domingo, 24 de novembro de 2013

A criação da alma – Nefesh







Gênesis 1:20  E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

"Vayomer Elohim yishretsu hamayim sherets nefesh chayah ve'of yeofef al-ha'arets al-peney hakia hashamayim."

Esta palavra " Produzam" é a palavra yishretsu que significa literalmente abundar, que seja uma coisa exagerada as águas da vida e que daí surja toda classe de seres viventes. E aqui se menciona as águas e não se menciona especificamente o mar, porque aqui disse que "Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves". Então se pensarmos que aqui está falando dos mares, isto implicaria que do mar saíram as aves, porém aqui não se menciona a palavra mares (yamim) se não que se usa a palavra mayim. Ou seja que das águas serão a fonte de vida para muitos seres.

E as águas já em forma liquida e gasosa é a fonte de vida para os peixes e para as aves, porque a maioria dos seres vivos tem sua dependência da água. Então aqui em Gênesis 1:20 está fazendo tanto referencia ao mundo aquático como ao mundo das aves. O interessante é que cada texto tem uma grande relação com o plano geral de redenção para a humanidade, em cada texto tem implicações com respeito a Yeshua. A nível mais profundo desta passagem que as águas produzam seres viventes e falando dos peixes, devemos lembramos que as águas em outro contexto simbolicamente falando, as águas representam principalmente no livro de Apocalipse as nações.

E se vemos as águas de maneira simbólica aqui em Gênesis que disse que as águas produzam, abundem, a palavra yishretsu que tem haver com esta abundancia, em uma tradução ao grego do hebraico esta palavra sherets que também aparece no texto de Gênesis 1:20, se traduz ao grego na Septuaginta εξαγει – exago. Assim se traduz a palavra sherets ou abundancia. E esta palavra εξαγει – exago se utiliza na passagem de João 10:4

João 10:4  E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

Quando Yeshua fala acerca do bom pastor, e esta palavra Tira para fora é a palavra εξαγει – exago que é a palavra que se traduziu de Shetetz em Gênesis 1:20. Então quando Yeshua fala que ele tem outras ovelhas e que é necessário que ele as tire, a quem se refere esta ovelhas pela qual ele foi enviado? As ovelhas perdidas da casa de Israel que estão entre as nações, e de onde Yeshua as vai tirar? Das nações para leva-las a terra qual foi jurada a Abraão. Então este palavra aqui em João é a mesma que se utiliza em Gênesis na tradução da Septuaginta, para vermos que mesmo nesses textos em Gênesis não está somente falando especificamente da questão de peixes, senão que está nos falando a nível profundo de interpretação simbólica das Escrituras, de algo muito mais grande que Deus vai fazer.

Os peixes eram os símbolos que se utilizavam os crentes na comunidade primitiva. Os peixes era o símbolo que utilizavam os discípulos para se refere a eles mesmos. O símbolo da cruz foi usado somente a partir do 4° século. Não há indícios da comunidade primitiva que eles usavam a cruz como símbolo. O que eles usavam era o peixe em referencia a Yisrael, que ao ir-se as nações si multiplicaria como os peixes, e nos últimos tempos Deus os vai tirar das nações para re-adota-los e torna-lo novamente parte do seu povo.
De modo que nesta passagem de Gênesis 1:20 temos uma pista do que o Eterno vai fazer no futuro ao tirar suas ovelhas perdidas da Casa de Yisrael dentre as nações, que é justamente o que estamos fazendo.

Gênesis 1:20  E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

Então aqui em Gênesis 1:20 disse que as águas abundem de uma palavra que foi dita pela primeira vez nas Escrituras que é a palavra (חַיָּה נֶפֶשׁ) nefesh chayah. Esta é a primeira menção desta palavra e cada vez que temos uma menção que é importante, tem que ser definida muito bem para que fique bem claro, porque o que é  (חַיָּה נֶפֶשׁ) nefesh chayah ? Que se traduz aqui em Gênesis 1:20 como seres viventes? Em seu conceito mais primitivo o que significa nefesh? Alguém pode dizer que é a alma, porém o que significa a palavra alma? Porque atualmente se vê uma grande quantidade de estudos sobre a alma do ser humano. Porque esta alma (nefesh) aqui na criação dos animais é a mesma Nefesh chayah que se utiliza para o ser humano.

Em Gênesis 1:20 está falando de seres aquáticos, de peixes e de aves e se fala de nefesh. Então a nefesh não tem haver conexão com o corpo em si, senão que é outra coisa totalmente diferente, e a raiz da palavra nefesh é a palavra (נפשׁ) nafash que literalmente significa respirar ou ter refrigério. Isto significa Nafash em seu sentido mais primitivo. Então aqui nos fala como algo que não é físico, porque se houvesse sido esta palavra Nefesh quando foi traduzida a Septuaginta, e foi a primeira vez que o texto hebreu do Antigo Testamento foi traduzido a outro idioma, e muitos rabinos não estavam de acordo que a Toráh fosse traduzida, e de acordo a historia foi um dia de luto em Yisrael quando se traduziu a Tanach a outro idioma, porque para muitos judeus este dia começou o deterioro do entendimento da Toráh e porque? Porque a na hora de traduzir-se um idioma já se perde muitíssimo da sua essência, porque pode ser que em outro idioma não exista as equivalências exatas das palavras, e então já se muda um pouco o sentido.

Agora imagine a nós que usamos as traduções de traduções, então já estamos em problemas. Então temos que ir o mais possível ao original. Então a palavra (נפשׁ) Nafash na Septuaginta que de alguma maneira é importante e porque? Porque se chama Septuaginta porque se juntaram seis eruditos escribas que conheciam perfeitamente o hebraico e perfeitamente o grego, e foram seis de cada tribo de Yisrael. Ou seja, foram 72 escribas eruditos em hebraico e em grego, e traduziram do hebraico ao grego.

E a historia também conta que incluso eles se separaram para que cada um fizesse sua tradução e depois se juntaram para comparar as traduções e foi exata, ou seja, que foi uma coisa milagrosa a maneira que se fez. Então a Septuaginta é muito  importante, pois na hora de entender certos conceitos. E esta palavra (נפשׁ) Nefesh em hebraico quando se traduziu a Septuaginta foi traduzida como a palavra psiquê (ψυχή) (e daí vem a palavra psicologia), e se traduziu como mente. Então o que é que faz com que este corpo funcione? Ou seja, se eu decido caminhar quem da a ordem ao meu pé que dê um passo? O cérebro, a mente. Então basicamente tudo está na mente, no cérebro, porque medicamente em qual momento ocorre a morte do corpo? Quando o cérebro deixa de funcionar e ai o corpo já não tem vida.

Então temos que entender נֶפֶשׁ nefesh como o que faz com que o corpo funcione, e isto é comum tanto a seres humanos como a animais, porque o que é que faz com que um peixe se mova, ou que um pássaro voe, que tenha instinto e etc.? não é o corpo em si senão é algo que está dentro do corpo, e é isto que dirige o corpo. Então esta Nefesh Chayah é o que o Eterno cria neste momento que é tanto comum aos animais como ao homem, e a diferença quando o homem foi criado se introduz outra palavra que é a palavra (נִשְׁמַת) Neshemá. Então aqui Deus cria a Nefesh Chayah que é a parte de respiração interna, esta parte que da alento ao corpo, que oxigena o corpo e faz com que o corpo se mova.

E no Paleo Hebraico a palavra נֶפֶשׁ nefesh, os símbolos que se utilizam é a letra Nun (נ)  que é uma espécie de espermatozóide A letra Pêi (פ)  é uma bocae incluso em hebraico a palavra boca é pê. E a ultima letra é a letra Shin (שׁ)  que é uma espécie de uns dentinhos de frente como algo que se mostra Então No conceito mais primitivo a palavra נֶפֶשׁ Nefesh tem haver com a semente que da alento, com a semente mais primitiva que faz com que o corpo se mova. E esta Nefesh se menciona aqui no mundo animal, quer dizer que no mundo vegetal não se menciona porque os vegetais não tem nefesh, não tem esta mente, esta maneira de viver e de onde o mundo vegetal obtêm sua energia? Principalmente do sol e logo transmite aos animais e logo se inicia toda cadeia alimentar.

Então o mundo animal e o mundo vegetal já tem dois conceitos diferente. Então a palavra Nefesh se traduz como Psiquê no grego e segundo o site Wikipédia disse o seguinte:

A psique do grego ψυχή, psyché, «alma» é um conceito procedente da cosmo visão da antiguidade Grécia, e que designava a força vital de um individuo, unida a seu corpo em vida e desligada deste trás sua morte. O término se mantêm em varias escolas de psicologia, perdendo em geral seu valor metafísico: se converte assim na designação de todos os processos e fenômenos que fazem a mente humana como uma unidade. (Wikipédia)

Ou seja que na psicologia todos os conceitos de processos mentais que se realiza na mente, por isto dentro do Judaísmo existe diferentes explicações da alma ou nefesh, existe livros inteiros sobre o que é a alma, porém essas explicações da alma e essas pessoas que escreveram sobre a alma de onde eles tiraram esses conceitos? Porque na Toráh não define o que é a alma. Então de onde eles tiraram esses conceitos. Na Enciclopédia Judaica se encontra certas ideias do judaísmo do que é a nefesh tem sido influídas pelo Neoplatonismo, por Platão que se colocou a explicar, a filosofar do que era a alma e todos os filósofos gregos filosofavam da essência da vida, da alma. Então o judaísmo foi influído por todos esses conceitos, e por isto atualmente dentro do judaísmo existe toda uma doutrina do que é a alma.

Porém as vezes um dos problemas que nos ocorre quando estamos aprendendo raízes hebreias, é que começamos a estudar fontes judaicas pensando que eles devem ter a definição correta, porém nos damos conta de que eles também tem sido influídos por civilizações anteriores, civilizações grega, egípcia e do oriente médio. Então estamos em um problema, então o que temos que fazer é procurar saber o que significa a palavra em si, saber as ocasiões em que aparecem nas Escrituras, como se traduz, saber como os profetas utilizam esta palavra nefesh, e desta maneira se torna mais simples.
Porque todas as vezes que se traduz nas Escrituras a palavra Nefesh, pois tem haver basicamente com esta parte interna que da vida ao ser humano. Então demos que mostrar o que disse as Escrituras especificamente o que é esta Nefesh ou aonde estar esta Nefesh, porque será que podemos ver a alma ou aonde se encontra esta alma. E o interessante que a explicação está na própria Toráh, e existe um texto muitíssimo importante para poder começar a entender o que é a alma, como funciona a alma e aonde estar a alma.

Levítico 17:11  "Porque a vida (nefesh) da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma".

Aqui está dizendo que a vida da carne está no sangue, porém em hebraico não disse a vida, disse a Nefesh

Ki-nefesh habasar badam hi va'ani netativ lachem al-hamizbe'ach lechaper al-nafshoteychem ki-hadam hu banefesh yechaper

כי נפשׁ הבשׂר בדם הוא ואני נתתיו לכם על־המזבח לכפר על־נפשׁתיכם כי־הדם הוא בנפשׁ יכ

Aqui está dizendo que a vida da carne está no sangue, porém em hebraico não disse a vida, disse a Nefesh do corpo humano estar no sangue. Então pela primeira vez eu entendi o conceito da alma como nunca antes tinha visto com este verso, porque você e eu sem duvidas em cada vez que pensamos na alma, nós imaginamos como um fantasma, como uma visão de alguém de branco, porém esta nefesh também está nos animais. Então os animais também tem isto e isto tem que ser algo comum a peixes e a animais e incluso a homens.

Levítico 17:11  "Porque a vida (nefesh) da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma".

Então a alma é o sangue de acordo ao texto hebreu, porque quando de alguém o sangue começa a sair estar saindo a alma. Então podemos ver a alma? Nós podemos ver o liquido vermelho, porém o interessante é o que tem neste liquido vermelho? Porque este liquido vermelho é tão importante? Porque sem este liquido vermelho não podemos viver.

Levítico 17:14  Porquanto a vida (nefesh) de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.

Ki-nefesh kol-basar damo venafsho hu va'omar livney Yisra'el dam kol-basar lo tochelu ki nefesh kol-basar damo hi kol-ochlav yikaret.

Então quando alguém está comendo sangue na verdade está comendo a alma, está comendo a essência dessa criatura, parte dos seus instintos de toda natureza desde animal, e é interessante que no sangue está muitas questão de toxinas que não é bom comer.

Outra passagem que implica que ao derramar o sangue está sendo derramado a alma (nefesh), e por isto que o Eterno colocou o sangue para fazer expiação, para pagar um resgate de cubrir. Quer dizer que eu e você no momento em que transgredimos, que pecamos contra os mandamentos divino somos culpáveis e merecemos um juízo, e tem que ser oferecido algo por aquilo que contaminamos, que é a nossa alma, o nosso sangue que contaminamos, e tem que ser oferecido algo e o que é que o Eterno colocou como expiação ou pago de um resgate por nossas almas? O sangue e por isto tem que se derramar sangue de animais inocentes, e em Isaías 53:10 uma vez mais se menciona a palavra nefesh:

Isaías 53:10  Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma (nefesh) se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

E esta palavra “posteridade” é a palavra (זֶ֖רַע) Zera (semente). Então aqui está dizendo que quando o Servo Sofredor colocar seu sangue, sua nefesh, isto é o que produzirá sementes que ressuscitem. Então o que estava fazendo Yeshua ao derramar seu sangue? O que na verdade Ele estava derramando? Sua nefesh por todos nós, sua essência estava sendo derramado e sua essência o que era? Inocente, o Justo pelos injustos para levar-nos ao Eterno.
Assim que em resume temos que entender a nefesh como um conceito Bíblico e não como um conceito filosófico. Devemos entender o conceito de alma de uma maneira mais simples. Então o que foi criado no quinto dia que seria usado para todo reino animal e incluso o ser humano, foi a alma que se encontra no sangue e que leva a vida para todo o corpo. E para entender melhor o conceito do sangue e como está ligada sua função a mente ou cérebro, porque nefesh também se traduz como psique, portanto também tem haver com o cérebro, então o sangue e o cérebro tem uma função muito especial para o corpo.

E os médicos explicam como funciona as propriedades das funções e as propriedades do sangue, porque o que nós vemos é o liquido vermelho. Então este liquido vermelho visto em um microscópio tem algo que ai dentro está a alma. Então a alma, a nefesh se encontra neste liquido vermelho que serve para controlar todo o corpo. E o interessante que a palavra Nafash halito, respiração, o que faz com que todo o corpo respire e funcione todo corpo.
 E a palavra (נפשׁ) nafash também se traduz como psique, que tem haver com a mente e o cérebro. Então quando a morte cerebral neste momento se acaba a função da alma, que estar dentro do cérebro e dentro do sangue.

Desta maneira podemos dizer que o Eterno criou a maravilha do sistema circulatório dirigido pelo cérebro, e que a lhe da a vida a todos os seres viventes, o qual é o equivalente da nefesh que se traduz coimo seres viventes, a peixes, aves. E a Neshema é o que si coloca na nefesh para que seja um ser humano e nos faça diferentes dos animais, porque Deus cria o ser humano não disse: produzam as águas o ser humano, pelo contrario o Eterno disse: Façamos. E neste momento Deus criou diretamente o ser humano diferente dos animais, porque a ordem foi que a terra, o mar produzissem seres vivos.

E o interessante que esta população de vida que cria as ilhas, e ao homem se ocorreu esta teoria tão absurda da evolução que transgredi leis. Por isto é teoria, é uma ideia e é impossível porque atualmente está totalmente demonstrado que a teoria da evolução é impossível. Então a nefesh é algo se foi colocado dentro do sangue, que faz com que o corpo possa viver desde de um inseto até um ser humano, isto é como aos seres vivos porque quando abrimos um peixe ou qualquer outro animal, nós veremos neles o sangue. Porém Gênesis 1:20 disse (חַיָּה נֶפֶשׁ) Nefesh chayah, e esta palavra chayah (חַיָּה) que se traduz como vida, em sua forma mais primitiva também podia traduzir-se como apetite e incluso estomago cheio, porque em Jó podemos encontra esta tradução

Jó 38:39  Porventura caçarás tu presa para a leoa, ou saciarás a fome dos filhos dos leões,

E a palavra fome aqui em hebraico é a palavra chayah (חַיָּה). Então nefesh chayah é esta parte interna que estar no sangue que faz com que o corpo viva, que faz com que o corpo se nutra, e que sem isto nenhum ser vivo, nenhum organismo vivo poderá seguir vivo, isto é a nefesh.

Gênesis 1:21  E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

Vayivra Elohim et-hataninim hagedolim ve'et kol nefesh hachayah haromeset asher shartsu hamayim le-minehem ve'et kol-of kanaf leminehu vayar Elohim ki-tov.

E aqui se menciona a palavra baleias que em hebraico é a palavra Taninim (תַּנִּינִם) que em outras ocasiões se traduz como dragão, como besta e aqui como baleia. E aqui já entra o ponto de todos os seres vivos que o Eterno cria no quinto dia de maneira simultânea, aves, peixes, grandes criaturas marinhas e tudo isto ocorre em um dia, que de acordo a teoria da evolução toda questão desses animais gigantes, vamos saber que todo este conceito dos dinossauros dos quais se falam hoje é um conceito que esta escrito em Gênesis, esta escrito no livro de Jó aonde existe referencias sobre esses monstros, esses gigantes.

E de acordo a teoria da evolução que existia 65 milhões antes do ser humano, porém o que disse a Bíblia acerca dos dinossauros? Isto veremos no seguinte estudo e veremos se será verdade ou não se esses monstros existiram 65 milhões de anos antes do ser humano, será que esses dinossauros é como se apresentam na tela dos cinemas? Ou o que disse a Bíblia acerca desses monstros gigantes, tanto animais marinhos como animais gigantes terrestres que também aparece na Bíblia essa classe de monstro. E no seguinte estudo sobre a criação dos monstro, veremos a impossibilidade da evolução de que os seres vivos com toda sua maravilha da criação, seja um produto de um acidente, de explosões....

2 comentários:

  1. Interessante. Por este motivo não concordo que temos que primariamente estudarmos a língua original e bla bla bla. Pois se cremos que Deus falou a Palavra D'le temos-a por completo! E uma única referência em outro livro desapercebido poderá nos ajudar. Sem contar que temos o Santo Espírito D'le para nós ajudar. Ademais não devemos menosprezar os estudos das línguas nativas bíblica, porém PRIMARIAMENTE estudamos e verificamos na própria Palavra.

    Quanto ao tema. Além de sermos um Ser Vivente que nos proporciona termos a Alma vivente como os outros animais, temos o espírito que fora dado a nós pelo Eterno. Tal sopro é o que se intitula nossa 2ª alma ou nosso espírito. Este que se encontra "morto" para com o Eterno tendo a ligação por Cristo.
    Paz. = ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Abraão por interagir em nosso blog. Porém, na realidade não entendi seu comentário, pois não tem uma finalidade e nem um objetivo, peço que seja mais claro em suas palavras...

      Excluir