terça-feira, 30 de outubro de 2012

O que Existe por traz da Kabalah? Parte III




 DOUTRINAS DA KABALAH

      INTRODUÇÃO

Vale dizer e é importante conhecer, que  quais são as doutrinas básica da Kabalah. Já que muitas pessoas, estão ensinando algo e por desconhecimento, não sabemos em que estamos caindo, numa doutrina da Kabalah. Com as seguintes más consequências na nossas vidas. Pelo que conhecemos estas, estaremos de alertas e não será tao fácil que nós engane.

               ALGUMAS DESTAS DOUTRINAS KABALISTAS SÃO:

1º) Davar kabalah= (xico ou palavra especial) = tem uma grande quantidade de palavras que somente eles usam, o que só eles usam dessa maneira. O qual fazem para tratar de distinguir-se do resto, fornecendo uma parte de mistério, suas palavras,com terminologias entranhas, que são inexistente em muitos casos. Ou ao menos utilizadas por esta gente em uma forma, que tem como finalidade criar uma aura de misticismo, que os a vale como sábios ou grandes conhecedores das Escrituras. No entanto aqueles casos, que ditas palavras existem, no entanto, nunca foram utilizadas dessa forma nas Escrituras, o qual é só e unicamente, imaginação do mas febril

2º) Bibliografia: Tem uma lista de livros próprios, que dizem estar baseados na Toráh. Porem a realidade é que não existe em nenhuma parte, o que estes livros dizem. Alguns destes livros, são: Zoar, Yetzirah; Bahir; certas seções do Talmud, heKalot; Temunah, etc. Tem  algumas porções da Toráh, porem seu conteúdo geral, não é Toratico.

3º) Alef-Bet: Lhe dão um significado mistico ao alfabeto Hebraico. Como se as letras fossem criaturas, seres viventes,  e que com elas se formou o mundo e o universo. E o veneram, ou seja o consideram sagrado e divino. O qual é uma absoluta incoerência, devido a que este ABC hebraico, foi criado por Esdra, a partir do Aramaico e nada teve que ver o Pai neste assunto. E mas, as letras ou caracteres mas antigos são os do paleo hebraico, que são anteriores a Abraão. Em todo caso se algo sagrado existe, seria a linguá em si mesma e não as letras.

4º) As Sefirot: Mencionam a estas como pontos aonde emana a energia do Criador. O qual é completamente um absurdo. E incluso, ou pior é que dizem que se podem pode moldar a gosto e manusear-la a vontade. Em outras palavras, manusear todo poder do Criador. Se isso fosse certo seriamos cada um de nós o Eterno, e não há e nem haverá jamais mais que Um só Criador, o qual a Escritura bem nos mostra que é Echad veYachid, é Um e Único. Então, se ele é considerado como existentes tais ou centros, ao que se esta referindo ai, na realidade a quem são capacitados que da o Criador, e não poderes misteriosos.

5º) Reencarnação: Falam e ensinam a reencarnação, a qual desfaçam sob o termo, "transmigração das almas", tratando desta forma dar-lhe um corante Bíblico ou grave a dita doutrina, a qual é absolutamente inexistente nas paginas do Tanach. E absolutamente contrario a Toráh.

6º) Leitura das manos e rostro: Por esta pratica se ensina que o Criador é parte integral da nossa vidas e nosso corpo. E tomando isto como desculpa, para dizer que temos o mapa da nossa vida na linha das mãos e do rosto, e que por tanto podemos ver nosso futuro. O qual não é mas que um conceito realmente bestial. Já que incluso se houvesse razão para este suposto mapa da vida em nosso corpo, este seria baseado em uma razão científica, como por exemplo, que o mapa da nossa vida esta na nossa genética, conhecido como Genoma Humano. Alem do mas ver nosso futuro somente continue um tipo ou forma de adivinhação, o qual o Eterno através da Toráh condena completamente.

7º) Fogo e  Maldição: Queimam sobre a chama da Menorah, um papel aonde estão escritos os nomes dos nossos supostos inimigos. Para que isto nos traga paz, por meio de matar ou mutilar aos outros. Alem do mas se acostumam dizer uma maldição, porem se faz isto, já que dizem que podem amaldiçoar, porque tem autoridade para tal coisa. Realmente é incrível, a necessidade e cegueira de alguns!!! 

8º) Pronunciamento: Pronunciam as letras do Nome Kadosh do Criador יהוה (YHWH), como se fosse algo mágico, que nós trará dinheiro e saúde. E, de fato essas pessoas fazem amoletos com letras do Nome Sagrado, realizando conjuro com essas mesmas letras, o qual é só feitiçaria das piores. Realmente sem palavras!!!

9º) Crenças Gerais: Tem variadas teorias e idéias, algumas já mencionamos, que tratam como sendo doutrina escriturais, e não são mas que inventos de uma imaginação febril. Como os 7 céus; a energia dos meses, o Guilgul Neshamot (reencarnação das almas); a sabedoria dos colares, a leitura das mãos, a leituras das linhas do rosto; o uso dos dos amoletos em seus corpos e em seus lugares, veneração das letras do alfabeto hebraico, os canais espirituais (ou órgão e artérias que formam a alma), a ativação de letras (como elementos de poder), etc,etc. E algumas destas coisas se figuram na Toráh e sabem aonde? Aonde se fala das artes adivinhatoria!!! Assim que quase está mais para dizer que estas coisas, são completamente uma abominação diante do Criador.


QUE COISAS JÁ NO ESTÃO NA KABALAH?

Bom, existe algumas coisas que já não se considera parte da Kabalah. Três delas são, o Sistema Pardes, a Gematria e as Regras de Hilel

Pardes =  É  um sistema, que se bem se associou, por muitos tempo a cabalar já não tem pontos de contado come la. Dado que esta disciplina realmente utiliza para o estudo da Toráh, e refere-se unicamente ao texto da Toráh e o Tanach. Coisa que não se pode dizer das outras praticas mencionadas antes. É portanto um sistema ou método de estudo excelente, para compreender melhor as Escrituras.

Gematria = Esta disciplina que dar valor numéricos as letras do alef-bet. Coisa que também fizerem outras culturas da antiguidade, como os egípcios, chineses, acádios, sumérios, etc. Alguns lhe deram valores numéricos, e outros eram figuras ou desenhos. Todos estes sistemas que se tem na antiguidade em geral, eram ideogramas ou fonogramas, todos os quais serviam para dar a conhecer a linguaje  mais de uma forma e com mais de uma profundidade. Dado o qual em nosso caso com a Gematria, se podia ao realizar investigações ou estudos, de um verso ou passagem,chegar a ver a grande e intima relação existente entre versos das Escrituras. A Gematria não muda, nem rebate, nem deforma nada da Toráh nem do Tanach. E incluso não esta para nada em contra dos Escritos Nazarenos. Mas que tao só e unicamente é um complemento, que pode utilizar-se ou não, para apoiar algusn conceitos Toraticos. Por tanto não é inevitável seu uso. Há quem a usa e quem não usa. Assim que não é má, sempre e quando não se entende por meio dela praticar a adivinhação.

Regras de Hilel = Por ultimo, tem também quem intentaram, que formaram parte da Kabalah, as conhecidas "Regras de Hilel", porem não foi levado muito a aceitar isto por muitos. E também na atualidade, estas regras de estudos, não estão absolutamente consideradas como parte da Kabalah. Cabe mencionar que, ditas regras de Hilel, são unicamente uma serie de princípios Toraticos agrupados e explicados por Hilel. Alguns o próprio Messias Yeshua usou em sua pratica diária de vida. São portanto, perfeitamente utilizáveis para estudos da Toráh e o Tanach e para estudos dos Escritos Nazarenos.

NOTA 1 = Cabe esclarecer, que se algum lhe chamou a atenção a menção destes métodos de estudos, que se bem não é impossível que alguem novo nas raízes hebreias, utilizem alguns destes métodos. Se é certo, ao menos que utilizar bem e totalmente qualquer um deles. Levam muitos anos de pratica e estudo nas escrituras, antes de poder domina-los. Isso é verdade, porem também é verdade que quem persevera chega.

NOTA 2 = Quando alguém queira lhe ensinar alguma doutrina muito entranha alguns requintes de mistério ou misticismo, simplesmente perguntem se tem a ver com a Kabalah, e sim assim for, o mais aconselhável é sair da ir e não voltar mais, enquanto se ensinarem coisas assim. E o mais rápido, porque não convém não enredar-se em matéria semântica, e discutir s indefinidamente até que chegue o cansaço, não poderá ver e nem entender.


PEGUNTAS E RESPOSTAS

                              A Kabalah esta longe do estudo da Toráh?

Resposta: Pois realmente assim é. dizem que a Kabalah é o plano da Torah, tratando com isto de fazer entender que é o mais excelso ou elevado das Escrituras. Na realidade estaálonge do Texto da Toráh, e se baseia mas nas fabulas. Devido a que quais tudo que expressa não esta na Toráh ou mesmo sendo tal termo ou ideia, não é aplicada em absoluto como dizem os cabalistas.

Pergunta: É possível algum ponto da Kabalah ajudar a entender melhor a Toráh?

Resposta: Quem estuda Kalabah sabe que não ajuda a entender melhor a Toráh. Sabe que é toda ao contrario, forçam o texto texto e o sentido da Toráh para combinar com as teorias dos kabalistas.

Pergunta: Tem algum mal na kabalah fale ou faça buscar a proteção do Nome Kadosh?

Resposta: A kabalah não busca a proteção do Nome Sagrado, mas que abusa dele, misturando com rituais e costumes pagão. O Altíssimo não quer rituais, e sim corações que façam Teshuvá, ou seja, que se arrependam e voltem a Ele buscando de Sua Bondade e perdão, e e renascer como nova criatura no Mashiach Seu Filho. Se tem o Mashiach, tem o Nome do Criador, e por onde todos os beneficios entre os quais esta incluída a proteção divina do Eterno.

Pergunta: Se alguém está procurando, o que poderia ser mencionado como "o grande erro da Cabala”?

Resposta: Pois é evidente, que voltando desde o ponto de vista geral, a kabalah busca aparentemente o bem estar de alguem. Porem se esquecem de algo muito importante e que é impossível ter um bem estar por meio de relacionar-se com o Altíssimo sem Seu Mediador antes. Ou seja, Yeshua. Ninguém absolutamente pode ter algo do Eterno sem ser por meio do Messias, e a kabalah trata em vão de alcançar um bem estar e uma relação com o Criador sem ter mediação alguma, mas que rituais, cerimonias e praticas pagãs de homens comuns, que nada ter a ver com o Messias Yeshua.

Pergunta: Mas a Cabala não trata de conhecer o mistério com as matemática por trás das escrituras?

Resposta: A kabalah não faz nada disso. Em todo caso seria  a Gematria a encarregada disso. Porem isso é outro tema. Já que tratam de tentar encontrar o sutil e muito intima relação entre os términos e passagens nas Escrituras, requer de um conhecimento. Porem se não tem um pouco de conhecimento do hebraico Escritural, não o colonial ou de conversão, não poderá entender nada. Ou seja, o que se descobri será pouco mas que Louco ou ininteligível, o qual fará chegar a qualquer conclusão errada. Não é impossível conhecer gematria, porem leva anos e anos. Primeiro tem que estudar muito a Toráh.

Pergunta: É incorreto querer saber os misterios do Criador?

Resposta: Sim, é sumamente incorreto, já que todo mistério se refere a algo oculto, e se o Abba decidiu  ocultar algo, quem somos nós para colocar a luz a isso? Pode ser que não o oculte para sempre, mas que seja set tempo, porem estaríamos trabalhando contra o Abba e não creio que isso seja recomendável.

Pregunta: Aonde sai as doutrinas da kabalah atual?

Resposta: Bom, na atualidade, a kabalah esta em sua fase mais alterada, ja que ao passar dos séculos se tem somados ideias "humanistas". Ou seja, idéias com uma boa base grego-helênica, e uma enorme dose de psicologia, mencionando e aplicando terminologia propriá da mesma. Vemos aparecer em cena a ética, filantropia, e sobre tudo o "altruísmo", conceitos  que eles aplicam para somar a kabalah a uma sorte de humanismo muito especial próprios só deles. Quer dizer, que adaptam estas idéias e por meio delas pretendem entrar na psique das pessoas, usando isto como pretexto que a kabalah discerne ate a alma do homem, nada mais longe da verdade, já que isto somente constitui um truque para enganar e surpreender as pessoas, e estas pensem no profundo que parece ser a kabalah, e não vejam que os ensinamentos se distanciam cada vez mais da Toráh, ou seja,eles fazem um pouco e ninguém vai notar, e caem nas doutrinas erradas da kabalah.


                       Como pode a kabalah distorcer a Toráh

Realmente são varias as coisas que a kabalah pode deformar da Toráh. Porem vamos mencionar as mais relevantes, incluso quase sem dar conta, a kabalah bem poderia fazer agente crer em muitas coisas em contra a Toráh.

Por exemplo: sabemos que o mal existe, e que nas Escrituras se denomina de varias formas como Yetzer (Inclinação ao Mal). E quando alguém é influenciado pelo mal, se transforma automaticamente em um 'satan", ou seja um "opositor". Porem além deste, as Escrituras menciona também em vários lugares que existe um ser celestial, o qual se denomina como 'HaSatan" o qual sabemos que não é um nome pessoal, mas um título. Alguns o identificam como "heilel" como aparece em Isaías. Outros o conhece como Lucife. Bem, agora estas coisas estão mais do que claras, e já que se bem não somos exper em hasatan e seus atributos, bem sabemos que existe esse ser, não importa realmente como se chame, a questão não é seu nome, mas ver que existe e assim o mostra a Escritura mencionando indiretamente ou indiretamente.

Agora , a kabalah deforma esta verdade Escritural, que vemos na Tanach e nos Escritos Nazarenos, e negam sua existência. E para negar sua existência, o fazem apelando a psicologia que antes tínhamos mencionado. E isto o fazem dizendo que na realidade a Escritura não menciona a nenhum ser celestial que personifique o mal, mas que o mal esta em nós e é  nosso yetzer hará, ou seja nossa propria inclinação ao mal, ou nossa raiz da maldade. Coisas que bem é certa, não apaga a realidade da existencia um ser que esta a serviço de nos colocar a prova. Por isto é filosofo, humanista, e incluso poderíamos comparar com a nova era. E que debaixo desta premissa também negam os shedim (demônios) os quais são os representantes da divindade falsa. Mas, afinal queremos dizer que é uma falsa divindade? É acaso um demônio, atrás de um quadro ou escultura? Não é isso obra de idolatria, criada ou promovida por demônios?

Parece incrível que se possa negar tantas evidencia só por questões de semânticas. Ou seja, como dizem alguns seguindo com os demônios, que isto não existe, mas que só são representações da divindade, e que as Escrituras só utiliza elohim, shed e shair, entre outros términos para representar aos demônios, porem que são somente  isso, representações e não criaturas viventes. Mais uma vez a kabalah cheia de ideias humanista, e muitos centrando-se em homens . lamentavelmente alguns sem saber, estão debaixo destes ensinamento kabalistas, desconhecendo a origem destas ideias ou doutrinas.

Desta forma elaboram seus postulados e os aplicam ensinando assim as pessoas, levando-as pouco a pouco a negar a existência de satan e dos demônios.

Tiago 4:7  Sujeitai-vos, pois, a D-us e resisti a ha satan, e ele fugirá de vós.  

Quem vai fugir de nós, talvez a nossa inclinação para o mal?

Mateus 4:1  Então foi conduzido Yeshua pelo Espírito ao deserto, para ser provado por satan.  

Para ser tentado? Por quiem? Por sua própria concupiscência?

Mateus 4:3  E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Elohim, manda que estas pedras se tornem em pães.

Quem esta falando com o Messias?

Mateus 4:5  Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 

Quem levou o Messias a esse lugar, foi suas próprias idéias internas?

Mateus 4:6  E disse-lhe: Se tu és o Filho de Elohim, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.  

Outra vez seu interior fala ao Messias?

Mateus 4:7  Disse-lhe Yeshua: Também está escrito: Não tentarás YHWH teu Elohim. Mateus 4:7

A quem esta respondendo o Messias?

Mateus 4:8  Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 
Mateus 4:9  E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.  

De quem era todos os reinos do mundo?

1 João 5:19   Sabemos que somos de Elohim, e que todo o mundo está no maligno. 

2 Coríntios 4:4  Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos (do mundo atual) era presente..

Assim de quem são os reinos deste mundo então?

Mateus 4:10  Então disse-lhe Yeshua: Vai-te, satanás , porque está escrito: A YHWH teu Elohim adorarás, e só a ele servirás. (Deut. 6;13)

Novamente a quem esta respondendo aqui o Mashiach?

Mateus 4:11  Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

Porém como? Não estava sozinho? Acaso não eram esse somente seus pensamentos como dizem os kabalistas?

Porque as Escrituras o menciona como uma criatura se esta passagem não é uma parábola, uma metáfora, que dizer sem definitiva não é um hebraísmo?

Sera que na realidade é uma criatura vivente?

Será que tanta besteira e engano de falsos mestres não podem tampar a verdade das Escrituras?

Será que não querem ver todas essas passagens, porque não lhes convén a suas ideias?

Esse é o espirito da kabalah "receber"? porem pelo que veja, receber o que?

Sabemos que não é questão de andar reprendendo demônios de uma lado a outro, porem tampouco chegar ao extremo de negar sua existência e  ficar quase desprotegidos frente a ele. E digo desprotegidos porque o Abba nos protegerá, não sejamos negligentes, já que ele o que esta na ignorância e se isente comodo ali, e não quer mudar, ou seja, não querem estudar mas, nem reconhecer a realidade, se transformam em completos negligente e não esta o Abba com eles.

Oséias 4:6  O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da Toráh do teu Elohim, também eu me esquecerei de teus filhos.  

Lembrando que nenhum de nós é tao grande para saber discernir a perfeição, assim que bem nos podem enganar alguns falsos mestres. Por mais que se negue o inimigo, ele atuará, olhem que lindas coisas nos traz a Kabalah!!!

O assunto não termina aqui, já que isso é so um exemplo, porem existe muito mais, como distorcer doutrinas Escriturais, tais como: O Messias e sua preexistência; atributos do Messias; negar o estudo da Toráh; a adoração; a divindade; o Nome do Criador; os atributos do Criador; a Unidade do Eterno; a aplicação da Toráh; o Matrimonio; o Shabbat, as Festas; e grande quantidades de outras doutrinas da Toráh, do Tanach e dos Escritos Nazarenos.


Todas esses doutrinas, são retorcidas pela kabalah, levando aos homens e mulheres a crer nos princípios e postulados da kabalah, que nos deixa cada vez mas longe da sã doutrina da Toráh.

Diego Ascunces..

Nenhum comentário:

Postar um comentário