terça-feira, 21 de maio de 2013

O Filho Pródigo deve Regressar



A igreja cristã não conhece o significado da palavra "Pródigo" porque se perguntamos a muitos grupos cristãos o significado da palavra "Pródigo" muito pouco sabem, então o que significa "prodigar" ? Filho Pródigo significa "Filho gastador, o Filho que desperdício" e geralmente se entende o Filho Pródigo como alguém que sai, porém é literalmente alguém que desperdício, que gastou. Então a história como todo mundo já sabe de um Pai que tinha dois filhos, e o menor deles pediu a seu Pai a sua parte da herança para ir embora da casa do seu Pai, e o Pai com dor no coração entregou a parte da herança deste filho menor, e este filho se foi com suas amizades, gastou toda sua herança vivendo perdidamente e quando acabou sua herança seus amigos já não queria mais estar com ele, e neste momento sem dinheiro sentiu fome e foi em busca de trabalho e conseguiu um para cuidar de porcos e chegou um momento em que ele queria se alimentar-se do que os porcos comiam.


Quando ele estava nesta condição comendo os alimentos dos porcosdisse as Escrituras que ele caiu em si e disse: Na casa do meu Pai á abundância de pão, lá meu pai tem jornaleiros que tem abundância de pão e eu aqui padeço de fome. Então, sendo filho de um homem rico eu estou aqui passando fome, e neste momento ele pensou em voltar á casa do meu pai e lhe direi que já não sou digno de que ele me receba como seu filho, mais que pelo menos me receba como um dos seus trabalhadores porque não sou digno de voltar como seu filho.

Também disse o relato de Hilel (Lucas) que quando seu pai o avistou de longe começou a correr ao encontro dele, e o interessante aqui é que o Pai não o esperou chegar senão que correu ao encontro dele. Dentro de toda mentalidade Grego-Romana se pensava que um chefe de família, que um líder não podia humilhar-se, não podia se rebaixar a correr, ou seja, que jamais um chefe, uma pessoa de autoridade podia andar correndo porque segundo a filosofia Grega-Romana andar correndo era sinônimo de baixa estima, de uma pessoa de classe social baixa. E nesta cultura que se pensava isto disse o relato de Lucas que o Pai não se importou com isto e correu para receber a seu filho, e neste momento o filho pródigo disse pai tenho pecado contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho, porém mim aceita ao menos como um dos teus trabalhadores, e o pai lhe disse não tu és meu filho. E neste momento o pai mandou fazer uma roupa nova, lhe deu um anel como símbolo de que esta recuperando toda a herança e mandou fazer um banquete pelo regresso do seu filho menor. Então geralmente ai se termina a história porque o ênfase é o regresso do filho pródigo, porém quando o Messias contou esta história ele contou a quem? Aos lideres religiosos, aos fariseus que estavam questionando o porque Yeshua estava comendo e bebendo entre publicanos e pecadores e pessoas não religiosas, então Yeshua contou esta história aos lideres religiosos. 

Também existe um personagem neste relato do filho pródigo que geralmente se passa por alto porém é um personagem muito importante, quem é este? O irmão maior, o irmão maior que quando viu o irmão menor regressando, quando viu a festa que seu pai tinha preparado o filho maior não gostou, e ele foi perguntar o que estava se passando e lhe disseram: teu irmão regressou e teu pai mandou fazer esta festa, então o filho maior não queria entrar, e seu pai manda perguntar por ele, filho porque não entra e ele disse: Meu pai, todo o tempo eu tenho estado contigo, tenho te servido e tu nunca me fizeste uma comida para estar com meus amigos e este teu filho um perdido, que se foi e gastou toda herança regressa e fazes uma festa, e o que disse o Pai? Filho tu sempre tem estado comigo, porém este teu irmão se foi, este teu irmão estava morto e reviveu, e isto é motivo de festa.











E eu creio que quando nós escutamos esta história pela primeira vez nos 
identificamos com o filho pródigo, como aquele que se separou do Criador, que gastou a herança e que um dia o Eterno em sua misericórdia nos chama para voltar a casa. Porém esta história teu um conteúdo espiritual muito forte e muito profundo, e sem duvidas foi o instrumento pelo qual o Criador tem trazido a fé a muitas pessoas ao redor do mundo.

Existe um aspecto do filho pródigo que se conhece muito pouco que é muito mais profundo que a história emocional que vemos relatado no livro de Hilel (Lucas) 15, e existe uma história que hoje nos vai ajudar a entender como o Pai nos abraçou mesmo quando estávamos longe e normalmente se ver isto como o final da história, porém o final da história é quando o filho pródigo entrou na casa e voltou a ser parte da família, isto é o final da história. A parábola do Filho Prodigo é a história de toda a Bíblia, e hoje através deste estudo o Espírito do Criador vai fazer aqueles que se sentem longe, aqueles que se sente indignos de serem chamados de filhos, o Criador vai fazer outra vez você nesta situação ser parte novamente da família.

O filho pródigo teve que recorrer um caminho para chegar em casa, ele teve que voltar e de acordo ao profeta Jeremias quando o povo de Judá se tinha distanciado da Toráh, o profeta Jeremias fez um chamado para eles voltar as veredas antigas, voltar as veredas que andaram seus pais, Abraão, Isaque, Jacó. E por ultimo o profeta Malaquias no ultimo capitulo de sua profecia disse que antes que venha o dia do Soberano, o Criador enviará um profeta, o profeta Eliyahu (Elias) e qual vai ser o anuncio do profeta Elias? Para que vai vir o profeta Elias? Qual é a mensagem que vai trazer o profeta Elias de acordo com a profecia do profeta Malaquias? Diz no capitulo 4 que ele fará voltar o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que o Criador não venha e fira a terra com maldição.

E estou seguro que a profecia de Elias estar a ponto de começar. Desde a perspectiva hebreia quem são os pais? Quem representa os pais? Quando os discípulos quando os profetas falam nossos pais de quem estavam falando? De Abraão, de Isaque e de Jacó. Então o mesmo que Elias fez na sua primeira missão que foi chamar o povo ao arrependimento a nação de Yisrael que tinha se separado de Elohim e estavam adorando os ídolos das nações, e Elias fez um chamado a nação de Yisrael para que voltassem seus corações ao Elohim de Yisrael. Da mesma maneira, a missão de Elias nos últimos tempos será fazer voltar o corações dos filhos aos pais, Avraham, Isaque e Jacó..

A igreja cristã tem ensinado que a "igreja são" filhos espirituais de Abraão pela fé, ou seja, eles dizem que tem a fé de Abraão e por isto são filhos de Abraão. Que implicações teríamos para nossas vidas se hoje eu mostrasse que nós não somente somos filhos espirituais de Abraão mais que somos filhos biológicos de Abraão, e não vou dizer eu e sim com as Escrituras que se nós pertencemos ao Mashiach certamente linhagem de Abraão somos e herdeiros da promessa. A palavra (linhagem) no grego é a palavra (esperma). O que aconteceria se descobríssemos que nada mais somos não filhos espirituais de Abraão, senão somos filhos biológicos de Abraão? Que implicações teria isto para você que esta lendo este artigo? Que implicações teria isto para tua fé e para com a relação com o povo de Yisrael? Então vamos pedir ao Pai que através das Escrituras o Criador nos mostre a mensagem que o apostolo Paulo chamou (mistério) que tinha estado oculto e que tinha que ser revelado nos últimos tempos.

O profeta Obadias profetizou aos descendentes de Esaú, porque quando Rebeca estava grávida e ela orou, o Criador lhe mostrou que no seu ventre tinha dois povos, duas nações, e lhe disse que o maior serviria ao menor, e no seu ventre estava Jacó e Esaú. Porém houve um momento em que Jaco tomou a primogenitura por meio de uma negociação com Esaú e a partir daí  tomou um ressentimento muito forte contra Jacó. E de acordo com a historia os descendentes de Esaú na Babilônia, eles se uniram aos babilônicos contra a casa de Judá. Quando os babilônicos levaram cativo o povo judeu os descendentes de Esaú que eram irmãos de Jacó se uniram aos babilônicos. E por isto o profeta Obadias se levanta para julgar a maldade de Esaú e diz que ele não deveria ter feito isto porque eram irmãos, e se uniste a Babilônia. Então o profeta Obadias profetiza juízo contra os descendentes de Esaú e durante a historia com quem se misturaram os descendentes de Esaú? O rei Herodes era descendente de Esaú, e atualmente quem é Esaú? Esaú são as nações Cristãs, Esaú são o Cristianismo, e porque Esaú rejeitou a primogenitura

Porque preferiu se associar ao mundo, porém Jaco foi alguém que buscou, buscou a primogenitura. Então se nós analisarmos a historia do catolicismo com seus acordos com os descendentes de Jacó, ou seja qual é o trado da igreja católica com os descendentes de Jaco? É uma história muito triste, porque desde o ano 70 depois do Messias o Império Romano começo a estar em guerra continua com o povo de Yisrael, quando destruíram o Templo no ano 70 e levaram cativos os judeus, depois no ano 132 fizeram as guerras finais e no ano 135 terminaram de arrasar toda terra da Judeia. E finalmente o Império Romano contra o povo judeu tem seu ódio e tem como objetivo apagar do mapa sua descendência, decidiram mudar o nome da terra de Yisrael colocando o nome "Palestina" em honra aos antigos inimigos de Yisrael os filisteus, mudaram o nome da cidade de Jerusalém e colocaram (Áelia Capitolina) que era uma cidade construída pelo Imperador Adriano no ano 131, colocaram ai ídolos e começou o período da Diáspora em que atualmente se encontra o povo judeu, porque esta dispersão atualmente do povo judeu causada por Roma os judeus chamam de (Exílio de Esaú) o Exílio de Roma porque? Porque foi causado por Roma.

Por dois mil anos o povo judeu esteve dispersos entre as nações, entre as cruzadas, nos tempos das inquisições. O povo judeu andavam de lugar em lugar tentando buscar um lugar aonde viver, porém sempre foram perseguidos e sobre tudo por uma religião que surgi no 4 século o Catolicismo Romano que desde de seu inicio trata de se desligar-se totalmente de qualquer pratica que tenha a ver com o judaísmo, propaga um ensinamento anti-semita que ensina que o povo judeu tem sido rejeitado porque mataram a Deus, e a partir desde momento começa uma perseguição que dura séculos.

Depois da chamada Reforma Protestante, depois do século 17 com os reformadores como Martinho Lutero que surge do catolicismo, como Calvino e muitos outros reformadores que estão se desligando do papado porém que continuaram com seus dogmas católicos e anti-semitas, porque o que causou a Hitle massacrar os judeus no holocausto foi literatura de Martinho Lutero, e toda esta perseguição de séculos tem chegado até nossos dias.

Tem um grupo por ai denominados de "Hebreus Isralitas" que tratam de dizer que o holocausto nunca existiu. E neste dias o primeiro ministro de Yisrael Netanyahu apresentou um discurso histórico ás nações unidas, e um dia antes do seu discurso quem estava falando foi o presidente do Irã, e este presidente do Irã está continuamente dizendo que o holocausto é uma mentira, que nunca existiu e que o povo judeu tem que ser destruído e que ele esta comprometido a tirar da face da terra o povo judeu. Já no dia seguinte no mesmo palco estava o primeiro ministro de Yisrael Netanyahu e mostrou um documento firmado pelos principais lideres do governo Nazi na Alemanha principalmente por Hitler, então Netanyahu disse que queria mostrar ao mundo que este documento  firmado pelo governo Nazi que mataram a meu povo, e disse o Ministro de Yisrael que ele queria mostrar ao presidente do Irã e a todos que estavam ali escudando ele mostrou este documento para perguntar a todos se era mentira, mostrou os planos dos campos de concentrações e fez uma pergunta se isto era mentira, Netanyahu também disse que Barak Obama esteve em um campo de concentração para lamentar o ocorrido ao judeus e disse que eu quero perguntar ao presidente do Irã se Barak Obama é um mentiroso, e o ministro falou tudo sobre a história.

O triste é que na Inglaterra já proibindo as escolas ensinarem o holocausto para não ofender a religião Islâmica. Se a menos de 100 anos aconteceu isto e já estão querendo que se esqueçam, o que será com a história muito menos conhecida? Que é a Inquisição, e disto é o que fala o profeta Obadias e a inquisião aconteceu a mais de 400 anos

Porque o dia de YHWH está perto, sobre todos os gentios; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua recompensa voltará sobre a tua cabeça. Obadias 1:15

Este é o juízo que o Eterno está emitindo contra Esaú, sobre Edom, sobre os descendentes de Edom

Porque, como vós bebestes no meu santo monte, assim beberão também de contínuo todos os gentios; beberão, e sorverão, e serão como se nunca tivessem sido. Obadias 1:16

Mas no monte Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades. Obadias 1:17

14 de Maio de 1948 isto começou a acontecer, o profeta Isaías fez uma pergunta no Capitulo 66:8 do seu livro:

Nascerá uma nação em um só dia? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos. Isaías 66:8

Em um dia contra tudo e todos, nunca existiu tal coisa que uma nação sem terra, exilados voltem a surgir como nação, isto é um milagre. Nunca aconteceu que um idioma como o hebreu que ficou escondido por séculos voltasse a ressurgir como o idioma da nação de Yisrael. David Ben Gurion disse que uma pessoa que estuda a história de Yisrael que seja Ateia não é uma pessoa realista, e porque? Porque quando se conhece a história de Yisrael a pessoa não pode duvidar que exista um Criador que criou os céus e a terra, que é um Criador que fez um pacto com Yisrael e que colocou a Yisrael como luz para as nações.

Veja que curioso diz Obadias 

E a casa de Jacó será fogo, e a casa de José uma chama, e a casa de Esaú palha; e se acenderão contra eles, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque YHWH o falou. Obadias 1:18

Aqui diz que a "casa de José será uma chama, e a casa de Esaú será palha". Trate de colocar palha no fogo que o fogo se queima rapidinho.
O verso 19 tem a ver conosco

E os de Neguev (sul) possuirão o monte de Esaú, e os das planícies, os filisteus; possuirão também os campos de Efraim, e os campos de Samaria; e Benjamim possuirá a Gileade. Obadias 1:19

Isto é um milagre, porque atualmente o que se esta negociando com os palestinos é nada menos que os territórios de Samaria, que obrigaram que parem as construções Yisraelitas é o território de Samaria e que Yisrael seda este território aos palestinos, porém aqui a profecia disse que este território será mais uma vez tomado pelos descendentes de Jacó

Verso 20 é aonde entra a história mais fascinante com a qual nós temos a ver

E os cativos deste exército, dos filhos de Israel, possuirão os cananeus, até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades de Neguev. (sul) Obadias 1:20

Aonde é Sefarade? Espanha, Judeus Sefaradi. 60 % do território de Yisrael atualmente é o deserto de Neguev, não tem nada neste território, porém porque esta deserto Neguev? O que está esperando o deserto de Neguev? Que regressem os cativos de Jerusalém que estão em Sefarade

E subirão salvadores ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será de YHWH. Obadias 1:21

Todos nós que oramos todos os dias a oração do Pai nosso dizendo Pai que estas no céus santificado seja o teu Nome, venha o teu reino

E segundo esta profecia de Obadias o que tem que acontecer para que o reino seja do Eterno? Os cativos de Jerusalém que estão em Sefarade tem que regressar a Neguev. Então a pergunta é: Aonde estão? Quem são estes? Quem são os cativos de Jerusalém que estão em Sefarade? O templo foi destruído no ano 70 depois do Messias, e os romanos levaram aos cativos de Jerusalém, porém levaram eles para onde? Foram levados as nações, foram viver como escravos nos mercados na Europa, porém muitos séculos se passaram e por isto se chamam de Judeus errantes porque viveram de lugar em lugar, uns foram para África, outros foram para região da Europa, e em todas as partes.

Porém, um dos mais importantes centros de comunidades judaicas na Europa durante muitos séculos quando surge a religião islâmica no século 7, um dos lugares de maior crescimento e de maior propriedades das comunidades judaicas foi nada menos que a comunidade de Sefarade na Espanha. Incluso na época depois do Messias, na época do apostolo Paulo o próprio Paulo já tinha a intenção de visitar a Espanha, e na carta ao Romanos ele disse que antes de passar pela Espanha ele queria passar por Roma, e porque ele queria ir a Espanha? Porque existia uma comunidade judaica muito importante na Espanha.

Porém a profecia de Obadias nos fala do fim dos tempos, porém o que se passou aos cativos de Jerusalém que foram levados a Sefarade? O que passou depois com os judeus que viviam na Espanha? O que aconteceu em 12 de Outubro de 1492 que normalmente não se conhece nos livros de história? Em 12 de Outubro de 1492 foi dado um edito que expulsavam os judeus da Espanha, e quando agente examina a história desde a perspectiva da profecia nos vamos dar conta de que tudo que se passa na história tem a ver com o povo de Yisrael porque? Porque não tem nada que aconteça neste mundo que não tem relação com os filhos de Abraão. O Eterno abriu caminhos em outros continentes para seus cativos que estavam sendo perseguidos pela igreja católica.

A rainha católica Isabel, o rei Fernando seguindo um conselho de um monge muito malvado, já que nesta época os judeus tinham se tornados os banqueiro e com a intenção de tomarem seus bens como sempre tem acontecido, foram expulsos da Espanha e começa a inquisição. Porem aonde tem que ir todos estes judeus, começa a aparecer um escape para o povo de Yisrael e porque? Porque tinha que se cumprir uma profecia e qual é este profecia? Que o povo de Yisrael deveria ser espalhado em todas as nações.

Um dos maiores mistério de toda a Bíblia e que é a coluna vertebral de toda a Bíblia, porque se não se entende isto, se não entende o plano que Elohim tem para descendência de Yisrael, a pessoa não vai entender em absoluto do que se trata a Bíblia.

Em 1492 sai Cristóvão Colombo com as três caravelas, levando os delinquentes e já vão entendendo desde já quem eram considerados os delinquentes, os ladrões, eram os judeus. Chegam ao México e se estabelecem com o propósito de fugir da inquisição, com um propósito de começar de novo. E o México começa a ser colonizado por judeus, e eles colocam apelidos para não se esquecerem de onde tinham saído Eretz Yisrael e muitos deles colocam apelidos com Eretz, Sanches, Chaves, para lembrar-se de onde tinha saído. E quando chegam no México eles começam a prosperar outra vez por causa da promessa do Eterno, então chega no México também a Santa e demoníaca Inquisição, e começam as fogueiras e toda classe de tortura em nome de Jesus se torturavam os judaizantes. A perseguição era tanto que muitos decidiram se converter, porque a opção era ou se converte ao Cristianismo ou morre queimado, a cruz ou a fogueira.

Então muitos decidiram deixar de lutar, decidiram se converter de maneira externa porém seguiam guardando seus costumes judaicos em secreto, e a este judeus se chamaram de os criptos judeus ou os Judeus Anussim que significa (forçados) também eram chamados de Marranos porque uma das provas para saber se eram ou não eram era comer porco e assim foi a história.
Porem chegou um momento que este secreto que se guardou tão bem que o secreto foi esquecido, e todo mundo se converteu em bons católicos e daí começam a serem protestantes e o catolicismo começa a entrar numa crise, porém tudo isto é um tempo de reforma de todas as coisas. Então Obadias disse:

Os cativos de Neguev subirão salvadores ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será de YHWH. Obadias 1:21

E isto aconteceu em 14 de maio de 1948 depois de séculos de perseguição finalmente as nações unidas votam pelo estabelecimento do Estado de Yisrael aonde durantes séculos os judeus dispersos perseguidos pela sua fé voltam para esta terra para viverem sua fé livremente sem medo de serem perseguidos.

A minha pergunta é: O que tem a ver tudo isto com agente? Tudo isto tem a ver com a história do filho pródigo, com o Messias e com cada um de nós. Este é o tema central das Escrituras, porque desde de Gênesis a Apocalipse fala de uma história de uma família, da história de Abraão começando do capitulo 12 de Gênesis e em que conclui o livro de Apocalipse? No momento em que diz que descia a Jerusalém celestial e este cidade celestial tem 12 portas para entrar, e cada uma dessas 12 portas por onde vai entrar todos os redimidos das nações quais nomes tem cada uma dessas 12 portas? O nome de cada uma das 12 tribos de Yisrael, então se um de nós vamos entrar por uma das 12 portas então vamos entrar por uma das 12 tribos de Yisrael do qual pertencíamos.

O livro de Gênesis do capitulo primeiro ao 11 é somente uma introdução para que saibamos de onde vem Abraão, de onde vem sua família e aparti do capitulo 12 de Gênesis até Apocalipse é somente o tema da história de Abraão. E o que significa Abraão? Porque lhe deu este nome? Porque Abraão significa Pai de nações, ou pai de países e porque? Porque o Eterno lhe fez uma promessa, sai de Ur dos Caldeus, sai da falsa religiosidade, sai das doutrinas pagãs, dos deuses das nações e vou fazer de ti uma grande nação, te abençoarei, e abençoarei os que te abençoares, e amaldiçoarei os que te amaldiçoares, e serão benditas em ti todas as famílias da terra.

O interessante aqui é que no texto hebraico agente ler "benibrechu" e "benibrechu" vem da palavra "brachá" uma benção em especial, e isto significa "enxertados em" e isto quer dizer esta palavra "benibrechu"quer dizer que está benção será enxertada em "kol mishpechot ha'adamah" todas as famílias da terra serão "benibrechu" enxertadas em Yisrael. Uma das maravilhas do hebraico e que podemos compreender de maneira literal as riquezas do plano do Eterno.

No capitulo 15 o Eterno faz uma promessa para eles contra as estrelas para ver se ele podia contar, como ele não podia contra o Criador lhe disse que assim seria sua descendência, e a palavra descendência em hebraico é a palavra zerah que significa esperma. Desde ai poderíamos deixar de crer na Bíblia ou crer na Bíblia com certas duvidas e porque? Porque a pergunta que vou fazer agora é: Quem de todos nós temos a segurança em dizer que biologicamente somos descendente de Abraão Isaque e Jacó? 

Quem hoje em dia pode assegurar-se com todas as letras que é descendente biológico de Abraão? Porque de Abraão depois se formou as 12 tribos, porém depois destas 12 tribos somente ficou as tribos do sul que é a tribo de Judá e por isto que atualmente se chama o povo judeu e porque? Porque o remanescente que ficou foi o povo judeu.

A pergunta é: Será que o povo judeu que são ao redor de 14 milhões no mundo comparado com os  6,5 seis bilhões e meio de habitante na terra? Será que estes 14 milhões de judeus são o cumprimento da promessa feita a Abraão de que a zerah (esperma) semente como as estrelas do céu por via de Isaque? Será que é somente este 14 milhões? Ou não acreditamos na Bíblia, ou esses descendentes de Abraão estão em alguma parte escondidos? Este é o mistério que falou o apostolo Paulo.

Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu YHWH a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Elohim Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Elohim com ele, dizendo; Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; Gênesis 17:1-5

A palavra (nações) é a palavra Goyim. No verso 6 é um verso importante saber porque neste verso está contido as palavras do ministério do apóstolo Paulo

E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti; Gênesis 17:6

Duas palavras chaves neste verso (nações) e (reis). E esta é a promessa que YHWH deu a Abraão, e imagine a impressão para um homem de 99 anos com uma esposa estéril e sem um só filho, e é ai aonde Elohim vai manifestar o milagre porque? Porque o Nome Yisrael começa com a letra mais pequena do hebraico a letra Yod (י) e termina com a letra mais grande do hebraico a letra Lamed (ל) O inicio de Yisrael é muito pequeno, porém o fim será o mais grande de toda a terra, a semente de Abraão vai cobrir toda a terra. Elohim tem uma carta debaixo da manga que quando as nações vejam isto dirão: Ele é o Elohim de Yisrael, o "Deus" verdadeiro.

Como o Eterno cumpriria esta promessa? Abraão tem um filho chamado Isaque, e o nome Yitzchak em hebreu é o verbo rir no futuro, então Yitzchak significa (sorrirá). Então quando Elohim ver o cumprimento da promessa de Abraão com Isaque que se multiplicará, Elohim sorrirá, se gozará quando veja a multiplicação. Porém o que tem que acontecer antes do cumprimento da promessa? Elohim tem que ensinar a Abraão o principio de semear e da colheita, ele precisa aprender para Elohim ter uma grande colheita primeiro tem que plantar, semear.

Então, o Eterno diz a Abrão para ele pegar o filho que ele ama e leva ao Monte Moryah que vem da palavra Moréh (Mestre) e neste monte Elohim vai ensinar algo a Abraão porém leva teu filho ao monte do ensinamento. E ai nós vemos um pai levando seu filho, e o filho levando a madeira subindo ao Monte Moryah pronto para ser sacrificado. E quando chega Isaque neste lugar ele preparou tudo, a lenha, o fogo e disse: Pai esta tudo pronto, a lenha, o fogo porém não esta faltando algo? Aonde estar o cordeiro do sacrifício? E Abraão lhe disse, Elohim Proverá. E neste momento Isaque se deixou ser preso, ser amarrado e ele podia sair correndo, porém os méritos de Isaque foi deixar ser atado voluntariamente porque ele creu que o Criador iria lhe ressuscitar. Da mesma maneira Abraão sabia que Elohim teria que ressuscita-lo e porque? Porque como Elohim iria cumprir a promessa. E neste momento apareceu um carneiro e este carneiro foi que substitui a Isaque. E por isto, por Abraão ter obedecido ele foi abençoado e sua descendência foi multiplicada e porque? Porque Abraão tinha entendido o conceito de semear e da colheita porque  se o grão de trigo cai em terre a morre não pode produzir frutos.

Depois de uns anos esta promessa foi transferida a Isaque e depois Isaque a transfere a Jacó, e depois a quem Jaco passa a promessa da primogenitura? Como se chama o filho de Jaco que vai cumprir o propósito da primogenitura? Yosef, e o nome Yosef vem do verbo hebreu liosif que significa acrescentar, Yosef significa acrescentará e porque? Porque através de Yosef Elohim vai cumprir a profecia de que a descendência de Avraham será como as estrelas do céu , porém o mistério é como será feito isto. Os irmãos de Yosef ficam contra ele, o vendem, Yosef é levado ao Egito e no Egito Yosef se faz famoso entre os gentios.

Por isto no judaísmo se ensina algo muito interessante acerca do Mashiach.  O Messias Ben (Filho) Yosef e o Messias Ben David, porém o tema do Messias Ben Yosef é muito pouco comentado no judaísmo, porem o tema do Messias Ben Yosef se conhece como um Messias tipo José que viveu no Egito. 


 O tema do Messias Ben Yosef  é muito pouco comentado no judaísmo, porém o tema do Mashiach Ben Yosef se conhece como um Messias tipo de Yosef.  O Messias Ben Yosef alguém que será desprezado, alguém que não vai ser identificado. O judaísmo o chama do Messias leproso, o Messias que vai ser rejeitado . também se fala do Messias Ben David, do Messias que vai reinar sobre a Casa de Yisrael e sobre o mundo inteiro.

Então Yosef é levado ao Egito e lá ele se faz muito famoso entre os gentios, ele recebem um nome que implica que ele Yosef é o pão da vida porque? Porque ele foi encarregado de suprir pão a todo mundo, e com toda esta fama com os gentios entre seus irmão Yosef é praticamente desconhecido, porque quando seus irmão vão ao Egito comprar pão Yosef aparece diante deles porém não lhes fala diretamente mais fala a traves de tradutores, e seus irmãos o veem como um gentio, como um egípcio . Porém chega um ponto da historia em que Yosef já não aguenta mais, cai em pranto e tira todos do lugar de onde estão e ficam somente ele e seus irmãos. E aqui vem outro mistério que eu creio no meu coração.

Eu creio que quem vai dar a conhecer o Mashiach ben Yosef ao povo judeu é o próprio Messias Ben Yosef, o Messias Ben David. As vezes se faz muito esforço para tratar de convencer ao povo judeu, porém eu creio que isto quem vai fazer é o próprio Messias sozinho entre eles, e eles olharam aquele aquém eles transpassaram e chorarão. Eu vejo esta cena aonde Yosef fica sozinho com seus irmãos e tira toda a veste egípcia, assim será quando Yeshua retirar a túnica Grego-Romana e deixe de parecer como uma estrela de Hollywood, de olhos azuis, barba cortadinha e tire toda estas aparências e mostre que Ele é o Rei dos Judeus e diga: Eu sou seu irmão aquém vocês venderam.

Como ficaram os irmãos de Yosef neste momento? Em choque, e ele disse vocês pensaram mal, porém Elohim fez isto comigo porque Ele tinha um propósito de salvar a muitos povos, e daí vem a reconciliação, Yosef manda buscar Jacó, e Jacó vem morar no Egito. Quando Jacó chega Yosef lhe apresenta seus dois filhos nascidos no exílio. O primeiro filho chamado Menasher ( YHWH me fez esquecer) e o segundo filho Efraim e o que significa Efraim? Efraim significa (Frutiféro) e lhe apresenta Yosef a seu pai e Jacó disse que não pensava que veria ele outra vez, porém agora vejo e a teus filhos eu vou adota-los como meus filhos, meu nome Yisrael estará sobre ele. Jacó já não enxergava muito bem e neste momento colocou as mãos sobre eles porém cruzou as mãos, sobre Efraim colocou a mão direita e sobre Manassés pôs a mão esquerda, porém a primogenitura por direito é sobre o maior e Efraim era o menor e daqui agente vai começar a entender a relação com o filho prodigo que era o menor.

José lhe disse não meu pai este é o menor e  Jacó lhe disse eu seu meu filho, também Manasses será uma grande nação, porém sobre este, sobre Efraim  se cumprirá a promessa, dele descenderá nações. Então em Gênesis 48 vamos entender o porque do símbolo por excelência do cristianismo aparte da cruz obviamente. Porque os apóstolos usavam um símbolo, nas catacumbas em Yisrael encontraram estes símbolos, o símbolo do peixe, e porque os discípulos usavam peixes como símbolos? O que sabiam eles que nós não sabemos? Porque Yeshua escolheu pescadores como discípulos para ir a pescar homens? Qual é a simbologia disto ?

E abençoou a José, e disse: O Deus em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia; O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.  Gênesis 48:15-16

Esta palavras aqui quando disse: "multipliquem-se" em hebraico se diz dagu e porque disse Dagu? Porque o verbo Dar em hebraico é peixe" e porque multipliquem-se se traduziu como peixe? porque esta é a ideia do peixe que tem muitos filhos. Então o conceito por trás do hebraico é que a descendência de Efraim tem que ser como os peixes, tem que se multiplicar. Daqui já começamos a entender porque muitos milagres do Messias teve a ver com peixes, como por exemplo a pesca milagrosa, os 153 peixes tem um significado impressionante. Os pescadores enviados que agora são pescadores de homens. Jeremias 16 disse:

Portanto, eis que dias vêm, diz YHWH, em que nunca mais se dirá: Vive YHWH, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito. Mas: Vive YHWH, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus pais . Jeremias 16:14-15

Eis que mandarei muitos pescadores, diz YHWH, os quais os pescarão; e depois enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão de sobre todo o monte, e de sobre todo o outeiro, e até das fendas das rochas. Jeremias 16:16

De acordo com esta profecia o primeiro êxodo foi uma antecipação do segundo êxodo, porque o segundo êxodo será maior que o êxodo do Egito, será de todas as nações. O verso 16 disse:

Eis que mandarei muitos pescadores, diz YHWH, os quais os pescarão; e depois enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão de sobre todo o monte, e de sobre todo o outeiro, e até das fendas das rochas. Jeremias 16:16

Antes da Grande Tribulação, antes da Angustia de Jacó haverá uma grande pesca, porque os profetas e no Novo Testamento falam que haverá um antissemitismo como nunca houve antes e este antissemitismo já chegou em nossos dias, porem também depois da guerra de Gaza que promoveu um grande antissemitismo também esta acontecendo uma grande pesca dos exilados das 12 tribos de Yisrael. Então, não esqueçamos da promessa feita a Abraão que dele sairiam reis e nações. Gênesis 48:17

Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés. E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça. Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor (o filho prodigo) será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações. Gênesis 48:17-19

"..e a sua descendência será uma multidão de nações" no hebraico disse "Melo hagoyim" e "Melo" vem do verbo "le'male" que significa "encher" ou seja, da descendência de Efraim vai encher as nações, os países vão estar cheios da semente de Efraim. A pergunta é: como se cumpriu isto? O que se passou com a descendência de Efraim? O que aconteceu quando morreu Jacó e termina o livro de Gênesis com a morte de José. Os irmãos de José saem do Egito rumo a terra prometida e daí começa o período dos juízes de Yisrael. Depois dos juízes o povo de Yisrael pedem um rei e surge o período da monarquia em Yisrael.

O primeiro rei de Yisrael foi Saul, o segundo rei de Yisrael foi David, e no momento em que David estar reinando ele consolida as 12 tribos e David reina sobre as 12 tribos. David é o protótipo e o antecipo do reino do Messias. Porém qual foi a promessa e o pacto que Elohim faz a David? Que da descendência de David levantaria Um cujo reino não terá fim, um reino eterno, um reino de paz, um reino que governará todas as nações, e disse somente isto; tens que andar somente em meus caminhos, nos meus mandamentos.
Depois do reinado de David quem vem? Salomão o filho de David herda o trono, porém o que é que faz Salomão? Ele controla as 12 tribos porém ele começa a se casar com várias mulheres, começa a colocar ídolos em Jerusalém, começa a se separar seu coração do Elohim de Avraham Isaque e Jacó, e Elohim lhe envia profetas dizendo que porque ele se apartou e não andou nos caminhos do seu pai David vai tirar o reino da mão dele e vai deixar duas tribos com ele e 10 tribos será dado a Jeroboão que era descendente nada menos que de Efraim.

Este Jeroboão reina sobre as 10 tribos de Yisrael, e Salomão cuida em recuperar estas 10 tribos porém Elohim lhe envia um profeta dizendo-lhe: Não faça isto, porque quem fez isto fui Eu, isto é um plano que eu tenho, não pelejes contra teus irmãos porque eu separei a nação de Yisrael. Um grande erro que as pessoas falam da historia de Yisrael e não conhecem o plano de Elohim para Yisrael e para o mundo porque não conhecem a história das 12 tribos. Porque na realidade no momento em que se separa as 12 tribos e se converte as 10 Tribos do Norte e as Duas Tribos do Sul com Judá e Benjamim, e a parti deste momento na história Bíblia os profetas passam a chamar a Casa de Yisrael ou a Casa de Efraim se chama o Reino do Norte e a casa de Judá se chama o Reino do sul. E por isto é muito importante saber porque senão não vamos entender os profetas, porque muitas vezes os profetas falam a Casa de Yisrael e muitas vezes podemos pensar que estão falando de toda a nação de Yisrael, não, eles estão se referindo as 10 Tribos do Norte, e Casa de David ou Casa de Judá são as Duas Tribos do Sul.

Então, isto acontece ao redor do ano 980 aonde se separam as tribos, então Jeroboão é o primeiro a começar a pregar contra o Judaísmo e porque? Porque a religião de Judá esta fundamentada no Templo em Jerusalém, e de acordo com a Toráh todo Yisraelita maior de 20 anos tinha que subir três vezes ao ano ao Templo em Jerusalém para celebrar a festa da "Páscoa", a festa de Pentecoste e a celebrar a festa das Cabanas. Porem a Jeroboão lhe dar temor que estas 10 Tribos saiam do céu território, e Jeroboão decide colocar uma nova religião para as 10 Tribos do Norte e decide colocar um bezerro de ouro no Sul e um bezerro de ouro no Norte, colocou sacerdotes para o serviço e muda as festas e o calendário das festas que Elohim tinha revelado a Moisés.

Então Jeroboão disse aos Yisraelitas para não irem a Jerusalém, já não judaízem-se. Então ele forma uma espécie de sincretismo religioso entre o que que foi dado a Moshe e as ideias de Jeroboão. Então, Elohim envia profetas a  Jeroboão para lhe dizer que ele não faça isto, porque se ele fizer o Criador vai julgar o reino do norte, ou seja, por pouco mais de 200 anos Elohim teve enviando profetas a Jeroboão, porém por ultimo Elohim manda um ultimato através de um profeta chamado Hoshea (Oseias) e este profetas Oséias disse a Jeroboão que tinha chegado o momento em que Elohim iria julgar a nação do norte, a nação de Yisrael, a Efraim.

No livro do profeta Oseias está um dos textos mais impressionante da Bíblia, porque fala da identidade das ovelhas perdidas da Casa de Yisrael. O noem Oséias vem do verbo salvar (Hoshia) e a Oseias lhe foi ordenado a pegar uma mulher adulterá , uma mulher prostituta, uma mulher infiel cujo nome é Gomer, e este nome Gomer significa (terminar, consumar, consumado és foi o que o Messias disse) Ou seja ele recebe um nome que significa Elohim termina sua relação coma nação de Yisrael. Elohim se divorcia da Casa de Yisrael porque Efraim provoca ciúmes no Criador com seus amantes, os ídolos.

Eles tiverem o primeiro filho com o nome de Yizreel , e Yizreel significa (Semente de Elohim) ou seja, Elohim vai semear a semente a descendência de Yisrael entre as nações.

Depois eles tem um segundo filho que colocam o nome de Lo-Ami que significa Não Meu Povo, porque Yisrael neste momento vai receber uma carta de divorcio . Depois eles tem outro filho chamado Lo-Ruama que significa Não compadecido, isto porque o povo de Yisrael vai ser levado ao exílio para que Yisrael seja semeado entre as nações. E vejam o que diz Oseias capitulo 7 e aqui vamos entender porque o nome Efraim significa Frutiféro

Efraim (as 10 Tribos do Norte) se mistura com os povos; Efraim é um bolo que não foi virado. Oséias 7:8

Estrangeiros lhe comeram a força, e ele não o sabe; também as cãs se espalharam sobre ele, e não o sabe. Oséias 7:9

E a soberba de Israel testificará diante dele; todavia não voltarão para YHWH seu Elohim, nem o buscarão em tudo isto. Oséias 7:10

No verso 11 vamos entender o porque desceu sobre o Messias no dia em que ele foi apresentado o seu ministério o Espírito Santo desceu sobre Ele em um símbolo de uma pompa.

Porque Efraim é como uma pomba ingênua, sem entendimento; invocam o Egito, vão para a Assíria. Oséias 7:11

Ou seja, eles vão se perder como uma pomba ingênua, vão ir para serem escravos entre as nações. Vejam também o capitulo 8:8 em diante.

Israel foi devorado; agora está entre os gentios como um vaso em que ninguém tem prazer. Porque subiram à Assíria, como um jumento montês, por si só; Efraim mercou amores. (seus idolos) Oséias 8:8-9

Também aqui tem outro detalhe precioso, porque aqui disse Efraim subirá como um jumento e qual é a característica do jumento? Um jumento com seu símbolo de luxuria espiritual. Em outras palavras, o Eterno está dizendo que Yisrael quis ser como os gentios e subiu a isto como um jumento .

Existe uma lei muito interessante na Toráh no livro de Êxodo 13. Quando se fala da lei dos primogênitos que tinha que apresentar os primogênitos ao Eterno. Ou seja, todo animal primogênito tem que ser dado ao Criador, porém tem que ser um animal Kosher como oferta ao Eterno. Porém exceto o primogênito do jumento porque? Porque foi ordenado que os primogênitos dos jumento tinha que ser redimido, e como se redime o primogênito do jumento? Se redime com um cordeiro, porque se não se redimir a este jumento com um cordeiro sem mancha, tem que quebra-lo.

Isto é um mandamento estranho porque aqui o profeta Oseias compara a Efraim as 10 tribos do norte com um jumento, com um asno e somente pode ser útil para o Criador e para o trabalho sempre que este jumento for redimido por cordeiro, porque se não o redimir com um cordeiro tem que quebra-lo porque este jumento não será apto para o trabalho. Agora começamos a entender porque Yeshua entrou em Jerusalém montado num burrinho, ou seja, um Cordeiro sobre um asno.

Porém a quem representa este asno, este jumento? Representa a Efraim, as 10 Tribos do Norte misturadas entre as nações.

E o que aconteceu com Judá quando Efraim é levado ao exílio, se mistura entre as nações. Depois que se misturaram entre os europeus e depois aonde foram parar? No Estados Unidos, Canada e a semente de Efraim chegou em toda a terra. Porque os rabinos do judaísmo não creem que Yeshua seja o Mashiach? Porque uma das missões que o Messias tem que cumprir para ser declarado Mashiach é levantar o Tabernáculo caído de David, tem que reunir as 12 Tribos de Yisrael, tem que trazer aos dispersos de Yisrael. Esta é uma das profecias que o Mashiach tem que cumprir.

Yeshua na sua perspectiva  natural não tem cumprindo isto e porque? Porque o cristianismo atualmente não se considera em nenhum sentido parte de Yisrael, senão que se consideram um povo gentil que não tem nada a ver com Yisrael. Então para a perspectiva judaica Yeshua não é o Mashiach, não se qualifica para ser o Messias de Yisrael. Porém qual é o mistério que Paulo entendeu e que não foi compreendido em seu tempo e até hoje muitos, milhares não tem compreendido Paulo.

Então quando Efraim é levado ao exílio fica somente Judá e pela misericórdia de Elohim, porque o Criador disse vou deixar uma luz acesa a David, ou seja, por misericórdia a David o Criador deixou Jerusalém e Judá, porém depois Judá caiu nos mesmos pecados de seus irmãos do norte, e também começam com a idolatria, e o Criador envia a Jeremias que traz um ultimato dizendo que se Judá não se arrependerá será levado a Babilônia, porém Judá não se arrependeu. Então vem o rei Nabucodonosor rei da Babilônia e destruiu o Templo de Salomão e levou cativa a nação judaica. E neste exílio é aonde participam os filhos de Esaú. Judá fica 70 anos na Babilônia, porém Jeremias profetizou que depois de 70 anos um remanescente voltará a terra, e regressa o povo Judeu sobe a liderança de homens como Zorobabel, como Esdras, como Neemias. Depois disto vem o Império Medo Persas na época da rainha Ester, depois vem o Império Grego e depois vem o Império Romano, e depois do império Romano surge uma grande perspectiva de que venha Mashiach, ou seja, os judeus por tantas opressões estão desejando a vinda do Mashiach a qualquer momento.

Então, numa aldeia chamada Natzareth na Galileia dos gentios como disse o profeta Isaías 

O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Isaías 9:2

E porque o Messias aparece na Galileia? Porque a Galileia é a região do norte, e a região que encheu de mistura de gentios com Yisraelitas. E é nesta região aonde vem o Pastor de Yisrael para falar as ovelhas perdidas da Casa de Yisrael. Quando o Messias envia os 70 e os discípulos qual é a ordem que ele dar aos discípulos?

Não vão pelos caminhos dos gentios, e não entreis em casa de publicanos, porém vão primeiro as ovelhas perdidas da Casa de Yisrael. O que acontece quando uma mulher sírio fenícia que não é Yisraelita, não é judia vem gritando: Yeshua Filho de David tem misericórdia de mim, qual foi a resposta do Mashiach para esta mulher? É uma declaração muito forte, parece estranha. O Mashiach lhe respondeu: Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da Casa de Yisrael. Ou seja, minha missão é com as ovelhas perdidas da Casa de Yisrael, e quem é a Casa de Yisrael? Efraim, as 10 tribos perdidas do Norte, esta é minha missão disse o Mashiach, resgatar as tribos perdidas.

Ele também disse: Não é licito tirar o pão dos filhos e deita-lo aos cachorrinhos, e a palavra cachorrinhos é uma expressão não muito agradável que se dá a alguém que não é Yisraelita, porém porque o Messias faz isto? Será que Ele estava fazendo acepção de pessoas? Acaso o Criador faz acepção de pessoas? De nenhuma maneira, simplesmente o Mashiach esta querendo dizer com esta expressão é que esta mulher se humilhe de todo coração e lhe busque, e lhe diga: senhor também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos e o Mashiach lhe disse: Mulher grande é tua fé, e porque? Porque esta mulher entendeu que Elohim não é somente o Elohim de Yisrael senão o Poderoso de todas as nações.

Uma vez que o Mashiach esta anunciando a redenção e justamente seu Nome significa (יהוה) Yod He Vav He Salva o mesmo verbo que tem o nome de Oséias (Hoshea) , porque quando ele iria nascer qual foi o anuncio que deu o anjo Gabriel a Miriam: Ele disse, porás por nome Yeshua, porque? Porque Ele salvará seu povo dos seus pecados. Quem é seu povo? O povo de Yisrael.

Então, uma vez que o Messias morre no madeiro o que acontece com seus discípulos que vão no caminho de Emaús? Diz o relato que vai caminhado três dias depois que acontece tudo que aconteceu com a morte de Yahshua, eles vão caminhado pelo caminho de Emaus muito tristes, porém de repente o Messias se aproxima deles e pergunta de que coisas estão falando e porque estão tristes, e eles dizem: Por acaso tu és o único forasteiro que não sabe do que aconteceu? E o Messias pergunta: O que aconteceu? E eles responderam  não sabes deste homem Yeshua um profeta que fazia sinais e nós pensávamos que ele era o Messias, pensávamos que Ele era o que iria redimir a Yisrael

Então, vejam qual era a esperança dos discípulos? A redenção de Yisrael, e o que o Messias lhe diz nesta hora?

E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Mashiach padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? Lucas 24:25-26

E porque o Messias tinha que morrer? Porque o Esposo não pode voltar a receber a uma esposa que é adúltera, porque a Lei disse que se a uma esposa foi dada uma carta de divorcio e ela se casa com outro e adultera o esposo não pode a voltar a recebe-la. Então era necessário que o esposo tomasse o lugar e morresse no lugar da esposa, de Gomer e por isto quando o Mashiach esta no madeiro ele grita (Consumado está) Ele esta gritando o nome Gomer. Ele veio buscar e salvar o que se tinha perdido.

Qual foi a pergunta que o Messias faz aos apóstolos uma vez que ele já estar para ir embora da terra, porque aparentemente ele não redime a Yisrael, aparentemente ele não veio para as 12 Tribos, aparentemente ele não destruiu o império Romano e já vai embora. Porém os seus discípulos lhe pergunta:

Mestre restaurarás a Yisrael neste tempo? Porém o Messias lhes respondeu dizendo: Não vos pertence saber os tempos e as estações, porém recebereis poder, vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, na Judeia, em Samaria e até nos confins da terra

Por dois mil anos qual foi a mensagem por todo o mundo? As Boas Novas de Salvação. Se houve alguém na história que entendeu a missão do Messias foi por incrível que pareça foi o sumo sacerdote Kaifas , porque nesta época muito judeus estavam começando a crer no Messias, e é um erro pensar ou dizer que o povo Judeu rejeitou o Messias porque os primeiros discípulos eram judeus. Em Atos quando ocorre o Pentecoste o cristianismo diz que ali nasceu a igreja cristã, isto é um mito, isto não é verdade, porque se ler com atenção Atos 2 você vai se dar conta que ali não há nenhum gentio, todos são judeus.

Então não é verdade que em Atos 2 surge a igreja cristã porque todos ali são judeus. Os três mil aquém Pedro prega todos são judeus. Depois os 5 mil todos são judeus, porque o próprio Pedro não queria ir a casa de Cornélio porque ele era um gentio. Então eles não viam o conceito de irem pregar a um gentio e porque? Porque as profecia e as promessas são para Yisrael
Vamos a João capitulo 11 aparte do verso

Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais. João 11:47

Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos ão o nosso lugar e a nação. João 11:48

E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, João 11:49

Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.João 11:50

Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. João 11:51

E qual nação existia neste momento? A Nação de Judá. E olhem o que diz o verso seguinte:

E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos. João 11:52

Se você ainda tem duvidas quem são estes filhos do Altíssimo que estão dispersos vamos saber depois. 

Yeshua, pois, já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a terra junto do deserto (deserto tem a ver com exílio), para uma cidade chamada Efraim; e ali ficou com os seus discípulos. João 11:54

Então ele se separou momentaneamente do povo judeu para ir atrás de quem? De Efrayim, pela Casa de Yisrael semeada entre as nações. O Messias certa vez disse:

Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. João 10:16

Ou seja, a profecia de Ezequiel 37 que a Casa de Yisrael e a Casa de Judá vão ser juntadas em duas varas representando o madeiro. A Casa de Yisrael e a Casa de Judá unidas pelo Filho de David. Olha o que esta escrito em João 

Disse-lhes, pois, Yeshua: Ainda um pouco de tempo estou convosco, e depois vou para aquele que me enviou. Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir. Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos. João 7:33-35

Os lideres sabiam que o Messias tinha que trazer de volta aos que estavam misturados entre as nações. Kaifas entendeu isto, porém a quem foi revelado este mistério em toda sua plenitude? O apostolo Paulo. E em Atos 9 nos encontramos a mensagem em que Paulo anunciou, e se existe um personagem que entre os cristãos e entre os judeus é muito mal entendido é o Rav Shaul (Paulo) e porque? Porque Pedro que conviveu e era contemporâneo de Paulo disse que as cartas de Paulo eram difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes distorcem para sua própria perdição. Então se Pedro que era contemporâneo de Paulo, que sabia muitíssimo mais que nós sobre a fé hebreia disse que as cartas de Paulo eram difíceis. Paulo foi um rabino altamente educado aos pés de Gamaliel que foi um dos mais grandes rabinos da historia de Yisrael. E a este rabino chamado Shaul foi aquém recebeu a revelação de um dos mistérios mais grandes que esta em Efésios capitulo 3 que era um mistério que tinha estado oculto. Porem qual é este mistério que os gentios são co-herdeiros e membro do mesmo povo. Isto na mente hebreia é uma coisa raríssima, porque como é que os gentios tem a ver com os pactos de Abraão? Porem Paulo soube de algo que iria ser conhecido nestes últimos tempos. 

E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Adon em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Adon. Atos 9:10

E disse-lhe o Soberano: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Shaul pois eis que ele está orando; Atos 9:11

E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. Atos 9:12

E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; Atos 9:13

E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Atos 9:14

Disse-lhe, porém, o Adon: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o Meu Nome diante dos gentios (Qual é seu Nome? Yeshua. YHWH Salva), e dos reis e dos filhos de Israel. Atos 9:15

A podemos conectar isto com Gênesis 17 aonde foi dada uma promessa a Avraham que dele sairia nações reis. E depois aqui no final do verso 15 de Atos 10 disse que Shaul iria aos gentios (nações) e dos filhos de Yisrael. Porém aqui existe um pequeno problema porque diz aqui o verso: (e dos filhos de Yisrael). Se a pessoa ler assim como esta aqui não entende nada e não consegue conectar isto aqui com Gênesis 17, porque aqui disse que Shaul iria anunciar o Nome do Messias ao gentios, aos reis e os filhos de Yisrael, porque aqui esta falando de três grupos diferentes. Porém este "E" no Grego é a partícula τε (ter) e é traduzido como (ambos) e isto é uma grande diferencia. Então a tradução literal deste texto é

Disse-lhe, porém, o Adon: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o Meu Nome diante dos gentios, (e) dos reis, ambos filhos de Israel. Atos 9:15

Porém com este versículo ainda não dar para convencer e por isto vamos a Atos 26 aonde Paulo estava sendo perseguido porque surge um boato de que ele esta judaizando os gentios rapidamente e algo que sempre temeu o povo judeu foi a assimilação, então este Shaul (Paulo) está convertendo gentios, e por isto surge o concilio em Atos 15 para circuncidar os gentios imediatamente, então se levanta Tiago e diz para eles não colocarem obstáculos, tropeços aos que estão se aproximando da fé hebreia, porque está escrito que nos últimos dia o Eterno levantará o Tabernáculo caído de David. Porém o que tem a ver esta profecia de Amos com os gentios? Nada, porém se entendemos que estes gentios que estão se aproximando da fé hebreia e ao Messias são os descendentes de Avraham que se perderam e estão voltando como nós. Que o Pastor de Yisrael esta trazendo-os de volta, que o Espírito de Elohim está soprando sobre os ossos secos, um exercito incontável como descreve Ezequiel 37

Então o que disse Atos capitulo 26, porque ninguém entendia Paulo e porque? Porque disse o profeta Oseias: Meu povo perece porque lhe falta conhecimento. Então porque ninguém entende a Shaul (Paulo)? Porque quase ninguém entende aos profetas? Porque quase ninguém estuda a Bíblia? Porque cada um andamos muito ocupados em nossos negócios, na vaidade da vida. Porém a Paulo estavam acusando de ser um apostata, de fazer do judaísmo uma religião light. Estavam acusando Paulo de colocar gentios no Templo que era proibido.Porém Paulo não tinha como se defender porque ninguém entendia nada, não sabiam o que diziam os profetas, porém chega um momento em que Shaul pode se defender diante de um homem que conhecia os profetas chamado rei Agripa

Depois Agripa disse a Paulo: E permitido que te defendas. Então Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu: Atos 26:1

Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que perante ti me haja hoje de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus; Atos 26:2

Mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso te rogo que me ouças com paciência. Atos 26:3

Quanto à minha vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre os da minha nação, em Jerusalém, todos os judeus a conhecem, Atos 26:4

Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. Atos 26:5

E agora pela esperança da promessa que por Elohim foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado. Atos 26:6

Então aqui ele diz o porque que ele esta sendo acusado, esta sendo acusado pela promessa feita pelo Criador  aos Patriarcas. E qual foi a promessa feita aos patriarcas? Tua descendência será como as estrelas do céu

Å qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Elohim continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus. Atos 26:7

E aqui no verso 8 vem a chave para entender tudo

Pois quê? julga-se coisa incrível entre vós que Elohim ressuscite os mortos?  Atos 26:8

O que tem a ver Paulo citar que os mortos ressuscitem aqui nesta acusação contra ele? Quem são estes mortos? Os ossos secos que viu Ezequiel em uma visão, os mortos de Efraim, as tribos mortas em seus pecados. E como Paulo eu e você podemos ter a segurança de que Elohim vai ressuscitar estes ossos secos de Yisrael? Porque já se levou a cabo as Primícias da ressurreição. Porque o Primogênito dentre os mortos já ressuscitou. Aquele a quem foi dada a Primogenitura. Aquele que á de trazer de volta a Yisrael. Aquele que á de salvar seu povo dos seus pecados. Aquele que veio buscar e salvar o que se tinha perdido. Morreu e ressuscitou, o primeiro dos muitos que vão ressuscitar, e nele se anuncia a Salvação a todas as nações porque? Porque Yisrael esta semeado entre todas as nações.

Se você está escutando sua voz, e Ele disse que suas ovelhas ouvem sua voz e ele as conhecem e estas ovelhas me seguem disse o Mashiach, e disse mais, disse que daria vida eterna. Muitas vezes quando a pessoa entrega a vida ao Messias de Yisrael lhe é titulado a esta pessoa como sendo um gentio. Porém Paulo disse ao de Efésios "Vos em outros tempos eram gentios (e gentios é equivalente a pagão, a idolatra) voces que em outros tempos não eram povo e agora são povo, porque Elohim enviou seu Filho para trazer de volta a seu povo

Primeiro a Pedro 1:1 estão dirigidas a quem? Aos dispersos entre todas as nações.

Pedro, apóstolo de Yeshua o Messias, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; 1 Pedro 1:1

Tiago 1:1 esta sendo dirigida a quem? As 12 Tribos de Yisrael

Tiago, servo de Elohim, e do Senhor Yeshua, às doze tribos que andam dispersas, saúde. Tiago 1:1

A mensagem do Messias é para as ovelhas perdidas da Casa de Yisrael que estão perdidas no mundo inteiro, e que nos últimos dias vão descobrir este mistério.

Se você que leu todo este artigo e estava longe, o Pai correu para te abraçar e para te lavar, porém levar para aonde? Para Casa, por isto chegou o momento de regressar a tua Casa paterna, para sermos enxertados a esta nação do qual fomos desgarrados. Sai dela povo meu. Sair de Babilônia, sair de Roma.

Eu quero encerrar com a profecia com que eu comecei a falar, a profecia de Obadias que fala que antes que venha o Dia do Soberano a cidade de Neguev será povoada pala catividade de Jerusalém que foi levada a exílio
Eu quero fazer um chamado ao irmão menor, o irmão que perdeu a herança, o irmão que perdeu a identidade, que se misturou entre as nações e que hoje estamos convidando a voltar para Casa, e não querer ficar com uma atitude de querer ser servo, senão de voltar e de tomar toda identidade que o Criador tem preparado para ti. Porque está escrito:

E, se sois do Mashiach, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:29

Yashar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário