terça-feira, 1 de julho de 2014

O Reino do Eterno esteve por três vezes aqui na terra





A primeira vez que esteve o Reino do Eterno nesta terra, neste mundo foi com Adão


Gênesis 1:26  E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Gênesis 1:27  E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Elohim o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:28  E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 1:29  E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

Então, de maneira quando foi criado Adão e Eva, foi lhes dado o domínio sobre todas as coisas nesta terra, tanto a seres humanos quanto aos animais. Portanto esta foi a primeira vez que o Reino do Eterno esteve sobre a terra, ou a primeira instancia, a primeira etapa, em que o Reino de D'us se estabelece sobre esta terra. Adão e Eva foram nomeados reis deste mundo, deste planeta, e o Reino do Eterno iria ser posto sobre esta terra através desses dois seres. Ambos vão compartir a idéia de dominar este mundo. Por tanto, isto é o Reino do Eterno e foi estabelecido neste mundo através do homem e da mulher sobre esta terra. Porém este domínio que tinham Adão e Eva sobre todas as coisas neste planeta, eles perderam este domínio, perdeu este governo total que tinha sobre o planeta quando pecaram, quando desobedeceram , eles foram expulsos do Jardim do Éden (Gn. 3:24). E aqui foi quando o homem perdeu o domínio, o controle, o governo de toda a autoridade que foi dado ao principio, porque o reino não é outra coisa senão um governo. Assim que, ao perder Adão o governo sobre esta terra, lhe foi tirado neste momento o Reino do Eterno. de modo que Adão não passou na prova, e por isto o Reino do Eterno foi tirado desta terra, e se foi tirado desta terra então quer dizer que terminou, quer dizer que teve um período em que foi estabelecido e logo foi tirado. Esta foi á primeira vez.

O Reino de Deus  esteve pela segunda vez nesta terra com David e Salomão. O reinado de David e Salomão foi o Reino de Deus outra vez sobre esta terra.

Salmos 22:28  Porque o reino é do Senhor,e ele domina entre as nações.

Aqui o Salmista David esta falando e estabelecendo que o reino do Eterno se estabelecerá sobre as nações. De modo que o reino do Eterno nunca se descreve as Sagradas Escrituras como um lugar efêmero, ou paradisíaco no espaço superior flutuando sobre as nuvens como imagina os cristãos e muitas pessoas que não são Cristã. Aqui esta falando do reino do Eterno aqui no Salmo 22:28 e diz que e ele domina entre as nações, ou seja o reino de do Eterno é um governo divino, celestial que domina sobre as nações, isso é o reino do Eterno por definição segundo as Sagradas Escrituras. Em Isaías 9 falando do Messias disse o seguinte

Isaías 9:7  Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do do Senhor dos Exércitos fará isto.

Aqui esta falando do reino de David, do trono de David e diz que deste o principado a da paz não terá fim. Isso obviamente se cumprirá mais tarde, porque durante o tempo em que viveu David e Salomão, passou algo similar o que passou no princípio no Éden. 

Vejamos outro verso interessante

Obadias 1:21  E subirão salvadores ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do Senhor.

Esta passagem profética apresenta uns elementos que são muito importantes a ser considerado.
    Se estabelece que o Reino vem do Monte Sião para julgar, e este julgar no contexto das Escrituras, muitas vezes significa "Governar". Em muitos casos quando se fala de "Juízes" nas Escrituras, se fala de "governadores". Então, este "salvadores" que segundo Obadias subiram do Monte Sião, eles subiram para julgar no sentido de governar. Então, quando esses homens subam vitoriosos do Monte Sião para governar, o verso disse que "Isto é o Reino de Adonai"

Vejam que interessante, porque muitas pessoas lêem estas passagens e não analisam, não se colocam a pensar o que estes versos querem dizer, como ligam um pensamento com outro, uma frase com outra para estabelecer um pensamento coerente do que é o Reino do Eterno. muitos preferem se basear em imaginações, em pregações de pregadores que elaboram outros conceitos do Céu por exemplo, onde ensinam que a "Igreja" vai estar no céu pela eternidade flutuando pela eternidade nas nuvens tocando harpa e etc. Porém, nada disto apresenta as Sagradas Escrituras, as Escrituras apresenta o Reino do Eterno como um reino de seres humanos sobre seres humanos. Por isto disse Obadias que subirá salvadores do Monte Sião para governar e neste caso de Obadias é um lugar em particular, porém que se aplica a toda terra. Então disse: "Isto é o Reino de Adonai"



1 Crônicas 28:5  E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o SENHOR), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do SENHOR  sobre Israel.

Olhem o que está dizendo este verso, porque quantas vezes muitas pessoas lêem este verso e nunca se deram conta do que está falando. David disse que o Eterno elegeu a Salomão para se sentar no trono do reino de Deus sobre Israel... Tremenda essa passagem. Porém como é possível isso?

Salomão então se assentou no trono do reino de Ha'Shem, onde estava o reino do Eterno sobre cujo o trono se sentou Salomão? Aqui mesmo no verso nos diz: "Sobre Israel". Então, onde governou Salomão? Governou em Israel na terra de Israel que agora se chama Palestina e que antes se chamava a terra de Canaâ e depois se chamou a terra de Israel e aqui estava o reino do Criador. Então Salomão se sentou para governar sobre Israel no trono do reino de Elohim.

De modo que, o reino de Salomão e por igual o reino de David, porque Salomão foi sucessor de David e era o mesmo reino, e a isso chama as Escrituras o reino de Elohim. Então podemos concluir claramente que o reino de Deus esteve nesta terra pela segunda vez no tempo do reinado de David e Salomão.

1 Crônicas 29:23  Assim Salomão se assentou no trono do SENHOR, como rei, em lugar de Davi seu pai, e prosperou; e todo o Israel lhe obedecia.

Outra passagem tremenda. Quantas vezes tem lido este verso e muitas pessoas que usam a Bíblia, muitas vezes e não se dão conta do que esta tratando as Escrituras. Aqui disse que Salomão se sentou como rei aonde? No Trono de Elohim e não sou eu quem está dizendo é a própria Bíblia.
Então onde se assentou Salomão para governar sobre Israel era o trono de Deus e ainda diz que se assentou no lugar do seu pai David. E isto que dizer que David também se assentou no trono do Eterno, e é claro que este trono do Eterno é na terra, porque o Eterno tem seu trono no céu, porém em términos desta terra, deste mundo o trono de Elohim estava em Israel na cidade de Jerusalém e isto era o trono de David.

2 Crônicas 6:10  Assim confirmou o Senhor a sua palavra, que falou; porque eu me levantei em lugar de Davi meu pai, e me assentei sobre o trono de Israel, como o Senhor disse, e edifiquei a casa ao nome do Senhor Deus de Israel.

Aqui Salomão confirma que ele se assentou no trono de Israel, e em 1 Crônicas 29:23 isto se esclarece que este trono de Israel é o trono de Elohim onde se assentou o rei David e logo depois seu filho Salomão. Assim que estas passagens nos deixa claro e sem lugar a duvidas que, o Reino do Eterno esteve uma vez aqui nesta terra no tempo de David e Salomão, e a este reinado de David que tanto se fala, e muitos pregadores nunca falam deste reino pelo nome que as Escrituras lhe da, porque o reino de David é o Trono do Eterno

Quando nasceu o Messias se apresenta o anjo dando uma mensagem especial a sua mãe Miriam e parte desta mensagem disse o seguinte.

Lucas 1:32  Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e YHWH Poderoso lhe dará o trono de Davi, seu pai;

Então, aqui estamos vendo que o trono que se da ao Messias é o trono de David, e é interessante porque aqui não disse que ao Messias seria dado o trono do Altíssimo no céu, não disse que o Messias suplantará o Eterno como tem sucedido dentro da teologia crista, onde se ensina que o Messias suplantou onde quase não se menciona o Pai senão tudo é o Messias. Porque toda teologia crista é Jesus, Jesus, Jesus. Ou seja, que tudo gira em torno de Jesus a quem eles chamam, e tirando totalmente o Eterno da sua posição de Governante. E aqui não implica isto, aqui não disse que ao Messias lhe daria o Trono do Eterno, aqui disse que ao Messias seria dado o trono de David.

Assim que, o trono que o Eterno assinou ao Messias é o trono de David, e se já através de 1 Crônicas 28:5 e 1 Crônicas 29:23, que disse que o trono de David é o trono do Eterno. então o Messias herda este trono porém nesta terra. Porque uma coisa é o Trono do Eterno no céu e este ninguém mais pode ter senão o próprio Eterno, e outra coisa é o trono do Eterno na terra. Então o Trono do Eterno aqui na terra é o trono de David, o governo de David e isto é o que herdará o Messias. E também o trono de David e Salomão se perdeu por causa da desobediência do povo de Israel, quando Israel apostatou, quando Israel foi levado ao exílio em duas etapas. Primeiro foi Efraim (as 10 Tribos do Norte) e logo depois Judá e aí foi tirado o Reino do Eterno outra vez desta terra e porque? Porque outra vez Israel e seus governantes não passaram na prova, apostataram, se rebelaram e por isto foram levados em exílio e daí se acabou aqui na terra outra vez o Reino do Eterno pela segunda vez.

E a terceira vez que o reino de Elohim se estabeleceu nesta terra, foi quando apareceu o Messias E dizendo:

(Mateus 3:2) "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."

Mateus 9:35  E percorria o Messias todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Muitas vezes lêem essas passagens e não entendem o que aqui está dizendo, porque quando Yeshua percorria todas as cidades e aldeias de Israel ensinando o evangelho do reino, temos que esclarecer uma coisa. As vezes as traduções diminuem o impacto do sentido do texto original. Porque quando aqui fala "Pregar o evangelho" já aparenta outro sentido para quem não entendem a palavra "evangelho" que deixo aos leitores a tarefa de estudar no meu comentário de Gálatas verso por verso.  Somente Existe um Evangelho Verdadeiro

E quando o Messias estava aqui na terra em Israel, ele se colocou a anunciar as Boas Novas do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E isto quer dizer que um dos aspectos do reino é a cura de toda enfermidade e moléstias. E isto quer dizer que, quando se estabeleça finalmente o Reino do Eterno nesta terra para sempre, haverá uma campanha de cura de toda enfermidade e de toda moléstia. Então o ministério de Yeshua foi como uma prova, foi como um pequeno adianto do que vai ser o Reino do Eterno em toda sua plenitude quando o Messias pela segunda vez regresse. O Messias apareceu ensinando e proclamando a boa noticia do reino, e curando toda enfermidade e toda moléstia. E este ministério de sua obra nesta terra, constitui uma parte do Reino do Eterno

Mateus 12:28  Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.

E é de se assombrar ao ver quantas pessoas lêem esta passagem e não captam o que disse o texto. Porque esta passagem está dizendo que quando Yeshua esteve aqui na terra o reino de YHWH esteve aqui na terra outra vez


Isso não é interpretação nossa de que o reino de Elohim esteve aqui na terra com Yeshua, senão é o que exatamente o que ele mesmo disse: "logo é chegado a vós o reino de YHWH " ele não disse que este reino virá, não disse chegará, ele disse que era chagado as pessoas daquela época o Reino do Eterno. e qual é a prova que o Reino do Eterno tenha chegado? Pelo que o Messias mesmo falou:

Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Elohim, logo é chegado a vós o reino de YHWH.

Se ele expulsava os demônios pelo Espírito do Eterno? Certamente que sim. Então o tinha chegado o Reino de Elohim como Messias e com seu ministério

Lucas 17:20  E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Lucas 17:21  Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.

Tremenda essa afirmação deste Homem Yeshua, ele disse aos fariseus que o reino de Elohim está entre vós. Que dizer que com a presença de Yeshua entre os homens, esteve aqui o Reino do Criador e isto está muito claro aqui e em toda Escritura. Que dizer então que o reino do Criador consiste em um governo de um homem sobre a terra, sobre as nações e neste momento com o Messias e esta exercendo seu ministério se fez isso de maneira limitada, porque isto nos ensina que o reino de Elohim sempre teve um processo progressivo. Quando ele voltar pela segunda vez estabelecerá o reino de Seu Pai sobre esta terra e isso está ilustrado na profecia de Daniel 2 quando fala da imagem e diz nos fala de um processo progressivo, e assim o reino de Elohim com a vinda do Messias quando ele nasceu viveu e morreu com um homem foi nada mais que um começo
  

Mateus 13:41  Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.

Aqui dizendo que quando o Messias voltar e coloque seus pés sobre o Monte das Oliveiras como diz Zacarias 14, uma das primeiras obras que ele vai fazer através dos seus anjos, é tirar do seu reino todos que causam tropeço. Porque a teologia da cristandade de dizem que vem seus anjos recolher a seus justos e levam para os céus como os cristão chamam de arrebatamento, que levam aos santos aos céus e os demais ficam aqui. Porem que aqui fala ao contrario, aqui diz as Escrituras que os anjos vem do seu reino, do reino do Messias que é este mundo, tirar os que causam escândalo, diz que essas pessoas que causam o escândalo. Ou seja, os ímpios serão destruídos. E uma vez que esses ímpios sejam eliminados, então serão deixados os justos sobre esta terra.


Mateus 21:43  Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.

Isto estava sendo dito aos fariseus, porque aqueles fariseus do tempo de Yeshua, tinham por herança da Toráh o direito de governar no Reino do Eterno, porém o Messias Yeshua disse que o Reino seria tirado deles, e seria dado a uma nação que produzirá os frutos do Reino. E o que isto quer dizer? Quer dizer que este reino que seria tirado dos fariseus, seria dado a outras pessoas. Então isto prova que não se trata de um governo no céu com os anjos, se trata de um governo aqui na terra de pessoas governando sobre pessoas.

Quando as Escrituras relata a entrada triunfal de Yeshua, disse o texto que houve um clamor não inventado por eles, senão um clamor profético, um clamor que surge das profecias dos profetas da antiguidade, e aquela multidão clamava dizendo:

Marcos 11:10  Bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.  

Isto quer dizer que, quando eles viram a Yeshua entrando vitorioso como Rei em Jerusalém, eles viram nisto o cumprimento da promessa do trono de David que seria estabelecido outra vez aqui na terra. Assim que, outra vez nesta passagem do Novo Testamento, que o reino de David seria re-estabelecido nesta terra, porém neste caso representado pelo Messias Yeshua.

E o mesmo Messias deu uma explicação deste reino em Lucas.

Lucas 13:29  E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.

Veja como se descreve o reino de uma maneira tão humana, tão física, tão simples. Porque disse que virão pessoas do oriente, porém do oriente de onde? Pois desta terra obviamente e do ocidente deste planeta. Ou seja, de todas as partes deste mundo para se assentar-se a mesa no reino de Elohim. Porque Isaías capitulo 2 e outras passagem, apresenta que o Reino Messiânico do Eterno será inaugurado com um banquete muito especial. Então aqui em Lucas 13 disse que virão muitas pessoas de todas as partes do mundo, e se assentaram á mesa no reino de Elohim.

Então assentar-se a mesa é uma descrição de uma ceia, e para que uma pessoa assenta-se á mesa? Obviamente para comer. então aqui está dizendo que haverá pessoas físicas no Reino do Eterno, aqui não está falando de pessoas que estão voando no espaço sideral, de pessoas flutuando no céu, aqui está falando de pessoas físicas que se assentam á mesa para comer no Reino de Elohim. Então, o que mais queremos? Porque aqui está descrevendo o Reino de D-us como um governo físico e literal nesta terra, esta terra que tem ocidente e oriente, norte e sul, e neste reino e nesta mesa imensa haverá pessoas aí para comer e beber.

E isto de "comer e beber" nos lembra outro verso em Lucas

Lucas 22:18  Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.

Yeshua bebeu do fruto da vide naquela noite da ultima ceia da Páscoa que ele teve com seus discípulos. Ali ele bebeu o fruto da vide e comeu pão sem fermento. Porém ele aqui disse "Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus" E isto quer dizer que, quando venha o Reino do Eterno ele voltará a beber do fruto da vide. Então outra vez esta passagem não está nos descrevendo um reino no céu, aqui está falando de um reino físico, literal aqui nesta terra.

Por tanto, o Reino do Eterno será um reino físico, literal nesta terra onde se comerá e se beberá. Porque de outro modo, estas palavras não teriam sentido. Por tanto, concluído, quero resumir dizendo que, antes de estudar a fundo todo o que será este reino que estaremos analisamos nos próximos estudos, temos que entender que o Reino de Deus não se trata de uma questão em que estaremos flutuando no espaço infinito, como os anjos, senão que se trata de um governo físico e literal aqui na terra. Então, uma vez que entendamos isto, então estaremos preparados para entender todas e tremendas abundantes profecias nas Escrituras a respeito do Reino Vindouro.

Marlon....



Nenhum comentário:

Postar um comentário