus problemas, e já aumentamos a quantidade de problemas.

Porque, por trás do divorcio existe detalhes que ninguém conta, ah você vai se divorciar? Ok, porém ninguém diz: Olha você vai passar por isto, e por isto, porque um advogado deu um seminário de tudo que ocorre depois de um divorcio, e as pessoas que ouviram este seminário, muito provavelmente disseram: saber que mais, eu vou aquentar esta coisa mesmo

Tem um filme chamado Nosso Amor, aonde retrata a historia de uma mulher, que está pensando em se divorciar, e ela já tomou a decisão, e no tempo em que ela estava pensando em se divorciar, ela começou a trocar olhares a outra pessoa, e esta pessoa também a ela, e o homem já começou ficar tão atraída por ele, que já começou a menosprezar a seu esposo, porque sua mente já estava já estava em outra pessoa, ela já estava imaginando como seria sua vida, quando ele se livrasse do seu marido. E este filme tem uma cena incrível, porque ela começa a pensar já quando estar decidida ao divorcio, ela começar a relembrar o passado, em todas as vivencias, em todo o tempo em que ela passou com o marido, nos filhos, ou seja ela ficou lembrando tudo que eles viveram juntos, e quando ela começa a meditar, a se lembrar disto ela dar uma reversão a decisão qual ela tinha tomado.

Ela começa a dizer: Se eu posso iniciar outra historia com outro  alguém, então eu vou começar do zero, vou começar do zero com alguém que não tenho absolutamente nada incomum, pelo menos com meu marido, nós temos algo em comum, temos nossos filhos, então, quando eu esteja com alguém mais e eu lhe disser: Ai se lembra do meu filho quando deu o primeiro passo, quando fez um joguinho na escola e ganhou, ou seja, todas essas lembranças com uma nova pessoa, já não vão existir. Ou seja, se uma pessoa já leva mais de 10 anos de casado, e sobretudo com a tecnologia digital, eu creio que a pessoa já tem armazenada um bom numero de fotos, qual é bom que nós tenhamos um porta retratos digital, e mais, de tê-lo em um lugar muito visível em nossa casa, e que cada vez que estejamos pensando em acabar com tudo, que possamos sentar uns minutos diante desse porta retratos.

E comece a ver as fotos da época do noivado, e comece a se lembrar dessas fotos, fotos de quando estava grávida, ver as fotos do primeiro filho, dos demais filhos e todas as vivencias, quando começar  a vê-las, nesta hora devemos pensar, que tudo isto vamos ter que jogar no lixo, que todas essas lembranças vamos tratar de tirar da mente e porque? Porque quando estiver com outra pessoa, não é conveniente ter essas lembranças na mente, quando estiver com outra pessoa, já não se pode ver essas fotos anteriores, a pessoa vai ter que fazer um álbum novo de fotos, e se a pessoa já passou 10, 15, 20 anos com uma relação, ou seja, como a pessoa vai jogar no lixo 15, 20, como vai fazer? É muito difícil.

E qual é o problema das relações do divorcio, da dureza do coração, de que há um ponto em nossa vida em a mente está mais concentrada, nos maus momentos, e os bons momentos já foram esquecido, ai a pessoa já ver tudo ruim, somente consegue ver os defeitos do parceiro, e não nos lembramos dos momentos bons, e porque? Porque as boas lembranças, os bons momentos aonde se guardam geralmente? Nos álbum de fotos, cada vez que há um bom momento, uma foto, a pessoa armazena e a pessoa já se esquece desse bom momento. Então, quando a pessoa voltar a ver o álbum de fotos? Raramente, porem em mudança, os maus momentos aonde estão? Estão em nossa mente, todo tempo a pessoa está se lembrando, todo tempo a pessoa está focado no mau momento. Então, o que temos que fazer? Temos que mudar, que inverter os papeis, e a partir de agora, cada vez que haja um mau momento, uma discussão, tira uma foto a guarda, e os bons momentos, esses sim, grava-os na mente e no coração. Todas as coisas boas, pensa nisto e isso disse o apostolo Paulo:

Filipenses 4:8  Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Ou seja, concentra a mente nas coisas boas da pessoa, é uma mentira da mente, em ver a pessoa que está conosco, como o pior dos demônios, que essa pessoa não tem nada bom, isto não é certo, porque por algo nos casamos, algo vimos na pessoa que nos casamos. E a mulher do filme, ela di algo interessante, porque ela diz que quando ela ver as mãos do filho, ela ver as mãos do esposo, então quando alguém se separa e estar com outro e olha as mãos dele, não tem nada a ver, porque? Porque quantas coisas vemos em nossos filhos, que vamos nos lembrar todo o tempo a nosso conjugue, não podemos evitar isto. Então o que disse o aposto Paulo?

1 Coríntios 7:11  Se, porém, se apartar, que fique sem casar ...

As vezes é inevitável a separação, porém, se, se separa que fique só e porque? Porque a pessoa vai levar todos seus problemas a outra pessoa, e ai vai se aumentar os problemas, ao invés de resolver, vai arruinar a própria vida, e vai arruinar a vida de outra pessoa, e vai arruinar a vida dos filhos, porque o próximo ou a próxima nunca verão nossos filhos, como filhos dele, e como vão se sentir os filhos, se estão competindo pelo amor do seu pai, com outros irmãos, que sim são dele, imagina ao que vamos expor a nossos filhos.

1 Coríntios 7:11  Então, se alguém se decide se divorciar-se, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

Então, se o marido decide se divorciar, então ele deve dar a sua esposa a carta de divorcio que se chama Quet, ou seja se divorciar-se legitimamente e não abandone e porque? Porque naquela época se o homem se fosse a deixasse, pois esta mulher não podia se casar com outro, porque pela lei ela seria casa, então, isto não se podia se fazer.


1 Coríntios 7:12  Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.


E aqui  vem o tema da apostasia, dos que tem esposo ou esposa que não segue a mesma fé. Então quando Paulo diz: " Mas aos outros digo eu, não o Senhor:" ou seja, que isto Paulo está implementando e por suposto aqui é um rabino instruído pelo Eterno, e por isto ele fala com autoridade, e porque ele diz " Mas aos outros digo eu, não o Senhor:"? Porque Yahshua não falou deste tema especificamente. Então Paulo sendo instruído por Ele.

1 Coríntios 7:12  Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.

Agora, aqui temos que especificar esses términos, porque o que significa a palavra "descrente", porque todos aqui, viemos de um contexto cristão, então se assumem que todos creem, porque quem ai fora não crer em Cristo? E aqui Paulo se referia especificamente quando vai falar de um descrente, e o que é um descrente? Neste caso aqui é uma mulher que não esteja em pacto com o Eterno guardando a Toráh, assim especificamente é. Então alguma pessoa que tenha neste caso aqui o homem, que se tiver uma mulher que não esteja em pacto com a Toráh, e serve para as mulheres que tem o marido assim nesta situação, porém, se a mulher consente em viver, porque viver de acordo com a Toráh implica muitas coisas, deste a alimentação, desta as Festas da Toráh, e nós que aqui estamos, sabemos o que é viver debaixo da Toráh, é todo um estilo de vida.

Então, nesta caso aqui, se a mulher não crer na Toráh, porém ela respeita a fé do seu conjugue, mesmo que ela não pratique, mais ela deixa ele viver, deixa ela praticar, então o homem não a deve deixar. E como eu falei, o mesmo se aplica a Mulher, que se ela tem um marido que não crer em nada da Toráh, porém ele a respeita, ele a deixa que ela guarde o Shabbat, guarde a Toráh, ela não deve deixa-lo.

1 Coríntios 7:13  E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.

E porque? Pelo que disse o versículo 14

1 Coríntios 7:14  Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
 
E ao que se refere isto de "o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido"? Por causa do que crer, o Eterno pode em uma área de misericórdia, ao incrédulo, e será que temos um exemplo disto nas Escrituras, que por causa de alguém justo, o Eterno não castiga toda uma cidade? Temos o caso de Sodoma e Gomorra. Então, por causa de alguém, que estar em pacto com Deus, o Eterno é capaz de preservar a outros.

Então, neste caso aqui, Paulo disse que não é para se deixar porque? Porque o Eterno pode ter misericórdia desse pessoa, o Eterno pode separar do juízo a esta pessoa, através do que crer. Então tem que ter um pouco de misericórdia do marido ou da esposa descrente, ou seja, este pareia é a melhor influencia que podemos ter, para que algum dia ela, conheça, ela creia e entre em pacto com o Eterno, ou melhor, o que crer é a melhor pessoa para pecar o conjugue que não estar em pacto. E se a pessoa que crer, ela tem indiferença de compartir, ah sabe que mais, por mim ele pode ir para o inferno, então quem mais, vai ter compaixão e misericórdia do outro que não crer, se não somos nós, que temos tanta coisas incomum, temos filhos incomum com o ele ou com ela. Então, por isto Paulo disse:

Coríntios 7:14  Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. 

E o que acontece uma vez que tem um divorcio, e os filhos não somente estão debaixo de uma influencia do crente, do que estar em pacto? Uma vez que se separam, e se o pai ou a mãe se casa com outro, com outra, e os filhos também vão ter que conviver com essa nova família, e estão em um contexto totalmente de impureza e de pecado? Então os filhos já não vão estar tão consagrados, já não vai estar totalmente debaixo da nosso influencia. E nos casos dos filhos ainda pequenos, é uma maneira de protegê-los, já que estão debaixo da influencia do pai ou da mãe incrédula, e isto pode afeta-los por vida, e se os filhos são já grandes, e alguém pode dizer: Ah meus filhos já são grandes e etc. Porém, o que se passa se esses filhos maiores, ao que todos tempo o pai ou a mãe que crer, passou todo tempo dizendo a eles, sobre o amor incondicional, e que o pacto, e que a Toráh e etc. e de repente eles veem uma separação dos pais, então, o que vão dizer os filhos que de nós que estão meio duvidando da fé?

Estamos dando ocasiões a eles para que eles tropecem, estamos dando a eles, a possibilidade deles pensar, que a fé é puro conto, é pura hipocrisia, ou seja, eles não vão crer mais em nada, então eles perdem a santidade, perdem a consagração e se convertem em pessoas imundas. Então, devemos pensar por esta razão.

1 Coríntios 7:15  Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.

Mas, se o descrente se apartar, aparte-se

Ok, enquanto nos respeita a nós como crentes, como discípulos do Eterno, temos que fazer o possível pela conciliação, por não divorciar-se. Porém, se o incrédulo é o que não quer, se o incrédulo é o que não suporta viver, nem te quer deixar viver a tua fé, então, se o incrédulo ele se divorcia. Então, neste caso não o pode retê-lo.

Porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz

Ou seja, o Eterno nos chamou para estarmos em paz, primeiramente com El, e estar em paz nós aqui, uns com os outros. Ou seja, isto é um mandamento, e como podemos estar em Paz com Ele? Cumprindo seus mandamentos. E como podemos estar em paz, uns com os outros? Pois, tendo a liberdade para cumprir essas coisas, porém, o que acontece, se a pessoa estar sendo um obstáculo, está colocando terra, estar querendo impedir, não quer, então aqui está o caso da apostasia, então, se esta pessoa não quer saber nada, ou seja, que nunca creu em nada da tua fé, porém, se houve um tempo em que ele creu, e agora não quer saber de nada, então Divorcia-te.

Então está é uma questão, contundente porque? Porque para a paz o Eterno nos chamou, então, se não tomar esta decisão, vai estar em paz? Vai ser anos de não estar em paz. Então, já toma uma decisão, ou se reconciliar-se para que as coisas vã bem e chegue a um acordo, e conversem e podem dizer:

Sabe o que mais, já chegamos a um acordo, que estamos em desacordo, eu já entendi que você não quer ter nada com minha fé, ok esta bem, as Escrituras disse que eu não posso me divorciar por esta causa sem nada mais, porém, a menos que você não queira tudo isto, e me deixe viver a minha fé, porém tomemos uma decisão. Eu estou disposta, sempre quando você respeite minha fé, e eu não vou obrigar que você siga minha fé, porém, eu preciso disto, e disto, e tem que dizer especificamente quais leis você tem que seguir, que a outra pessoa entenda perfeitamente, e eu te amo, eu quero estar contigo, não quero transgredir algo, porém você tem que estar de acordo, em que vai me deixar viver a minha fé, a obedecer a minha autoridade Maior sobre ti, que é Deus.

Isto é o que eu tenho que cumprir, você esta disposto a viver comigo, a pesar disto? Estais disposto a que eu ensine isto a meus filhos, porque isto é um mandamento de Deus, instruir a meus filhos? Você estar de acordo que eu posso ensinar a minha fé a meus filhos, e não vai me colocar obstáculos? Estais de acordo? se ele disser sim, adiante, então ok. Porém, se ele diz não, não estou de acordo que você sigas assim, não estou de acordo, não vou deixar e nem aos meus filhos, então já podemos tomar as seguintes medidas. Está ficando claro?

1 Coríntios 7:16  Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?

Neste caso, quem sabe se tua paciência, se tua Perseverança o salve, porque, o pior problema do porque, não se solucionam as coisas, e porque passa o tempo, e tempo e não se resolve? É porque não conversam, não falam, ou seja, como que se acostuma a uma situação, que está mal, e não podemos nos acostumar a algo que está mal, temos que aprender a falar um com o outro, temos que defini-lo e não deixar passar mais tempo. Então se fala, se coloca as condições, se chega a um acordo, e estar pronto.

Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?

Ou seja, a tua perseverança, teu desejo de concertar as coisas, ou seja, uma definição o que faz é, que a pessoa incrédula pelo menos já sabe o que ele vai ter, ah ok, me foi colocado muito claro as coisas, e se eu realmente decido estar nisto, pelo menos eu já sei o que eu vou ter. Então, abaixo dessas condições, pode ser que a pessoa incrédula, que já estar te deixando viver conforme a essas leis, então tem uma grande chance dele se interessar, e quem sabe se você pode fazer, que ele creia.

 E a pergunta aqui é a seguinte: e aqui vem alguns conselhos práticos. Como pode a esposa e o esposo, ou o esposo crente, ou a esposa crente, influir para que seu conjugue chegue a compreender? E no caso das mulheres, vamos saber I Pedro e já estamos por encerrar o tema, então, como faço para que, meu esposo entenda, todo os dias eu coloco vídeos de estudos hebreus, e não sei mais o que fazer

1 Pedro 3:1  Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprio marido, para que também, se algum não obedece á palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra.

Ou seja, não pregue a Toráh para o esposo, e porque? Porque vou dizer como são os esposos, porque aos homens por natureza, nos choca que a mulher nos trate de nos ensinar. Isto é uma questão de natureza, que não gostamos que, a mulher nos diga o que temos que fazer, ou seja, isto é natureza humana, e isto é algo que está desde de Gênesis, que disse que uma das características da mulher, é que ela vai tratar de controlar ao esposo, porém estar escrito, que o esposo dominará sobre ela. Ou seja, já é uma característica do homem, que o homem não vai se deixar ser instruído pela mulher.

1 Pedro 3:1  Ou seja, mulheres segundo a sabedoria Divina, não ensine a seu esposo, não esteja-i dizendo palavra, porém com tua conduta, com teus feitos, trata de ganhá-lo.
1 Pedro 3:2 Considerando a vossa vida casta, em temor.

E a palavra casta é a palavra pura. E em temor, tem a ver com uma vida, uma conduta com reverencia, e reverencia é algo que damos a uma autoridade, ou seja, um respeito exagerado, uau cuidado, porque quem chegou ai, foi a vossa excelência, e lembrando que, estamos falando de mulheres que tem um compromisso com o Eterno e com a Toráh, que começam a menosprezar a seus esposos, e por qual razões, uma mulher crente começa a menosprezar a seu esposo? Ah este homem é um ignorante das Escrituras, não sabe de nada, então, ela já começa a menosprezar no coração para com o marido, e isto não é reverencia.

E vocês acreditam que o esposo nota, quando a esposa quando a esposa o ver assim como: este pobre ignorante, não sabe nada, e mais, mulheres observantes da Toráh. Vocês acreditam que, o esposo percebe ou não? Se vocês querem criar nos esposos, um certo resentimento, um rejeito de vocês aonde eles já não suportam, sabe o que é? Menospreze em teu coração, comece a considera-lo um inútil, comece a pensar isto, e no momento em que o esposo perceba que você menospreza ele, vai seu uma coisa seria

1 Pedro 3:3  O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
1 Pedro 3:4  Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus

 E a palavra enfeite, em grego é a palavra cosmos, da qual vem a palavra cosméticos. Então, qual é a conduta que tem que ter a esposa, para inspirar ao esposo? Uma atitude de muita tranquilidade, uma atitude de muita paciência, ou seja, o oposto a uma mulher impulsiva, iracunda, gritona de cara feia. Queres tira a feição do teu esposo a ti? Tenha um rosto amargado, acusa-o com os demais, fala mal dele diante dos demais, e já estais arruinando a tua casa. Disse um Provérbio Bíblico:

Provérbios 14:1  Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

E sabem o que é uma mulher tola? É uma mulher que estar se queixando do marido, uma mulher que continuamente está falando mal do seu esposo, que está menosprezando em seu coração, esta mulher estar arruinando sua casa, está arruinando a vida dos filhos, e porque? Porque, como será para os filhos ver que, a sua mãe está todo o tempo falando mal do seu pai? Ou seja, mulheres sejam de um espírito afável, tranquilo, nada de gritaria porque?

Porque é precioso diante de Deus

1 Pedro 3:5  Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
1 Pedro 3:6  Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

Ou seja, se fazemos tanto ênfases nas mulheres que são filhas de Abraão e de Sara, se fazemos tanto ênfases nisto, então, vejam como se comportava Sara, que chamava a Abraão de senhor. Então, se naquela época e nesta cultura, chamar alguém de senhor, era a realeza, era uma reverencia impressionante, sim senhor, o que você diz....

chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

Então, não vai ser como digo eu, ou o livro tal, vai ser com respeito, com reverencia, com tranquilidade, com serenidade, com carinho, isto com certeza, vai começar a cativar ao teu esposo, isto vai começar a fazer que, ou seja, se teu esposo detecta que você esta aprendendo a Toráh e regressas cada vez que aprende, com um maior menosprezo, porque entre mais aprende você se da conta do quanto mais ele é ignorante, e se ele vê que sempre você vem com esta atitude, eu garanto a vocês que ele não vai querer saber absolutamente de nada, do lugar aonde você esta indo aprender, porém, a diferença em cada vez que você volta, ou quando acaba um estudo da Toráh, e você lhe prepara um café, um jantar e lhe chama de senhor, de amor ou seja lá como vocês chamem, ou seja, se vocês chegam com essa atitude de amor, ele vai dizer: Que onda é esta, aonde esta mulher estar indo que está tão assim.. Então isto é para as mulheres. E agora vamos com os homens.

1 Pedro 3:7  Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

Esta palavra ai" coabitai com elas com entendimento " ou seja, que o marido tem que conhecer perfeitamente uma mulher, e também tem que conhecer as leis divinas para o homem com respeito com a mulher. E qual é o máximo exemplo para o homem, de como se deve atar uma esposa? Vamos ver dois exemplos Bíblicos, de como tratar uma mulher, mesmo que seja uma mulher mais pecadora que possa existir. Uma é o Profeta Oséias, e o outro o Messias Yeshua, que representa o Profeta Oséias

Efésios 5:25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Messias amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Efésios 5:26  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

Ou seja, nós homens temos que amar nossa esposa, assim como o Messias amou a sua igreja, assim também como o Profeta Oséias amou a Gomer, e como foi este amor? Incondicionalmente, e como reaciona uma mulher diante de, um amor incondicional do esposo, de Oséias, e vocês acreditam que Oséias finalmente ele conquistou o coração de Gomer, que era uma mulher adultera? Sim, ele conquistou a ela que era uma super adultera, ela não queria ter nada com Oséias, porém Oséias a conquistou, e como ele a conquistou? Com romance, com um amor incondicional.

