quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Carta aos Gálatas Verso X Verso





Por Yashar Ben






RAÍZES HEBREIA DA FÉ - Nível Intermédio                                    Gálatas
___________________________________________________________



ÍNDICE


Lema da nossa série de estudos ------------------------------------- 03

Introdução do Blog --------------------------------------------------- 04

Panorama geral da Carta -------------------------------------------- 05

Analises Temático ---------------------------------------------------- 06

     Somente existe um Evangelho Verdadeiro 

Gálatas 1:1-24 ---------------------------------------------------   06-40
      
     Quem tem a autoridade para ensinar?

Gálatas 1:1-24 ---------------------------------------------------  41-51

     A autoridade dos Apóstolos

Gálatas 2:5-10 -------------------------------------------------- 60 - 86

    A verdadeira Liberdade no Messias

Gálatas 5 e 6 --------------------------------------------------- 87 - 94

Conclusão ------------------------------------------------------ 95 - 97



Lema da nossa série de estudos 

O lema da nossa série de estudos é encontrado na segunda parte do versículo 2 do Salmos 138


Salmos 138:2  Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.

Se existe algo que o Eterno tem engradecido a parte do seu Nome, é a sua Palavra. É um privilégio meditar na sua Palavra mesmo estando dispersos entre as nações.


Introdução do Blog.


Voltando as Raízes hebreia da fé (http://fazendoteshuva.blogspot.com.br/) é um ministério cujo propósito é difundir o estudo sistemático, expositivo  da Bíblia desde de seu contexto histórico considerando principalmente o transfundo hebreu em que cada livro foi escrito.



Nosso propósito através dessas explicações Bíblicas não é promover ou fazer proselitismo a nenhuma religião existente, senão simplesmente difundir na sabedoria eterna que tem resistido as barreiras do tempo e a geografia que nos tem chegado como a eterna palavra de YHWH. 


Esperamos que este estudo transforme a vida através dos méritos de Yeshua o Messias de Israel.


Isaías 40:8  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.


                                       

 Panorama da Carta


Neste estudo da Carta de Paulo aos Gálatas vamos usar términos hebreus, porque cremos que esta Carta foi escrita em Hebraico e sabemos que Yeshua e os apóstolos foram judeus, e por suposto que eles tinha uma visão hebreia para fundamentar seus escritos. E sobre tudo esta carta de Gálatas tem muito haver com os judeus, com as questões dos judeus, com términos como "Judaizar".

Esta carta tem como propósito de responder muitas perguntas do porque o mover das questões judaica em algumas denominações que estão estudando as raízes Hebreia da fé cristã.

Dentro das diferentes denominações evangélicas protestantes o conceito que se tem da Carta aos Gálatas é que “não estamos debaixo da lei senão debaixo da graça” e este é o conceito mais importante na cristandade, que diz que somos justificado pela fé, que somos justificados pela graça, que não é por obra, que não temos que fazer absolutamente nada porque toda obra já foi completada por "Cristo". Então segundo o cristianismo já não precisamos guardar os mandamentos da Lei de Moisés porque estamos debaixo da graça. Este é o fundamento da teologia cristã.

Porém através deste estudo da Carta ao Gálatas verso por verso vamos descobrir se este fundamento do cristianismo é um fundamento solido, se é um fundamento que está sobre a rocha ou se é um fundamento que se está sobre a areia. Então nosso objetivo é fazer com que você tenha a capacidade de compreender esta carta como nunca antes havia entendido.

E qual é a importância disto? O que é que tem produzido este entendimento por parte da teologia cristã acerca da Lei de Moisés, acerca da graça e a cerca da fé? Qual é o resultado desta compreensão e deste entendimento? O resultado é que tem sido séculos de separação, séculos de rejeito e incluso séculos de morte por parte da cristandade ao povo judeu. Então séculos de rejeito, séculos de objeções contra tudo que tem haver com a Lei de Moisés, com o povo judeu. Então neste estudo vamos saber se esta teologia que se formou por parte do cristianismo, é o entendimento do apostolo Paulo, se é isto que o apostolo Paulo quis transmitir, porque se o apostolo Paulo hoje estivesse em uma reunião de domingo e escutasse a famosa frase cristã: "Não estamos debaixo da lei, senão debaixo da graça, que a salvação é por fé, não tem mais necessidade de cumprir os mandamento da lei, porque quem trata de cumprir a lei de Moisés está debaixo da maldição" o que será que o apostolo Paulo faria se estivesse sentado ao ouvir isto de um pregador? Neste estudo vamos descobrir.

Uma das razões de ler a Carta aos Gálatas é para entender o que a teologia católica protestante diz, porque muitas coisas que citaremos neste estudo coisas que os cristãos acreditam. O ênfase da teologia cristã sobre a Carta aos Gálatas é que qualquer doutrina que trata de enfatizar do esforço humano é uma negação da graça de “Cristo”. E por isto existe frases na Carta de Gálatas que parece que a fé e obras é algo meio contraditório. E vamos ver alguns texto neste carta como por exemplo quando Paulo disse: "se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará." (Gálatas 5:2) Ou seja, como que dando a entender que se assim fizermos estamos caído da graça.

Também um dos temas que se menciona nesta Carta é a relação dos gentios com os judeus. Ou seja, como os gentios podem ser salvos, e o termino gentio já que Paulo foi enviado aos gentios, e os gentios é um termino que se utiliza para se referir aos estrangeiros, aos que não são descendentes biológicos de Abraão Isaque e Jacó. Então qualquer pessoa que não seja descendente de Abraão Isaque e Jacó é considerada um gentio, uma pessoa dentre as nações. Então dois tipos de pessoas, e como se chama a descendência de Abraão Isaque e Jacó? Se chama o Povo de Yisrael, e aos que não são descendentes de Abraão Isaque e Jacó são chamadas de gentios. E este é um tema fundamental porque disto é do que se trata a Carta aos Gálatas e todo ministério de Paulo, porque Paulo foi enviado a quem? As nações.

Quem escreveu a Carta ao Gálatas? Foi o apostolo Paulo e seu nome original é Shaul que era o mesmo nome do primeiro rei de Yisrael Saul que também se chamava Shaul que significa: Desejado. E Paulo ele mesmo se intitula apostolo e este titulo atualmente está na moda aonde pessoas se levanta por ai dizendo-se ser apostolo. E a palavra apostolo em hebraico é a palavra Shaliach e no decorrer do estudo explicaremos o que significa. O tema central da Carta aos Gálatas é a Tradição Oral Judaica. Ou seja, a Toráh Oral, e a palavra Toráh é a palavra hebreia que se utiliza para a palavra Lei. E a palavra Toráh em hebraico significa literalmente Instrução, ensinamento, doutrina. E a palavra Lei que está nas traduções das Bíblias não é uma tradução muito correta, porque a tradução da palavra Toráh ao grego é a palavra Nomos, e Nomos em grego significa Lei. Porém geralmente quando se escuta a palavra lei é com uma conotação negativa, como algo que escraviza. Porém na realidade no pensamento hebreu a palavra Toráh tem uma conotação contraria a tradicional que é algo negativo, no pensamento hebreu a palavra Toráh tem uma conotação positiva, já que a palavra Toráh é Instrução.

No Paleo Hebreu a palavra Toráh (תורה) tem haver com a conotação de Caminho, de Instrução, Doutrina. Então o caminho é como devemos caminhar, por aonde devemos ir. A palavra mandamento em hebraico é a palavra Mitzvah (מצווה) que no Paleo Hebreu significa Sinal, Direção. Assim como se caminha em um caminho e se ver os letreiros aonde ir, então os mandamentos são a direção. Então todo o tema da carta ao Gálatas é as Instruções, os ensinamentos Oral. Dentro da fé judaica não está somente a Toráh Escrita, a Lei que foi dada a Moisés, senão também existe uma Toráh Oral.

A Carta aos Gálatas se situa na Galáxia conhecida como Ásia Menor o atual país da Turquia, e esta Carta foi escrita segundo muitos como um dos primeiros escritos do Novo Testamento entre o ano 50 e 55 aproximadamente DM. E porque esta Carta foi escrita? Esta carta foi escrita para restaurar a Toráh, a Instrução Escrita como a máxima autoridade do crente tanto judeu como gentio, e no final deste estudo no capitulo 6 veremos que a razão de Paulo ter escrito esta carta, foi para restaurar a Lei Escrita como a máxima autoridade. Ou seja, existe somente um caminho tanto para judeus, para gregos, para todas as nações que queiram fazer parte da herança.

Neste estudo verso por verso vamos dividir a Carta aos Gálatas em três partes, e lembremo-nos que as Cartas do Novo Testamento em seu original, e quando Paulo escreveu suas cartas obviamente não havia números de capítulos e nem números de versículos. Então quando Paulo estava escrevendo ele escrevia como realmente se escreve uma carta. Os números foram colocados depois para fazer as concordâncias aonde se pudesse encontrar facilmente as passagem. Porém as vezes esses números são um pouco enganoso, porque se a pessoa não aprende a estudar os escritos do principio ao fim são perigosos e porque? Porque se a pessoas somente aprende a estudar a Bíblia por números, por versículos a fé desta pessoa será uma fé de pedaços e na realidade a pessoa não vai aprender muito do que ela tem memorizado na cabeça, porque a pessoa terá um versículo de vários lugares qual cada contexto foi escrito em circunstancia diferentes.

Então uma das tragédias mais graves e uma das razões principais pelas quais há uma falta de conhecimento das Escrituras é o sistema de ensinamento, porque se o sistema de ensinamento é equivocado, então obviamente o ensinamento também será equivocado, se o sistema de ensinar está mal o aprendizado das pessoas será equivocado, e qual é o sistema de ensinamento que se segue praticamente na maioria dos movimentos que dizem que a Bíblia é a palavra de Deus? É por meio de pedaços, que dizer, por meio de versículos.

Um pregador vai dar um tema, dar seu testemunho e saca um versículo daqui, um versículo dali e assim passa uma hora e as pessoas vão embora com a mensagem do pregador, porém se foi com três quatro versículos que muitos deles nem sequer se harmonizam no tema que foi dado, porém como ele buscou em uma concordância a palavrinha que tinha haver com o tema, e esta palavra pode muitas vezes aparecer no versículo porém não tem nada haver com o tema que esta se falando a pessoa.

Então as pessoas levam anos estudando versículos e na realidade nem sequer sabem do que se trata a Bíblia. Então este é um sistema equivocado que produz muita ignorância do contexto real das Escrituras. Porém como deve ser estudada as Escrituras? Como estudavam as Escrituras os apóstolos? Será que eles abriam a Bíblia em 1 Tessalonicenses 4:5? Não, eles chegavam liam toda a carta e entendiam perfeito e porque? Porque no dia de hoje não poderíamos somente ler a carta de Gálatas do principio ao fim, e porque agora necessitamos de um seminários de 08:00 horas para entender um escrito que poderíamos entender em 20 minutos? Porque tem se passado quase 2.000 anos de que se escreveu e o contexto em que vivemos é totalmente diferente, viemos de uma formação ocidental cristã muito diferente ao contexto em que viveu o apostolo Paulo e os gálatas.

Então agora necessitamos redefinir um monte de conceitos e de palavras técnica, porque tem muitas palavras que Paulo utiliza que são difíceis de entender, que pelo contexto que temos entendemos de maneira diferente, conceitos tão básicos como a palavra Salvação, porque pode ser que alguém escute a palavra salvação e para ela possa ser que esta palavra significa uma coisa, porque quem define o que a pessoa crer por salvação? Pois a teologia cristã em que esta pessoa foi educada. E será que o conceito de salvação é o mesmo para um hebreu educado aos pés de Gamaliel do 1° século e é o mesmo para nós? Será que o conceito de fé é o mesmo para Paulo e para nós a 21 séculos de distancia? Dificilmente é o mesmo. Então temos que fazer um trabalho de arqueologia, um trabalho de escavar as Escrituras para conhecer o contexto histórico e entender conceitos difíceis. Então tudo isto foi porque tocamos no termino do que significa Toráh.

Então o livro de Gálatas se divide em três partes para facilitar este estudo.
A primeira parte é o capitulo 1° Aonde o tema é que somente existe um Evangelho Verdadeiro. Porém será que o que nós em toda nossa vida escutamos da palavra Evangelho desde uma perspectiva cristã, é o mesmo que a palavra Evangelho para o apostolo Paulo? Então no capitulo 1° vamos definir o que significa a palavra Evangelho. E uma vez que entendamos o que significa Evangelho vamos estar de acordo com Paulo que somente existe um Evangelho verdadeiro.

A segunda parte os capítulos 2 - 3 e 4 é a parte mais tensa, mais complexa de toda Carta ao Gálatas que é a Tradição Oral, e ai nesses capítulos vamos definir términos técnicos e difíceis como as Obras da Lei, e o que significa este termino. O que é o Julgo da Lei, o que significa a escravidão da lei, e o que significa o conceito “não estamos debaixo da lei senão debaixo da graça” será que está se referindo a Lei de Moisés, que não temos que obedecer a Lei de Moisés? Será que estas Obras da Lei está se referindo a fazer obras da Lei de Moisés? Isto veremos nesses capítulos 2-3-4.

E a conclusão da Carta como todos escritos de Paulo, porque Paulo na primeira sessão das suas cartas ele fala de questões doutrinais muito complexas. E na segunda parte das suas cartas Paulo já nos da aplicações praticas a doutrina. Quer dizer que a mensagem de Paulo não é somente doutrinal, intelectual, tudo isto se traduz em uma vida totalmente mudada, em uma nova criatura. Então a conclusão da sua carta se da como a Verdadeira liberdade no Messias. O que significa ser livre no Messias? Porque qual é a diferencia ente escravidão e liberdade? Isto veremos na conclusão.


Então vamos saber somente nesta introdução 2 versículos que é a identidade do gálatas, quem são os destinatários da carta de Paulo aos Gálatas.





Raízes Hebreia da Fé                                                               Gálatas
______________________________________________________



Analises Temático

Gálatas 1:1-24




Somente há um Evangelho verdadeiro 



A identidade dos Gálatas



Gálatas 1:1  Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),

Para aqueles que já estudam as raízes hebreia da fé e conhece a importância de mencionar os nomes corretos dos personagens da Bíblia, e no caso por exemplo do Messias que nesta versão aparece como Jesus, e seu nome hebreu é Yeshua que significa Salvação. E nesse estudo vamos estar usando os nomes conhecidos no âmbito cristão, porque este estudo tem o propósito de ser dirigido a pessoas cristãs de um modo geral, e que não estão muito familiarizados com términos hebreus, com os nomes hebreus. Então vamos estar utilizando os nomes como estão escritos nas traduções Bíblicas e colocando entre parêntesis () o nome original, e sabendo que seu nome original não é Jesus e sim Yeshua.





Gálatas 1:1  Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Yeshua (Jesus) Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),

Então Paulo começa sua carta dizendo que ele é um apostolo não posto pelos homens, por alguma instituição humana, senão quem elegeu a Paulo como apostolo? Yeshua (Jesus) e Deus o Pai. Então o que significa apostolado, apostolo? Apostolo é a palavra hebreia shaliach que vem do verbo lishloach que significa enviar, um enviado, um emissário, um embaixador. E ao embaixador de Israel no Brasil é chamado Shaliach. Então será que todos atualmente que se auto proclama apóstolos, será que realmente esses são apóstolos? Em seu contexto original e na origem da palavra o que é um apostolo, um shaliach, um enviado?

A palavra segue sendo utilizada no contexto das embaixadas de Israel no mundo, e um shaliach (apostolo) é um enviado para cuidar dos interesses do povo de Israel entre as nações. Isto é um shaliach, um apostolo, um enviado a levar mensagem, a dar ensinamentos sobre o povo de Israel, sobre a fé do povo de Israel as nações. Então se isto é o que é um shaliach, um apostolo, um enviado, um emissário, um embaixador da nação de Israel, porque o apostolo Paulo foi enviado aos gentios? Porque o que tem haver os gentios com a nação de Israel? Qual é a relação? Isto nós vamos saber quando Paulo ele é chamado, o episodio aonde Yeshua (Jesus) pessoalmente chama a Paulo em Atos capitulo 9, e com esta passagem vamos entender quem são os gálatas e qual era a paixão e urgência de Paulo de estar viajando por toda Ásia menor anunciado aos gentios, porque o que tinha que fazer um judeu hebreu de hebreu, circuncidado ao oitavo dia, um rabino judeu pregando esta fé aos gentios, quem era os gentios para Paulo?

Atos 9:3  E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
Atos 9:4  E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Atos 9:5  E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

Os aguilhões eram colocado nos arados, quando se colocavam uma junta de bois para arar a terra, e entre os bois tinham uns que eram meios rebeldes, começa a dar coices, a emperrar e não queria seguir arando, e cada vez que davam patadas eram furados com um bico que tinha ai que fazia com que este boi seguisse arando. Então isto é o que Yeshua disse a Paulo “Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões” Ou seja, Yeshua estava dizendo a Paulo que deixasse que Ele dirigisse sua vida, porque Yeshua tinha um propósito para Paulo. E neste momento Paulo pergunta:  Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. E neste momento Paulo ficou em estado de choque, entrou na cidade de Damasco e ficou três dias e três noites sem beber, sem comer, sem duvidas pensando nisto que estava lhe acontecendo. E ai mesmo Yeshua chamou um discípulo chamado Ananias para ir estar orando por Paulo, e Ananias fica pensando na fama de Paulo e disse:

Atos 9:13  E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
Atos 9:14  E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
E no versículo seguinte disse porque Yeshua chamou a Paulo

Atos 9:15  Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

Este versículo 15 é o verso mais importante e temos que conhecê-lo perfeitamente, para que entendamos a missão do apostolo Paulo. Porque quem podemos considerar que de alguma maneira direta ou indiretamente, ou mais bem indiretamente que nossa fé são um resultado do ministério do apostolo Paulo. Nossa fé depende em grande maneira da vida, do trabalho, dos ensinamentos do apostolo Paulo, porque o Novo Testamento contem 27 escritos e 13 deles foram escrito pelo apostolo Paulo, ou seja, que quase a metade do Novo Testamento foi escrito por Paulo que foi um homem que mudou sua vida neste encontro com Yeshua, e o que foi que fez com que Paulo deixasse de ser um perseguidor e de repente se transformou num dos mais grande autor, porque nenhum dos apóstolos trabalhou como Paulo, e a pesar que Paulo não sendo um dos 12 ele trabalho mais que os outros. Então o que foi que promoveu na vida de Paulo que fez com que ele tivesse esta paixão e as vezes tinha que vir uma enfermidade na vida dele, e incluso ele prega aos gálatas a causa da enfermidade em seu corpo.

Então o que levou a Paulo a renunciar a tudo, a sua vida, seu prestigio e incluso até ter uma família por andar viajando e proclamando esta mensagem. Então qual foi a razão e para Paulo quem era os gentios? Quer dizer, para Paulo quem somos eu e você? Porque se Paulo estivesse entre nós como ele nos veria? Será que ele nos veria como um gentio, um brasileiro, um chinês, um americano e etc.? O que ele entendeu acerca de nós que estamos velados por quase dois mil anos, e que a tradição da igreja não tem entendido a mensagem de Paulo.

Atos 9:15  Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

Qual nome Paulo tinha que levar? Yeshua que significa Salvação e para quem Paulo teria que levar conforme o verso 15? “diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.” A palavra gentios em grego é a palavra "ἐθνῶν ethnōn" em hebraico é a palavra "Goyim גּוֹיִם" que também significa nações. E se nós lemos este versículo assim como estar a simples vista, a quais grupos Paulo tem que levar o Nome da salvação? A gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. Quantos grupos estão neste versículo? Três grupos de pessoas e quais são esse três grupos de pessoas? Gentios, reis e os filhos de Israel, ou seja, três grupos diferentes. Isto é o que simplesmente vemos.

Agora antes de irmos ver o que realmente disse os originais e no grego, devemos lembrar que cada vez em que estudamos o Novo Testamento, temos que filtrar e temos que pensar em textos do Antigo Testamento que harmonize porque? Porque o Novo Testamento tem que ser o cumprimento do Antigo Testamento. Ou seja, o Novo Testamento tem que ser um cumprimento das palavras dos profetas e de tudo que estar escrito no Antigo Testamento.

A pergunta é: Existe alguma passagem nas Escrituras, na lei de Moisés, nos profetas aonde se mencione essas duas palavras reis e nações, que de um homem sairia reis e nações?

Gênesis 17:1  Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

O nome original de Abrão é Avram (םאַבְרָ) e Amem hebraico significa povo. Então Avram significa Pai de um Povo, pai de um país.

Gênesis 17:2  E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.
Gênesis 17:3  Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
Gênesis 17:4  Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
Gênesis 17:5  E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;

Já não vai se chamar Avram (םאַבְרָ) pai de um povo, senão que agora vai ser Avraham (םאַבְרָהָ) e aqui é adicionando a letra He (ה). E Avraham significa Pai de muitas nações, porque Ham (םהָ) tem haver com o termino Hamon (הֲמוֹן) e hamon significa multidões. Então Avraham não será mais pai de um país senão pai de muitos países. Está é a promessa que é dada a Abraão.
Gênesis 17:6  E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;

A promessa que é dada a Abraão é que dele sairia muitas nações, que do esperma de Abraão virá muitos países. Porém ao final do verso disse que além das nações que sairia de Abraão, também sairia reis.
Nações aqui é a palavra  "Goyim גּוֹיִם" e significa gentios. Então o que está sendo dito aqui é que Avraham sairá países, nações, gentios e reis Melachim (מְלָכִים).

Gênesis 17:7  E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.

Ou seja, que o Eterno não somente será Deus de Abraão, senão que vai ser o Deus de toda esta descendência que vai sair de Abraão. Então com este entendimento podemos analisar Atos capitulo 9:15 para entendermos quem eram esses gentios e reis, essas nações.

Atos 9:15  Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

Então há um problema, porque Paulo vai levar a mensagem para esses que fala em Gênesis e dos filhos de Yisrael, então como fica isto? Esta parte quando fala "E" dos filhos de Israel em grego do Strong's 5037 é a partícula τε, que é uma partícula de conexão ou adição, e este partícula τέ significa ambos. Então esta palavra "E" se traduzimos de maneira mais exata diria: "para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis ambos filhos de Israel"

Então vamos ler com este entendimento este versículo.
Atos 9:15  Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis ambos filhos de Israel.

E depois vamos entender uma passagem em Gálatas que é crucial.
Gálatas 3:29  E, se sois do Messias, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

E esta palavra descendência é a palavra Zera (זֶרַע) em hebraico, e em grego é a palavra sperma, que tem o mesmo significado do hebraico. Então o que Paulo está dizendo aqui aos gálatas é que se o Messias te salvou, se ele te resgatou você é uma esperma de Abraão, ou seja, que a pessoa descende biologicamente de Abraão. Neste cartas aos Gálatas aprenderemos coisas que vai nos deixar de boca aberta.

Então desta maneira podemos entender o chamado de Paulo, porque Paulo estava tão empenhado em ir pelos gentios, e porque foi tão mal compreendido e porque? Porque sua nação não entendiam porque Paulo estava tão empenhado em ir em busca dos gentios, porque o judaísmo da época de Paulo estava muito hermético, não queria gentios, não gostava dos gentios. Então de repente eles viam que Paulo andava em busca dos gentios eles ficavam com muita raiva, porque viam que Paulo estava difundindo a fé hebreia entre os gentios.

Então o Nome Yeshua HaMashiach, Yeshua O Ungido, e na época dos reis e dos sacerdotes quando uma pessoa iria ser usada por Deus para um propósito, para ser rei ou para ser sacerdote, era derramado azeite sobre a cabeça, se fazia uma cerimônia e a partir desde momento esta pessoa tomava o cargo como líder da nação de Yisrael. E o azeite era um símbolo da sabedoria do Espírito de Deus. Então quando estava sendo derramado o azeite sobre uma pessoa, o que representava era que a autoridade, a sabedoria de Deus iria repousar sobre esta pessoa, e qual foi o ungido de Deus, quem foi o rei que Ele escolheu conforme a seu coração para reinar sobre as 12 Tribos de Yisrael?

Primeiro o povo escolheu um rei, porém Deus rejeitou este rei chamado Saul, porém Deus escolheu um rei conforme seu coração chamado David, lhe ungiu, deu sua autoridade, deu seu poder e David foi um homem agradável a Deus. Então como ele foi um homem agradável a Deus, David teve um coração impressionante para o Eterno, não foi um homem perfeito, foi um homem com debilidades, foi um homem que também cometeu pecados, porém foi um homem com um coração humilde, simples que se arrependia. 

E qual foi a promessa que Deus fez a David? Qual foi o pacto que Deus fez com David? Em que consistiu este pacto? Em que sua descendência viria um que iria reinar sobre as 12 Tribos de Israel eternamente. E em qual contexto foi dado esta promessa a David? David tinha o desejo em seu coração de construir um Templo para Deus, David neste época estava vivendo em uma casa muito luxuosa e pensava como é que ele estava vivendo em um tremendo palácio e a Arca do Pacto estava em uma tenda campanha. Então por isto David teve em seu coração construir um Templo.

O Eterno não concedeu a David este desejo, porém concedeu a seu filho Salomão. Porém como David teve este desejo em seu coração, Deus lhe prometeu fazer uma dinastia eterna que governaria sobre as 12 Tribos de Israel. E neste momento David ficou sem palavras, um homem que mais palavras lindas falou para o Eterno através dos salmos, porém quando lhe da a promessa do Messias David ficou sem palavras. 

Então a ele é prometido o reinado, porém o que aconteceu com o reinado de David? Como vemos através da historia o reino de David foi destruído por causa do pecados dos reis de Israel, e qual é a profecia da qual falou os profetas e especialmente Amos que profetizou que o Messias virá e restaurará o tabernáculo caído de David.

A profecia de Amos é que chegará um momento em que o Messias vai reerguer as 12 Tribos de Israel, e o interessante da profecia de Amos é que justamente esta profecia que os apóstolos citam em Atos 15 quando uma grande quantidade de gentios estão vindo a fé hebreia, e a profecia para argumentar para esses gentios serem aceitos é a profecia de Amos, que tem haver com a restauração das 12 Tribos de Israel. 

Então o que tem haver os gentios com as 12 Tribos de David? Pois o que acabamos de ver anteriormente que os gentios são herdeiros e membro do mesmo corpo. As nações que estão sendo alcançadas pelo Messias, pelo Pastor de Israel são descendentes biológicos de Abraão e são herdeiros do reino de David.

Gálatas 1:1  Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Yeshua o Messias, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),

Aonde está Israel atualmente? Israel não é somente o atual povo judeu que estão no país Israel, porque aonde estão as 10 Tribos de Israel que foram assimiladas? O profeta Ezequiel teve uma visão no capitulo 37 aonde ele viu um vale de ossos secos, e ai disse que esses ossos secos estão em todo mundo, e os ossos secos são o que? São esqueletos, são cadáveres, estão mortos. Porém o que vai acontecer nos últimos tempos de acordo a profecia de Ezequiel 37? Que o Espírito vai sobre esses ossos secos e eles viverão. Qual é a promessa e como sabemos que vamos ressuscitar? Qual é a garantia de os ossos secos vão ressuscitar? Que Yeshua ressuscitou, por isto Paulo estava tão convencido de que a ressurreição estava por acontecer, porque ele disse que se o Messias já ressuscitou, então estar por vir a ressurreição dos ossos secos do qual falou o profeta Ezequiel.

Assim que já analisamos a palavra apostolo, já entendemos o que significa o conceito de Yeshua o Messias, a ressurreição dos mortos que tem haver com a ressurreição do povo de Israel dispersos entre as nações. Também disse o versículo seguinte:

Gálatas 1:2  E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:

Vamos definir o término igreja aqui neste verso, porque será que Paulo quando escreveu isto estava em sua mente os edifícios com uma cruz, com o nome da denominação na porta? Quando alguém escuta a palavra igreja ela automaticamente tem em mente um edifício com um grupo de crentes, porém vamos analisar a palavra igreja  no grego já que o grego é a base do cristianismo que é a palavra "εκκλησιαις - ekklesia" que é uma palavra composta que significa literalmente Chamado para fora. Ou seja, que são chamados para sair. 

E vamos saber que esta mesma palavra se utiliza e se traduz de maneira diferente segundo seja o caso, porque um dos problemas que temos ao ler uma tradução da Bíblia em português é que estamos confiando que os tradutores que traduziram ao português, neste caso a Bíblia João Ferreira de Almeida porque ele traduziu em certa parte o melhor que ele pode, estamos confiando nisto.

Porém ele tinha sido formado desde uma perspectiva católica, era um monge católico que depois muitos tradutores passaram a ser perseguidos, porque houve uma época que não era permitido traduzir a Bíblia nem difundi-la, era muito perigoso. E eles na hora de traduzir de alguma maneira transladava suas doutrinas, suas ideias na tradução. E como a teologia crista diz que a igreja surgiu no livro de Atos dos Apóstolos no capitulo 2 na Festa de Pentecostes, então existe uma desconexão total do que realmente é a igreja com o povo de Israel como se fosse dois povo, duas coisas separadas. 

Ensinam que a igreja crista é uma instituição separada de Israel, e daí se deriva outra serie de doutrinas fundamentadas nesta doutrina original.
Este conceito de separar a igreja do povo de Israel o único que faz é uma divisão, uma separação, e criaram outro tipo de teologia para resolver o problema como a doutrina do arrebatamento, que na cristandade se crer que estar por vir o arrebatamento, que o Senhor virá e levará a igreja e todos que não são da igreja vão ficar aqui para sofrer. Porém a qual igreja vai se levar? A pentecostal, a presbiteriana, a metodista, a assembleia, a católica? Porque se perguntamos os diferentes membros das igrejas qual é a igreja, a maioria vai dizer que é a sua igreja, a sua denominação é a correta igreja, e muitos vão ao extremos em dizer que fora da sua denominação não tem salvação. A igreja católica ensina isto que fora dela não há salvação, e também as igrejas protestantes dizem o mesmo, e quando um membro é excluído de uma denominação é como se estivesse mandando este membro ao inferno, ou seja, que a pessoa perdeu a salvação.

Será que era isto que Paulo tinha em mente ao dizer Igreja? Então qual é a melhor definição, escutar aos escritores Bíblicos que eles mesmo nos digam quem é a igreja. E vamos ver o que disse o suposto primeiro martire cristão como ensina o cristianismo sobre quem é a igreja.

Atos 7:35  A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.
Atos 7:36  Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos.
Atos 7:37  Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.
Atos 7:38  Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar.

Estevão está dizendo que eles receberam palavras de vida e ao que ele está se referindo? Quais são essas palavras de vida que eles receberam? A Lei de Moisés, as Instruções, a Toráh. Porém Estevão disse que Moisés esteve na Congregação no deserto, e quem é esta congregação no deserto na qual esteve Moisés? O povo de Israel, as 12 Tribos de Israel.

E esta palavra “congregação” no grego é a palavra “ἐκκλησίᾳ - ekklēsia” 
Igreja e a pergunta é: Porque João Ferreira e a maioria dos tradutores da Bíblia, porque aqui eles não traduziram a palavra Eklesia/igreja? Porque em outras partes da Bíblia aonde esta a mesma palavra eles traduziram como igreja? Se você é um tradutor da Bíblia, você não pode se dar a liberdade de traduzir as palavras da sua maneira para esconder o real significado da palavra, isto mostra que de alguma maneira eles estavam filtrando sua doutrina teológica na tradução da Bíblia. Então se você como tradutor diz: “Este é Moisés que este na igreja no deserto” e tua doutrina é que a igreja começa em Atos 2 em Pentecostes, ah não vou traduzir como igreja, vou traduzir quando se refira a Israel como congregação. Porém isto não é consistente.

Então se já vimos que a palavra ekklēsia literalmente significa os chamados fora, então soa lógicos porque o que foi que Moisés fez com o povo de Israel? Os chamou fora, os tirou do Egito. Então quem é a igreja? As 12 Tribos de Israel que saiu fora do Egito, e o que Moises disse que iria acontecer depois que ele morresse? Disse que um profeta o Eterno levantaria como ele, e a ele ouviram, porém o que este profeta como Moisés teria como função? Bom, Moisés anunciou de antemão que o povo de Israel iria entrar na terra prometida, porém depois ele mesmo anunciou, ele mesmo profetizou que a nação de Israel iria ser levada ao exílio, e que nos últimos tempos Deus em sua misericórdia iria recolher seu povo dentre as nações.

Então quem seria o encarregado de tirar o povo de Israel dentre as nações? Um profeta como Moisés, e quando Yeshua aparece qual era a pergunta que lhe faziam? Quem é este homem, acaso ele é Elias? A caso ele é o profeta? Então o que eles tinham em mente quando perguntavam se ele era o profeta, eles estavam pensando no profeta do qual falou Moises, que qual seria sua função já que o profeta Jeremias profetizou que haveria um segundo êxodo?

Jeremias 16:13  Portanto lançar-vos-ei fora desta terra, para uma terra que não conhecestes, nem vós nem vossos pais; e ali servireis a deuses alheios de dia e de noite, porque não usarei de misericórdia convosco.
Jeremias 16:14  Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito.
Jeremias 16:15  Mas: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus pais.
Jeremias 16:16  Eis que mandarei muitos pescadores, diz o Senhor, os quais os pescarão; e depois enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão de sobre todo o monte, e de sobre todo o outeiro, e até das fendas das rochas.

Então a igreja é desde a perspectiva dos profetas são os chamados fora, os que estão sendo chamados fora. Quando o povo de Israel foi tirado do Egito eles foram tirados de um sistema que controlava naquela época o sistema econômico que eram os egípcios, porém vem dias em que o Eterno vai nos chamar a sair dos sistemas das tradições, das leis dos homens.
Então de acordo com as profecias fica claro o termino Eklesia/Igreja.

Gálatas 1:2  E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:

E aqui fala das igrejas, dos chamados fora da Galácia, e quem era aqueles que estavam na Galácia?

1 Pedro 1:1  Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;

E a Galácia é a atual Turquia.

1 Pedro 1:2  Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Yeshua o Messia: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Então Pedro escreve aos dispersos na Galácia e quem eram os dispersos expatriados, e o que é um expatriado? É alguém que estar fora de seu país original e vive entre as nações. E quando aconteceu isto? O reino do David que foi um rei que juntou as 12 Tribos de Israel, ele foi o rei que consolidou o reino de Israel, porém depois de David veio seu filho Salomão e Deus prometeu que se os reis fossem fieis e se o povo se mantivesse fiel a sua lei que o reinado seria estável, porém que se desobedecessem o pacto, as leis seriam todos dispersos entre as nações. 

E o que aconteceu com Salomão o filho de David? Ele não se manteve fiel como seu pai David e fez alianças com as nações, teve varias esposas, muitas concubinas, se casou com muitas mulheres estrangeiras que inclinaram seu coração a idolatria e Salomão se apartou de Deus, e qual foi o juízo? A divisão do reino de Israel, Deus tirou 10 Tribos do domínio de Salomão e deu a seu servo Jeroboão, e Salomão ficou somente com duas Tribos Judá e Benjamim por amor que Deus tinha por David.

E isto aconteceu no ano 731 por amor a David Deus não fez nos tempos de Salomão e fez nos temos do filho de Salomão chamado Roboão. E nos tempos de Roboão o reino foi dividido em 731 antes do Messias as 10 Tribos do Norte foram levadas ao exílio. E uma vez que foram levadas ao exílio aonde elas andas? Dispersas entre as nações, e naquele época as 10 Tribos andavam principalmente na região da Ásia Menor, Turquia, Itália incluso chegaram até a Espanha, toda esta região do sul da Europa e daí aos demais continentes. E Paulo cada vez que queria ir em um lugar disse que o Espírito lhe dirigia aonde ele tinha que ir e porque? Porque Deus sabia aonde seu povo estava disperso. Assim que aqui Pedro fala disto.

Tiago 1:1  Tiago, servo de Deus, e do Senhor Yeshua o Messias, às doze tribos que andam dispersas, saúde.

Vamos saber algumas passagem que tem haver co a dispersão

João 7:33  Disse-lhes, pois, Yeshua: Ainda um pouco de tempo estou convosco, e depois vou para aquele que me enviou.
João 7:34  Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir.
João 7:35  Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?

Porque? Porque as autoridades religiosas judaicas tinham em mente e ainda hoje tem, porque o judeu que conhece as Escrituras sabe que o Messias Filho de David tem que vir para recuperar o que se havia perdido, que ele tem que vir para buscar as ovelhas perdidas da Casa de Israel, eles sabem que o Messias tem que fazer isto. E porque será que atualmente muitos judeus não creem que Yeshua é o Messias? Lógico e elementar eles dizem: aonde estão as Tribos de Israel que haveriam de voltar. Então como aparentemente não voltaram e os cristãos fizeram sua própria religião, eles não são as ovelhas perdidas da Casa de Israel porque? Porque não vivem como deveriam de viver os que são recuperados do exílio. Então para os judeus Yeshua não é o Messias

João 7:35  Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?

Naquela época qual era o império e a filosofia que circulava? O império grego e o idioma grego. Então lideres perguntaram: ? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?

Porque ai estavam as ovelhas perdidas da Casa de Israel.

João 11:47  Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais.
João 11:48  Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação.
João 11:49  E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
João 11:50  Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
João 11:51  Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Yeshua devia morrer pela nação.

E qual era a nação neste momento aqui? A nação Judaica porque neste época as 10 Tribos de Israel já havia sido levadas ao exílio em 722 antes do Messias, as 10 Tribos foram levadas pelos assírios e o único que ficou foi as Tribos de Judá e Benjamim e um pouco dos levitas. Então na época do império romano a nação que existia era a nação judaica. E Caifás profetizou que Yeshua morreria pela nação judaica, porém no seguinte versículo que é chave para nosso entendimento de quem são os gentios do Novo Testamento.

João 11:52  E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.

Não há muitas denominações, não existe pentecostais, batistas, metodistas, e etc. aqui disse para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos. E quem são os filhos de Deus que estão dispersos? As 12 Tribos na dispersão e principalmente as 10 Tribos do Norte.

João 11:53  Desde aquele dia, pois, consultavam-se para o matarem.

Existe toda uma razão porque Yeshua tinha que morrer, e veremos nos próximos capítulos.

João 11:54  Yeshua, pois, já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a terra junto do deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali ficou com os seus discípulos.

Será que isto está acontecendo atualmente? Yeshua já não andava abertamente entre os judeus. No Judaísmo o tema de Yeshua é um tabu. Assim que aonde atualmente Yeshua anda? Em Efraim e quem é Efraim? Efraim é um dos filhos de José Sonhador que ele teve no Egito. José teve dois filhos estrangeiros Manasses e Efraim, e Efraim é um dos quais Jacó quando o adota cruza as mãos e coloca a mão direita sobre a  cabeça de Efraim e disse que dele virá multidões de nações, que de Efraim virá o Melo Hagoyim, a plenitude dos gentios.

E as 10 Tribos posteriormente foi chamada de Efraim porque? Porque o rei das 10 Tribos Jeroboão era descendente de Efraim, e por isto as 10 Tribos foram chamadas de Efraim. Assim que, aonde Yeshua anda atualmente pregando?aonde anda seu espírito movendo-se? Em Efraim e Efraim é a descendência de Israel, as 10 Tribos mescladas entre as nações.

João 10:16  Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

Yeshua deixou as 99 e foi atrás da ovelha perdida e para o que? Para reunirmos em um e levar-nos de volta. Porém o que tem que fazer a ovelha para compreender a profecia? Para compreender do que se trata toda a Bíblia? Tem que estudar porque se não estuda esse mistério vai passar como a noite, vai estar muito feliz em sua denominação, em seu sistema religioso e não vai entender em absoluto as palavras dos profetas e dos apóstolos, não vai entender sua conexão com Israel.

João 12:20  Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa.
João 12:21  Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.
João 12:22  Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe o disseram a Jesus (Yeshua) .

Yeshua sabia que viria uma multidão de gregos, de brasileiros, de mexicanos, de espanhóis, de argentinos, de americanos, de todas as nações. Ele sabia que um dia eles viriam e porque? Porque está escrito, está profetizado que um dia o Eterno circuncidaria o coração, que um dia o Eterno chamaria seu povo dentre as nações.

João 10:27  As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;

Ele sabia que um dia viria uma grande multidão de pessoas dentre as nações, porém como viriam dentre as nações? Viriam com os costumes que aprenderam dentre as nações, com as ideias dentre as nações. Seus antepassados totalmente distantes das Escrituras. E esta situação e circunstancia era um circunstancia de impureza, que viriam impuros dentre as nações. Yeshua sabia disto.

João 12:20  Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa.

Esses gregos vieram a festa da Páscoa para verem Yeshua, e porque o Messias respondeu no verso 23 quando soube que esses gregos estavam vindo, porque ele disse:

João 12:23  E Yeshua lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.
João 12:24  Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

E Efraim significa Frutífero. E porque Yeshua disse isto? Que ao vir esses gregos ele tinha que ser glorificado? De qual maneira ele tinha que ser glorificado? Ele tinha que morrer, tem que ser semeada sua vida em resgate por todos e porque disse isto? Porque as nações que estão vindo que são descendentes das Tribos de Israel, ao irem as nações e adorarem deuses das nações, em crer em doutrinas dentre as nações se fizeram impuros, se contaminaram. E será que Deus que é Justo, Santo pode usar vasos impuros? Será que pode tomar pessoas impuras? Não e de acordo a Toráh como se purifica os instrumentos no Tabernáculo? Com sangue. Então o que tem que acontecer para que nós sejamos purificados e voltamos a entrar em pacto com Deus? Tem que ser com sangue e água.

De acordo com Ezequiel 36 seriamos purificados com sangue e água, e água é um símbolo da palavra, e o sangue é a vida de alguém inocente que foi entregue por alguém culpado. Ou seja, o Justo pelos injustos para levar-nos a Deus. E uma vez que isto aconteça, uma vez que somos purificados com sangue, uma vez que somos lavados com água pura, então passamos a ser parte do seu reino.


Esta é a região da Galácia. A Paulo foi proibido ir rumo a Ásia, ele queria ir porém o Espírito do Eterno lhe impediu, e incluso ele chega até a Espanha porque Paulo sabia que a descendência de Israel se misturou entre as nações e chegou até esta região, alguns cruzaram o mar e chegaram até a America.
A região da Galácia está muito relacionada com uma palavra que se chama Galut – exílio, então Galácia significa dispersão de Yah (D'us), quando Roboão filho de Salomão foi fazer guerra a Jeroboão o Eterno lhe disse que Ele era quem tinha provocado a separação, usou a desobediência para leva-los ao exílio e ao final ter misericórdia de todos e levantar uma grande colheita de almas. Porém primeiro a semente tinha que morrer entre as nações e  nos últimos tempos produziriam muitos frutos, por isto tem se passado 2000 anos.

E porque o Senhor tem tardado 2000 anos? Porque a semente de Abraão tinha que ser semeada e ser dispersada entra as nações e uma vez que se semeia a semente entre as nações, então virá o tempo da colheita, uma vez que os campos estejam brancos.

A carta aos Gálatas é um escrito para todo Israel no exílio, não é uma carta contra o povo judeu, senão uma carta contra os judaizantes, que mais adiante veremos quem eram os judaizantes; eram gentios conversos ao judaísmo tradicional da época.

Na carta aos Filipenses 3:2 disse “cães mutiladores do corpo” que mais adiante vemos que eles começaram a crer ser judeus que os próprios judeus de nascimento, e isto segue acontecendo na atualidade.




O tema é que somente existe um evangelho verdadeiro. Depois que examinarmos alguns textos sobre o evangelho, já não voltaremos a ver o evangelho da mesma maneira. Porque um dos problemas para definir a palavra Evangelho dentro da teologia crista é que a palavra evangelho é uma palavra grega, este é o problema porque sendo uma palavra grega é uma palavra que não se encontra tão facilmente nos escritos judaicos antigos, e se estamos falando de que as Escrituras, de que os conceitos dos apóstolos, pois tem que ter um fundamento nas Escrituras dos profetas e de Moisés, então esta palavra teria que estar em algum lugar, porém o problema é que como evangelho é uma palavra grega, então é difícil encontrar esta palavra nas Escrituras hebreia e apesar que exista uma tradução do hebraico ao grego do Antigo Testamento que se chama a Septuaginta, e em base a isto se trata de entender o que significa Evangelho.

Porém nós vamos usar as mesmas Escrituras para que a mesma Escritura das Escrituras, nós deduzamos o que significa a palavra Evangelho, porque comumente se diz que o evangelho é a mensagem de salvação, as boas novas e etc. Porém vamos ver de maneira mais exata o que é o evangelho

Gálatas 1:3  Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Yeshua o Messias.

Graça e Paz – estes dois conceitos são muitos difundidos dentro do pensamento hebreu. Graça que é a palavra Chessed, é um conceito de um presente gratuito, um favor imerecido, algo que simplesmente nos foi dado pelo amor de Deus. E o cumprimento do apostolo Paulo geralmente era Graça e Paz, Chessed veShalom. E Shalom é reconciliação, é unir algo que previamente estava desunido, que estava dividido. A palavra Shalom tem haver com juntar a duas partes que estavam pelejando-se.

Gálatas 1:4  O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai.

Um dos propósitos deste seminário é que vamos nos unificando enquanto a términos, a palavras que as vezes já trazemos nossa definição automática pela cultura que temos vividos. Nós escutamos certas palavras e automaticamente pensamos em algo da cultura que temos vividos, porém muitas vezes as definições que temos em nossa mente não é necessariamente as definições Bíblicas dessas palavras. E aqui surge uma palavra importantíssima para todo entendimento da Bíblia, e para todo entendimento da carta aos Gálatas.

E esta é uma das palavras mais difundidas, porém que a nível exato realmente não se conhece o que é, se conhece a nível muito vago, muito subjetivo. Porém exatamente o que significa a palavra pecado? Porque aqui Paulo esta dizendo que o Messias se deu a si mesmo por nossos pecados. E o Nome Yeshua que significa Salvação, e porque foi colocado este nome nele? Porque o anjo disse a Mirian que colocasse o nome do filho dela de Yeshua? Porque ele salvará a seu povo dos seus pecados. E aqui está outra conexão que vimos na outra sessão de quem é a igreja.

E houve uma ocasião em que Yeshua estava caminhando com seus discípulos e havia uma mulher gritando: Mateus 15:22 "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim..." porém Yeshua não respondia a esta mulher, e os discípulos pediram a Ele que despedisse esta mulher, e a resposta de Yeshua diante dos gritos dessa mulher que clamava Yeshua filho de David? Você sabe qual é o destino do filho de David? É reunir, é conjuntar as 12 Tribos de Yisrael.

Então vem esta mulher que de acordo ao texto não é uma mulher israelita, senão uma mulher sírio fenícia, ou seja, é uma mulher Cananeia que gritava "Yeshua filho de David". Então de entrada o que tem haver os sírio fenícios, os cananeus com o filho de David que tem haver com as 12 Tribos de Yisrael? Pois nada, por isto a resposta de Yeshua que aparentemente foi agressiva, porém tudo tinha um propósito.

Mateus 15:24  E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

E a palavra perdida neste texto em grego "apollumi" tem haver com ovelhas de prostituição, ou seja, as ovelhas prostitutas, as ovelhas que se prostituirão  que tem haver com a idolatria, e está muito relacionada com a profecia de Oseias que se casou com uma mulher prostituta chamada Gomer, e esta mulher adultera teria muitos amantes, teria filhos ilegítimos. Porém de todos os modos foi dito a Oseias que amasse a uma mulher adultera. E o fato desta mulher ser chamada de Gomer, é uma identificação com as 10 Tribos do Norte de Israel que foi levadas ao exílio, e que se prostituíram-se entre as nações. Quer dizer, que eles iriam adorar a ídolos e vão se misturarem entre as nações, porém que o Eterno em sua misericórdia nos últimos tempos, recolheria essas ovelhas e incluso em Oseias 14 disse:

Oséias 14:4  Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.

Então esta Gomer é um símbolo das 10 Tribos de Yisrael, das ovelhas perdidas da Casa de Yisrael, e quem lhes resgata? Quem paga o resgate por ela? O profeta Oseias que se chama em hebraico de Hoshea (הוֹשֵׁעַ) que tem a mesma raiz do nome Yeshua (יֵשׁוּעַ) que praticamente significa o mesmo. Então Oseias é um protótipo de Yeshua, que haveria de dar sua vida em resgate por sua esposa que se prostituiu entre as nações, e que originalmente era seu povo, porém como se distanciou-se então foi dito que eles já não eram povo (Lo-Ami, Lo-Ruama) Porém depois foi dito a eles:

Oséias 1:10  Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.

Assim que o propósito da apostasia foi para que fosse semeada a semente de Abraão.

E Jizreel (זְרְעֶֽאל) vem da raiz zara (זָרַע). Então este nome significa a semente de Elohim. Ou seja, que o Eterno vai semear a semente de Abraão entre as nações, e eles vão morrer entre as nações, porém que o Eternos os vai ressuscitar dentre os mortos. Este é o tema das Escrituras, o Senhor dando sua vida por sua esposa Gomer, e Gomer significa Consumado. De maneira que quando Yeshua está na cruz e disse: "Esta consumado" em quem ele estava pensando, ou se referindo? Em Gomer a mulher adultera, o Justo pelos injustos para nos levar-nos a Deus.

Yeshua representa ao Eterno em seu papel de esposo zeloso, que dar sua vida em resgate por muitos. E existe um mandamento na Toráh que é um mandamento muito raro, que disse que quando uma mulher dava suspeita que estava adulterando, disse que tinha que leva-la ao tabernáculo e tinha que tomar um pouco do pó do chão, se colocava em um vaso e se fazia uma bebida e dava a mulher para ela beber, e se esta mulher houvesse sido infiel, disse que esta água entrava em seu ventre e explodia o ventre (Números 5:11-22)

Ou seja, esta mulher morria ai mesmo, porém se ela não houvesse sido infiel, que somente fosse falsas suspeitas, então essas mesmas águas serviriam para fazer a mulher muito fértil como uma maneira de compensar a má fama que se levantou contra ela. Porém o que tem haver esta lei com Yeshua? Porque quando você examina o que sucede com Yeshua na cruz, então você entende esta lei. No livro de Apocalipse disse que Yeshua é o Espírito da profecia. Quer dizer que tudo que está escrito na lei e nos profetas, tem o propósito de apontar ao que Yeshua fez.

E o que Yeshua disse antes de dizer Gomer "Esta consumado"? ele disse "Tenho sede" e lhe deram uma esponja com vinagre, e neste momento ele tomou isto e disse "Esta consumado e entregou seu espírito" Depois lhe furam com uma lança e da sua costela saiu sangue e água, assim como de Adão saiu a Eva, da costela de Yeshua saiu sangue e água. E o que Ezequiel disse como que Deus haveria de purificar seu povo? Com água e sangue (Ezequiel 36). Ou seja, vai derramar uma vida a água da palavra.

Assim que quando Yeshua toma desta bebida, ele estar representando este texto de Números 5, aonde a mulher era a quem tinha que dar esta bebida, quem tinha que morrer era a mulher, porém Ele se oferece e bebe a bebida do pecado da mulher que foi adultera ou não? Então Ele bebe desta bebida e entrega seu espírito. E alguns médicos explicam o porque saiu de Yeshua água e sangue, eles dizem que o músculo do coração de Yeshua se dilacerou e que por isto houve um desprendimento de sangue e água, ou seja, o soro que tem o sangue e era exatamente esta água que dilacerava o ventre da mulher.

Então na realidade isto foi exatamente o que se passou com Yeshua, ou seja, que dentro dele suas entranhas explodiram, e curiosamente o Salmos 22 fala desta descrição que Ele esta experimentando, este sofrimento profético que Yeshua experimentaria por estar em uma cruz morrendo pela esposa infiel, que é o povo de Israel semeado entre as nações que deixaram de ser povo, que se fizeram gentios, que deixaram de ser compadecidos. E a pergunta é porque Paulo cita exatamente este verso de Oseias em Romanos 8 ao 11 quando ele fala da salvação dos gentios, o apostolo Paulo menciona o texto de Oseias. Então o que Paulo sabia que a teologia crista tem ignorado por séculos?

Paulo sabia que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo povo. Paulo sabia que os gentios a qual ele estava pregando, era a descendência biológica de Abraão, Isaque e de Jacó. E porque podemos afirmar isto? Porque o apostolo Paulo disse ao rei Agripa quando o rei o chamou a comparecer.

Atos 26:6  E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado.
Atos 26:7  À qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia.

Então aqui Paulo disse ao rei Agripa que conhecia aos profetas, e disse do porque ele estava sendo perseguido, porque ele havia sido mal interpretado, porque os judeus pensavam que Paulo estava tratando de trazer gentios a fé sem nada mais, porém o que Paulo estava fazendo foi recuperar as tribos perdidas de Israel que havia deixado de ser povo, então por isto ele disse ao rei Agripa:

Atos 26:6  E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado.

E a quais pais estava se referindo o apostolo Paulo? Abraão Isaque e Jacó, e qual foi a esperança de Abraão Isaque e Jacó? Que sua descendência fosse como as estrelas do céu, ou seja, incontável. Esta era a esperança e que herdassem a terra prometida. Então por esta mesma esperança Paulo estava sendo julgado, porque ele andava anunciando o cumprimento disto, ele andava pregando que estava por vir o reino e que todas essas nações que estavam sendo alcançadas, elas recuperariam a herança como filhos de Israel e possuiriam a terra que o Eterno prometeu a Abraão Isaque e Jacó, e ai se consumaria o reino.

E ao final o apostolo Paulo termina fazendo uma pergunta ao rei Agripa dizendo: Agripa acaso é impossível que Deus ressuscite os mortos? Porque Ele já ressuscitou ao Messias, e se já ressuscitou ao Messias, por suposto que Ele vai ressuscitar a uma multidão de ossos secos que estão jogados na face do campo.

Assim que, o que é pecado?

Gálatas 1:3  Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Yeshua o Messias,

Gálatas 1:4  O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai.

Então vamos definir Biblicamente a palavra pecado. Em I João capitulo 3 vamos encontrar a definição mais exata do que é pecado.

1 João 3:4  Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.

A qual lei estará se referindo o apostolo João quando ele escreveu esta carta? A lei que Deus deu através de Moisés. Então objetivamente pecado é transgredir a lei, e se você se colocar a pensar friamente de maneira objetiva do que significa pecado de acordo a definição Bíblica, então isto tem grandes implicações, porque se Yeshua veio para nos salvar dos nossos pecados, qual é a implicação disto?
1 João 3:4  Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
1 João 3:5  Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.

E quem apareceu para tirar nossos pecados? Yeshua e nele não há pecado, por isto Yeshua pode dizer varias vezes aos acusadores: quem de vós pode me acusar de pecado? Quem de vocês podem me convencer de ter cometido pecado? Quem de vocês podem dizer que eu estou transgredindo a lei? Não houve ninguém que pudesse afirmar tal coisa. E o que ele era questionado muitas vezes não era por ele quebrantar a lei de Moises, senão por quebrantar a lei dos anciãos, dos escribas, as tradições que mais adiante veremos isto, porém assim de quebrar a lei de Moises Yeshua poderia violar a lei de Moises? Se ele houvesse quebrado a lei de Moises, será que ele poderia ser nosso sacrifício pelo pecado? Não porque tinha que ser uma oferta perfeita, sem mancha, sem defeito

1 João 3:5  Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.
1 João 3:6  Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.

E o que é pecado? Transgredir a lei de Moises. Em outras palavras este verso quer dizer: "Todo aquele que nele permanece não transgride a lei de Moises. Todo aquele que transgredi a lei de Moises não o viu nem o conheceu."

Yeshua disse que no dia do seu reinado dizendo:

Mateus 7:22  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
Mateus 7:23  E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

E esta palavra "iniquidade" aqui em grego é a palavra anomos, e a palavra Lei em grego se traduz com a palavra Nomos, e anomos é o oposto da lei.

 Mateus 7:21  "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Nem todos que se dizem ser discípulos são discípulos, porque João disse: 

Todo aquele que nele permanece não transgride a lei de Moises. Todo aquele que transgredi a lei de Moises não o viu nem o conheceu.

Agora você entende o porque que o povo judeu não crer que Yeshua é o Messias? Porque se o Messias é o encarregado de trazer a lei as nações, se o Messias é que fará que a justiça e a lei reine entre as nações, então como você me diz que Jesus é o Messias de Israel, e que as nações que dizem ser discípulas de Jesus se os cristãos não guardam a lei de Moisés? Não tem sentido isto, então ele não é o Messias.

Então ou Ele não é o Messias, ou se ele é o Messias sua mensagem foi totalmente diluída, porque se o Messias tem que alcançar as tribos perdidas de Israel, de trazer de volta do cativeiro de Jacó. Então ou ele não é o Messias porque isto não tem acontecido, ou os que dizem ser seus discípulos sim são porém não o sabem, não estão cumprindo a lei porque lhes foram dito que não há mais necessidade de cumprir a lei, porque um sistema profetizado por Daniel no capitulo 7, que disse que uma besta que se diz que é a pior de todas já que ai se fala de 4 bestas, e disse que a 4° besta sairá um pequeno chifre que falará coisas grandes contra o Altíssimo, e que este chifre pequeno se exaltará e pensará mudar os tempos e a lei.

E quem é esta 4° besta que se levanta depois de três bestas anteriores? A 1° que se nomeia ai em Daniel é o império da Babilônia, depois a segundo é em símbolo de um urso que é o império Pérsia. Depois vem um leopardo que é Alexandre Magno (Grécia), e depois da Grécia historicamente quem vem? Uma besta terrível que fez guerra contra os santos e foi lhe dado poder para vencê-los e aniquilou a muitos santos, e incluso o império que mais perseguição e morte tem trazido ao povo de Deus é Roma, e deste reino surgiu um chifre pequeno que faria coisas grandes, e que muitos ficariam cativados por este poder, e que poder saiu do império Romano que agora tem cativa as nações, cativo ao povo de Deus, e os tem como enfeitiçados quem é? O catolicismo e a reforma protestante de onde surgiu? Do catolicismo e que arrasta dentro da sua teologia muitíssima teologia católica.

Porque será que os católicos chamam os protestantes de irmãos separados? Porque sabem que é o mesmo, sabem que creem nas mesmas coisas, são os mesmos dogmas com a diferença de não estarem submetidos a autoridades do papa. Porém qual será a mensagem deste chifre pequeno? O que ele tratará fazer? Tratará de mudar os tempos e a lei, e se você analisar este texto de Daniel 7 que disse que tentará mudar a lei e os tempos, e o que são os tempos Biblicamente falando? As festas que o Eterno deu ao povo de Israel. 

Ou seja, que este império mudará o calendário tentando com que o povo já não observem as festividades Bíblicas que o Eterno mandou mudando os dias. Ou seja, já não se observará mais o Shabbat agora será o Sunday, ou seja o dia do sol. Já não será a Páscoa em 14 de Aviv, agora será na primavera. 24 de dezembro, 31 de dezembro o ano novo, e a Toráh disse que o principio dos meses será em Aviv no mês da Páscoa Bíblica.

Então quem disse que isto já não seria mais o ano novo e que agora será em todo 31 de dezembro? Quem falou que seria 1° de Janeiro que vem de Janu e Janus, e quem foi este Janus? Um ídolo romano da mitologia grega, ou seja, que Roma adotou toda mitologia e a religião grega e criou um sincretismo religioso que chegou até nossos dias.

Então onde está cativo o povo de Deus e quando será liberados de acordo as profecias? O povo de Deus será liberado deste cativeiro nos últimos tempos do exílio no qual se encontram, e qual é o exílio em que neste momento está o povo de Deus? Atualmente estão no exílio de Roma que tem durado dois mil anos, porém que estar por ser derrubado este império.

Então ficou claro o que é pecado? Ficou claro o que é pecado e de maneira especifica que disse que quem permanece nele não peca, e o que foi que Yeshua disse a que pecaram em adultério? Será que ele disse: "Vai e segue na graça, siga crendo em mim, isto é o que importa"? não, ele disse vai e não peques mais, vai e não sigas transgredindo a lei de Moises. Assim que se o Messias te salvou dos teus pecados, então poderás persevera no pecado para que a graça abunde? Perseveraremos transgredindo a lei de Moises para que a graça abunde? Paulo disse que de nenhuma maneira.

Porém se eu não estou debaixo da lei senão debaixo da graça, se já não devo guarda a lei de Moises, como fica agora? Ai é aonde entra toda confusão teológica.

Gálatas 1:4  O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai.
Gálatas 1:5  Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.
Gálatas 1:6  Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
Gálatas 1:7  O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.

Assim que aqui é aonde começa o tema do evangelho, porque o que é o evangelho? Porque em grego a palavra evangelho "εὐαγγέλιον - euangelion" é uma palavra composta e vem do verbo "yoo" que significa "Bom" e do verbo "aggelos" e daqui se tem traduzido a palavra "anjos", porém a palavra "anjos" significa mensageiro. Então o significado mais simples da palavra evangelho é Boa Mensagem. Então aqui Paulo disse:

Gálatas 1:6  Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
Gálatas 1:7  O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.

Isto é, há alguns que estão pervertendo o evangelho, e será que isto se aplica somente para época de Paulo, ou hoje em dia existe pessoas quais estão pervertendo a mensagem do evangelho? Porque se a um vaso de leite você colocar um pouco de água o leite seguirá sendo o mesmo ou já está adulterado e já perdeu suas propriedades? Já perdeu suas propriedades, então o que é o evangelho? Vamos saber varias passagem que falam do evangelho, para que nós mesmos cheguemos a conclusão do que é o evangelho.

Mateus 4:23  E percorria Yeshua toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Então o que o Messias andava pregando? O evangelho.

Mateus 24:14  E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Se dá conta qual é o requisto que o Messias disse para que venha o fim? Que fosse pregado o evangelho, agora eu pergunto: De alguma maneira o evangelho já chegou a toda a terra, pelos meios de comunicação tem sido dito que "Cristo" morreu e ressuscitou. Porém aqui fala de algo que sucederá no momento em que se anuncie o evangelho como deve ser em todas as nações e então virá o fim. Então vamos saber um pré-requisito para que venha o reino.
Marcos 1:14  E, depois que João foi entregue à prisão, veio Yeshua para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
Marcos 1:15  E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

Então aqui se introduz uma palavra que também é muito importante que é a palavra "Arrependimento" e o que significa "Arrependimento" de uma maneira simples desde a perspectiva hebreia? Arrependimento em hebraico é a palavra Teshuvah  (תשובה) e Teshuvah vem da raiz da palavra Shuv (שָׁב) que significa voltar, retornar; significa literalmente Regressar. Então Marcos disse: Regressem e creiam no evangelho. E a pergunta é: Regressar para aonde? Pois depende a quem foi dito estas palavras, porque aonde Yeshua recorriam pregando o evangelho? Na Galiléia dos gentios e quem vivia ai na Galiléia? Ai viviam Israelitas descendente das 10 Tribos mesclados com os estrangeiros, e porque Yeshua andou principalmente na Galiléia? Porque ai estavam em seu tempo muitas das ovelhas perdidas da Casa de Israel que se assimilaram, que haviam se casado em matrimônios misto.

Então foi tido aqui a esses Israelitas dispersos e assimilados: Regressem, voltem, porém voltar aonde? A sua herança, ao pacto da Toráh que vocês quebraram, e creia no evangelho e mais adiante vamos saber o que é o evangelho.

Marcos 8:35  Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.

Aqui o Messias faz uma diferença entre ele e o evangelho "qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho" as duas coisas juntas.

Marcos 16:15  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Este é o versículo mais difundido dentro da teologia que é ir pregar ao mundo o evangelho. Porém o que tem que ser dito exatamente as pessoas, tem que se armar a tenda e encher um estádio de futebol para falar do evangelho? Porém o que é o evangelho?

Romanos 1:16  - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Olha o que está dizendo aqui, que o evangelho é primeiro ao judeu como fica isto, porque não é pregado que o evangelho é para os cristãos? Não porque aqui disse que ao judeu primeiro. Ou seja que o evangelho é primeiro para o judeu, e também do grego. E porque o judeu é o menos que aceitou o evangelho atualmente, porque no principio muitos judeus o aceitaram, e no livro de Atos disse que somente pregavam a judeus, os primeiros que creram no evangelho foram os judeus, todos que estavam em Pentecostes eram judeus tantos conversos como judeus.

Então tudo isto de que a "Igreja dos gentios" surge no livro de Atos dos Apóstolos no dia de Pentecostes é um mito, porque ai não havia gentios havia puros judeus e havia gentios convertidos ao judaísmo e foram os primeiros a crer. E depois Pedro pregou e três mil pessoas se converteram, e depois pregou novamente a cinco mil pessoas e todos eram judeus, já com o tempo na Antioquia que começou a entrar gentios e mais gentios, até que chegou um momento que eram mais gentios que judeus, e em dois mil anos de historia agora são mais gentios que judeus que tem crido no evangelho.
A pergunta é: Será o mesmo evangelho que pregavam os apóstolos o evangelho que está sendo anunciado atualmente pelos tele-evangelistas-?

1 Coríntios 9:14  Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

E este versículo é muito difundido "estão vendo que tem que viver do evangelho, e eu sou muito Bíblico então mantenha-me porque tenho que viver do evangelho". Porém a pergunta é: Será que estão pregando o evangelho dos apóstolos, ou o evangelho de dois mil anos depois que vem de tradições e mais tradições, e dogmas que não tem nada haver com o evangelho?

Então se nós temos esperar que preguemo-nos o evangelho para que venha o fim, então melhor é esperar sentados, porque como as coisas estão não vai ser pregado o correto evangelho. Porém qual é a noticia boa?

Apocalipse 14:6  E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.

Deus deu chance para que os discípulos e todos que surgiram depois deles de anunciar o evangelho, porém ao final o Eterno vai ver que o povo posterior aos discípulos não sabem mais o que estão pregando, e então como disse aqui que Ele enviará um anjo para anunciar o evangelho eterno porque senão nunca vai chegar o fim. Então Ele se encarregará de enviar a um anjo para pregar o evangelho.

E o profeta Isaías fala de um texto sobre as Boas Novas, porque se o conceito de evangelho tem haver com uma boa mensagem, uma boa noticia, vamos saber a quem segundo o profeta Isaias seria enviada esta mensagem.

Isaías 52:1  Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas, ó Jerusalém, cidade santa, porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo.

Uau e agora, porque aqui está dizendo que em Jerusalém não entrará nem incircunciso nem imundo. E a todos que Paulo pregou não vão entrar? Porque Paulo disse a eles que não se circuncidassem para que vocês não caiam da graça. Porém será que Paulo não queria que seus discípulos não entrassem a Jerusalém que vai descer do céu? Será que o apostolo Paulo está desmentindo, contradizendo o profeta Isaias?

Isaías 52:2  Sacode-te do pó, levanta-te, e assenta-te, ó Jerusalém: solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião.

O profeta Isaias está falando aos desterrados de Sião, aos que foram levados cativos de Jerusalém porque ao longo da historia houve vários cativeiros de Jerusalém, e quem levou os judeus cativos na época de Jeremias? Nabucodonosor, os Babilônios. Depois na época dos romanos quem destruiu a cidade de Jerusalém? Os romanos e esta profecia é uma profecia para os últimos tempos de que o Eterno regressará os cativos de Jerusalém.

Isaías 52:3  Porque assim diz o Senhor: Por nada fostes vendidos; também sem dinheiro sereis resgatados.
Isaías 52:4  Porque assim diz o Senhor DEUS: O meu povo em tempos passados desceu ao Egito, para peregrinar lá, e a Assíria sem razão o oprimiu.
Isaías 52:5  E agora, que tenho eu que fazer aqui, diz o Senhor, pois o meu povo foi tomado sem nenhuma razão? Os que dominam sobre ele dão uivos, diz o Senhor; e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo.
Isaías 52:6  Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui.
Isaías 52:7  Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!

E este texto Paulo literalmente menciona aos romanos quando ele esta falando de todo mistério da salvação dos gentios, porém porque Paulo menciona este em relação aos romanos, em relação aos gentios, quando na realidade este texto de Isaías em seu contexto está falando de Jerusalém e dos que foram levados cativos de Jerusalém? Para Paulo quem era os romanos, quem era os gentios de Roma? Pois os cativos de Jerusalém.

Porém a quem temos que dizer “Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação ”? A Sião e quem é Sião? É o lugar, a cidade aonde David edificou seu reino, aonde ele reinou sobre as 12 Tribos de Israel. Então as boas Novas é para as 12 Tribos

Isaías 52:8  Eis a voz dos teus atalaias! Eles alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando o Senhor fizer Sião voltar.

Os Atalaias eram os guardas das muralhas das cidades, e ficavam ai vigiando se vinha o exercito inimigo. E aqui está falando num contexto da cidade de Jerusalém e não o Brasil, a China, os Estados Unidos, esta falando da cidade de Jerusalém.

Isaías 52:8  Eis a voz dos teus atalaias! Eles alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando o Senhor fizer Sião voltar.

Então qual é o evangelho? Que o Eterno volta a trazer as 12 Tribos de Israel que estão na dispersão. Esta é a mensagem.

Isaías 52:9  Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.
Isaías 52:10  O Senhor desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.

E o braço do Senhor é uma referencia simbólica a quem? Quem é a destra de YHWH, o Mediador, o que vai resgata-los? O Messias Yeshua. Então disse:

Isaías 52:10  O Senhor desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.

E salvação em hebraico é Yeshua, ou seja, que todas as nações verão a Yeshua, e veja qual é o requisito para regressar a Jerusalém;

Isaías 52:11  Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor.
Isaías 52:12  Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.

Ou seja, a pessoa tem que sair de todas impurezas dentre as nações para poder entrar na Nova Cidade restaurada de Jerusalém. E a partir do verso 13 começa a falar da profecia como o Lugar Santíssimo da profecia de Isaías.

Isaías 52:13  Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.

Quem será este servo que fará Sião voltar?

Isaías 52:14 Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.
Isaías 52: 15 Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão.

E depois deste versículo o que segue? Capitulo 53 O Servo Sofredor.

Isaías 53:1  Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Isaías 53:2  Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Isaías 53:3  Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

E ai vem aquele famoso texto de que ele foi menosprezado, porém com qual propósito? Quando colocou sua vida por expiação dos nossos pecados e já vimos o que é pecado, ou seja, quando ele colocou sua vida por expiação pelas nossas transgressão da Lei.

Isaías 53:10  Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

E quando aqui disse: “verá a sua posteridade” em hebraico está a palavra Zerá, ou seja, que o Messias verá a esperma, verá sementes, verá linhagem.

Isaías 53:11  Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

E quem será esses muitos que o Servo Sofredor há de redimir? Acabamos de ler em Isaías 52 os cativos de Sião, os que foram levados de Jerusalém o reino de David. Assim que, o que é o evangelho? Acaso isto será o evangelho? Em parti sim porém o que significa isto? E vamos ver o que Paulo diz aos Coríntios o que é o evangelho:

1 Coríntios 15:1  Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
1 Coríntios 15:2  Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.

Então qual será a palavra que Paulo pregava através do evangelho? Ou seja, que no evangelho tem que vir acompanhado de uma palavra que há que obedecer, porque se não se obedece ou se não se retêm a pessoa creu em vão, porém a qual palavra se referirá Paulo aqui?

1 Coríntios 15:1....o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
1 Coríntios 15:2  Pelo qual também sois salvos. 

E aqui se introduz o tema da salvação, e dentro do evangelho vai uma palavra que temos que reter, porque se não se retêm não podemos ser salvos.

1 Coríntios 15:3  Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,

E já vimos o que é pecado, então o Messias morreu por causa das nossas transgressões a Lei, segundo as Escrituras, conforme o que disse Isaías 53 e muitos outros textos, que como um cordeiro seria levado ao matadouro,

Isaías 53:5  Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Isaías 53:6  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Isaías 53:7  Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro....

Assim que Yeshua morreu por nossos pecados conforme o que disse as Escrituras.

1 Coríntios 15:4  E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

Assim que se o evangelho é como disse a teologia crista que Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, recebe-o em teu coração e serás salvos. Porém se todo evangelho é que cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia e devemos recebê-lo em nossos coração e já vamos ao céu, se isto é o evangelho então porque quase sempre o Messias manteve em secreto e que incluso seus discípulos não entenderam, porque se o evangelho consiste em crer que o Messias morreu e ressuscitou, porque Yeshua que andava principalmente na Galiléia dos gentios pregando o evangelho, e se analisamos todas as palavras que foi dita pelo Messias, vamos nos dar conta que poucas vezes Yeshua disse que iria morrer e iria ressuscitar.

Ou seja que em outras palavras o Messias não andou pregando a mensagem dos evangelistas, ele não andou dizendo: Olhem eu vou morrer por vocês e vou ressuscitar ao terceiro dia, e quando disse o que seus discípulos fizeram? “Não Senhor como é possível”. Ou seja, estavam totalmente fora das suas ideias que o Messias Filho de David fosse morrer, eles não entendiam, estavam muito velado nas Escrituras, e os discípulos quando viram o Messias em uma cruz o que eles fizeram? Se foram todos.

Os discípulos no caminho de Emaús o que iam dizendo entre eles? Que pena que este não foi o Messias e porque? Porque no entendimento judeu do Messias o que o Messias tinha que fazer? Tem que reinar sobre as 12 Tribos de Israel, tinha que expulsar os romanos, tinha que purificar o Templo, tinha que livrar a Judá do domínio estrangeiro e instituir a Lei as nações. E de repente viram ele pendurado num madeiro morto por Roma, é lógico e elementar que eles pensaram que Yeshua não era o Messias.

Então quando Yeshua se apresenta com esses discípulos no caminho de Emaús o que eles estavam dizendo?

Lucas 24:15  E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Lucas 24:16  Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
Lucas 24:17  E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
Lucas 24:18  E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
Lucas 24:19  E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
Lucas 24:20  E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
Lucas 24:21  E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.

Ou seja, que eles nessas alturas já não acreditavam em Yeshua como o Messias, e Yehsua lhes disse:

Lucas 24:25  E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!

E quando ele está se despedindo os apóstolos lhe pergunta:

Atos 1:6  Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
Atos 1:7  E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Atos 1:8  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Atos 1:9  E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
Atos 1:10  E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Atos 1:11  Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Assim que se o evangelho é este que “Jesus” morreu por nossos pecados, porque os discípulos não o entenderam se segundo a teologia crista isto é o centro do evangelho? Então quer dizer que o evangelho é muito mais que isto, porque se o evangelho somente consiste em crer que o Messias morreu e ressuscitou, então o que tem que obedecer nisto? Porque se somente é crer que Ele morreu e ressuscitou e quantas pessoas no mundo crer que Jesus morreu e ressuscitou. E todas essas pessoas estão cheios desta crença que ele morreu e ressuscitou será que são salvas como disse as Escrituras porque creem nisto? Então por Pedro em sua 1° cartas disse o seguinte:

1 Pedro 4:17  Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?

Então o que tem que se obedecer do evangelho de Deus, se somente basta crer que Jesus morreu e ressuscitou, então o que tenho que obedecer disto? Aqui está a chave para que saibamos o que é o evangelho, e justamente aquele aquém foi dito que se daria a chave do reino e será que Pedro entendeu claramente o que é o evangelho?

1 Pedro 1:23  Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Agora se coloque a pensar quando Pedro escreveu isto, para Pedro o que era a palavra de Deus? Qual palavra de Deus existia escrita nos dias de Pedro? A Lei de Moisés, os Profetas e os Salmos, ou seja, o Antigo Testamento.

1 Pedro 1:23  Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

E quando Paulo disse a Timóteo

2  Timóteo 3:14  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
2 Timóteo 3:15  E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Yeshua o Messias.

E a qual Sagradas Escrituras Paulo estava se referindo? A Toráh, aos Profetas e os Salmos, ou seja, ao Antigo Testamento, e Paulo está dizendo que essas Escrituras é quem faz a pessoa sábio para a salvação. Em outras palavras sem essas Escrituras podes se sábio para a salvação? Não, você pode se salvar sem as Escrituras?

1 Pedro 1:23  Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
1 Pedro 1:24  Porque toda a carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
1 Pedro 1:25  Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.

E interessante que aqui Pedro menciona um verso de Isaías 40, e do que se trata Isaías 40?

Isaías 40:3  Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Quem estava pregando isto? João Batista e qual era a mensagem de João Batista? “Arrependei-vos porque o reino dos céus há chegado” e os lideres religiosos vinham a João e diziam: Do que nós vamos nos arrepender? E João chama eles de geração de víboras

Lucas 3:7  Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?
Lucas 3:8  Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.
Lucas 3:9  E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.

E se você segue lendo Isaías 40 que é o que João menciona, disse isto mesmo

Isaías 40:6  Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.
Isaías 40:7  Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.
Isaías 40:8  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

E sabe do que esta falando aqui? Aqui esta falando de que o povo de Judá havia se separado da Lei de Deus, dos mandamentos e estavam crendo em um monte de tradições, de dogmas e doutrinas de homens. E o que Isaías esta dizendo é: Regressem a Toráh, regressem a palavra porque a gloria do homem, a sabedoria dos homens é como a erva do campo, mais somente a palavra de Deus permanece para sempre.

Ou seja, a religião dos homens, as tradições dos homens são mudáveis, porém a Palavra de Deus permanece para sempre.

1 Pedro 1:25  Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.

E qual é esta palavra do Senhor a qual Pedro está se referindo? Ao Antigo Testamento, e olha o que Pedro diz no final do verso 25 “E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada”. Então o que o evangelho anuncia? O evangelho anuncia a Toráh, isto é o que o evangelho tem que anunciar, porque se o evangelho não anuncia isto o que esta anunciando? Nada, é como algodão doce não alimenta, não nutre e o que o cristianismo tirou do evangelho atualmente? O que alimenta, o que nutre, o que muda a pessoa e transforma

Salmos 19:7  A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma....

Agora entender porque muitas pessoas não mudam? Porque já recebeu a Cristo 50 mil vezes, já foi a todas as cruzadas evangelistas e segue sendo a mesma pessoa, se emociona, chora porém passa um tempo e depois volta outra vez a mesma e porque? Porque tiraram do evangelho a sua substancia, porque somente dizem: Olha somente basta crer e receber no coração e já não precisa fazer mais nada porque ele já fez tudo por nós. Ou seja, tiraram toda a substancia.

1 Pedro 1:25  Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.

O povo que andava em trevas

Isaías 9:2  O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.

E o que são trevas? Ausência de luz, e o que é luz?

Salmos 119:105  Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmos 119:9  Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
 Salmos 119:11  Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

No Salmos 119 é aonde vamos encontrar as propriedades curativas, nutritivas, as propriedades de transformações de vida que é a Toráh.

Salmos 119:126  Já é tempo de operares, ó Senhor, pois eles têm quebrantado a tua lei.
Ou seja, se nos tempos de David isto já estava acontecendo, imagina nos nossos dias aonde as pessoas tem rejeitado friamente a lei de Deus. Assim que, o que é o evangelho? O que contem o evangelho? E quem trataria de mudar os tempos a lei? Roma

Hebreus 3:16  Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.
Hebreus 3:17  Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

Ou seja, a historia do povo de Israel em ter saído do Egito, é a historia de todos nós, esta historia é o que vamos experimentar em nosso chamado de sair dentre as nações, de sair da fé dentre as nações e voltar a fé do Deus de Abraão Isaque e Jacó. E aqui em Hebreus 3:16-17 está dizendo: Ok todos saíram do Egito, porém todos que saíram do Egito entraram a terra prometida? Não, Muitos são chamados e poucos escolhidos, e quem são os que entraram? Vamos saber no verso 18

Hebreus 3:18  E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?

A quem o Eterno jurou que não entraria a terra prometida? A Carta ao Gálatas é um requisito para que saibamos se vamos entrar a terra prometida ou não. E mais vale que saiba se vai entrar ou não do que ficar pensando que entrarás e na hora H ficar de fora

Hebreus 3:18  E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?

Porém o que desobedeceram?

Hebreus 3:19  E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.
Hebreus 4:1  Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.
Hebreus 4:2  Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.

E quem são esses “eles” que também receberam as boas novas que o escritor aos Hebreus esta se referindo? Os que saíram do Egito. Então aqui está dizendo que as boas novas ou seja, o evangelho foi anunciado também aos que saíram do Egito, porém aqui poderia entrar em choque os tradutores da Bíblia crista, porque como o evangelho foi pregado aos Israelitas no deserto? E aonde nas Escrituras do Antigo Testamento se disse que Cristo morreu e ressuscitou ao terceiro dia? Existe algum texto no livro de Êxodo, Números, Levítico e Deuteronômio que se mencione isto? Então como que aqui disse que aos israelitas no deserto foi anunciado as boas novas?

Hebreus 4:1  Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.
Hebreus 4:2  Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.

E aqui a palavra que se utiliza em grego como boas novas é a palavra 2097 Evangelho. Então porque João Ferreira não usou a palavra evangelho e colocou boas novas? Porque dentro da teologia católica crista o evangelho é a partir de “Cristo”, porém aqui em Hebreus 4 está dizendo aos israelitas foi pregado o evangelho, porém não aproveitaram porque não foi acompanhado de fé naqueles que a ouviram

Então porque o povo de Israel não entrou na terra prometida, o que foi que eles desobedeceram? A Toráh.

Então aos israelitas que saíram do Egito foi pregado a eles as boas novas, porém eles não creram, não obedeceram, por isto que no verso um disse:

Hebreus 4:1  Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.

Então tem que obedecer

1 João 3:6  Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.

Ele nos salvou dos nossos pecados, então como podemos persevera no pecado? Como podemos seguir transgredindo a lei de Moisés. E Paulo conclui dizendo algo muito forte, considerando que estar proibido maldizer os homens que são feitos a imagem e semelhança de Deus, porém Paulo teve que ter um fundamento muito forte para dizer o que ele disse em Gálatas 1:8, aonde ele teve que ter um respaldo e uma autoridade muito forte para decretar essas maldições.

Gálatas 1:8  - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Gálatas 1:9  Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

E o que é anátema? Maldito, então se já vimos que o evangelho é a palavra de Deus que permanece para sempre, então vejamos o que disse a Toráh;

Deuteronômio 27:1  E deram ordem, Moisés e os anciãos, ao povo de Israel, dizendo: Guardai todos estes mandamentos que hoje vos ordeno;
Deuteronômio 27:2  Será, pois, que, no dia em que passares o Jordão à terra que te der o Senhor teu Deus, levantar-te-ás umas pedras grandes, e as caiarás.
Deuteronômio 27:3  E, havendo-o passado, escreverás nelas todas as palavras desta lei, para entrares na terra que te der o Senhor teu Deus, terra que mana leite e mel, como te falou o Senhor Deus de teus pais.

Então aqui Moisés disse que pintaram umas pedras e escreveram todas as leis que o Eterno lhes deu no Monte Sinai.

Deuteronômio 27:10  Portanto obedecerás à voz do Senhor teu Deus, e cumprirás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno.
Deuteronômio 27:26  Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém.

Então podemos entender porque Paulo teve a liberdade de maldizer, porque simplesmente ele estava seguindo Moisés que disse: “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo”. Então o que muda a lei de Moisés, o que altera, o que a dilui, o que disse que não devemos mais obedecer a lei é maldito.

Então o evangelho que não tem a Toráh implícita é uma mensagem amaldiçoada por Deus. Paulo não recebeu o evangelho através de uma religião estabelecida porque? Porque a religião já havia se corrompido, já havia diluído o evangelho, e será que o ser humano mudou? Deus não muda porém o ser humano tem a mesma natureza, tem as mesmas tendências e o que aconteceu na época dos profetas segue acontecendo atualmente, e o que aconteceu na época de Yeshua segue acontecendo hoje, não há nada novo debaixo do sol.

Então ficou claro o que é o evangelho? O evangelho é a Toráh e por isto disse aqui em hebreus que tem que obedecê-la, porque o evangelho é a instrução dada a Moisés que pela mensagem do Messias se anuncia, e se dizem que o Messias morreu e porque ele morreu? Pelos pecados para nos perdoar e nos livrar dos castigos da lei. Porém uma vez que ele nos perdoou e nos resgatou, o que supomos que temos que fazer? Pois deixar de pecar, deixar de transgredir. Então se diz que ele morreu por nossos pecados, então logo em seguida deve ser ensinado como devemos viver como seus discípulos.

Ide a façam discípulos de todas as nações, ensine-os a guardar todas as coisas que eu vos ensinei, e eu estarei convosco todos os dias até a consumação do século.

Então esta mensagem Paulo não recebeu de nenhuma religião estabelecida, não recebeu do judaísmo.

Gálatas 1:10  Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
Gálatas 1:11  Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.

Ou seja, não havia uma instituição religiosa na época de Paulo que estivesse pregando a sã doutrina, que estivesse ensinando literalmente o que estava escrito, na época de Paulo já havia sido distorcido os sistemas, na época dos profetas era diferente, estavam ensinando a Toráh tal qual?

Isaías 29:13  Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Gálatas 1:12  Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Yeshua.

Isto é o que disse Efésios 3:1-6 e vamos saber em que consistiu esta revelação de Yeshua que Paulo recebe.

Efésios 3:1  Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;
Efésios 3:2  Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;
Efésios 3:3  Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;

Ou seja, não foi Gamaliel quem ensinou a Paulo isto e nem dos lideres de sua época, e o que foi que caiu dos olhos de Paulo? Escamas e quem tem escamas são os peixes, e O Eterno profetizou através de Jacó que a descendência de Efraim seria como os peixes do mar, e os apostolo era pescadores. Então Paulo entende que os gentios são esses peixes descendentes de Efraim.

Efésios 3:4  Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
Efésios 3:5  O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
Efésios 3:6  A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;

Por meio do que os gentios são participantes das promessas? Por meio do evangelho e o que é evangelho como já vimos? É a Toráh. Então o que temos que fazer para termos as promessas? Receber a palavra que é a Toráh e seremos participantes das promessas, e se não tomamos a Toráh seremos participantes das promessas? Não temos que ser purificados com água que é um símbolo da Toráh.

Gálatas 1:13  Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.
O que vimos anteriormente que é a igreja? Os chamados fora de um sistema, ou seja, que eles estavam saído de um sistema religioso e Paulo era parte deste sistema e quando ele sai deste sistema o que acontece? Vai ser perseguido.

Gálatas 1:14  E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.

E aqui temos que começar a fazer diferenças, porque aqui não disse as leis dos meus pais, aqui disse as tradições de meus pais, e depois vamos definir o que significa isto das tradições de meus pais, Paulo esta falando de todas as interpretações que se tem feito das Escrituras o qual ele era muito zeloso.
Gálatas 1:15  Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,

E aqui ele cita isto como que ele se identificava com Jeremias, porque isto foi dito a Jeremias:

Jeremias 1:5  Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

E se nós examinar a mensagem de Jeremias é muito parecida com a mensagem do apostolo Paulo.

Gálatas 1:16  Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue.
Ou seja, que esta revelação que Paulo recebeu não foi de imediato com seu rabino Gamaliel nem com seus lideres.

Gálatas 1:17  Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.

Ou seja, que tão pouco foi de imediato com os apóstolos de Yeshua, senão primeiro ele foi a Arábia, ou seja, isto foi uma revolução porque sem duvidas Paulo conhecia as Escrituras, Paulo tinha uma sede por leituras e podemos ver isto nas suas cartas quando ele já no final diz a Timóteo que lhe trouxesse os pergaminhos.

E neste momento em saber que tudo estava corrompido e que Deus sujeitaria a desobediência para no final ter misericórdia de todos, e neste momento Paulo soube que o sistema estava corrompido, então ele foi a Arábia e o que tinha na Arábia? Porque nesta área foi aonde também andou o profeta Elias no Sinai. Então Paulo estava voltando aos fundamentos e ele foi aonde originalmente foi recebido a revelação Divina que foi no Monte Sinai, e no veros 18 vai dizer que Paulo esteve ai por três anos no Monte Horeb, já não escutando o que disse o rabino fulano de tal, o pastor fulano de tal, ele foi sozinho para ouvir do próprio Eterno como entender todos esses textos.
Então nesses três anos o próprio Eterno instruiu a Paulo. Nos tempos de Elias quando a religião estava totalmente corrompida, Acabe e Jezabel havia corrompido a religião e o que Elias fez? Elias também foi ao Monte Horebe, se exilou e obteve uma mensagem poderosa

Gálatas 1:18  Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.
Gálatas 1:19  E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

E aqui também se derruba outra vaca sagrada do catolicismo de que Yeshua não teve irmãos, esta é um de vários versos no Novo Testamento aonde disse que Yeshua teve irmãos e obviamente depois que nasceu. E Tiago era o líder da comunidade de crentes em Yeshua, se formou uma seita dentro do mesmo judaísmo que eram os que criam que Yeshua era o Messias e o líder desta comunidade era Tiago.

Gálatas 1:20  Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.
Gálatas 1:21  Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia.
Gálatas 1:22  E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo;
Gálatas 1:23  Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía.
Gálatas 1:24  E glorificavam a Deus a respeito de mim.

E aqui Paulo está contando um pouco do seu currículo, do seu chamado, e a partir do capitulo 2 ele vai entrar em temas muito complexos e profundos desta revelação que ele teve, e qual é a revelação que ele teve que fez ele mudar sua maneira de ver a fé? Isto veremos no próximo estudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário