sábado, 5 de outubro de 2013

As Implicações do Nome Sagrado



O tema do Nome Sagrado um dos temas que mais tem trazido confusão e divisão no meio dos que dizem estar voltando as veredas antigas  e hoje trataremos neste estudo o que implica o Tetragrama Sagrado e saber o que significa.














Gênesis 2:4  Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus. Tradução Almeida e Corrigida e Revisada Fiel

A Tradução da Sociedade Bíblica Britânica traduz este verso assim:

Gênesis 2:4  Estas são as gerações do céu e da terra quando foram criados, no dia em que Deus Jeová os criou

Bom eu geralmente não costumo mencionar o Nome do Eterno, e hoje a propósito estou mencionando este nome que aparece na tradução da Sociedade Bíblica Britânica. E que incluso este é o nome que há dado pé a todo um movimento muito grande chamados de Os Testemunhas de Jeová Que argumentam que eles tem o verdadeiro Nome do Eterno que é Jeová.

Então o tema que vamos penetrar hoje é As Implicações do Nome, e esta é a primeira ocasião nas Escrituras aonde aparece o Nome Divino. Então devido que seja a primeira ocasião em que se aparece o Nome, vamos estudar o significado, a Origem, as implicações, porque é tão importante o Nome No PENSAMENTO hebreu, já que este tema é um dos temas mais importantes e mais cruciais e que ao mesmo tempo tem mais confusão a respeitos.

Gênesis 2:4  Estas são as gerações do céu e da terra quando foram criados.

A palavra geração que aparece aqui é a palavra hebreia “Toledot” que literalmente significa Origens que vem do verbo Yalad que significa Engendrar, Causar, dar origem, nascer, geração, e incluso em hebraico a uma criança se chama Yeled, crianças Yeladim, quer dizer que são engendrados, são originados. Assim que aqui em Gênesis 2:4 nos disse: Estas são as origens. Que dizer, já nos faz um resume, uma recapitulação de Gênesis capitulo 1° aonde diz que Deus criou os céus e a terra, disse: seja a luz e foi a luz, todos os dias da criação em que Ele foi criando cada dia. Então desde o capitulo 1° até este verso de Gênesis 2:4 estamos vendo que o Eterno criou os seis dias da criação e no sétimo dia Ele cessou e etc, etc.

E aqui em Gênesis 2:4 em uma maneira de recapitular o que vem dizendo o capitulo 1° disse: Eleh toledot hashamayim  veha'aretz  behibare'am

Estas são as origens do céu e da terra quando foram criados. E isto nos afirma que os céus e a terra tem uma origem, tem um principio não tem sido eterno, não estiverem sempre. Então é incorreto dizer algo muito comum aonde muitas pessoas chamam a natureza de "Mãe Natureza" Isto é um conceito errado, é um conceito equivocado porque não existi tal coisa como "Mãe Natureza" Porque é o Eterno o Pai e o Criador de todas as coisas e ao dizer "Mãe Natureza" é uma maneira de não depender do Eterno, de não querer dar ao Criador o Crédito e a Gloria. Então muitos dos quais argumenta "Mãe Natureza ou a mãe terra" Não a terra é a nossa mãe, porém a terra foi criada como a nossa habitação, porém quem é nosso Pai? De quem vem todas as coisas? Do Criador do Universo.

O Salmos de numero 100 é um Salmos de louvor

Salmos 100:1  Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
Salmos 100:2  Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto.
Salmos 100:3  Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.

Ou seja, nós não saímos de nós mesmos, o homem não surgiu de um 
acidente, de uma explosão, não viemos da "Mãe Naturezafoi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Salmos 100:4  Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.

E hoje vamos estar vendo muito este tema do Nome.

Salmos 100:5  Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.

E em Romanos capitulo 1° a partir do versículo 20 disse:

Romanos 1:20  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Romanos 1:21  Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Isto quer dizer que o começo do deterioro da humanidade em qual momento começa? Quando começam a dizer que a Natureza é sua Mãe, ai começa o deterioro, porque ao invés de dar graças ao Criador as pessoas dão graça a Natureza, e ai já se colocam a receber energia da natureza e ai a pessoa realmente começa a pensar que foi realmente a natureza quem lhe engendrou, porém em realidade nós somos criaturas, somos feitos a imagem e a semelhança de HaShem. Então Paulo continua dizendo

Romanos 1:22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

Ou seja, é uma necessidade pensar, que isto é uma obra de um acidente, de uma explosão, então Paulo disse:

Romanos 1:22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
Romanos 1:23  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Romanos 1:24  Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

Ou seja, se a pessoa não tem uma origem a quem ela vai dar graça, se ela pensa que ela é um resultado da evolução ou de um acidente? Então a pessoa vai começar a fazer o que lhe dê na telha e é exatamente o que aconteceu. 

Romanos 1:25  Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Praticamente renderam culto a natureza, colocar ai praticamente adorar ao sol, que naqueles tempos Bíblicos o que se fazia nessas culturas para que houvesse chuva e para que houvesse colheita? As culturas antigas que não tinham uma revelação do Criador do Universo, eles rendiam culto ao deus da chuva, ao sol, lhe faziam oferendas. E tudo isto esta dizendo aqui que deixaram de agradecer ao que fez os céus e a terra, e começaram a pensar que o sol era o Eterno, ou que a terra era o Criador. 

Romanos 1:25  Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
 Romanos 1:26  Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

Ou seja, se somos uma obra do acaso da natureza, da evolução, se não há leis e nada me rege então praticamente posso fazer o que me de na cabeça. E aqui disse:  Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza Ou seja, está falando da homossexualidade e no caso das mulheres o lesbianismo, e no caso dos homens disse o verso 27

Romanos 1:27  E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

Ok e o que é que vemos atualmente? Pois as consequências de tudo isto, e recompensa, o pago devido a seu erro.

Romanos 1:28  E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

Ou seja, não se preocuparam em saber o que é que o Eterno disse, então decidiram dizer que a "Mãe natureza" foi a causa de nascerem assim e agora querem a legalização. Então como eles não quiseram saber o que foi que Deus disse, então disse aqui que o Eterno "os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm" E o que sucederia se isto começasse a se propagar, e a se propagar, e propagar? Chegaríamos em um mundo aonde haveria extinção do gênero humano, porque isto é aonde vai o gênero humano quando decide viver de acordo a sua maneira. 


Romanos 1:29  Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja (ou seja, o desejo de coisas matérias em todo tempo), homicídio, contenda, engano, malignidade;
Romanos 1:30  Sendo murmuradores, detratores (Ou seja, traiçoeiros) , aborrecedores de Deus, (Ou seja, não lhes importa o verdadeiro Deus) injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Romanos 1:31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural (Ou seja, já não tem nenhum afeto pelos seres mais fracos, então humilham, abusam dos mais fracos, abusos a crianças, ou seja, já o grau máximo da depravação e da perversão humana) irreconciliáveis, sem misericórdia; (Ou seja, sem desejo de perdoar, pelo contrário tem o desejo de vingança)
Romanos 1:32  Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

Ou seja, não somente veem que isto está mal, mais que se alegram com os que a praticam. Ou seja, chega um momento em que não somente se aprova o que esta passando ou fazendo, as perversões, as coisas contrárias as leis Divinas, senão que se aplaudem os quais praticam, se obitem prazer com os que praticam estas coisas, e o que quer dizer isto? Pois que vai chegar um momento ou já chegou este momento de que, o principal instrumento de entretenimento e de prazer do ser humano é ver que outros estão pecando, ver que outros estejam transgredindo. E o que podemos dizer acerca das industrias de entretenimento? As industrias de filmes, a televisão, os jogos infantil, e o que é que principalmente se promove em todo entretenimento? Será que se promove as Leis de Deus? Será que se promove os mandamentos? Se promove ao Deus Criador do Universo, ou o que se promove? Pois é justamento o oposto, justo perversão e vendem milhões de dólares, as industrias de entretenimento são as industrias mais multimilionárias.

Então a qual grado há chegado o ser humano que não somente faz, senão que se alegra, que aplaude, se obitem prazer com os que praticam. Então já quando chega este ponto, o que é que fica da parte de Deus? O que ficará da parte de Deus quando ver que a humanidade se deleita, se alegram, aplaudem, colocam as pessoas que praticam estas coisas como as pessoas mais populares, que mais estão na moda, o que acontece nesta situação? O que aconteceu nos tempos da Arca de Noé nos tempo do Dilúvio? A maldade do homem era um extremo, seus pensamentos eram somente no mal, e neste momento o que foi que o Eterno decretou? O juízo

E o que foi que Yeshua disse acerca dos últimos tempos, dos tempos de juízo. Como seriam os tempos de juízo? Como nos dias de Noé, Assim como nos dias de Noé, assim será nos dia do retorno do Filho do Homem. Então estamos vivendo a anti sala de tudo isto. Bom e como dissemos que tudo isto começou, como foi a origem do deterioramento da humanidade? Em qual momento? Quando deixamos de agradecer ao Eterno, quando deixamos de glorificar a Ele  como Soberano. Quando deixamos de pensar que os céus e a terra são originados por Deus "Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados" como acabamos de ver em Gênesis 2:4. Disse o Salmos 8: do verso 1 ao 4 e vejamos o contraste entre David que escreveu tantos Salmos de louvores ao Eterno, vejamos a diferença entre David e aqueles qual vimos em Romanos capitulo 1° que não se alegram em Deus.

Salmos 8:1  Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
Salmos 8:2  Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
Salmos 8:3  Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
Salmos 8:4  Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

Será que alguém aqui já teve esta experiência de sair, e se não teve te aconselho que hoje saia para ver as estrelas, e ao ver as estrelas coloque-se a pensar na distancia que existe entre você e a estrela mais próxima. E dessas estrelas que estamos vendo na via láctea nada menos é uma das galáxias de milhares de galáxias que existe no universo, e quantas galáxias haverá no universo? É incontável. Nós somos um grão de areia neste vasto universo. Então o Criador deste universo, o Criador desta grandeza disse que cuida de nós, que está pensando em mim, manda seus anjos para que me guarde. Então o que podemos pensar disto? Pois o mesmo que David que chegou um momento que ele ai no deserto qual ele disse: Senhor Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? 

Ou seja, o que nós somos? Somos menos que um grão de areia e mesmo assim o Eterno nos ama e Ele nos cuida. E se somos mais pequeno que um grão de areia em relação ao Universo, o que será um cabelo da nossa cabeça? E o que foi que disse Yeshua? Ele disse que não cai nenhum cabelo da nossa cabeça sem que Deus o permita. Então o que te parece a Grandeza do Eterno? Será que podemos duvidar Dele? Podemos nos preocupar se Ele chama as estrelas por seu nome, será que Ele não vai cuidar de Ti homem ou mulher de pouca fé? Acaso você crer que Ele estar preocupado se você não tem o dinheiro para pagar o aluguel? Você crer que Ele tem controle ou não da tua vida?

Quando Jô questionou a fidelidade de Deus, quando Jô questionou o que Deus estava fazendo, Deus lhe deu uma cátedra do Universo e ao final lhe disse: Jô confia em Mim, Eu estou no controle não se preocupe. Então é importante que você e eu continuamente nos façamos esta pergunta: Quem somos para que o Criador do Universo nos cuide? Nunca se esqueça o que disse Gênesis 2:4

Gênesis 2:4  Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados....

Nunca se esqueça disto, que o Eterno que fez os céus e a terra é teu Criador e não somente é teu Criador se você quer porque esta é uma decisão que você tem que tomar, Ele não somente pode ser teu Criador Ele também pode ser outra coisa, e o que será? Porque Ele é nosso Criador automaticamente, porém também temos outra opção Ele poderia ser nosso Pai, te gostaria que o Criador do céu e da terra te adote como filho?

Vamos entrar no tema sobre as Implicações do Nome. Como já vimos na Tradução da Sociedade Bíblica Britânica traduz este verso assim:
Gênesis 2:4  Estas são as gerações do céu e da terra quando foram criados, no dia em que Deus Jeová os criou

O interessante que aqui em Gênesis 2:4 quando fala da origem dos céus e da terra, de imediato se introduz o Nome Sagrado, e é bom lembrar que antigamente no Hebreu não tinha os pontinhos, ou seja as vogais. Porém no caso do Nome Sagrado com os pontinhos tem várias pronuncias como por exemplo:


Em Êxodo 3:15 se vocaliza  יְהוָה  Yehvah. Assim se vocaliza 5,360 vezes no Códice de Leningrado e também no Códeice de Alepo. E a intenção dos Massoretas é que se leia como "Adonai", e não fazem falta todas as vogais de Adonai, somente duas, para que se leia assim porque precisamente isto é um código de leitura. Somente que a Sheva composta de Adonai foi simplificada em uma sheva simples.

Em Gênesis 15:8 se vocaliza אֲדֹנָי יֱהוִהֹ     Adonay Yehvih",  E obviamente com as vogais no Tetragrama para que se leia "Elohim" e qual será o motivo?Porque nesta ocasião o Tetragrama está acompanhado do titulo Adonai e não teria sentido o leitor hebreu dizer "Adonai Adonai". No lugar disto deveria dizer "Adonai Elohim" porque o Tetragrama leva neste caso as vogais do titulo Elohim.

Em Êxodo 3:2  se vocaliza (יְהֹוָה) Yehovah. Com a vogal Shevá composta de Adonai mudada por uma shevá simples, porém para que se leia Adonai. Então neste caso aqui de Êxodo 3:2 se ler  "Yehovah", e a muita controvérsia se a letra Vav na antiguidade de pronunciava como "V" ou com "W " tendo o som da letra "U". E os linguistas dizem que se uma linguagem tem mais de 600 anos, é impossível dizer exatamente como se pronunciava.

Porém tem os grupos que dizem não, não isto é mentira, porque os massoretas a propósito não colocaram as vogais correta para evitar a pronunciação do Nome, então na realidade o Nome não é Yehovah, o Nome segundo alguns é Yahuah, Yahuh, Yahu, Yahuwah, Yavé, em fim, há muitíssimas possibilidade de pronunciar, é como uma combinação, se combina 4 letras com 5 possibilidades de vogais e nunca vai acabar.

Porém, será isto importante? Porque tem muito grupos ai que dizem em "teshuvah" que estão divididos por esta causa, e um grupo diz ao outro, vocês estão mal, estão perdidos porque não pronunciam corretamente o Nome, nós aqui do movimento tal sim pronunciamos o nome correto, nós aqui sim dizemos como é, e tem até uns mais metidos a espirituais que dizem que o Eterno revelou a eles a pronuncia, e a maioria não sabe o básico do hebraico porém já estão ensinando ai na net como pronunciar o Nome Sagrado. A maioria dos que argumentam que o Nome do Eterno se pronuncia de uma ou de outra maneira, praticamente todos que argumentam isto não sabe o básico do hebraico. Os judeus não tem este problema de como se pronuncia o Nome Sagrado, eles não se metem nisto porque sabem que isto é irrelevante, isto não importa.

Salmos 138:2  Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; "pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome".

Aqui está falando do Nome e da Palavra, que ambos tem sido engrandecidos por cima de todas as coisas. Porém, aqui em qual lugar coloca o Nome e a palavra? Coloca por cima o Nome, ou coloca por cima a palavra? Está acima o Nome ou esta a cima a palavra? Estão no mesmo nível, ou um estar por cima do outro? Estão no mesmo nível.

Prostrar-me-ei diante do teu santo templo, E darei graças ao teu nome pela tua benignidade e pela tua verdade; "Pois acima de todo o teu nome tens magnificado a tua palavra". Salmos 138:2  (Sociedade Bíblia Britânica)

Estão no mesmo nível ou não o Nome e a palavra? Sim estão iguais, porém estas duas versões tem traduzido mal esses textos em hebraico, por isto é bom e se possível ter todas as versões possíveis, e a Bíblia King James com seus defeitos, é uma das melhores traduções, porque olha como ela traduz este texto:

for thy truth: for thou hast magnified thy word above all thy name. Salmos 138:2 (Tradução King James)

 "pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome".

Então, o que é que estar por cima do Nome do Eterno? Sua palavra. Então, haverá algo sagrado sobre todas as coisas da Bíblia? O que será o mais sagrado? Lógico que o Nome do Eterno, porém segundo este versículo o que é algo mais sagrado que o Nome do Eterno? Sua Palavra, e este texto em hebraico disse o seguinte:

ki-higdalta al-kol-shimecha imratecha. Salmos 138:2

"...engrandeceste sobre todo teu Nome todo teu mandamento".

Ou seja, o que o Eterno disse estar por cima do Nome dele. E isto é importante saber, porque no pensamento hebreu é mais importante a Palavra do Eterno que os nomes, e incluso que o Nome mais Sagrado que existe que é o do próprio Eterno, já que é a palavra do Eterno que da sustento a todos os nomes. Então, temos que entender o conceito de "Nome", porque o que é Nome? Para que serve o nome? Para que se coloca nome em alguém? O que representa o nome?

Porque quando chamamos alguém por seu nome, o que representa isto? Representa sua distinção, sua identidade, o que esta pessoa é em si. Em Gênesis 17:5 disse o seguinte, porque vamos começar a analisar o conceito de nome na mentalidade hebreia, e porque? Porque há muita confusão a respeito. Se há um tema que causa confusão em toda esta corrente das raízes hebreia da fé, é o tema do Nome Sagrado. E há todas as classes de confusão e de coisas absurdas que se ensinam a respeito. Porém vamos a parte Bíblica para ver o que significa nome. Gênesis 17:5 aonde o Eterno muda o nome do pai da fé.

Gênesis 17:5  E não se chamará mais o teu nome Avram, mas Avraham será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto

E a palavra "Avram" vem da raiz Alef (א) Bet (ב) Resh (ר) que se unem ao Mem sofit/final (ם) significa Pai de um povo, porque "Am" é povo em hebraico. Então Avram significa Pai de um povo, ou pai de um país. E Avraham é agregado a letra He (ה) e a palavra "הָ֔ם" Ham é a contração de uma palavra em hebraico que se chama multidão. E em Ezequiel capitulo 39:11 aparece um texto aonde diz que na guerra de Gogue e Magogue, aonde o Eterno julgará as nações que se levantaram contra Yisrael, e que cairá toda a multidão de Gogue e Magogue, e se chamará a esta multidão que caíram neste guerra de Hamon-Gog, que significa a multidão de Gog. Então, este é o significado da mudança do nome, já não vai ser pai de um país, agora vai ser Pai de uma multidão de países, isto é o que significa Avraham.
Em Gênesis 32:28 vemos outra mudança de nome, para que vejamos que mudança de nome implica uma mudança de identidade, uma mudança de distintivo, uma mudança de características, uma mudança de qualidades, uma mudança de virtudes. Então em Gênesis 32:28 aonde narra a famosa luta que teve Jacó com um mensageiro, e ai o Eterno muda o nome de Yaakov e lhe coloca o nome de Yisrael (יִשְׂרָאֵל)


Gênesis 32:28  Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.

E o que significa a palavra Yaakov? Devemos recordar que no hebraico antigo somente existe dois tempos, estar o tempo perfeito e o tempo imperfeito. Tempo perfeito implica uma ação já consumada, já feita, e tempo imperfeito é uma ação que vai se seguir repetindo. Então o Nome Yaakov (יַעֲקֹב֙) está no tempo imperfeito, é algo que é continuo, e a raiz do nome Yaakov são as letras Ayin (ע) a letra Kuf (ק) e a letra Bet (ב) Akav que significa Suplantar literalmente, ou como que colocar o pé a alguém, como que vai passando alguém e se coloca o pé, ou como que restringes para que a pessoa não passe. E baseado em que se colocou este nome em Jacó? Devido a mãe de Jacó quando estava tendo problema em sua gravidez, e o Eterno disse a ela que tinha duas nações, dois povos dentro do ventre dela, e o maior servirá o menor. E diz a Bíblia que quando nasceram, nasceu primeiro Esaú porém depois nasceu Yaakov (Jacó) e tinha agarrado o calcanhar. Então desde ai toda a vida de Jacó e mesmo que o Eterno já tivesse dado a promessa a sua mãe de que ele seria o primogênito, de que ele teria todas as promessas de Abraão, apesar disto, Jacó foi um homem que toda sua vida lutou, e lutou e lutou sempre e sempre foi um homem temeroso, sempre foi um homem que andou temendo perder este chamado que ele havia recebido desde antes de nascer, e ele sempre teve com este temor.

E quando Jacó teve esta luta com o mensageiro o que aconteceu? Porque disse que já raiava a alva e o anjo tinha que ir embora, e o que foi que Jacó fez? Vamos ver o que disse literalmente em Oséias capitulo 12 versículo 3 disse como foi a situação, Oséias acrescenta algo que não aparece em Gênesis, e disse de que maneira Jacó lutou com este mensageiro.

Oséias 12:3  No ventre pegou do calcanhar de seu irmão, e na sua força lutou com Deus.
Oséias 12:4  Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou; em Betel o achou, e ali falou conosco.

Se dão conta a atitude de Jacó quando estava agarrando ao anjo? Com qual atitude Jacó não lhe soltava? Como Jacó estava? Estava chorando, e o que Jacó estava dizendo ao anjo chorando, rogando? Disse: Não te deixarei ir se não me abençoares. Ou seja, Jacó disse isto chorando, clamando. Então é ai aonde o Eterno muda o nome de um homem temeroso, que todo o tempo queria a benção do Eterno, porém que todo tempo tinha um temor de perder até o momento em que lhe muda o nome e disse: Já não se chamarás mais Jacó (suplantador, que engana, que toma, que agarra com suas forças) já não serás assim, agora serás Yisrael, e o que significa o nome Yisrael?

Antes de falarmos o que significa o Nome Yisrael deixa eu comentar algo aqui dos que argumentam que Yisrael não é o Nome do País e se como muitos dizem é Yahshurun. Porém, o Nome original do povo hebreu é Yisrael e não Yeshurun e nem muito menos "Yahshurun" como argumentam muitos.

Deuteronômio 32:15   E, engordando-se Yeshurun (Jesurum), deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Elohim, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.

"E, engordando-se Yeshurun (Jesurum)" Yeshurun é um sinônimo de Yisrael, este nome deriva da raíz "Yashar" que significa (reto) e porque? Porque aquele povo reto "engordando-se e deu coices) é para recordar que o Nome Yeshurun com que se chama a Yisrael em várias oportunidades, aparece aqui pela primeira vez, este nome na verdade não é um nome e sim um titulo de elevação e honra porque? Porque Mosheh queria que o povo tomasse consciência do eles eram antes de se desviarem, porque a frase "E, engordando-se" significa figurativamente "entorpecer o Coração até converter as pessoas em néscias e insensata" em exceção com o que aparece em Isaías 6:10

Isaías 6:10  Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado

O que essas pessoas dizem sobre o nome Yisrael é totalmente falso e é ignorância. Este Nome está em toda as Escrituras Hebreias originais. Yeshurun é um nome de carinho, é como dizer em português "que nenê bonito". Como alguém diz a uma criança em forma de carinho "que coisa linda". Estas pessoas estão bem perdidas. Yeshurun significa justo, é um adjetivo que se da ao povo de Yisrael. Quando se fala acerca do justo, falando que é o Eterno quem justifica a seu povo.

Isaías 44:2  Assim diz o SENHOR que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi.

Então Yeshurun significa Reto, é a maneira em que o Eterno vê as coisas que são, como se não fossem, é um titulo que é dado a Yisrael, falando da restauração e da retidão, em que o Eterno vai imputar a seu povo.

Então, o nome Yisrael (יִשְׂרָאֵל) vem da raiz das letras Yod (י), a letra Shin (ש) e a letra Resh (ר) que significa literalmente Amarrar. No Paleo Hebreu tem a ver com o que se fazia umas cordas para amarrar, porque para o que nós amarramos algo? Qual é o propósito de pegarmos uma corda e amarrar algo? Para que não se vá, para que não caia, é algo que está assim meio frágil e o que fazemos é amarrar, e uma vez que amarramos, nós o seguramos.

Então, o nome Yisrael (יִשְׂרָאֵל) literalmente significa Amarrará Elohim, Yisra-El, Elohim Amarará, e a raiz mais primitiva do nome "Ysra" são as letras Shin (ש) a letra Resh (ר) e a letra Yod (י) é a maneira de colocar o verbo no futuro em imperfeito, que quer dizer que de maneira continua Elohim estará amarrando, Elohim estará segurando, Elohim estará preservando. E porque disse isto a Jacó, que ele lutou com Elohim e com os homens e prevaleceste? Isto quer dizer que o desejo de Jacó, esta questão de temor finalmente o Eterno lhe segurou e lhe confirmou e lhe disse: Tu serás Yisrael, isto quer dizer: De Mim depende Jacó tua permanência, de Mim depende tua preservação, já não tens que temer, de gora em diante querem a benção? Eu Elohim te vou dar a benção. Quem gostaria de ser Yisrael? Quem gostaria que o Eterno amarre tua benção, e que nunca mais tenhas temor de que você vai perder. Assim que Jacó foi elegido de Deus desde antes que ele nascesse, porém toda sua vida ele lutou por este chamado, e sempre temendo perder, e teve que suplantar, teve que fazer ai algumas coisas para preserva-lo, e até quando? Até que o Eterno lhe garante que Ele sempre amarrará ou prevalecerá por Jacó. Então o Eterno lhe amarra e lhe confirma a promessa, e por isto lhe mudou o nome para Yisrael.

1 João 4:18   No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.

Ou seja, você e eu vamos ter que ser aperfeiçoados através de muitas provas assim como foi Jacó, Jacó foi aperfeiçoado através de muitas provas, e quando chegará o momento quando sejamos partes de Yisrael? Em qual momento podemos dizer que somos Yisrael? No momento que clamemos e digamos ao Eterno: Senhor não vou de deixar ir sem que me abençoe, não vou te soltar YHWH até que me abençoe, porém temos que dizer como disse Jacó e como foi que Jacó disse? Com quebranto, com lagrimas e ai o Eterno lhe disse, agora sim. E voltando ao tema do Nome Divino, porque como podemos ver o Nome representa uma mudança de identidade, representa uma nova identidade, representa as qualidades, os atributos, a missão de alguém, e no caso do Nome do Eterno o Tetragrama יהוה  são as letras Yod (י) a letra He (ה) a letra Vav (ו) He (ה). E o Tetragrama é um acróstico, ou seja, é uma palavra formada de princípios de outras palavras. Por exemplos, a frase DNA é um acróstico para "ácido desoxirribonucléico" ou seja, é um pouco complicado, mais é uma espécie de iniciais.  Onu significa Organizações das Nações Unidas, e etc. e etc.

Então as vezes nas Escrituras há acrósticos, tem palavras que tem um significado que estão como abreviados. E no caso do Nome Divino יהוה a parece pela primeira vez em Gênesis 2:4, porém houve um momento em que o Eterno lhe revela o Nome a Moisés, e qual foi este momento no qual o Eterno revelou seu Nome a Moisés? Na Sarça aonde Moisés questiona quem ele vai dizer que enviou ele, e o Eterno responde Ehyeh Asher Ehyeh ou seja, Eu serei o que Serei. Então tem a ver com a conjugação de Ehyeh que é a conjugação do verbo lehyot (להיות)  que significa Ser ou Estar, que estar no futuro, e neste caso do Nome Sagrado temos as letras Yod (י) a letra He (ה) a letra Vav (ו) e a letra He (ה)      

E a letra Yod (י) a principio é como a primeira parte do acróstico do verbo Lehiot (להיות) que implica a 3° pessoa no futuro Ye que significa Ele Será.
Depois vem a parte da letra He e a letra Vav (הו) = que é o acróstico da palavra Hove, que em hebraico significa Presente, ou seja, é Tempo presente. E a ultima letra He (ה) do Nome Sagrado tem a ver com o passado do verbo Ser, que é a palavra Haya.

 י      Ele Será
הו    Ele É (הו = hove) Presente, estar
ה      Ele Foi ( היה = haya = foi, esteve)     

Então estas quatro letras junta יהוה significa Ele Será, Ele Foi. Isto é em essência, por isto o se chama o Criador de Eterno, porque? Porque Ele sempre existirá, Ele sempre estar, em todo tempo Ele estar, tem estado e estará, essas são todas as implicações do Nome, e adicionalmente a raiz do Nome Sagrado, também são as letras He (ה), a letra Vav (ו) e a letra He (ה) novamente, que  הוה e literalmente essas três letras em hebraico significa Existir, quase não se usa muito esta palavra porque como é relacionada com o Nome Divino, e por isto quase não se utiliza, a cultura judaica é muito cuidadosa em escrever e incluso o Nome, nas escolas era ensinado como evitar como escrever o Nome, havia uma maneira de colocar somente as iniciais e certos detalhes ai para não colocar o Nome, porque é um Nome Sagrado.

Então as letras He Vav He (הוה) significam literalmente existir. Assim que ao adicionar a letra Yod (י) a principio do Nome como prefixo significa Ele Existirá, porque cada vez que em hebraico se agrega a letra Yod (י) a um verbo automaticamente se converte em futuro ou em imperfeito em 3° pessoa. E isto está um pouco técnico, porém não se preocupem porque já, já vou dar a essência e a conclusão de tudo isto. Então, a insistência na pronunciação em dizer Yahuh, Yahuah, Yahueh, e lembrando que a terminação Yahuh não tem nada a ver com o Nome Sagrado e nem a terminação Yawuah, pois a terminação (Ah) ao final de um nome tona ele feminino. Porém a insistência nas pessoas quererem pronunciar o Nome Sagrado são irrelevantes já que o que importa é o significado, e alem do mais é impossível saber como se pronunciava os hebreus a 4 mil anos. Já na época de Yeshua e na época atual o hebraico se pronuncia de maneira diferente. Os Askenazim pronunciam de uma maneira, os judeus Sefarad pronunciam de outra maneira.

Por exemplo, a palavra Shabbat os judeus sefaradim pronunciam Shabbat, porém os Askenazim pronunciam Shabbos, e o que tem a ver Shabbat com Shabbos? Não tem na a ver. Então como pode mudar tanto? Simplesmente isto são questão de pronunciação, e isto não importa, o que importa é o significado, as letras que estão implícitas e seu significado, isto é o que importa. Então, de maneira que no pensamento hebreu o mais importante é conhecer o significado do Nome mais que a pronunciação exata, já que isto é controversial, porque pronunciar alem de erradamente Yahuah, Yahuh, Yahueh e dizer que quem não pronunciar dessas maneiras ai citadas e incluso dizem até que pode perder a salvação, é um absurdo, já que como dissemos o mais importante no Nome é seu significado. Ou seja, nós como pai se nossos filhos vão nos pedir algo, será que nós vamos dizer: pronuncia bem o nome ou eu não te dou? Isto seria absurdo pensar isto, e como nos ensinou Yashua a orar? Pai Nosso, então não devemos nos preocupar de como pronunciar, se estar pronunciando bem ou mal, e te garanto que se você não fala hebreu, muito provavelmente você vai pronunciar mal, e isto vai ser de tropeço e de ridículo para pessoas que falam hebraico que escutam e veem essas pronunciações ai na internet. Então o melhor é não se preocupar tanto com isto, lembre-se que Ele conhece teu coração antes que você o chame, então não se preocupe por isto.

Existe outros que vão ao extremo de dizer que não devemos mais pronunciar os nomes que não são corretos em hebraico, e argumentam que dizer nomes como Jesus, como Deus, como Espírito Santo, ou Senhor que isto estar proibido, que a pessoa está invocando deuses falsos, que a pessoa esta invocando a Zeus, ou a baal, ou seja, são coisas sem sentidos, essas pessoas são pessoas que não sabem o que estão dizendo. Muitos dizem que o nome Jesus é a derivação de Zeus e um monte de besteirol, e mesmo que assim fosse porque tudo isto é um tema muito controversial, e mesmo que assim fosse, eu vou dar agora um exemplo nas Escrituras aonde se menciona o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó, e se lhe da um nome de uma divindade babilônica, e se cremos que as Escrituras é inspirada por Elohim, pois então o Mesmo Elohim, o mesmo Espírito Santo inspirou que chamasse o Eterno por este nome de uma divindade e Ele não se ofendeu por isto.

Porque o Eterno sabe que as vezes as pessoas falar dele, ou dizem Deus, ou dizem Senhor, depende da cultura e em Yisrael para dizer Senhor se diz Baal, porém resulta que os Babilônios a sua divindade chamavam Baal também, e nas Escrituras em varias ocasiões estar a palavra Baal em referencia ao Eterno, e não passa nada, porque o Eterno não disse nessas passagens olhe Yisrael não me chames de Baal porque este é o deus dos babilônios. E vamos saber um exemplo no livro de Daniel, e parte do livro de Daniel foi escrito em Aramaico, e agora vou fazer uma pergunta: vocês creem que o Eterno inspirou ao profeta Daniel para ele escrever seu livro em certas partes em aramaico? Se toda a Escrituras é inspirada, então o livro de Daniel é inspirado sim ou não?  Bom, Daniel escreveu em referencia ao Eterno colocando lhe um nome de uma divindade babilônica. E isto é para que nós não tiramos conclusões que se a alguém diz Deus, ou Senhor, porque isto é irrelevante, porque o importante é que saibamos o significado do Nome. E vamos saber o que disse em Daniel capitulo 2 verso 20 que está em aramaico não em hebraico


 עָנֵה דָנִיֵּאל וְאָמַר, לֶהֱוֵא שְׁמֵהּ דִּי־אֱלָהָא מְבָרַךְ, מִן־עָלְמָא וְעַד־עָלְמָא; דִּי חָכְמְתָא וּגְבוּרְתָא דִּי לֵהּ־הִיא - Daniel 2:20

Aneh Daniyel ve'amar le'heue shemeh di-Elaha mi-elemah ve'ad elema di chachemeta ugevurata di leh-hi

Daniel 2:20  Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;



Então este nome Deus que aparece aqui em Daniel 2:20 em aramaico é o nome Alaha, e incluso existe traduções aramaica ao português, e tem uma versão aramaica que se chama Peshita antiga que está Alaha para o Eterno. E a palavra Elaha (אֱלָהָא֙) segundo o Strong é referente Deus, e este nome Elaha (אֱלָהָא֙) era o nome de uma divindade babilônica. E Daniel disse que era bendito o nome de Alaha, ou seja ele menciona o nome da divindade pagã. E será que Daniel estava bendizendo ao Deus babilônico? Por suposto que não. Então o que Daniel usou foi, o termino que os babilônicos conheciam do Criador do Universo, e atribuiu ao Deus de Abraão Isaque e Jacó, porque ele sabia que somente existia um Único Deus.

Então o que isto nos ensina? O que nos ensina é que o que o Eterno quer é que aprendamos a nos comunicar-nos, o que Deus quer é que quando nós formos falar a uma pessoa não tratemos de enfeitar o pavão, não tratemos de querer impressionar as pessoas para que elas digam Ual este cara sabe hebraico, porque do que adianta você enfeitar a pessoa com palavras hebreias, se a pessoa não entendeu pataguada de nada do que você esta dizendo. Do que serve você chegar para uma pessoa que não sabe nada do hebraico e dizer olha Yeshua, Yahshua, Yehoshua, "Yahushua" e isto já me aconteceu em uma vez que depois de duas horas falando para uma pessoa crista de Yashua, e ao final da conversa ela me disse: Olha ok muito interessante o que você me falou, porém que é este Yeshua? Deste dia em diante eu disse sabe que mais eu vou mudar minha atitude com respeito a isto.

Outra vez eu passei uma hora falando com uma cliente minha Judia em Recife, e eu estava falando com ela acerca de Yeshua, porém com esta mulher judia eu estava usando o termino Yehoshua para que ela entendesse mais um pouco o conceito, e eu lhe falava Yehoshua, Yehoshua e não enquadrava a esta judia o que eu estava lhe falando de Yehoshua, e ela chegou e me disse, um momento por favor, você esta me falando de Yehoshua de Moisés, aquele que entrou na terra prometida? E eu fiquei uau que terrível depois de uma hora de conversa a mulher não entendeu nada do que eu falai. Então imagine que terrível estar falando com alguém e esta pessoa estar tratando de decifrar o que nós estamos falando por uma hora, e chega um momento em que a pessoa não vai nos entender e agente já a perdemos porque a pessoa não consegue nos entender. Então este texto de Daniel nos dar a entender é que Deus está interessado com que as pessoas entendam de quem estamos falando.

E temos outro exemplo pior também em Daniel 2: verso 47, porque vejamos como se chama Senhor, e isto é pelos argumentos de muitos que dizem, Ah Jesus vem de Zeus, significa o deus cavalo, significa porco, o deus porco e tantas coisas absurdas e sem sentidos. E vejamos o que disse em Daniel 2:47

 עָנֵה מַלְכָּא לְדָנִיֵּאל וְאָמַר, מִן־קְשֹׁט דִּי אֱלָהֲכוֹן, הוּא אֱלָהּ אֱלָהִין וּמָרֵא מַלְכִין וְגָלֵה רָזִין; דִּי יְכֵלְתָּ, לְמִגְלֵא רָזָה דְנָ - Daniel 2:47

Aneh malcha le'Daniyel ve'amah min-qesot di Elahakom hu Elah Elahim umarê malkim ve'galeh razim di yekelata le'migle razah dena.

Daniel 2:47  Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.


E esta palavra Senhor aqui em Daniel 2:47 é a palavra aramaica Marê, e se você traduz esta palavra Marê em hebraico significa Amargo. Então como Daniel chama Amargo ao Eterno? Então por suposto não podemos aplicar a palavra Aramaica Marê que significa amargo ao hebraico. E isto é o que acontece atualmente, pessoas que adotam o absurdo de dizer por exemplo: Ah não devemos mais dizer a palavra pão, porque pão tem a ver com o panteão dos deuses antigos de Roma, então que ao invés de dizer pão temos que dizer lechem, porque temos que santificar o idioma, temos que dizer lechem que é pão em hebraico.

E tem grupos que qual sabemos que já não falam mais o português, já falam uma mistura de Portubraico, que não é hebraico e nem nada, e nada mais estão passando por ridículos, muitos já não falam mais amigo, é chaver, já não falam mais discípulos é talmidim, não dizem mais bem vindo é Baruch Rabá, é achi, não dizem mais mulher é Ishah, e ish, não falam mais céus, agora tem que dizer Shamayim, e um monte de ridicularidade, e dizem um monte de coisas mal pronunciadas. Em fim, tudo isto por tanta confusão e um zelo equivocado do nome Divino. Então para encerrar com este tema, não podemos usar um nome de um lugar e aplica-lo em outro idioma para pensar que tem o mesmo significado, porque são dois idiomas diferentes. Então em resume, o Nome como temos visto representa os atributos, as características, as qualidades, a missão, o ensinamento, a autoridade, o chamado profético, a identidade e etc. Isto é o que há dentro de um nome. Por isto que cada vez em que o Eterno dar um nome a uma pessoa, era para representar a missão desta pessoa. Como foi chamado ao profeta que haveria de salvar a uma mulher prostituta, a uma mulher adúlterá? Hoshea que significa salvação, que tem a ver com o verbo salvar.

Como se chamou ao Messias Filho de Elohim? E dará a luz a um Filho e chamarás seu Nome Yashua, porque ele salvará seu povo dos seus pecados.

Então o mesmo texto explica porque o Nome do Messias tinha que ser Yeshua, porque Ele salvará seu povo dos seus pecados. Em alguns manuscritos como por exemplo de Mateus de Shem Tov, no manuscrito de Du Tillet aparece o nome do Messias como Yahoshua que é o mesmo nome de Josué. E o que significa Yehoshua literalmente? Literalmente significa Yah Salvou. E se vamos falar com alguém que não entende nada dos conceitos hebreu, diz Jesus mesmo, não passa nada, o importante é que a pessoa entenda de quem estamos falando e sua função. Agora mais alem da pronunciação, o que significa o Nome? O que é importante no Nome? A identidade, o caráter, a função, a missão, seus atributos, a essência, sua missão profética, tudo isto significa o Nome, sua autoridade. E vamos saber o que disse em Atos 4:6  quando o sumo sacerdote Caifas depois do milagre que fizeram os apóstolos, eles foram convocados diante dos anciões.
 
Atos 4:6  E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote.
Atos 4:7  E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?
Atos 4:8  Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,
Atos 4:9  Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,
Atos 4:10  Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Yeshua o Messias, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.

Se dão conta o que foi perguntado aos discípulos no verso 7?

Atos 4:7  E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?

Ou seja, quem deu autoridade a vocês para fazer isto? Ou seja, que o Nome representa a autoridade, e o que os discípulos respondem?E m nome de Yeshua, ou na autoridade dele. Ou seja, dentro do pensamento hebreu não podemos nos levantar como nossa própria autoridade, não podemos chegar e dizer: eu digo isto, eu faço isto, porque vão pergunta e quem te deu a autoridade para fazer isto? Ou seja, nós temos que ter um respaldo de alguém que te enviou, um mestre, um rabino anterior que te enviou e ele vem de outro, e de outro e etc. e tudo vem do Mestre de todos, e quem é originalmente o Mestre de todos? Moisés por isto se chama Moisés de Moshe Rabeinu, ou seja, Moisés nosso Mestre. Então alguém que vem ensinar não pode vir em seu próprio Nome, tem que se ensinar no nome de quem? De Moshé, de Moisés e Moisés vinha no Nome de quem? No Nome de Deus. Então temos que seguir uma linha de autoridade, não podemos sem mais nem menos. Então aqui em Atos 4:10 os discípulos disseram que vieram em nome de Yeshua o Ungido. E logo vamos saber vários versículos aonde se mencionam o tema do Nome.

João 1:12  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

E o que significa crer em seu nome? Porque muitos dizer, veja crer em Jesus será salvo tu e tua casa, porém se pergunta o que eu tenho que fazer? Respondem somente crer. Ah somente isto? Então eu creio, eu creio que Jesus é o senhor e agora sim você já vai para o céu. Quantas pessoas no mundo creem que Jesus é o Senhor? Milhões de pessoas, porém o somente crer no Messias é uma garantia que vamos chegar na presença do Eterno? Depende o que significa crer, porque para uma pessoa que não esteja treinada nas Escrituras hebreias, crer significa outra coisa totalmente diferente, porque o que significa crer? O que significa crer em seu Nome, porque o que já vimos o que significa Nome? Autoridade, identidade, atributos, essência, ensinamentos, doutrina, qualidades, missão, então o que significa crer em seu nome? Significa crer na sua autoridade, crer em seus atributos, crer em seus mandamentos, crer na sua doutrina, nos seus ensinamentos e viver conforme a eles, porque nem todos que me dizem senhor, senhor entrará ao reino dos céus, senão aquele que faz a vontade do meu Pai que esta nos céus.

Ou seja, não é crer intelectualmente, é tua vida tem que estar acoplada, tem que seguir os passos daquele que você diz que é teu Mestre, porque o que disse I João 2:6 ?

1 João 2:6  Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

Então em João 1:12 disse: "aos que crêem no seu nome", porém do que o Messias nos salvou? Porque seu Nome chama Salvação? De que Ele nos salvará? Porque Ele salvará seu povo dos seus pecados. Então se você crer em seu nome, quer dizer, se você já não peca, se você já não vive transgredindo a Lei, então você crer em seu nome, porém se você segue transgredindo a Lei de Moisés então você não crer no Nome do Messias, porque o Nome do Messias é salvação, porem salvação do que? Do pecado e o que é pecado segundo I João 3:4? Transgressão a Lei, então a missão do Messias é de libertar-nos da transgressão, porque se você diz que crer no Nome do Messias e segue pecando, segue transgredindo a lei

1 João 3:6 Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.

Ou seja, você não crer em seu nome. 

João 3:18  Quem crê (ou seja, quem crer na sua missão, em seu caráter, em sua função, em sua autoridade) nele não é condenado; mas quem não crê (ou seja, o que rejeira sua identidade, rejeita sua missão, rejeita seus atributos) já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

João 5:43  Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.


E porque disse que o Messias veio em nome do seu Pai? Porque naquela época para alguém poder ensinar a Toráh a pessoa tinha que apresentar suas credenciais, a pessoa tinha que dizer, bom meu rabino, meu mestre é fulano de tal, porque quando Paulo apresentava suas credenciais, quando ele dizia qual era a autoridade que ele tinha, quais credenciais ele apresentou para que o povo judeu da sua época lhe escutasse? Ele dizia que era discípulo de Gamaliel, e Gamaliel era um homem super reconhecido, então os judeus diziam ah então vamos te escutar Paulo. Então para se ensinar tem a Toráh tem que ter uma credencial reconhecida no povo de Yisrael, porque foi ao povo de Yisrael quem se entregou a Toráh. Então quando Yeshua vinha ele fazia obras e ensinava, e quais perguntas creem que se faziam a Yeshua? Em nome de quem você vem? Ou quem te deu autoridade para fazer isto? Quem te ensinou? E qual era a resposta do Messias?

João 5:43  Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.

Se dão conta o que disse Yeshua?  Eu vim em nome de meu Pai. Ou seja, eu vim trazer seus ensinamentos, vim trazer seus mandamentos e vocês não me recebem, porém virá outro em seu próprio nome se colocando como autoridade, negando minhas palavras e as palavras do meu Pai, e este sim vocês vão receber. 

João 10:3  A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.

Isto quer que nós diante de Deus não nos chamamos de Antonio, de Maria, de Silvio? Então o Eterno nos conhece por nome, e em Apocalipse disse que vamos ganhar uma pedrinha com um novo nome que ninguém conhece senão o que recebe. Ai quando estivermos com ele, ele vai dizer: Olha desde que você nasceu eu te coloquei um nome, você tinha um propósito e tua vida foi o resultado do meu propósito em tua vida. Então teu nome tem a ver com o chamado de Deus, por isto que quando em um processo de conversão, quando uma pessoa se converte a fé hebreia, tiram teu nome gentio, o nome que não tem nenhum significado, Petrolina, Severino, Sebastiana, São Evaristo ou como seja, tiram teu nome pagão, idolatra e te dão um nome hebreu, porque a língua hebreia é a língua qual Deus inspirou as Escrituras. Então o Nome tem a ver com nossa identidade, com teu propósito, com tua missão.

João 10:25  Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.

Ou seja, as obras que fazia Yeshua falavam dos atributos do Eterno. 

João 12:13  Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.

Ou seja, o Rei de Yisrael e outra vez, Bem vindo o que vem Baruch Habá B'shem Adonai. Ou seja, Bendito o que vem em Nome, na autoridade, nos ensinamentos, na doutrina, na lei do Senhor. Bem vindo.

João 14:13  E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

E como se abusam desse versículo, porque o que significa pedir em nome do Messias? Significa pedir em seus atributos, em sua autoridade, em seus ensinamentos, e se você estar dentro dos ensinamentos do Messias, se você estar dentro dos seus mandamentos, disse Filhinhos se guardares meus mandamentos, pedis o que quiseres e vos será feito. Porém a pessoa tem que estar em obediência, a pessoa tem que estar fiel a sua palavra, e estando fiel a sua palavra agora sim, pede o que quiseres e porque? Porque estais pedindo com o respaldo da sua identidade e seu nome, seus atributos.
Agora o que passa se uma pessoa diz: Em nome de Jesus eu peço algo? Será que o Messias verdadeiro escuta esta pessoa? Se esta pessoa dentro do seu entendimento das Escrituras estar fazendo a vontade de Deus, e mesmo que não conheça muito tecnicamente e exatamente isto, o Eterno vê seu coração e Ele concede suas petições, porque tal é o amor do Eterno. Porém temos que prosseguir aprendendo, aprendendo e aprendendo, e entre mais se vai te revelando e por isto isso estar perigoso, porque entre mais vamos aprendendo e se quisermos pedir algo, temos que pedir em base a seu nome o qual já sabemos o seu nome, porque a pessoa já tendo todo este conhecimento se não faz assim, então não vos será feito. Por isto tem que seguir aprendendo. 

João 14:26  Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

E qual é a função do Espírito Santo? Para o que é enviado o Espírito Santo em nossa vida? Para que recordemos o Nome, e mais uma vez o que é o nome? De novo sua autoridade, seus atributos, sua doutrina, sua Lei, seus mandamentos, seus ensinamentos, porque o que disse em Jeremias 31 que o Espírito Santo iria fazer? O que ele quando viesse o que ele escreveria em nossos corações? Sua Toráh, seus mandamentos, sua autoridade, suas palavras, seus atributos, isto é o que escreve o Espírito Santo no coração. Então o Espírito Santo vem estar escrevendo em teu coração suas palavras, seus mandamentos, seu nome, sua doutrina. 


João 17:6  Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

E guardar a Palavra é o equivalente a guardar seu Nome, porque guardar seu nome e a Toráh é a mesma coisa, é sinônimo, porque se alguém diz que guarda seu nome, que crer em seu nome e não guarda sua palavra. 

1 João 2:4  Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

João 17:11  E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.

Qual é o segredo da unidade segundo este versículo? Como podemos fazer para que sejamos um? Para que sejamos perfeitos em unidade, o que temos que ter? temos que ser guardados em seu Nome, e o que significa ser guardado em seu nome? Ser guardados em sua palavra, em suas instruções, em seus mandamentos, porque vocês acreditam que se todos nos propormos de todo nosso coração guarda seus mandamentos, será que existirá maneira de estarmos todos divididos? Não porque vamos todos colocar em acordo todos os mesmos mandamentos, numa mesma palavra e não em nome de outro fulano de tal, senão no Nome que é sobre todo nome. 

João 17:12  Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome.(Ou seja, eu os guardava em teus atributos, em teus mandamentos, em teu caráter com tua identidade). Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
João 17:26  E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
 João 20:31  Estes, porém, foram escritos para que creiais que Yeshua o Messias, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

Outra vez, que tenhais vida em sua autoridade, em seus atributos, em seus ensinamentos, em suas instruções, em seus mandamentos terás vida.

Romanos 10:13  Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

O que significa isto? Invocar, clamar, assegurar-se em seu Nome, se agarrar-se a seu perdão de pecados, e se ele te perdo-ou dos teus pecados, então perseveraremos no pecado para que a graça abunde? De nenhuma maneira. Seguiremos transgredindo a Toráh e pecado, para que ele nos siga perdoando, então você não sabe o que é a salvação, porque Ele veio te salvar dos teus pecados, ele veio para que você andasse em uma nova vida. Disse na Carta aos Hebreus que aquele que peca voluntariamente já não resta mais sacrifício pelo pecado.

Mateus 28:19  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Acaso essas palavras saíram da boca do Messias? Este é um tema muito controverso, porque alguns dizem que sim e como é um tema muito controverso, porque em muitas versões este verso estar assim mesmo, porém no manuscrito hebreu mais antigo que existe não aparece esta frase, porém alguém pode teimar e dizer que sim, que realmente o Messias disse em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, ok, porém por sentido comum e lógica devemos fazer a seguinte pergunta:

Se o Messias disse isto que os seus discípulos batizassem em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, então porque estes mesmo discípulos não lhe obedeceram? Porque em todo livro de Atos não existe uma só menção, não há uma só ocasião em que os discípulos tenham batizado a alguém em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Então, o que passou com os discípulos? Será que eles não entenderam a ordem do Messias?

Em todas as ocasiões que no livro de Atos aparece que foram batizados, no nome de quem disse que os discípulos batizaram? No Nome de Yeshua. Então em nenhum parte do livro de Atos diz que eles batizaram em em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, assim como uma cruz. Isto não existe, e quem inventou isto, e porque se inventou? Lhe convido a assistir um vídeo que gravamos recentemente aonde falamos sobre se o batismos cristão é o mesmo batismo que Yeshua ensinou e que seus apóstolos praticaram, e ai vocês vão ver que o batismo cristão não tem nada a ver com a pratica do batismo hebreu, tanto por parte dos católicos batizando aos bebes, e também por parte dos evangélicos batizando os adultos. Este estudo também estar na nossa pagina da internet (A Restauração do Batismo e a Apostasia)

Marcos 16:17  E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

Então uma vez que entendemos o que significa o Nome, o que valerá dizer que estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguasE o que significa em meu nome? Em minha autoridade, em meus ensinamentos, em minhas instruções, porque se você discípula a uma pessoa, se você ensina a alguém a Toráh, qual é a causa que vem a opressão, as maldições, os juízos a uma pessoa? Porque a uma pessoa a principio ficou endemoniada? Por haver abandonado as instruções Divinas, e por isto vem opressões, vem juízos e esta pessoa fica cheia de opressão e pode ser possuída incluso, então o que deve ser feito? Pois tirar a causa que lhe levou a isto, e qual foi a causa? O pecado, e como se pode fazer para tirar isto? Pois tirar a causa e como isto pode acontecer? Este pessoa tem que se submeter ao Eterno e a esta pessoa tem que ser discipulada em seu Nome, em sua autoridade, em suas instruções, e se esta submetida em sua autoridade em seu nome, em suas instruções, então esta pessoa se submeterá a Deus e o Diabo fugirá deste pessoa.

Tiago 4:7  Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós

Assim que por mais que uma pessoa passa água benta, óleo ungido, diga eu expulso em nome de Jesus, e se esta pessoa segue em pecado, se esta pessoa é uma transgressora Ada Toráh, pois não vai ser liberada nem com o pai do exorcista. Se uma pessoa quer ser liberta, deixe limpar-se seu pecado, deixe de transgredir, que limpe sua casa e porque? Porque se a pessoa limpa sua casa e não se enche da palavra e da instrução do Eterno, o que disse as Escrituras sucederá depois que a casa esta limpa? Se esta pessoa verdadeiramente não enche sua vida das Instruções Divina o que acontecerá? Virá esse espírito com sete piores, o posterior estado será pior que o primeiro.
Assim que, em qual momento que se limpa a nossa casa? Quando se escuta Seu Nome, sua instrução, seus ensinamentos e te diz; Arrepende-te e a pessoa neste momento tem um momento emocional, se remota a consciência e a pessoa se arrepende e entrega sua vida. Porém se não enche tua vida com a Toráh, porém se não enches tua vida com as instruções divinas, então o que acontece é que vem o que deixou a pessoa com sete piores, e o estado desta pessoa é pior que a principio.

Assim que a verdadeira liberdade é esta: Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Yeshua disse a seus discípulos, aos judeus que havia crido nele ele disse: Se vocês permanecer em minhas palavras, verdadeiramente sereis meus discípulos. E se alguém diga, sim eu creio em seu nome porém não segue suas palavras, não é um discípulos, porque se você permanecer em suas palavras sereis verdadeiramente meus discípulos. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

E o que é a verdade? Sua Palavra, sua Toráh, seu Nome, ou seja tudo isto. 

Mateus 7:22  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
Mateus 7:23  E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

E esta palavra Iniquidade é a palavra Grega Anomia que significa Ilegalidade, ou seja, violação da lei. Quantas pessoas chegarão naquele dia em que ele se manifeste e diga: Senhor olha eu tinha minha cruz, eu cria na Trindade, eu expulsava demônios em teu nome, e ele vai dizer nunca vos conheci, apartai-vos de mim, transgressores das lei, da Toráh, da lei de Moisés.
Conclusão: 

Êxodo 20:7  Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Isto disse a Versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel. A versão católica da Bíblia disse:

Êxodo 20:7  "Não pronunciarás o nome de Javé, teu Deus, em prova de falsidade, porque o Senhor não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro."

E o que dissemos que significa o Nome para recapitular? Sua identidade, seus atributos, seus ensinamentos, suas instruções, suas qualidades, sua missão. O Eterno não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro. Ou seja, aquele que usa mal seu Nome. Em hebraico a tradução mais literal disse: Não pronunciarás o Nome do Eterno teu Deus em vão 

- Lo tisa et-shem-YHWH Eloheycha lashuv. ki lo yenakeh Adonay et asher-yisa et-shmo lashav.

E esta frase Lashuv significa vão, vazio, desolado. Ou seja não pronuncie o Nome do Eterno vão, vazio, desolado. Porque ki lo yenakeh. E esta frase  ki lo yenakeh significa que o Eterno não limpará aquele que pronuncie seu Nome vazio, vão, desolado. Assim disse literalmente em hebraico. Então o que significa isto? Que você e eu fomos feitos de qual maneira? A imagem e semelhança do que? Para refletir as virtudes, para refletir seus atributos, para refletir os ensinamentos e mandamentos daquele que nos chamou das trevas, da ignorância, da confusão, da religiosidade para sua luz admirável. Ou seja, você e eu fomos criados a sua imagem e semelhança, nós fomos chamados para ser conforme a a imagem daquele que manifestou perfeitamente Seu Nome, seus atributos, suas instruções, seus ensinamentos, sua autoridade, para isto fomos chamados.

Porém se nós com esta chamado fazemos vão, fazemos nulo, o fazemos vazio, se tua vida não tem o efeito da sua Palavra, se tua vida, se tuas ações não é o fruto da Toráh, então você estar usando a marca do Eterno, seu Nome em você em vão, e o que disse o texto de Êxodo 20:7? Que o Eterno não te limpará jamais e porque? Porque você deixou de cumprir com o propósito que o Eterno tinha para ti. Então o que faremos a isto? O que diremos disto? Quando Paulo teve um enfrentamento neste momento, quando Paulo teve esta visão no caminho de Damasco, e que ele estava fazendo coisas conforme sua vontade, que ele não estava atuando conforme ao propósito que ele foi criado, porque Paulo foi criado com um propósito e ele estava fazendo outra coisa que não era seu chamado. E neste momento ele teve um encontro, e quando ele caiu ai neste caminho a Damasco, o que foi que o Soberano disse a ele?

Atos 22:16  Disse, agora pois porque te deténs? Levanta-te e batiza-te e lava teus pecados invocando seu nome

Isto foi dito a um homem sumamente religioso, isto foi dito a um homem que pensava que estava fazendo a vontade de Deus, porém ele estava fazendo da sua maneira, ele estava seguindo seus próprios conceitos e teve um encontro com o Senhor, e o Soberano lhe disse: Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. Ou seja, ele estava fazendo coisas encontra do Nome, encontra a vontade de Deus, e uma vez que Paulo entende e se da conta que estar fazendo outra coisa que não é o propósito que o Eterno lhe chamou, qual é a resposta que o Senhor lhe da? Levanta-te e batiza-te.



Yashar e Yosef



Um comentário:

  1. Shalom... Um dos melhores estudos que já vi sobre o Nome Sagrado

    ResponderExcluir