sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Porque devemos confiar no Novo Testamento?


Este estudo esta dirigido principalmente ao Filho Pródigo, ou seja, a Efraim e no decorrer vamos descobrir o que significa isto, o que significa tudo isto acerca de Efraim. E o objetivo deste estudo do Novo Testamento é afirmar nossa confiança e nossa fé neste documento tão importante para nossa fé. E porque é importante afirmar nossa confiança neste documento? Porque todos aqueles que tem começado um retorno aos raízes hebreia da fé, todos aqueles que temos começado a cumprir a profecia de que nos últimos tempos, o Eterno faria voltar o coração dos filhos aos pais e dos pais aos filhos, e que nos últimos tempos haveria um retorno as veredas antigas, as veredas de Abraão de Isaque e de Jacó.



Então existe um movimento cada vez mais grande no mundo desde as igrejas entenderem sua conexão com o povo de Yisrael, a entender que para compreender as Escrituras, tem que compreender a cultura, a historia do povo Judeu já que a Bíblia é um livro Judeu. Então se não entendemos isto, então é muito difícil compreender as Escrituras, e tanto a nível católico como a nível protestante isto já começou, isto é um processo de reconciliação e incluso dentro do catolicismo o papa João Paulo II foi o que iniciou esta aproximação de se aproximar a comunidade judaica, ele foi o primeiro papa que entrou em uma sinagoga, que viajou a Jerusalém, esteve no Muro das Lamentações, e ele estabeleceu um documento que trata de reconciliar e de se aproximar. Então cada vez mais há uma aproximação entre a igreja e o Judaísmo. E o papa João Paulo II pediu perdão em nome da igreja por todos os crimes cometidos ao longo da historia contra o povo judeu.

Então, a partir disto no mundo católico se iniciou um movimento de reconciliação, e incluso este papa disse que qualquer um que voltar a dizer que os judeus foram os assassinos de Cristo e todas essas coisas que foram ditas por séculos, e qualquer que disser isto e não reconhecer a herança espiritual do povo judeu disse João Paulo que esta pessoa não podia se considerar um bom católico. Ele chamou o povo Judeu de seus irmãos maior, que eles tinham muito que aprender com os judeus. Então ai se iniciou um movimento de reconciliação, agora com este novo papa se tornou um pouco difícil as relações, porque há toda uma controvérsia que se deu com respeito a alguns do partido Nazi, em fim há toda uma controvérsia para com o atual papa. Porém, independentemente disto o catolicismo tem começado uma busca de reconciliação.

Também a nível protestante, as igrejas evangélicas incrivelmente houve em algum momento da historia, movimentos protestantes como o de Martinho Lutero que por meio dos seus escritos atacaram muito ao povo judeu. Incrivelmente Martinho Lutero escreveu um livro que se chama Os Judeus e suas mentiras, que acusam aos judeus de coisas muito serias, e este livro foi de muita influencia para Adolf Hitle e todo movimento nazista histo que Martinho Lutero escreveu.Então que há movimentos protestantes muito em contra ao povo de Yisrael ou antissemitas, na verdade é que a grande maioria dos movimentos protestantes cada vez estão tendo mais simpatia e mais desejo de conhecer as raízes hebreias do Cristianismo, porque se analisarmos fria e objetivamente, o cristianismo na realidade é uma raiz do totalmente judeu. Depois ao passar da historia houve um rompimento por questões políticas, porém em essência o cristianismo é judaísmo.

Então com este movimento de retorno as raízes hebreia da fé, e porque estou dizendo tudo isto? A razão pela qual estou falando isto, é porque está havendo um retorno as raízes hebreia da fé, e mesmo que seja algo profetizado e é algo que tem enrriquecido muito o entendimento do Novo Testamento. Também por outro lado tem tido certas desvantagem e tem certos riscos, o retorno as raízes hebreia da fé apresenta certos riscos, e quais são estes certos riscos?

São que algumas partes do Novo Testamento por parecer contraditórias a fé hebreia, existe certos aspectos do Novo Testamento que se alguém ler superficialmente parecerá uma total e aberta contradição ao Antigo Testamento ou a fé judaica. Então baseado nisto, nestas aparentes contradições, aparentes doutrinas opostas como a Carta aos Gálatas, a Carta aos Romanos, ou seja, certos textos do apostolo Paulo que é considerado o mestre dos mestres para os gentios. Então os escritos de Paulo são difíceis de entender e o mesmo Pedro disse isto, Pedro disse que os escritos de Paulo são difíceis de entender. II Pedro 3:16 está escrito isto

2 Pedro 3:16  Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

Ou seja que a Paulo desde de sua época já era mal interpretado, ele já era considerado como que estivesse se separando da fé original que é a fé hebreia. E no livro de Atos capítulos 21 – 26 e 28 Paulo mesmo se defende desta acusação de que ele já não estava de acordo as praticas hebreias como a circuncisão. E no capitulo 28 de Atos Paulo se defende diante dos anciões ai em Roma dizendo: Isto não é verdade, eu nunca ensinei nada contra a Lei de Moisés e nem dos profetas. A mensagem de Paulo era algo tão profundo e tão controversa que o povo estava interpretando mal. E ainda em nossos dias que se segue mal interpretando as palavras de Paulo. Nos dias atuais nos círculos judaicos será aceitável tocar no tema de Yeshua até certo ponto, porque segundo muitos judeus Yeshua não contradisse, ele disse que não veio para abolir a lei e aos profetas.       

Ou seja muitos judeus até aceitam a doutrina de Yeshua porque segundo eles Yeshua não foi abertamente contra da Toráh. Porém o que é muito difícil dentro do Judaísmo é tocar no tema do apostolo Paulo, os judeus consideram Paulo totalmente um apostata, um herege, um vilão que se separou da fé original. Então se estamos falando de que o Novo Testamento em sua maioria foi escrito por Paulo, de 27 livros 13 cartas foram escrito por Paulo, então nós temos que o Novo Testamento  que aparentemente ao contradizer o judaísmo ou a Moisés então começa a ser desacreditado, e toda esta corrente é profética e que tem bastante benefícios de voltar a fé original, a fé que Moisés ensinou também corre risco de que muita pessoas desacreditam do Novo Testamento. Então muitos dizem que já como o Novo Testamento tem essas aparentes contradições então eu não leio mais.

Então se nós temos um documento que nos ajude a entender o judaísmo de dois mil anos atrás é o Novo Testamento. Ou seja que o documento do Novo Testamento é um documento sumamente importante para compreender como era a vida de dois mil anos atrás em Yisrael. Então dentro do Judaísmo e dentro das escolas criticas de muitas pessoas o Novo Testamento não tem confiabilidade, não é viável porque segundo muitos foi manipulado pelos romanos, pelos gregos ao longo da historia, e conhecemos como foi manipulada as Escrituras.

Então existe muitas criticas com respeito ao Novo Testamento. E pessoas que estão voltando as Raízes Hebreias, pessoas cristãs que estão chegando as Raízes Hebreias da fé que estão chegando a uma conclusão e estão dizendo: Sabe que mais eu já não confio no Novo Testamento, já não aceito mais, já não o leio, agora eu só leio o Antigo Testamento e com isto é suficiente. E ainda dizem que se Yeshua e os apóstolos pregaram e ensinaram nem precisar do Novo Testamento, então nós também não precisamos porque com o Antigo Testamento é suficiente. Porque se colocarmo-nos a pensar qual era a Bíblia que usou Yeshua e os apóstolos era o Antigo Testamento. Yeshua não chegavam em um lugar ou sinagoga e dizia: Vamos ver o que disse em I Aos Coríntios 7:3, Paulo também não dizia olhem abram ai na Carta que eu enviei a Tito e hoje vamos ensinar sobre Tito. Então as suas Escrituras quando Paulo dizia a Timóteo que ele tinha que aprender as Sagradas Escrituras, Paulo estava se referendo ao Antigo Testamento.

Então muitos entre nós adotaram a ideia de sabe que mais, se o Novo Testamento tem ai tantas coisas controvérsias que contradiz o Antigo Testamento, então eu não preciso do Novo Testamento, eu agora só fico com o Antigo Testamento, vou usar a mesma Bíblia que usou Yeshua e os apóstolos e ai não me complico. Porém a pessoa fazendo isto está perdendo de uma riqueza e de um documento que sem duvidas está tão inspirado, está tão respaldado como está o Antigo Testamento. E incluso se somos muito objetivos, se nós aplicarmos o mesmo rigor de provas  a ambos e isto pode soar muito forte para alguns que eu diga isto, porém se nós aplicamos o mesmo valor, a mesma prova e o mesmo rigor ao Antigo Testamento e ao Novo Testamento, na verdade é que  o Antigo Testamento tem mais peso.
E em qual sentido? Porque um dos ataques contra o Novo Testamento é que são escritos tardios, ou seja, que se passou muito tempo, que as copias que temos mais antigas e a maneira que se formulou o Novo Testamento, são muito tempos depois dos acontecimentos. Quer dizer, Yeshua ele não escreveu nada e tudo que está escrito acerca de Yeshua são de testemunhas que estiveram ai, que escutaram seus ensinamentos. E segundo muitos críticos foi escrito muitos anos depois incluso da morte de Yeshua, então para muitos o Novo Testamento já não tem valor porque como vão se lembrar de todos detalhes, então no tempo que se conjuntou já foi bastante tempo.
Então há criticas baseadas em que supostamente e hoje vamos comprovar que não é verdade de que o Novo Testamento se escreveu e se conjuntou muitos anos depois dos acontecimento. Porém se agente aplicar esta mesma critica ao Antigo Testamento, na verdade é que o Antigo Testamento se conjuntou séculos depois dos acontecimentos. Então se aplicamos o mesmo peso então o Novo Testamento sairia com muito mais base.

Agora cremos firmemente em estudar o Antigo Testamento que cada letra da Tanach foi inspirada, e hoje vamos fazer exatamente com respeito ao Novo Testamento, e vamos saber ao terminar este estudo que o Novo Testamento é sim confiável, que o Eterno nos entregou um documento a Casa de Judá conhecido como Antigo Testamento que o povo judeu tem sido fiel em preserva-lo. E também o Eterno tinha outro plano, também Deus tem outras ovelhas que não são deste redil, a quem a estas ovelhas que Yeshua disse que era necessário que ele mesmo fosse busca-las, e depois a trairei e serão um só rebanho e um só pastor. E estas outras ovelhas que representa ao Filho Prodigo, que representa a Casa de Yisrael, que representa as 10 Tribos no Exílio, que representam a Efraim entre as nações. A este outro povo o Eterno preservou os escritos do Novo Testamento, e mesmo as copias do Novo Testamento sendo em grego que era o idioma que falaram os Israelitas assimilados entre as nações, muitos judeus se assimilaram a filosofia grega, perderam a identidade e perderam o idioma, e por isto que o Novo Testamento foi principalmente transmitido em grego.

Então vemos um plano Divino espetacular, por um lado tendo um filho que ficou em Casa preservando a Tanach em hebraico, e por outro lado teve os escritos do Novo Testamento para preservar ao Filho Prodigo em seu idioma em Grego. Então são dois testamentos, duas Casas de Yisrael que ao final dos tempos serão unidas e quando? Quando possamos ver que o Antigo e o Novo Testamento não se contradizem, que são perfeitos em harmonia, e que se queremos compreender bem o Novo Testamento temos que compreender bem o Antigo Testamento, e se queremos compreender muitas profecias do Antigo Testamento necessitamos conhecer o Novo Testamento. Assim que não são dois livros contraditórios, não que Deus se equivocou ao principio, Deus não se equivoca Ele tem um plano desde o principio.

O Novo Testamento se compõe de cinco livros históricos que são aos 4 Evangelhos e o livro de Atos. Esses são os cinco documentos histórico, é uma narrativa do que foi sucedendo tanto na vida de Yeshua como na vida dos apóstolos.

Depois são 21 Cartas interpretativa doutrinais, e estas 21 Cartas doutrinais inclui 7 cartas dirigidas especificamente aos judeus, e 14 Epistolas que são um pouco mais universais. São 13 epistolas que Paulo escreveu e tem uma que é a Carta aos Hebreus que não se sabe exatamente quem é o autor desta carta, mais que a maioria coincidem pela profundeza que tem a carta aos hebreus que foi também Paulo quem escreveu.

Assim que 5 livros históricos, 21 Epistolas e um livro profético muito especial, é um livro que é uma espécie de coleção de todas as profecias dos profetas da Tanach, e este livro profético é o Livro de Apocalipse aonde podemos ver do principio ao fim é a historia do desenlace da redenção de Deus para Yisrael, porque se vemos o que está sendo construído em Apocalipse a Nova Jerusalém que vai ter 12 portas que tem os nomes das 12 Tribos de Yisrael. Então se vemos como termina a historia da Bíblia em Apocalipse, o único que vemos ai são 12 entradas e não 13 sendo esta entrada extra para os gentios. Existe 12 portas e cada uma com os nomes das 12 Tribos de Yisrael.

Porém aonde está a porta para os gentios? Não tem porta para gentio, quando disseram a Yeshua: Olha não deixamos tudo por ti seguir e qual será nossa recompensa? O que Yeshua respondeu as discípulos? Vocês vão se assentar sobre 12 Tronos para julgar as 12 Tribos de Yisrael. A pergunta é: E quem vai julgar aos gentios? O que acontecerá é que os gentios se enxertaram, os gentios que vem das nações vão ser bem-vindos ao povo de Yisrael, os gentios vão fazer o que fez a Moabita Rute: Teu povo será meu povo e teu Deus será meu Deus. Ou seja, Rute teve disposta a deixar tudo, e Rute é o exemplo mais importante que temos nas Escrituras de alguém que deixou tudo por seguir o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó.

Então são 5 Livros Históricos, 21 Cartas e o Livro de Apocalipse que é um escrito profético.

Então como dizíamos o Antigo Testamento se compilou a muitos anos depois, ou seja, passou milhares de anos para se compilar o Antigo Testamento. Porém o Novo Testamento foi compilado no tempo de uma vida de uma pessoa, ou seja, em uma geração. Então isto é algo que tem muitas vantagens, 4 Evangelhos, as Epistolas de Paulo, e no primeiro século entre os crentes de origem gentios e os Israelitas assimilados a cultura grega, e uma vez que se compilam as cartas do Novo Testamento, e a maneira que estava estruturada a Bíblia dos seguidores de dois mil nãos atrás era os escritos do Novo Testamento junto com a Septuaginta todo isto em grego.

Todos creio que sabemos que a Septuaginta foi uma tradução feita do hebraico para o grego, e foi feita com o propósito de que os Israelitas assimilados no império grego que já não entendiam o hebraico, já não falavam o hebraico, e a língua naquela época era o equivalente ao Inglês de agora era o grego. Então se fez esta tradução que se chama a Septuaginta e porque? Porque foi feita por seis eruditos hebreus de cada Tribo para compilar esta Septuaginta. Foram 72 Rabinos que traduziram do hebraico ao grego e se transformou neste documento muito importante para enriquecer e a compreensão do Antigo Testamento chamado Septuaginta. E como os crentes de origem gentio aos que Paulo estava pregando que principalmente falavam em grego, e a Bíblia que eles traziam era a Septuaginta junto com os escritos do Novo Testamento. Esta era a Bíblia que eles usavam, e isto é muito significativo para o que vamos comentar mais adiante.

Também tem outro aspecto muito importante a ser considerado para darmos valor ao Novo Testamento, é que por exemplo Lucas que foi um investigador da vida de Yeshua e da vida dos apostolo, e Lucas foi quem escreveu seu evangelho e o livro de Atos. E quando ele investiga e investiga cada detalhe, e o apostolo Paulo se pôs a investigar também cada detalhe, porque Paulo não foi um discípulo de Yeshua, porém ele investigou, teve pessoas que lhe contou tudo isto, ele mesmo teve revelações de Yeshua, o próprio Yeshua apareceu a Paulo.

Então algo importante a ser considerado que muitas vezes se passa por alto, é que estava se escrevendo suas cartas, e suas cartas era lida por pessoas que esteve ai por testemunhas, e os apóstolos. Porque as cartas de Paulo era lida pelos outros apóstolos, então Paulo não podia inventar ao que a ele se ocorresse porque havia testemunhas que iriam rejeitar as cartas de Paulo. Ou o Livro de Atos, o livro de Lucas porque como havia testemunhas vivendo ai pois haveria desacreditado.

Então, se preservaram a este escritos o que isto quer dizer? Que as testemunhas presenciais ai disseram que é correto. Então este um fator importante porque não é o mesmo que eu disser aqui coisas que eu fui a tal evento e vocês não foram, então eu posso inventar o que eu quiser, porém se vocês estiveram ai eu não posso inventar. Então deve ser considerado na hora de ler esses escritos e considerar que chegaram até nosso tempo como fidedignos, que as testemunhas presenciais comprovaram que era certo o que eles estavam escrevendo. Também a outra razão para confiar em que o Novo Testamento foi escrito de maneira rápido e não tardia como alguns críticos do Novo Testamento dizem, e incluso alguns dizem que o Novo Testamento é uma obra do Vaticano. Dentro de varias correntes judaicas e entre muitos entre nós dizem não confiar para nada no Novo Testamento, porque segundo eles é obra da Igreja Católica e por isto não é de confiança.

Porém que provas podemos ter de que o Novo Testamento não pode ter sido escrito depois dos 70 depois do Messias? Que provas temos obvias, lógicas de que o Novo Testamento não pode ter sido escrito depois do ano 70 depois do Messias?

O que aconteceu que é muito importante e significativo que revolucionou para sempre a historia do povo judeu no ano 70? A destruição do Templo em Jerusalém. Agora não acreditem por razões obvias, lógicas se os escritores do Novo Testamento estão tratando de demonstrar que Yeshua é o Messias, que ele era o profeta que havia de vir. Então não seria mais lógico demonstrar com fatos que a profecia de Yeshua se cumpriu, e qual foi a profecia de Yeshua acerca do Templo? "Não ficará pedra sobre pedra" ou seja, Ele profetizou que este Templo seria destruído. Então não creem que os discípulos e os escritores do Novo Testamento por sentido comum dissessem: Olha ai se cumpriu a profecia, o Templo está ai destruído. Então não lhes parece lógico que se eles estivessem escrito, que estivesse documentado no Novo Testamento isto? E porque os escritores do Novo Testamento não documentou esta profecia de Yisrael? Porque simplesmente ainda não havia acontecido. Assim que este fato é fundamental que se houvesse escrito em qualquer dos escritos do Novo Testamento, porém não aparece em nenhum dos escritos do Novo Testamento e o que isto quer dizer? Que todos os escritos do Novo Testamento tiveram que ser escritos antes do ano 70, e isto já nos da uma aproximação ao documento com os acontecimentos que lhe da muita validade.

Outros acontecimentos que não estão escritos e que são muito importantes, é uma revolta dos judeus contra Roma no ano 66 antes do Messias. E se isto aconteceu no ano 66 então todos os escritos do Novo Testamento temos que tê-los mais para trás dos 66. E esta revolta em 66 pelos judeus aos romano foi a que iniciou a serie de acontecimentos que concluem a destruição do Templo. Ou seja, que desde o ano 66 se levanta uma guerra contra Roma e o nível da guerra foi crescendo e foi concluída no ano 70 com a destruição do Templo

E outro fato importantíssimo é que no ano 64 acontece algo muito importante. No ano 64 depois do Messias ocorreu perseguições terríveis por parte do imperador Nero, este Nero começo a perseguir o povo judeu, e este Nero foi quem matou o apostolo Paulo. E tudo isto acontece no ano 64 e tampouco está documentado em nenhum dos escritos do Novo Testamento. Então ai nós temos que ir mais para trás. Então o Novo Testamento deve que ser escrito antes desta dada porque não se documenta. E por ultimo outro acontecimento importantíssimo para a comunidade de crentes em Yeshua, aconteceu no ano 62 depois do Messias com a morte de Tiago que foi praticamente o líder da comunidade primitiva de crentes. Podemos ver no livro de Atos no capitulo 15 que o líder da comunidade dos que acreditavam em Yeshua, de uma seita judaica nada mais e qual era a diferencia com os outros grupos judaicos? Era que este grupo afirmava que Yeshua Ben Yosef era o Messias, eles diziam que Ele havia ressuscitado porque muitos não acreditavam que Yeshua havia ressuscitado e tudo tinha haver com isto.

Ou seja, eles seguiam sendo judeus, eles seguiam indo ao Templo, vemos no capitulo 2 de Atos que Pedro e a João indo ao Templo, ou seja eles seguiram suas vidas como judeus, a única diferença entre eles e os demais era que eles diziam que Yeshua era o Messias. Então nesta comunidade de crentes quem era a autoridade máxima? Não era Pedro e tampouco era Paulo, pelo contrario Pedro e Paulo tinha que se submetia a decisão de um conselho de anciões igual como se maneja nas sinagogas que tem um conselho de anciões que são precisamente três rabinos que são os que dirigem em uma sinagoga.

E no caso da comunidade de crente em Yeshua havia estes três e havia um que era o principal de todos que era o apostolo Tiago que ai em Atos 15 foi quem tomou a decisão do que fazer com aqueles gentios que estavam entrando na fé. E porque ele é conhecido como Tiago e não Yaakov? Por uma questão de semântica que foi se modificando que chegou a ficar como Tiago. E a principio a comunidade de crentes do primeiro século era somente de judeus não havia nenhum gentio, e foi Paulo ir a diferentes cidades a falar para gentios, e Pedro não queria ir falar aos gentios, porém Pedro está em um certo lugar aonde lhe aparece um lençol mostrando toda classe de animais imundo, e a voz disse para Pedro matar e comer, e Pedro disse que nunca comeu nada imundo, e Pedro pensa que está se referindo a comida ele não entende a esta visão, porque em Levítico disse para não comer esses animais e aqui nesta visão está me dizendo para comer, então para Pedro era uma contradição já que as Leis de Deus são perpetuas.

Porém enquanto Pedro estava pensando nisto bateram na porta de Pedro que está em Jope, e é muito interessante que neste momento Pedro esteja em Jope e porque? Porque tudo tem uma razão porque Jope é o porto de Yafo na cidade de Tela Aviv, e estar no Mar Mediterrâneo e este era um lugar aonde entrava todos os pescados. Ou seja, que todo peixe para alimentar em Yisrael chegava por este porto chamado de Yafo (Jope). E que curioso porque em Jope aonde entrava toda classe de peixe foi aonde Pedro teve esta visão. Ou seja, esses peixes que estavam regressando, que haveria de começar ai em Jope.
Também ai em Jope aconteceu outra coisa, aconteceu o caso do profeta Jonas, que foi enviado para pregar aos gentios e ele não queria ir. Ou seja, tudo aconteceu ai neste lugar, e Pedro era chamado de Simão Bar Jonas, ou seja que Pedro teria uma missão semelhante a do profeta Jonas, e qual foi a missão de Jonas? Pregar aos gentios, e qual vai ser a missão de Pedro? Ir aos gentios ai neste momento, ou seja que Pedro era quem iria abrir a Porta aos gentios. Então Pedro não entendeu a visão da suposta comida, e enquanto ele estava pensando nisto batem a porta dele e quando ele abre era uns homens gentios. E Pedro não tinha muita confiança de ir com eles porque eles eram estrangeiros e não havia relações entre ambos.

Então Pedro foi com eles sem saber, somente obedecendo a voz do céu, sem saber aonde ir e nem porque. E quando Pedro chegou a casa do centurião Cornélio que também havia tido uma visão, e este centurião fazia caridades nas sinagogas, ou seja que mesmo sendo um homem romano ele era devoto ao Deus de Abraão. Então Pedro chega ai e entende a visão, ele entende que Deus não faz acepção de pessoas, agora ele entende que estes imundos gentios porque era assim que se consideravam os gentios como imundos, e ai Pedro entende que Deus está limpado a eles.

E Pedro disse o quando era abominável para um judeu entrar na casa de um gentio, porém que Deus me disse que não devo chamar de imundo aquilo que Ele tem limpado. E o interessante que no profeta Oseias que as Tribos de Yisrael se fariam gentios, e disse que o esperma de Abraão, a semente de Abraão se misturaria com a semente de animais como uma referencia aos gentios, porem disse que ao final Deus vai limpar esta semente.

Então Pedro não entendia exatamente isto porque era algo raro. Para um judeu ir pregar a um gentios isto não existia, não existia este conceito. Então Pedro prega a estes gentios acerca de Yeshua  e neste momento veio sobre esses gentios o Espírito Santo e eles começaram a falar em línguas, e isto fez com que Pedro reconhecesse que estes gentios estavam sendo purificados. E o que será que estes gentios estavam falando quando vieram sobre eles o Espírito Santo? Será que se Pedro houvesse escutado esses gentios dizerem: Arrancalabacita, churianda, esturianuve Pedro iria dizer que isto era de Deus? Não, eles tiveram que ter falado algo que Pedro entendeu que isto era de Deus, algo sensato que confirmou a Pedro que estava se cumprindo a profecia de Joel que disse que o Espírito viria sobre toda carne. O que disse o profeta Jeremias no capitulo 31 e todas as profecias que falam do derramamento do Espírito? Que a lei seria coloca nos corações e em suas mentes serão escritas.

Ou seja que a lei não estará mais escrita em pergaminhos, em pedras e sim em corações, e qual é a evidencia disto? Porque se uma pessoa de repende começa a recitar Deuteronômio de memória, a Êxodo 20? Isto era as línguas, porque disse em Atos 2 que os que receberam o Espírito Santo começaram a falar das maravilhas de Deus, e o que são as maravilhas de Deus? A Toráh, então o único que eles faziam era repetir textos das Escrituras, da Toráh, a citar Salmos que Pedro conhecia e que Pedro soubesse que isto era obra de Deus, porque esses gentios recitando a Toráh.

Então em Atos 15 estava o debate para saber o que se fazia com esses gentios, se faziam eles se tornarem judeus, porque se eles fosse a ser parte do Judaísmo havia dois problemas.

Um problema era que eles teriam problemas com as autoridades rabínicas em Jerusalém que não queriam ter tratos com gentios, porque eles tinham temor do que se passou em Hanukah em séculos anteriores de que começaram se assimilarem, e estes judeus já estavam um pouco escamados porque muitos gentios que se convertiam era os mesmos que se revoltavam contra os judeus. Então eram muito cuidadosos na hora de aceitar a estrangeiros.
E por isto estabeleceram requisitos muito severos para alguém que quisesse se converter. Então se a comunidade de crentes em Yeshua de repente abrisse a porta a todos esses gentios eles se meteriam em um problema com os rabinos que estavam controlando as conversões.

E politicamente qual era o outro problema? Eles teriam problemas com o império romano, porque o problema com império romano era que houvesse mais judeus, porque um judeu de verdade não estava de acordo que um rei estrangeiro estivesse governando e cobrando imposto, porque a Toráh disse que era para colocar um rei entre vossos irmãos e não um estrangeiro. Então os judeus da época sabiam que isto era um juízo divino ter que estar pagando imposto a um imperador pagão. Então entre mais judeus tivesse mais se cambaliava o governo romano.

Então a Roma não era bom que os judeus fossem proselitista porque haveria mais oposição ao império. E as autoridades rabínicas não queria tratos com gentios. Então ai se levanta Tiago e diz para não exigir aos gentios todas essas coisas que já lhes fariam judeus, se lhes circuncidamos de imediato. Vamos deixar que eles comecem por cumprir essas 4 leis necessárias, que deixem a idolatria, que deixem a fornicação, a imoralidade sexual que se dava muito entre os gentios já que o judaísmo era a única religião que tinha este conceito de pureza do matrimonio, de uma só esposa, porém entre os gregos e os romanos não existe o conceito do matrimonio como pensava o judaísmo. Então que esses gentios deixem a imoralidade, que deixem a idolatria, que deixem de comer sangue já que era comum os gentios participarem de cultos e rituais que comiam sangue, e não fossem cruéis com os animais, ou seja, que eles deixassem de comer animais estrangulados, os gentios estrangulavam por exemplo os pombos, e quando um animal é estrangulado isto contamina o sangue.

Então a ideia é que eles adotassem as leis dietéticas que são bondosas com os animais. Então cuidem das suas alimentações, dos seus aspectos sexuais e dessas questões espirituais de idolatria. E veja que nessas 4 leis está implícito ai outra quinta lei que se passa por alto que não se menciona ai porém que está no livro de Atos. E disse os apóstolos.

Atos 15:21  Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

Qual lei está implícita ai? O Shabbat. Ou seja, deixemos esses gentios começarem por essas quatros leis porque eles vão no Shabbat assistir a leitura nas sinagogas já que a leitura da Toráh era na sinagoga, já que ninguém ai tinha cada um sua Bíblia. Se alguém queria saber a Bíblia, se um gentio quisesse aprender da Toráh, aonde ele podia aprender da Toráh? Na sinagoga porém quando? Em qual dia? No dia de Shabbat.
E o argumento que Tiago coloca para não perturba a esses gentios é uma profecia de Amós, porém o que tem haver o profeta Amos com esses gentios? A profecia de Amos disse:

Atos 15:16  Depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo.

Então Tiago percebe que estes gentios são o cumprimento desta profecia. E se você ler a profecia de Amos você vai se dar conta de que Amos está se referindo as Tribos de Yisrael assimiladas entre as nações e perderam sua identidade, e que ao final eles regressariam. Então Tiago interpretou que esses gentios que estão querendo regressar não são gentios por serem gentios, são descendentes de Abraão que se mesclaram entre os gentios, é porque são parte do Tabernáculo caído de David. Ou seja que as Tribos se dividiram, se partiram e que ao final haveria de regressar. Isto foi o que Jacó entendeu.

Existe um conceito que se maneja dentro do judaísmo muito interessante que disse que no Monte Sinai quando a Toráh foi entregue e quando todos estavam atemorizados pelas cenas que se deram ai no pé do Monte, e o judaísmo ensina que neste momento foi tão grande o poder divino a esses quase três milhões de judeus que saíram do Egito, começaram a receber uma energia divina neste momento que as almas que estiveram no Sinai estiveram marcadas, e que estas almas levaram este selo por onde foram, e mesmo que ficarão distantes ao final o Eterno vai usar esta faísca divina para trazê-los de volta.

Ou seja, que qualquer pessoa do mundo que começa a querer retornar é porque tem esta faísca divina. Yeshua disse: Minhas ovelhas ouvem minha voz, elas me reconhecem. Isto é como você nascer em uma família e alguém te roubou desta família, e um dia você regressa a casa e na tua memória ficam gravadas certas coisas. Então cada pessoa que está querendo voltar a Toráh é algo incrível, porque como nós que somos brasileiros ou de qualquer nação, o que nós temos haver com a terra de Yisrael, com as Escrituras de Yisrael? Não nos parece incrível pessoas totalmente estrangeiras, que estamos fora totalmente do que está escrito ai na Bíblia, e de repente somos chamados.

Por isto disse que se alguém ouvir sua voz e abrir a porta, Ele ceará com a pessoa. Por isto quando começamos a estudar as Escrituras e algo dentro da palavra nos diz que isto é nosso.

Bom e o que tem haver tudo isto que acabamos de falar com coisas que não estão escrito no Novo Testamento e são muito importante para determinar que o Novo Testamento foi muito cedo escrito? Porque estamos falando da execução de Tiago, a este líder da comunidade de crentes do primeiro século em Yeshua, e Tiago foi executado no ano 62 depois do Messias, e Tiago era irmão de Yeshua e cremos que Miriam (Maria) era uma mulher justa, temente a Deus,  e de acordo ao judaísmo estava proibido uma mulher se negar ao esposa para ter filhos, ou seja era ir encontra ao mandamento que Deus deu a Adão de crescei-vos e multiplicai-vos, e isto eu estou citando para aqueles que acreditam na perpetua virgindade de Maria.

Porém para não sairmos do tema o ponto aqui é que Tiago que era um homem muito importante para a comunidade de crentes, ele morre no ano 62. Então isto nos leva a crer que o Novo Testamento teve que ser escrito antes do ano 62. Ou seja, que ai temos um documento fidedigno.

Existe outra prova de que o Novo Testamento foi escrito muito cedo, é que se encontrou um seguimento do Evangelho de Mateus, e fizeram uma serie de analises por meios de microscópio, e o que fazem atualmente os arqueólogos que descobrem pergaminhos, encontram pedaços de barros aonde contem as Escrituras, e como fazem eles para fixar uma dada para saber que data tem esses documentos? Eles tem um microscópio a laser que podem diferenciar ou medir a profundidade da tinta. Ou seja, quanto a tinta entrou no papel, é capaz também de medir a inclinação da pena quando se escreveu, este laser pode medir até a força que se colocou na hora de escrever.

E fizeram esta prova nos manuscrito do Mar Morto, fizeram isto também em um documento que se chama Herculano, em documentos que foram encontrado em Massada, em documentos que se encontraram no Egito, e fizeram essas provas em documentos antes do ano 70, e todos coincidem com este fragmento do Evangelho de Mateus.

Quer dizer que este fragmento do Evangelho de Mateus em base a estas provas que fizeram, concluíram que ou é o Evangelho original de Mateus ou é uma copia do original. Então existe bastante provas que mostram que documentos do Novo Testamento são muito antigos. E com respeito aos Evangelhos já que contem matérias em comum, ou seja que nos evangelhos tem matérias que um evangelista pegou do outro evangelista por isto se chama os Evangelhos sinóticos, quer dizer que os 4 nos dão um panorama do mesmo acontecimento. Por exemplo: 

Mateus tem um material comum em 58%. Ou seja que 58% do evangelho de Mateus é comum aos outros evangelhos. O 42% é independente, quer dizer que somente aparece no livro de Mateus.

Marcos ele tem um material comum e 93% do Evangelho de Marcos é praticamente uma narrativa do apostolo Pedro a João Marcos. Ou seja, o Evangelho de Marcos é quase, quase uma copia de Mateus e a única diferença é que o Evangelho de Marcos narram os fatos, os milagres dos acontecimentos, e Mateus marca mais a historia, a genealogia, as profecias, ou seja, o Evangelho de Mateus é mais rico. E Marcos contem 7% de matérias que somente se encontra no seu próprio livro.

Lucas tem us 41% de materiais comum que estão escrito em outros evangelhos, e 59% é de contribuição independente que não se encontra em nenhum outro evangelho.

João é um Evangelho totalmente diferente, tem 8% de material comum, ou seja que somente 8% do material de João aparece em outros evangelhos. E os 92% do Escrito de João é independente, é algo que somente está escrito em seu Evangelho.

Com respeito com os idiomas de Yeshua.

Os idiomas que se falava na época de Yeshua, e uma linguagem que se falava comumente era o Aramaico e o Hebraico, e por muito tempo se pensou que o hebraico havia desaparecido, porém provas arqueológicas demonstram que o Hebraico seguiu sendo usado na época de Yeshua pela população e amplamente.

Então Yeshua sem duvidas falou aramaico, falou hebraico obviamente, falou grego que era a linguagem comum daquela época também, e é muito possível que ele tenha falado Latim que era o idioma dos romanos. E muito comum que um judeu fale pelo menos três idiomas. Então essas eram as línguas que se falavam naquela época.

Alguns aspectos peculiares do Novo Testamento.

De acordo aos historiadores mais modernos com respeito ao Novo Testamento, cada vez mais coincidem que o texto original do Novo Testamento foi escrito em hebraico, e depois se traduziu ao grego e isto soa lógico porque? Porque soaria ilógico pensar que pessoas como Paulo que era um rabino hebreu escrevesse em grego e isto não teria muito sentido, mesmo que ele falando o grego obviamente, porém se você quer comprovar que Yeshua é o Messias e queres utilizar textos das Escrituras para provar que ele é o Messias, então seria mais lógico utilizar o hebraico para que coincida com o Tanach hebreu. Existe varias evidencias no texto escrito do Novo Testamento de que foi escrito originalmente em hebraico.

Porém como foi escrito o Novo Testamento? Existe bastantes evidencias de que o Novo Testamento foi escrito em uma forma taquigrafia que é uma espécie de escritura rápida o qual parece lógico sobre todos evangelhos. Porque uma vez que vemos a narração de Mateus, do sermão do Monte por exemplo como podemos imaginar que Mateus tenha escrito tudo isto? Será que ele escutou este ensinamento e depois de alguns anos ele se pôs a escrever o que Yeshua dizia? Se nós atentamente lermos o Evangelho de Mateus está sumamente especifico, ou seja que leva ordem, uma cronologia e uma serie de detalhes que são muito específicos.

Agora se nos colocarmos a pensar que nesta época não existia copiadoras, fax, impressão, internet, como se podia transmitir documentos de maneira rápida? Ou seja, nesta época era muito mais lógico o uso de um sistema tipo taquigrafia, ou seja que fosse escrito o mais rápido possível, e qual era a profissão de Mateus? Cobrador de impostos e o que fazia os cobradores de impostos? Faziam registros, estavam registrando números e tinha que fazer rápido. Então é muito provável e existe bastantes evidencias de que os escritores usavam um método de taquigrafia. Quer dizer, que podia estar falando Yeshua e ensinando por exemplo ai no sermão do monte e ele estava escrevendo como um escrivão.

Já depois de alguns anos ele transcreveu normalmente todas suas notas, porém é muito comum no judaísmo quando um rabino está ensinando a seus discípulos que todos tomem nota do que ele está falando, e depois eles passam a limpo suas notas. Assim que desta maneira podemos ter muito mais confiança no detalhe dos escritos do Novo Testamento.

Por ultimo vamos completar e ter uma ideia da dada já que dissemos que teve que ser escrito antes do ano 62, então quais são as dadas mais prováveis? 

A Carta aos Tessalonicenses teve que ser escrito entre 50 e 51. 1 Aos Coríntios teve que ser entre 55. I Timóteo em outono de 55. 2 Aos Coríntios em 56. Gálatas em 56. Romanos em 57. Tito em outono de 57. Filipenses Colossenses e Efésios em 58 e incluso II Timóteo.

Então todas as cartas de Paulo foram escritas antes do ano 60. Os outros livros tem que ter sidos escritos de 62 para trás. E tudo isto nos coloca o Novo Testamento como um documento muito próximo ao momentos dos fatos acontecidos, e que se tomou em taquigrafia pois é muito detalhado.

E dissemos ao principio do estudo que os crentes tinham os escritos do Novo Testamento, e os discípulos dos apóstolos traziam em seu poder dois dos seus escritos que eles compartiam que eram os escritos do Novo Testamento, as cartas de Paulo que já andavam circulando em volumes e já estava sendo transmitidas de comunidades a comunidades juta com outra versão do Antigo Testamento. Ou seja, qual era a Bíblia dos discípulos primitivos? Era a Septuaginta em grego junto com o Novo Testamento, então qual foi a reação dos judeus que não haviam acreditados em Yeshua com respeito a Septuaginta? Eles disseram: Como esses nazarenos estão usando a Septuaginta nós não vamos usar a Septuaginta.

Então os judeus que não crerem em Yeshua começaram a elaborar um novo documento do Antigo Testamento chamado O Texto Massoreta, e este Texto Massoreta é o texto que atualmente se utiliza como base para as traduções aos diferentes idiomas, eles não usam a Septuaginta e por isto que as vezes no Novo Testamento vemos certas profecias que cita Mateus ou qualquer um dos evangelistas ou incluso Paulo, e ai veremos que há ocasiões que eles citam algum texto do Antigo Testamento e quando vamos ao Antigo Testamento ver esta cita está diferente.

Muitas vezes quando Paulo ou qualquer discípulo cita um texto do Antigo Testamento, e quando vamos ao Antigo Testamento está diferente e porque acontece isto? Porque os do Novo Testamento estão citando a Septuaginta, e a Septuaginta na hora de traduzir ao Português disse um pouco diferente, então esta é a razão. Podem mudar pequenos detalhes, e quando este tema é tocado com algum judeu que não creem em Yeshua eles dizem que em Mateus ou no Novo Testamento em si está citando mal e não disse assim no texto do Antigo Testamento.

Porém porque eles dizem isto? Porque o texto em que eles estão se baseando é o texto Massoreta que não tem nada haver com a Septuaginta. Então ai a toda uma complicação e muitos dizem: Mais porque isto? Porque assim Deus permitiu não se preocupe porque Deus quis manter aos dois irmãos separados um do outro por um momento, Deus viu que a Casa de Yisrael e Casa de Judá estava pelejando entre si então Ele separou um do outro.

Está escrito que quando o filho de Salomão Roboão ficou com as Duas Tribos e Jeroboão ficou com as 10 Tribos eles foram se pelejar para que se submetessem a Tribo de Judá, e quando ele ia pelo caminho Deus enviou um profeta dizendo: Não faça tal coisa porque eu é quem fiz isto. Ou seja, Deus provocou a divisão das Duas Casas de Yisrael, Deus tem um propósito e qual é este propósito? Oseias disse que Deus iria semear a semente das 10 Tribos entre as nações para cumprir a profecia de Abraão que sua descendência seria como as estrelas do céu, Efraim foi semeado entre as nações e ainda está vivendo na onda dos gentios, nem sequer vão ter ideia de que eles tenha alguma coisa de Yisrael, e vão estar pelejando porém que no ultimo tempo Deus vai tirar a inimizade entre Efraim e Judá e isto já começou a acontecer.
Então tudo escritos tem sido um plano divino para manter os dois irmãos separados. O plano de Deus é algo impressionante.

O Novo Testamento, o escrito que se usou e o que mais tem se utilizado para as traduções aos diferentes idiomas, é um texto que se chama o Texto Receptus, e o Texto Receptus é um manuscrito grego do século 3 que um homem chamado Luciano de Antioquia compilou este texto grego, pegou os escritos que circulavam naquela época e compilou um documento chamado Texto Receptus que se transformou em um texto Standart para todo o mundo Bizantino. Chegou um momento em que o império romano se dividiu em Ocidente e em Oriente, e ai no Oriente foi que se chamou em Império Bizantino e a capital foi Constantinopla na Turquia. Então estava por um lado Roma e por outro lado estava Constantinopla. Então houve uma divisão ai.
Também por isto a igreja grega ortodoxa também se dividiu que é toda parte oriental e a igreja de Roma. Então a igreja romana sofre uma espécie de divisão em um momento da historia. E os Bizantinos tomaram um texto e os romanos tomaram certos manuscritos diferentes do Novo Testamento. E entre o século 6 e 14 a maioria dos textos do Novo Testamento foram produzidos na parte Bizantina, na parte de Constantinopla em grego e em 1525 um homem chamado Erasmo de Roterdã utilizou 5 ou 6 textos Bizantinos e copilou o primeiro texto grego produzido em impressas que é a base do dos textos Recpetus. Ou seja, que o Texto Receptus digamos que seja algo que já terminou compilando por este homem chamado Erasmo de Roterdã em 1525 e ai neste ano este texto de Erasmo de Roterdã, de todos esses textos Bizantinos este grego é o que se usou como base para as traduções atuais que existe mais reconhecidas em inglês como King James, em Espanhol a Reina Valera, em Português João Ferreira e incluso Traduções católica.


E este texto Receptus foi questionado por muito tempo, porque muitos diziam que este texto Receptus é baseado em Códice a partir do 3° século e era algo copilado até o século 16°. Então começou haver questionamento disto e houve certos achados arqueológicos muito interessantes. 

Em 1630 foi descoberto um códice ou foi levado a Inglaterra que é um código do 5° século que contem todo o Novo Testamento e que se chama o Códice Alexandrino. Duzentos anos mais tarde, um erudito alemão, chamado Constantino von Tischendorf descobriu o Código Sinaítico, e este Código Sinaítico foi descoberto no Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai, e este Código está datado de aproximadamente 350 d.C. E este é um dos dois manuscritos mais antigo do Novo Testamento.

Também tem outro Código muito importante que é o Código Vaticano que esteve na livraria do Vaticano até 1481, porém não se fez disponível aos eruditos até na metade do século 19°. Ou seja, que a partir do século 19° este Código foi posto a disposição dos que quisessem estuda-lo. E este Código Vaticano está datado aproximadamente em 325 d.M e de acordo a alguns esta é uma das copias mais fidedignas do Novo Testamento e há controvérsia de acordo á qual é mais fidedignos, porém em essência atualmente existe dois tipos de versões da Bíblia por exemplo em Português e em Espanhol, e uma são as traduções que utilizam os textos Receptus de Erasmo de Erasmo de Roterdã, e tem outras que dizem não, dizem que os Textos Receptus de Erasmo de Roterdã é muito tardio desde o século 16°. Então outros decidiram não usar o Texto Receptus e optaram pelo Códice Vaticano, o Sinaítico, o Alexandrino os mais antigos do 4° século. E isto com o argumento que entre mais antigo é menos possibilidades de copias e mais copias e mais copias porque algum erro deve haver tido ai.

Então muitos decidiram ir mais antigo para que tenha mais validez. Então tem versões da Bíblia tanto ao Português como a Almeida Revista e Atualizada é baseada no chamado Texto Crítico do originais grego e hebraico, em vez de seguir o tradicional Textus Receptus, e as demais usam o Texto Receptus. E em Espanhol temos a versão Deus fala Hoje, a Nova Versão Internacional também não utilizam os Textos Textus Receptus.

Porém há controvérsia porque alguns dizem que necessariamente tem que ser mais antigo que quer dizer que seja mais fidedigna e porque? Porque tem certas coisas que detectaram nesses antigos que aparentemente não são corretas. Então o ponto é que tem controvérsia.

Outra questão na hora de fazer uma tradução é que tem dois tipos de tradução. Ou seja, que tem duas técnicas de traduções.

1°) Se chama a técnica de tradução mecânica.

2°) Se chama a tradução dinâmica.

E qual será a diferença entre a tradução mecânica e a tradução dinâmica? É que a tradução mecânica é uma tradução que se faz tratando de deixar palavra por palavra, ou seja, traduzir palavras por palavra. Se uma frase disse casa deve ser traduzido exatamente casa. Porém qual é o problema de uma tradução assim? É que as vezes tem certos conceitos ou ideias que são muito hebreia, que são muito culturais e muito local, e se o tradutor a traduz tal como é a outro idioma não se vai entender.

Por exemplo existe certas expressões muito típicas em português como exemplo: Que onda é esta? E se nós a traduzimos traduzirmos isto ao inglês por exemplo não iram entender. Então a tradução mecânica faz isto traduz literalmente o texto. E na João Ferreira que é uma tradução mecânica existe um texto do apostolo Paulo que disse:

Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Romanos 12:20

Porém o que significa isto de brasas de fogo amontoará sobre sua cabeça? Então ai muitas pessoas não sabe o que ele está dizendo. Porém quando a pessoa se da conta de que isto é um hebraísmo e o que faz a  Versão da Bíblia CNBB que é uma tradução dinâmica? Eles traduzem a ideia porque brasa de fogo sobre sua cabeça é uma questão cultural que significa: "Fará arder sua cara de vergonha"

Romanos  Mas, se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber; desse modo, você fará o outro corar de vergonha. Versão CNBB

A versão em Espanhol Dios Habla Hoy que também é uma versão dinâmica traduz mais claro ainda

Romanos 12:20  Y también: "Si tu enemigo tiene hambre, dale de comer; y sitiene sed, dale de beber; así harás que le arda la cara de verguenza."

Então a ideia de Paulo é que fazendo isto a outra pessoa se sentirá mal por seu teu inimigo. Ou seja que fazendo isto a nosso inimigo estamos dando nele um tapa sem mão. O problema aqui é que o tradutor pode entender mal a passagem, e se o tradutor entende mal a passagem então ele traduz mal, ele já traduziu outra ideia. E pelo menos ter a ideia das frase "amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça" para saber o que significa isto, se meter a investigar e ai a pessoa se inteira de tudo isto, porque naquela época quando se fazia muito frio qual era o meio de aquecer naquela época? Era o fogo, a pessoa tinha que ter sempre carvão em sua casa acesas. E muitas vezes quando estava muito frio a meia noite aonde a pessoa não podia acender fogo, então tinha que ir ao vizinho pedir a ele brasas de fogo e como não podia levar na mão, colocavam numa espécie de panela e colocava sobre a cabeça e ia a sua casa e ai colocava mais carvão e dormia bem tranquilo. Então isto era um costume antigo.


Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, é como a pratica em que alguém com frio na noite vai te pedir e dar-lhe para que ele se aquecer, seja bondozo, seja amável com teu inimigo. Este é todo o conceito. E isto de fará que lhe arda a cara de vergonha foi um pouco da ideia dos tradutores da Bíblia CNBB e da versão Dios Habla Hoy, porém não necessariamente expressa a ideia da cultura e costume que se fazia naquela época.

Então qual é a melhor maneira para interpretar as Escrituras é tratar de ter a maior quantidade de traduções possíveis, porque as vezes o que lemos em uma tradução e não se entende completamente na outra se esclarece um pouco mais, e uma terceira tradução ai fica melhor ainda. Ter uma Bíblia Católica, uma Bíblia Protestante, a Bíblia de Jerusalém, a Bíblia Versão Internacional, ou seja, tenham todas as traduções, a Bíblia Linguagem de Hoje e etc. e compare as traduções e a maneira mais fidedigna é quando de plano você já tenha todas e ainda sim você não entenda, o mais salutar é que você conheça muito bem o Antigo Testamento, porque muitas ideias do Novo Testamento já estão documentados no Antigo Testamento.

Porque temos que entender os discípulos não podiam escrever o que lhes ocorreram. Ou seja, Paulo não podia começar a escrever o que lhe desse na telha porque? Porque quando chegava as sinagogas a dizer que Yeshua é o Messias iriam lhes perguntar de aonde ele estava tirando sua ideia, então ele tinha que usar as Escrituras que havia para comprovar o que ele estava dizendo. Então isto é para que possamos extrair a verdade dos textos do Novo Testamento.

E por ultimo como podemos saber a final de contas com todas essas complicações e complexidade, como podemos ter confiança no Novo Testamento? Assim como anteriormente dissemos que o Antigo Testamento tinha alguns códigos que demonstram que é como a Marca de Deus, tudo isto da numerologia, das letras e isto resulta que o Novo Testamento em grego também tem isto, tem uma espécie de selo de garantia para demonstrar que foi inspirado por Deus, e vamos ver um exemplo disto.


Se você inventar uma genealogia como uma genealogia de Mateus 1 que são 14 gerações, 14 gerações e 14 gerações. Então se você começar uma genealogia de 14 X 3 ou seja, que inclua 14 nomes em cada sessão, uma geração de 14 X 3 = 42 gerações. E a ideia é que o nome e as palavras que você usar para esta genealogia devem ser divisíveis por 7. Por exemplo se você disser que ao final desta genealogia você usou 90 palavras para dizer algo, então esses 90 teria que ser dividido por 7. Por exemplo uma genealogia que inclua 49 palavras dividido por 7 é igual a 7, porque se não for divisível por 7 não é aceita. Então todas as palavras que você use para sua genealogia tem que ser divisível por 7, porém não somente as palavras tem que ser divisíveis por 7, senão as letras das palavras tem que ser contada letra por letra de cada palavra que se use e o numero que te resulte tem que ser divisível por 7. Ou seja, se uma palavra tem 7 letras a soma de todas as letras de todas as palavras de genealogia tem que ser divisível por 7.
Também a soma das vogais que você utilizar, você vai somar todas as vogais e ao soma-las tem que ser divisível por 7. A soma das consoantes tem que ser divisível por 7. Os nomes das palavras que terminem com uma vogal tem que ser divisível por 7. Os nomes de uma palavra que inicie com uma consoante tem que ser divisível por 7. Os números de uma palavra que se ocorra mais de uma vez tem que ser divisível por 7. Os números dos nomes pessoais tem que ser divisível por 7, será que isto seria possível?

Não, não seria possível fazer porque estatisticamente um Russo chamado Ivan Panim que era um matemático ateu ele aplicou estatísticas matemáticas ao Novo Testamento e em especial ao Evangelho de Mateus, e depois de aplicar esta estatística matemática ele acabou crendo em Deus, porque ele disse que era impossível que este documento tivesse sido feito por um ser humano, porque este genealogia que acabamos de citar a cima inclui todos esses requisitos, somente a genealogia de Mateus capitulo 1 e a genealogia de Yeshua que Mateus não pode ter inventado porque já estava os nomes estabelecidos, o único que Mateus pode ter feito na hora de somar ele viu que existe múltiplos de 7 em tudo.

Este Ivan Panin ele fez um calculo de quando lhe tomaria a um ser humano fazer uma genealogia assim a mão, e ele calculou a um ser humano fazendo uma genealogia dessa usando não um computador senão milhares de computadores quanto tempo ele levaria? Ele disse em seu calculo que se tomaria milhares de anos. Ou seja que não existe maneira, é impossível porque se chegasse a se equivocar tinha que voltar a tentar de novo,  e esta matemático Ivan Panin fez até os cálculos de cada tentativa e ele disse que se tardaria mais de 4 mil anos. Então não existe nenhuma possibilidade.
Então o Novo Testamento é algo impressionante, porque existe palavras que conectam ao Antigo Testamento com o Novo Testamento, ou seja, tem palavras que aparece em ambos Testamentos, palavras incomum do Antigo Testamento e o Novo Testamento. E será que temos um exemplo de uma palavra que aparece no Antigo Testamento e no Novo?

Uma muito conhecida é a palavra Aleluia que aparece tanto no Antigo como no Novo Testamento, e palavras que aparece em ambos este homem Ivan Panin que tardou 50 anos para fazer todos esses estudos.

A palavra Aleluia aparece 24 vezes no Antigo Testamento e 4 vezes no Novo Testamento, e 24 + 4 = 28 múltiplo de 7

A palavra Hosana aparece uma vez no Antigo Testamento e 6 vezes no Novo Testamento: 6 + 1 = 7

A palavra Pastor aparece 12 vezes no Antigo Testamento e 9 vezes no Novo Testamento 12 + 9 = 21 múltiplo de 7

Senhor dos Exércitos 285 no Antigo Testamento e 12 vezes no Novo Testamento 285 + 12 = 297 múltiplo de 7

A palavra Oferta aparece no Antigo Testamento aparece 88 vezes e 12 vezes no Novo Testamento 88 + 12 = 100 múltiplo de 7

Isaque aparece 112 vezes no Antigo Testamento e 14 no Novo Testamento 112 + 14 = 126 múltiplo de 7

Arão aparece no Antigo Testamento 443 e 5 vezes no Novo Testamento 443 + 5 = 448

Existe uma lista deste homem. O ponto é que é impressionante como palavras que se usa no Antigo Testamento como no Novo ao ser somadas são múltiplas de 7, e o que isto quer nos dizer? Que uma mesma mente orquestrou o Antigo e o Novo Testamento. Então porque nós aceitamos a Bíblia como a Palavra de Deus? Não por esses dados técnicos que estamos citando que são coisas extras, porém porque Deus a parte deixou seguros todos esses detalhes? Para que ninguém tenha desculpas, para que o mais ateu dos ateus não tenha desculpas, e o dia em que esteja diante do Grande Rei não tenha do que se justificar.

Então porque nós aceitamos toda a Bíblia como a Palavra de Deus?

1°)  Se cremos que Yeshua é o Messias pois o próprio Messias disse que isto era a Palavra de Deus. Então isto deveria ser suficientes para nós. Yeshua autenticou as Escrituras, o Antigo Testamento Yeshua disse que isto era a Palavra de Deus, e seus ensinamentos confirmam o que se escreveram os demais no Novo Testamento.

2°) Isto é um desenho integrado, ou seja que o que a Bíblia fala transcende o tempo da Bíblia. Nós estamos falando de 66 livros separados escritos por 40 autores em milhares de anos, e que antecipa com detalhe eventos antes de que aconteça, no qual nos mostra que é um escrito que foi pensado antes dos limites de tempos que nós temos.

Temos na Bíblia três características que nos confirmam que é a Palavra de Deus.

1°) Que tem como uma espécie de microcódigos Bíblicos que nos mostra que a Bíblia é a palavra de Deus, e quais são os microcódigos? São profecias especificas que incluem nomes, lugares ou dadas especificas. Quer dizer, a Bíblia não é um livro místico que nos fale de coisas subjetivas (Aconteceu um dia numa dada muito distantes tal e tal coisas) Não a Bíblia não diz isto, a Bíblia diz: No ano do Rei Uzias aconteceu isto e isto, ou seja, nos dados concretos e incluso nos diz dados concretos do que vai acontecer, nos diz incluso nomes de pessoas antes que ela nascesse.

O rei Ciro que era um rei persa que liberta ao povo judeu, e começa um processo novo que o rei Ciro conquista o império babilônico, e o profeta Isaías mencionam o nome do rei Ciro antes que ele nascesse, e por isto que quando Ciro chega e ver o rolo com seu nome escrito antes que ele nascesse ele disse que o Deus de Yisrael era o Deus verdadeiro.

Então numero 1 microcódigos, dadas, nomes, lugares específicos

2°)  Que a Bíblia contem macrocódigos e quais são os macrocódigos? 
Macrocódigos são historias na Bíblia que nos ilustra acontecimentos futuros, por exemplo: Gênesis capitulo 5 aonde narra a genealogia desde de Adão até Noé, e se analisamos o significado desses nomes vamos saber que nos apontam ao Evangelho completo. Ai na genealogia desde Adão até Noé está a historia do Messias que tem que dar sua vida.

Depois em Gênesis 22 aonde conta a historia de Abraão sacrificando a seu filho Isaque, e o que nos ilustra esta historia de um pai levando seu filho a um monte chamado Moryah que é o mesmo monte aonde certamente Yeshua foi crucificado? Nos ilustra um pai que ama seu filho e o sacrifica para que haja uma multiplicidade genealógica e o que sucedeu neste mesmo monte? Deus entregando a Seu Filho por amor ao mundo inteiro.

A historia da moabita Rute que era uma estrangeira e que se converte, e esta historia tem haver com todos os gentios que se convertem e querem entrar no povo de Yisrael.

Tem a historia de Josué está muito relacionada com Apocalipse.

A historia de José Sonhador tudo que ele passa está realcionado com a vida de Yeshua.

A historia do segundo êxodo, porque assim como a saída do Egito virá um segundo êxodo de todas as nações.

A historia de Oseias e toda sua relação com os gentios que hão de voltar nos últimos tempos. A historia da mulher adultera de Oseias em relação ao Filho Prodigo e a todos os gentios e isto é algo espetacular, e a própria historia do Filho Prodigo que é a historia de toda profecia.

E se isto for pouco ainda, se com os microcódigos não seja suficiente, profecias de lugares, dadas especificas, e com as historias que nos anunciam acontecimentos futuros, e se com isto ainda não seja suficiente, fica difícil porque não há maneira humana de que esta mensagem seja feita por homens. Yeshua disse:

João 7:17  e alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.

Se alguém quer saber se o que Yeshua falou é verdadeiro ou não, faça a vontade de Deus, ou seja, coloque a prova as palavras de Yeshua lhe obedecendo. Se você não crer no diabo se coloque a fazer sua vontade, se faça um super rebelde, viva perdidamente e o diabo vai te demonstrar se é que você permanecer com vida que ele destruirá tua vida, e não somente a tua vida senão a vida de muitas pessoas ao teu redor.

Se você não crer na palavra de Yeshua coloque-a prova em tua vida, comece a obedecer sua palavra e você saberá em tua vida o fruto de obedecer sua palavra. Uma das duas você decide, está diante de ti a rebelião, a morte, a perdição, e por outro lado obedeça a palavra de Deus, honra, exalta e você se dará conta que é o melhor investimento que você já fez em tua vida.


 Yashar Ben

Nenhum comentário:

Postar um comentário