1 Pedro 3:7  Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

E porque será que, nas bodas hebreias ao terminar a boda, porque se quebram uma taça de cristal pisando nela? Porque não é uma taça de barro, ou porque não é qualquer outra coisa? Porque tem que ser exatamente uma taça de cristal? Porque isto é uma lembrança quando se quebra a taça, se faz uma lembrança do Templo em Jerusalém.

Salmos 137:5  Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza.
Salmos 137:6  Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.

Então, neste momento se quebra uma taça para o que? Para fazer uma lembrança do porque se destruiu o Templo, e porque se destruiu o Templo? Por falta de amor, por isto o Templo foi destruído. Também, o Templo foi destruído por causa do ódio sem causa, ou seja, por re-sentimento a coisas que não valem nada, por coisas absurdas, eles começaram a lutarem entre si, começou a esfriar o amor, por coisas ridículas. Então, por coisas ridículas se quebrou algo, que se passou tanto tempo para se construir, o Templo que passou tanto tempo para ser construído, foi destruído por coisas sem importância.

Então, o fato de nas bodas hebreias se quebrarem uma taça de cristal, foi implementada pelos rabinos para recordar aos esposos, que o matrimônio toma anos de construção, e leva muitos sacrifícios, muito esforço, e por coisas banais se pode romper. E custa muito construir o cristal, o cristal é muito custoso para ser construído, e por uma coisinha de nada nós o quebramos. Então, a lição aqui é: Nós homem, devemos ter cuidado de não fazer ênfases em coisas sem importância. Em outras palavras, o que significa ao esposo amar sua esposa, como vaso mais fraco? É não dando importância, as coisas que nós ofenda a esposa, passamos por alto, ou seja, que relevemos tudo que a esposa nos faz, porque tudo se nós queremos e ficarmos, desejando que ela faça tudo perfeito, e isto vamos estar a aborrecendo.
Então, qual é a características do amor? O amor cobrirá multidão de pecados. E o que significa isto? Que devemos passar por alto, o que a esposa faz. Se a esposa colocar uma cara feia, ok, tenho uma opção se ela ficar com a cara feia para mim de começar a dizer: Olha, porque você está com a cara feia comigo? O que está passando? Temos a opção de fazer varias coisas, e ai já entramos em uma discussão, ou temos a opção de fingir que não está vendo nada, ou seja, de relevar isto, pensar que nada vai tirar a nossa paz, porque sabemos que a mulher passa por períodos muito difíceis, e entre um vai amadurecendo, a pessoa vai dando conta que, a chave da harmonia do lugar é, não dar tanta importância as coisas. Ah a comida não saiu muito boa, temos que nos controlar para não falar besteiras, é somente uma comida, ela somente entra a vai para o estomago, e amanha será outro dia.

Porém, se o homem é fixado, se todo o temo estivermos com uma atitude de perfeição, nós vamos amargar a esposa, vamos começar a gerar re-sentimentos com respeito a nossa esposa. E também, se nós temos uma necessidade de reconhecimento, uma necessidade de que, todos nos admirem, também vamos ter uma causa de conflito com a esposa, porque? Porque quando a nossa esposa não nos der o que nós queremos dela, diante dos demais, então, ai vamos estar super amargados, nossa você está me fazendo passar por ridículo, ou seja, vamos estar super re-sentidos. Porém, se isto não nos preocupa, e podemos ser transparente com todos e dizer: Sim ok, minha esposa não é perfeita, e qual é o problema? Minha esposa não é perfeita e não tenho problema em apresentá-la, porque eu tampouco sou perfeito. Então, não somos perfeito.

E qual é a máxima necessidade, que tem uma pessoa imperfeita? De ser aceitada, de ser amada, de ser aprovada, aprovado, e para isto nós estamos em um compromisso matrimonial.

1 Pedro 3:7  Maridos, vivamos com ela sabiamente, não devemos dar tanta importância as coisas, porque são passageiras, não demos tanta importância a carne, porque isto também é temporário, e tratemos ela como um vaso mais frágil, como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

E aqui vem uma recompensa, porque como o Eterno sabe, que atuamos em base a promessas e recompensas, disse no final do verso para que não sejam impedidas as vossas orações. Quer que o Eterno conceda a nossas petições do nosso coração? Se queremos que tudo que peçamos , seja respondido pelo Eterno? Temos que tratar a esposa assim, não dando importância as coisas, devemos ama-la sabiamente, e tudo que peçamos, o Eterno vai nos conceder.

E vamos ao encerramento do tema, porque é um tema aonde eu tive que prolonga-lo, porque é deste assunto que, depende nossas vidas, nossa família, nossos filhos, nosso bem estar, depende que nos fique bem claro este tema, e haverá algo mais importante, que este tema?

1 Coríntios 7:17 E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.

E a palavra igreja aqui, é uma palavra grega, e obviamente que não estar falando das igrejas metodistas, assembleias, batistas, presbiterianas e etc. que por suposto não existia essas denominações, aqui a palavra igreja, está falando dos tirados fora, ou seja, dos que estão saindo da influencia do mundão, que estão sendo chamados a servir, a obedecer ao Deus de Yisrael.

1 Coríntios 7:18  É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide.
1 Coríntios 7:19  A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus.

Ah isto, me apresenta os pastores cristãos, e aqui como argumento que a circuncisão é muito importante, e será que aqui, Paulo está dizendo: Não, não, o que disse a Toráh que os gentios se querem fazer parte do povo de Yisrael, fiquem se circuncidarem, porque isto não importa. Porém, será que o apostolo Paulo, um rabino da Toráh estar dizendo, que a circuncisão não importa? É obvio que não, então, ao que ele estará se referindo?
Bom, a circuncisão é o ato já, é a cerimônia oficial de conversão ao Judaísmo. Ou seja, através da circuncisão e por seguinte uma tevilah, um banho ritual, neste momento um homem já se faz parte do povo de Yisrael. Então, o que Paulo está dizendo aqui é:

É alguém chamado, estando circuncidado.

Ou seja, está alguém em pacto, nasceu em uma família judia, então, tens que seguir guardando os mandamentos, segundo a fé judaica.

 É alguém chamado estando incircuncidado (ou seja, não judeu, um gentios)? não se circuncide.

E porque Paulo disse isto? Porque a um gentio Paulo disse: Não, não te circuncide, não, não te faça parte do povo de Yisrael, fique incircunciso mesmo, e porque? Porque isto é o que disse todos os rabinos, quando um gentio quer se converter, pela Lei Oral tem que se rejeitar a este gentio por três vezes e porque? Para provar seus motivos, para provar porque realmente ele quer se converter, e isto Paulo esta tocando aqui no tema do matrimônio, porque este é o contexto, o contexto aqui é o matrimonio, porque dentro da Jurisprudência Judaica, se casa com alguém judeu ou judia, não é uma causa de conversão, ou seja, se uma pessoa chega a um rabino e diz; olha eu quero me converter porque eu vou me casa com fulano de tal, automaticamente os rabinos rejeita esta pessoa porque isto não é causa de conversão, não podes se converter por isto, e isto é para aquelas pessoas, que queriam um dia se casa com os nossos filhos e filhas, porém que não conhecem nada das Escrituras, porém quer se converter a fé da família, por meio de se casar com a pessoa que tem a fé de Abraão. Se isto acontecer, já começou mal, porque a pessoa que crer na Toráh, tem que se casar com alguém que crer e segue a Toráh, ou seja, que não esteja em julgo desigual.

Porque, sabemos que este interesse de guardar todas essas coisas, não por amor ao Eterno, e sim pelo casamento, ou seja, esta pessoa não está buscando a Deus primeiramente, esta buscando a pessoa mesma. E o Eterno não permite concorrência.

Então, o que podemos fazer? Coloca esta pessoa a prova, diz a esta pessoa, Ok, eu sou de outra fé, siga seu caminho, siga tua vida, ou seja, fazer o mesmo que fez Noemi com órfã e a Rute, aonde Noemi lhes disse: Não, não, voltem a seus deuses, é difícil viver, voltem a seus deuses, a sua parentela. E por três vezes Noemi as rejeitou, e esta órfã ao fim das contas, quando já viu que estava muito difícil e complicado, ok até logo, porém o que foi que Rute fez? Rute neste momento provou sua decisão. Então é igual, se uma pessoa se interessa por alguém solteira, que estar em pacto com o Eterno, ou por nossos filhos, então, colocamos esta pessoa a prova, olha amigo, eu não posso, eu sou de outra fé, ah mais eu quero ter tua fé também, serio? Pois ai estar a Toráh, ai estar Moisés e os profetas, não precisas de mim, e a pessoa não crente, seguramente vai dizer: ah mais você pode me ensinar.

Porém, que esta pessoa por sua própria conta, o viva, e a conversão é unicamente valida, quando a pessoa já esta vivendo conforme aos mandamentos, não é assim: ah eu primeiro me converto, e depois eu começo a observar, não, é ao contrario, primeiro eu começo a observar, primeiro se começa a viver conforme aos mandamentos, e depois se converte. Porém, primeiro deve-se se experimentar do que se trata e porque? Porque se você se converte, e a meia hora depois já não sabe, ou já decide que não gostou, e temos vivido essa experiência, que uma pessoa diga: Sim, sim eu quero tudo, eu vou fazer tudo, e na hora H, a pessoa transgride o pacto. Então, precisamente por isto, se evita, se rejeita e lhe diz NÃO, por que?

Porque uma vez em que a pessoa toma o compromisso, e diz que sim, que vai cumprir tudo, e com meia hora depois essa pessoa falha, já não tem escolha, nesta hora a pessoa vai ser julgado, porque cada um, vai ser julgado conforme ao que se comprometeu. O Eterno não vai te julgar por algo com que, você não se comprometeu, porém se nós nos comprometemos a conversão, a ser parte do pacto, agora sim, nosso juízo vai ser mais severo, que alguém que não soube de nada. Por isto disse as Escrituras: Melhor seria que não conhecêssemos, que não fossemos iluminados por todos esses mandamentos, que depois de termos crido, se apartaram. Então, melhor seria não ter conhecido. Por isto Paulo esta dizendo aqui:

1 Coríntios 7:18  É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide.

Ou seja, siga aprendendo e faça o pacto quando verdadeiramente depois de ter aprendido, tenha uma verdadeira convicção. Ah em me converto para guardar, porém o verso 19 diz:

1 Coríntios 7:19  A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. 

Ou seja, o que se trata é guardar os mandamentos de Deus, ou seja, guarda-os, porque quando estiveres guardando estarás praticando, ah eu quero se parte de Yisrael estou emocionado e quero ir a Yisrael, porém, já fosse em em Yisrael? Não, só conheço pelo YouTube, você sabe como é viver como um judeu, porque se não sabes, sabe o que os judeus vão dizer? Ok, segue estudando... ah eu vou me circuncidar para guardar a Toráh, não, segue estudando para que você saiba aonde está entrando, então o remédio é:

1 Coríntios 7:19  A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. 

Ou seja este mandamentos são a Toráh, quer dizer a pessoa não precisa da circuncisão para guardar a Toráh. Então, se a pessoa tem uma conversão sincera então este pacto é de beneficio para ele, porém se a pessoa se circuncida sem ter uma real conversão, ai sim esta pessoa vai ser julgada porque ela entrou no compromisso

1 Coríntios 7:20  Cada um fique na vocação em que foi chamado.
1 Coríntios 7:21  Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.

Ou seja, estamos falando deste tempo, em que havia escravidão

1 Coríntios 7:22  Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é do Messias.
1 Coríntios 7:23  Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.

E porque? Porque não podemos servir a dois senhores, se o Senhor já te comprou, então, neste momento somos escravos, porém somos escravos por amor. E nós vemos nas cartas de Paulo ele se apresentando como? Como um escravo de Yeshua, ou seja, ele decidiu ser um escravo por amor. E isto de ser escravos, qual aplicação tem a nós hoje, se atualmente já não existe escravidão? De qual maneira nós poderíamos seguir sendo escravos desde sistema, e não ter a liberdade para dedicarmos tempo, ao Eterno e cumprir seus mandamentos? Qual poderia ser o algo que nos mantêm em escravidão, para não podermos servi ao Eterno, em tudo que queiramos?

As dividas por exemplo, o trabalho, o servir aos homens, um trabalho que não te permite cumprir os mandamentos, questões econômicas, que não nos permita viver conforme aos mandamentos, o que tem que ser feito? Busca se livrar deste trabalho o quanto mais rápido, busca outra opção, sai das dividas para o que? Para que não tenha nenhuma prisão, e possa servi-lo de tempo completo.

E termina o capitulo 7 dizendo:

1 Coríntios 7:25  Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel.
1 Coríntios 7:26  Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim.
1 Coríntios 7:27  Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher.

E aqui vem uma palavra muito importante, porque já vimos aqui todo o contexto que vemos lendo, a causa da instante necessidade, por causa da fornicação e dos tempos em que vivemos "Estás ligado à mulher" e esta palavra ligado é a palavra casado,

não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher.”

Ou seja, não procure se divorciar-se. E a palavra livre, é muito importante, porque aqui não quer dizer solteiro. Esta palavra livre no grego é a palavra λέλυσαι lelusai, que significa Divorciado, ou seja, estais divorciado, não procure se casar. Também pela mesma razão a mulher, se está divorciada, fique sem se casar.

1 Coríntios 7:28  Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.

Quando Paulo diz: " Mas, se te casares, não pecas" isto derruba a teoria de: ah já me divorciei, agora não posso me casar novamente. Se o divorcio foi legitimo, se foi por questões legitimas pelas Escrituras, a pessoa pode voltar a se casar, porque para isto é o divorcio, para que a pessoa volte a se casar, porque disse Paulo que não pecas, e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.

Ou seja, uma pessoa divorciada que volta a se casar, vai ter tribulações na carne, ou seja, vai aumentar mais problemas a sua vida, já tinha um problema, bom agora vai ter mais problemas

1 Coríntios 7:29  Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;
1 Coríntios 7:30  E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem;
1 Coríntios 7:31  E aos que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.

Ao que se refere isto? Ou seja, o tempo é curto, e tudo neste mundo é passageiro. Em outras palavras, que tua prioridade seja o Eterno, que seja sua vontade, que coloque por cima o Eterno, tudo que você fizer e porque? Porque tudo isto aqui é passageiro. Então, coloca em primeiro lugar as leis divinas, que nada e nem ninguém te detenhas, de que o Eterno seja a tua prioridade.

1 Coríntios 7:32  E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;
1 Coríntios 7:33  Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.
1 Coríntios 7:34  Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.

Ou seja, é inevitável se estamos casados, então nossa prioridade é nosso conjugue, ou seja, devemos ter cuidado das coisas da esposa, do esposo no caso das mulheres. E aqui esta claríssimo que, em primeiro estar a tua família, que o ministério. Porque, alguém pode mal interpretar que, ter uma esposa como se não tivesse, ah faço de conta que não tenho esposa, e vou somente me dedicar ao Senhor, e isto não é o que esta dizendo aqui. Em outras palavras, se você coloca em primeiro lugar ao Eterno, automaticamente, vamos tratar nossos conjugues como se deve trata-los.

1 Coríntios 7:35  E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma.
1 Coríntios 7:36  Mas, se alguém julga que trata indignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se.
1 Coríntios 7:37  Todavia o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem.
1 Coríntios 7:38  De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor.

 E outra vez, porque Paulo esta dizendo isto? Qual é o contexto? Porque o tempo é curto, é eminente, a redenção final estar as portas.

1 Coríntios 7:39  A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.

E uma vez mais, que esteja debaixo da autoridade dos mandamentos.

1 Coríntios 7:40  Será, porém, mais bem-aventurada se ficar assim, segundo o meu parecer, e também eu cuido que tenho o Espírito de Deus.

Agora, este versículo das viúvas, temos que complementa-lo, com o que disse 1 de Timóteo, e com isto sim, agora agente encerra, este tema das viúvas especificamente, ou das pessoas que já estão divorciadas, e considerando aqui o que Paulo disse, que falta pouco tempo, ele disse que ficassem sem se casar. E em I Timóteo 5, Paulo vai falar de como se administrava a questão com as viúvas nas comunidade, porque naquela época, nas comunidade tinha um fundo exclusivo para as viúvas, e para os órfãos, ou seja, as pessoas davam tzedakah, uma oferta voluntaria para ajudar as pessoas necessitadas na congregação.

1 Timóteo 5:9  Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido;

Ou seja, quem é que tinha direito de receber a ajuda da comunidade? Uma viúva não menor de 60 anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido;

1 Timóteo 5:10  Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.

Ou seja, o requisito para ter a ajuda da comunidade, era uma viúva maior de 60 anos, que tivesse um testemunho irrepreensível. Também tinha que ser uma viúva que não tivesse familiares, porque tinham os casos de viúvas que tinham família, e esta quem deveria sustenta-la era a família, porque o que diz as Escrituras aqui neste mesmo capitulo, no versículo 8?

1 Timóteo 5:8  Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
1 Timóteo 5:11  Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra o Messias, querem casar-se;

Ou seja, de repente essas mais novas menos de 60  anos, querem se casar.

1 Timóteo 5:12  Tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé.
1 Timóteo 5:13  E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém.
1 Timóteo 5:14  Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer;

E a palavra moça aqui, não significa virgem, significa viúvas novas.

1 Timóteo 5:15  Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.
1 Timóteo 5:16  Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.

E com isto não encerramos o tema. Viúvas jovens, mulheres jovens, que podem se casar-se, e também aos homens, casem-se, porém, se decidam dedicar-se completamente ao Senhor, tem o dom de conter-se, o decidam fazer, pois também é valido. E com isto encerramos o tema de, solteiro, matrimônio, divorcio, e novo matrimônio.

Quando duas pessoas já tem intimidade, já tem uma relação, então, que praticamente tem uma só carne. Porque se nos baseamos no que disse Gênesis e tudo a frente, como a entrega da Toráh, e toda a parte cerimonial, então, em base a Gênesis disse que um matrimônio se constitui como?

Gênesis 2:24  Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Ou seja, ai temos uma referencia Bíblica de que, o que constitui um matrimônio diante do Eterno, é quando já se uniram, se já se uniram, então já são diante do Eterno um matrimônio. Porém, o problema disto é, que muitos não sabem, então, isto somente aplica-se a pessoas que crer na Toráh, porque baseado nas Escrituras com tal pessoa, eu já me uni, já estamos unidos em matrimônio, então, já não podemos nos divorciar sem mais nem menos. Então, isto aplica unicamente a pessoas que estão em Pacto com o Eterno.

Aplicar isto, a pessoa que não seguem as leis divinas, é impossível, pois eles vão dizer que estão na graça e não tem problemas. Então, não se pode aplicar as Escrituras, a pessoas que não crer, a pessoas que não estão em pacto com o Eterno. Por isto é muito complicado, e porque? Porque muitas perguntas que podem surgir, é com respeito a pessoas incrédulas, ou coisas que se fizeram antes, e neste caso, primeiro tem que se converter, tem que vir primeiro ao pacto, e daí é aonde se começa a operar todas as leis do Eterno para esta pessoas, fora disto, não se pode aplicar.



ORAÇÃO


 Pai te agradecemos por Tua palavra, te agradecemos por este tema, que tem implicações tão profundas e que podem modificar para sempre, a vida, o futuro de muitas pessoas, de muitas crianças, de muitos jovens.
Te pedimos Pai que Teu Espírito confirme cada uma dessas palavras, que seja o Teu Espírito que esclareça todas essas questões, em caso particular de cada um aqui, e que tomemos decisões conforme a Tua Palavra, aos teus mandamentos, porque nos pode preservar a nossos filhos, conforme ao que acabamos de estudar, é o que fará que nossos filhos sejam, santos, é o que evite que nossos filhos sejam imundos, impuros, não aptos para teu serviço Pai.

Te peço que nos ajude a ver o panorama eterno, e que Tu Pai, restaures o que passou e que Tu, de uma vez por toda, tragas ordem a nós aqui,  e decisões concretas e definitivas, para que não sigamos transgredindo teus mandamentos. Te pedimos no Nome e pelos méritos de Yeshua Amén !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário