segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O que Existe por traz da Kabalah? Parte I





Quando finalizava a época que conhecemos como o Renascimento, os judeus que estavam vivendo nos países do Oriente Médio, sobre tudo na Turquia, começaram a regressar a Eretz Yisrael. Muitos regressaram a cidade de Tzafat, ( algumas vezes chamada Sefed). Em menos de 100 anos a população de Tzafat criou de umas meras 300 famílias a 10.000 pessoas. Foi neste tempo que Tzafat deu a lua a o que chamamos dos Cabalistas, convertendo-se no centro do Misticismo Judeu.

Sempre existiram ideias e comentários sobre o mistico, no judaísmo, porem se bem os princípios estavam ou não estavam organizados os postulados básicos da kabalah. E deste momento a ideia mistica  na forma organizada a parti do seculo XIII.

VEJAMOS ALGUNS DOS CABALISTA MAS RENOMEADOS O QUE TIVERAM ESPECIAL INCIDÊNCIA NO DESENRRROLAR DA KABALAH COMO HOJE É CONHECIDO:

                                                      SECULO XIII


Rabí Moshe de Leon (1240-1305 viveu 65 anos). O trabalho chave da kabalah é o Zohar. Muitos acadêmicos afirmam que este livro foi escrito por este rabino..

                                                      SECULO XV

Rabi Yosef Karo ( 1488-1575), estava entre os Judeus que haviam sido expulsos da Espanha, e foi a Tzafat. Ali ele escreveu um dos mas importantes livros no Judaísmo Ortodoxo Shulcham Aruch  "Mesa preparada◄▬► o qual é um código da Lei Judaica que é seguido ate o dia de hoje.

                                                     SECULO XVI

Rabino Moshe Cordevero ( 1522-1570, ele viveu 48 anos), mas conhecido como Ramak. O Ramak sistematizou todos os pensamentos kabalisticos ate seu tempo, em particular os ensinamentos do Zohar. Em sua obra, Pardes Rimonim, "O Jardim de Granados" Ramak demonstrou a subjacente unidade da Tradição kabalistica por organizar os vários, e as vezes contraditórios versos dos ensinamentos em um sistema coerente. Com o qual temos que como segundo os cabalistas a kabalah é dada pelo Pai mesmo, então supostamente YHWH lhe deu a Moshe algo que não tinha coerência e este Ramak teve que organizar o trabalho de Elohim para que fosse coerente.? Não seria isto um absurdo e soberba destes kabalistas? Os ensinamentos do trabalho deste rabino foi o sistema que consistia da descrição detalhada de como Elohim criou a realidade por meio das 10 sefirot ▬► Canal de energia divina ◄▬ . o entendimento destas 10 forças é a chave do entendimento da kabalah hoje em dia.

Outra figura importante na kabalah foi Rabi Iasaac Luria ( ele viveu 38 anos) popularmente chamado de Ari. Ari nasceu em Yerushalayim porem se mudou a Tzafat, chegando ali no dia do funeral de Ramak. Ele viveu ali somente dois anos, morrendo na idade de 38 anos, porem neste curto tempo ele revolucionou o estudo da kabalah.


                                                    SECULO XVII

Neste tempo o místico Sabbetai Tzvi se fez prominente. Nascido em 1626 na Smyrna, Turquia, era por brilhante, carismático e emocionalmente volátil. Logo de ser expulsado, devido a sua prisão das comunidades Judia, ele começou a andar errante pelo Oriente Médio, e em 1651 retornou ao caminho de Yisrael especialmente em Gaza. Ali conheceu a outro místico chamado Nathan de Gaza, quem se converteu em seu promotor. Foi Nathan quem convenceu a Sabbetai Tzvi que era o Mashiach, e ele começou a enviar cartas a todas as comunidades de Judias que o Mashiach havia chegado em Yisrael. Todos os quais levaram a não muito tempo depois em desastre para o povo Judeu, que tinham crido pelo falso ensinamento kabalista, que Tzvi era o verdadeiro Messias.


                                                  SECULO XVIII

Rabi Moshe Chaim Luzatto ( 1707- 1747 ele viveu 40 anos), conhecido como o Ramchal ( viveu 40 anos). Ele escreveu um livro que hoje em dia se estuda chamado Messilat Yesharim ou seja "O Caminho do Justo". Porem logo do encandolo de Tzvi como falso Mashiach, ninguém queria já os kabalistas. Pelo qual estando este na Itália. Foi reconhecido como kabalista e expulso dali, pelo que ele veio a Yisrael e morreu só e abandonado aos 40 anos.

Rabi Israel Eliezer ( 1698-1760) pertenceu ao movimento Hassídico e era conhecido como Baal Shem Tov "Senhor do Bom Nome". Nasceu em 1696 e morreu em 1760. durante um período da sua vida estudou em uma sociedade secreta mística judaica.

Rabbi Dov Ber (1704-1772). Conhecido como o Maggid deMezritch foi o sucessor de Baal Shem Tov.

Rabbi Shneur Zalman, ( 1745-1812). Conhecido como Baal Há Tanya. Ele fundou a seita Lubavitch do Judaísmo Ortodoxo. Os Lubavitch são conhecidos pelo nome de Chabad ► qual é um acróstico de chochmah ◄  (sabedoria), binah (entendimento) e da'at ( conhecimento). Seus ensinamentos estão entrelaçados com a kabalah, já que são parte delas.

Rabbi Nachman of Breslav (1772-1811). Foi o neto de Baal Shem Tov. Também se dedicava ao estudo da kabalah e sua promoção. Morreu jovem ao 39 anos como muitos dos kabalistas.

                                   O que é o Misticismo Judaico?

O Misticismo Judaico é o que conhecemos por Kabalah. Kabalah significa 'Aquilo que é recebido" e é uma interpretação da Toráh que se enfoca nas profundidades, significados mas cultos das palavra e letras. De acordo a "Tradição Judaica", este nível de entendimento da Toráh foi recebido no monte Sinai, porem pela sua complexidade, foi reservado somente para poucos escolhidos, uma forma de sociedade secreta.

Isto é uma grande mentira dos Kabalistas  ja que quando a Toráh de YHWH foi dada a Moshe no Monte Sinai, YHWH disse claramente a Moshe: 

Deuteronômio. 27:2 E sucederá que, ao terceiro dia quando tu passares o Jordão à terra que YHWH teu Elohim te der, tu fincarás grandes pedras, e as emplastrarás com argamassa: 
Deuteronômio. 27:3  E escreverás nela todas as palavras desta Torah, quando tu houveres atravessado, para que tu possas entrar na terra que YHWH teu Elohim te der, a terra que dimana com leite e mel, como YHWH Elohim de teus pais tem te prenunciado.  

Deuteronômio. 28:58  Se tu não vieres guardar para fazeres todas as palavras desta Torah que estão escritas neste rolo, para que tu possas temer este magnífico e terrível Nome, YHWH teu Elohim; 
Deuteronômio. 28:59  Então YHWH fará tuas pragas extraordinárias, e as pragas de tua zera, destarte pragas terríveis de longa duração, doença de úlcera de longa duração.  

O Eterno não deu nenhuma 'Lei Oral" no Monte Sinai, porque Elohim disse claramente a Moshe que ele escrevesse TUDO e se Moshe deixou algo ORAL, então Moshe foi desobediente. Como sabemos que Moshe não foi desobediente, então isto de "Toráh Oral" é uma invenção rabínica sem autoria do Espírito Santo para ter o povo debaixo do seu próprio poder. Com o tempo, as interpretações secretas se fizeram conhecidas e finalmente publicadas e geralmente promovidas, a pesar que muito poucos a entendiam. E assim se espalhou a kabalah e suas idéias.

                                          CONTRAGOLPE


Com o resultado do que aconteceu com Shabbetai Tzvi no século XVI. Houve um contragolpe. Os oponentes de Shabbetai Tzvi, a quem ninguém escutou quando o fervor Messiânico espalhou-se pelo mundo Judeu, vinheram culpando o misticismo Judaico pelo fiasco. Desta vez as pessoas escutaram a eles, aos opositores. Como resultado disto, alguns kabalistas foram condenados, perseguidos e seus livros queimados. 

COMENTÁRIO

Como temos visto anteriormente, muitos destes cabalistas morreram jovens, isso significa que não estavam pregando nada de valor perante YHWH, mas bem estavam em desobediência por

Temos visto anteriormente, muitos destes  Kabbalistas  morreram jovens, isto bem sugere que não estavam pregando nada que tivesse valor diante de YHWH, mais estavam em desobediência por distorcerem a Lei de Moisés morreu aos 120 anos de idade e a Toráh disse claramente: 

Então assim há de se passar que, se tu ouvirdes estes juizos, e guardares, e cumprí-los, então YHWH teu Elohim manterá contigo a aliança e a misericordia que Ele jurou a teus pais. Deuteronômio. 7:12

 E prolongar vossos dias na terra, que YHWH jurou a vossos pais para lhes dar e a sua zera, a terra que dimana com leite e mel. Deuteronômio 11:9

Entre os kabalistas e os Talmudistas foi nomeado 68 falsos Mashiach até o dia de hoje, com o qual podemos dizer: Tem algum valor o Talmud ou a Kabalah?

Kabalah na América do Sul
  
Nos dias de hoje ha um grupo de rabinos nominados pelo seus próprios dedos ou pelo dedo de alguem, que estão ensinando kabalah em toda América. Os irmãos de muitos países tem se queixados deles, ja vimos que a kabalah ensina doctrina diabólica que é a reencarnação. Porem essa não é a única. Existe um livro que roda por ai que se chama "Maggigal Kabbalah' ( Kabbalah Magica) e deste livro tem tirado muitas coisas que estão pregando um certo grupo e é de recomendar que fiquem o mais longe deles o possível. Tem passado pelos seguintes países do que se sabe, México, El Salvador, Guatemala, Equador, Peru, Cuba e Argentina. Estas pessoas ensinam doctrinas tiradas do mas profunda escuridão: Lêem as palmas das mãos , queima os nomes dos inimigos escrito em papel, etc,etc.

Vocês amados  busquem estas coisas na Toráh escrita para ver se as encontra lá, e se não encontrar é porque são abominações diante do Eterno. Estudem TODA a Escrituras para que possam reconhecer a estes falsos mestres e profetas e possam exercitar as palavras do próprio Mesias Yeshua  quando disse:

Mateus 7:16  Vós os conhecereis pelos seus frutos. Porventura, os homens colhem uvas dos espinheiros, ou figos dos cardos? 
Mateus 7:17  Assim sendo, toda arvore produz  bom fruto; mas a arvore  corrompida produz fruto mau. 
Mateus 7:18  Uma arvore boa não pode produzir fruto mau; nem uma arvore corrompida pode produzir bom fruto. 
Mateus 7:19  Toda arvore que não produz bom fruto é cortada, enlaçada ao fogo. 

Diego Ascunces.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário